As estruturas de suporte de carga do telhado são um dos sistemas de construção mais complexos. Eles consistem em muitos elementos interligados em alguns casos de forma bastante complexa. E, como as vigas formam a base dessa estrutura, a conexão das vigas é o nó mais importante no dispositivo de cobertura. Em que casos tal adjunção é necessária, com a ajuda de quais detalhes e como é realizada - este artigo dirá.
vigas estão conectados a outros elementos do telhado em vários casos.
Isso pode ser uma interface construtiva com outros detalhes ou - construindo as próprias vigas.
Os nós de conexão podem ser agrupados da seguinte forma:
- Fixação de vigas a estruturas de parede
- Conexões de elementos dentro do quadro de treliça
- Extensão da perna da viga
sistemas de vigas são divididos em camadas e pendurados. Mas em cada um desses sistemas, as vigas devem transferir as cargas da cobertura para as estruturas de sustentação - paredes ou colunas, previstas no projeto da edificação.
Portanto, os métodos de conexão das vigas na estrutura do telhado com o contorno de suporte do edifício podem ser considerados os mais importantes na construção do telhado.
Com raras exceções, independentemente do sistema de vigas, o projeto prevê um Mauerlat - uma viga de vigas. No caso de caibros escalonados, trabalhará em cisalhamento, no caso de caibros suspensos, em compressão, no sentido correspondente à orientação das paredes portantes.
Mas, em ambos os casos, é preciso conectar a estrutura de sustentação do telhado com a caixa da casa.
Apesar da aparente semelhança, as juntas das vigas em camadas e suspensas são dispostas de maneira diferente.

Isso se deve à física - os vetores das forças atuantes têm direções diferentes no primeiro e no segundo casos, portanto, os fixadores também devem compensar diferentes tipos de cargas. A força do sistema como um todo dependerá de como conectar as vigas.
Para telhados inclinados, um problema urgente é evitar que as vigas deslizem ao longo do Mauerlat (viga). Aqui, a carga principal do peso do telhado e a precipitação sobre ele atuam perpendicularmente ao plano do piso.
Consequentemente, a conexão com o Mauerlat deve impedir a "abertura" das pernas das vigas, especialmente se o comprimento das vigas for grande. Para isso, são utilizadas várias combinações de juntas de carpintaria como "dente" e "espinho", além de pregos, parafusos, peças metálicas suspensas.
No caso em que se espera o encolhimento da caixa de construção (especialmente a caixa de madeira), são utilizados fixadores deslizantes para permitir que a estrutura do telhado repita a deformação do edifício
A prancha é presa à perna da viga e o canto é preso à viga.
A borda dobrada do canto cria um engate constante entre os elementos estruturais, ao mesmo tempo - não interfere no movimento da perna dentro do curso livre da barra.
Ao final do encolhimento, todas as pernas assumirão alguma posição final e os deslocamentos cessarão.
A posição do canto pode ser fixada, por exemplo, com uma cunha, ou você pode deixar tudo como está. Este é um bom exemplo de como alinhar as vigas em um prédio recém-construído.
Informação importante! A conexão deslizante é usada apenas para a construção em camadas das vigas. Com vigas suspensas, com exceção dos casos em que uma viga de piso é usada como betonilha, a própria estrutura permite que o telhado não dependa das deformações do edifício.
Como as partes metálicas da conexão do caibro são capazes de fornecer resistência suficiente e alguma plasticidade ao mesmo tempo, esses produtos são amplamente utilizados em equipamentos para telhados - podem ser cantos de vários formatos, placas ou pranchas.
Em um sistema suspenso, as vigas são fixadas de várias maneiras, dependendo do projeto específico. A fixação também depende do nó específico, da natureza das cargas nele.
As unidades estruturais que trabalham em compressão, via de regra, são conectadas por dente (duplo para cargas pesadas) ou espigão.
Para maior confiabilidade, o conjunto pode ser reforçado com parafusos, suportes ou peças de metal suspensas.As placas e cantos são fixados com parafusos e parafusos auto-roscantes, são feitos furos para conexões aparafusadas nas peças a serem unidas, com diâmetro de 1 mm menor que a seção do parafuso.
Os grampos geralmente são martelados nas superfícies laterais das peças de madeira. Em todos esses casos, as dimensões do fixador são determinadas pela espessura da viga.
Os grampos são usados naqueles nós onde as peças trabalham em tensão/ruptura. Eles cobrem a parte de suporte (por exemplo, um sopro ou uma viga de cumeeira) e são aparafusados \u200b\u200bao anexo - o mesmo cabeçote ou escora.
Nesse caso, o grampo pode ser fixado tanto na superfície lateral da peça quanto passar por ela, sendo fixado com porcas.
O feixe superior de vigas é executado:
- cortando-os no mesmo ângulo e conectando-os com planos finais (ao mesmo tempo, no ângulo apropriado, pelo menos um prego de 150 mm é martelado na parede lateral de cada uma das vigas),
- fixação a uma viga de cumeeira
- bordas laterais.
Naturalmente, neste último caso, as vigas devem ser deslocadas ao longo do comprimento do telhado por uma distância apropriada.
Com qualquer um desses métodos, é possível uma fixação adicional da conexão com placas de metal ou madeira. A maneira de conectar as vigas, entre outras coisas, determina o comprimento da parte suspensa da perna.

1 perna de viga
2 puffs
conexão de 3 parafusos
conexão de 4 braçadeiras
5 escoras
6-avó
7-mauerlat (viga)
8-travessa (feixe)
9-espinho
10 colchetes
Não deve ter mais de 4,5 m, com um tamanho maior, lances adicionais (vigas de suporte) são lançados ao longo da encosta, paralelamente ao Mauerlat e à viga da cumeeira.
CONSELHO! Para garantir a simetria absoluta de todas as vigas, faz sentido fazer um gabarito antes de instalá-las - uma viga “modelo” que tenha todos os recortes, ângulos e dimensões necessários. Com a ajuda de um lápis de construção, torna-se bastante simples preparar no terreno o número necessário de peças, certificando-se da precisão das suas dimensões.
Nós alongamos as pernas
Periodicamente, torna-se necessário conectar as vigas ao longo do comprimento. Na maioria das vezes, essa situação se desenvolve no caso de um grande comprimento da encosta.
Afinal, via de regra, a madeira vem em pedaços de até 6 m de comprimento.
Existem também várias opções de extensão disponíveis.
- Extremidades serradas obliquamente
- conexão macho-fêmea
- Faces laterais de tábuas ou vigas
- Baseando-se em uma execução intermediária
O último método é aconselhável quando todas as vigas são construídas à mesma distância da saliência do telhado.
Nesse caso, a carga em cada seção do telhado cairá na junção das vigas em um só lugar, o que pode levar à deformação. Se não for feito um lance intermediário, vale a pena reforçar as juntas de qualquer estrutura com peças metálicas suspensas.
Os métodos existentes de nós de carpintaria em combinação com tipos modernos de fixadores tornam possível tornar a conexão de vigas confiável e garantir seu desempenho a longo prazo.
O artigo te ajudou?