Sistema de treliça de telhado de mansarda: desenhos, dispositivo, materiais

Saudações, camaradas! Temos que descobrir como funciona o sistema de treliça do telhado da mansarda. Apresentarei seus principais elementos, suas funções e compartilharei minha própria experiência na construção de um sótão. Mas primeiro, algumas definições para nos ajudar a evitar confusão.

Na foto - o telhado do sótão da minha casa.
Na foto - o telhado do sótão da minha casa.

Definições

O sótão é tradicionalmente chamado de um tipo muito específico de telhado - quebrado, ou seja, com duas inclinações com inclinação variável. No entanto, a definição tradicional é incompleta.Na verdade, isso pode ser chamado de qualquer telhado que permita colocar um sótão sob ele - um espaço vital limitado pelas inclinações do telhado.

A cobertura semi-mansarda difere da mansarda por assentar nas paredes laterais principais com uma altura de pelo menos um metro e meio. O semi-sótão aproveita o espaço de forma mais vantajosa: não possui áreas com pé direito baixo que não sejam adequadas para uso como espaço habitacional.

Aqui estão os principais tipos de telhados de mansarda:

Imagem Tipo e breve descrição
table_pic_att14909389682 Cabana: a única inclinação do telhado repousa sobre as paredes principais de diferentes alturas. Para aproveitar de forma eficaz toda a área do sótão, a menor das paredes deve ter uma altura de pelo menos 1,5 metros, o que implica um aumento nos custos de construção.
table_pic_att14909389703 empena: é um triângulo isósceles ou (mais raramente) assimétrico em seção. Usa a área utilizável com menos eficiência do que uma linha quebrada.
table_pic_att14909389724 quadril: uma variante de quatro inclinações com dois pares de inclinações de tamanhos diferentes.
table_pic_att14909389735 meio quadril o telhado difere do telhado de quatro águas pela presença de empenas verticais encurtadas.
table_pic_att14909389756 linha quebrada tem duas inclinações com uma inclinação variável. É benéfico para o uso mais racional da área do sótão: as áreas com teto baixo próximas às paredes laterais têm um tamanho mínimo.

elementos

Para não confundir o leitor em termos, darei mais algumas definições. Aqui estão os principais elementos do sistema treliçado:

Imagem Elemento da estrutura do telhado
table_pic_att14909389777 Mauerlat: uma viga colocada em uma parede principal ou em um teto monolítico, que serve de suporte para as vigas.
table_pic_att14909389798 Pernas de viga: vigas inclinadas que servem de suporte para o telhado. Vigas suspensas (ou seja, contando apenas com as paredes do prédio) permitem que você construa um telhado de até 6 a 6,5 ​​metros de largura.Os caibros laminados (com apoios intermédios) permitem aumentar o vão até 12 metros com um apoio e até 15 metros com dois apoios.
table_pic_att14909389809 Travessa ou sopro: uma viga que aperta as vigas de um telhado de duas águas. Sua tarefa é excluir a deformação do sistema de treliças em caso de grandes cargas de neve.
table_pic_att149093898210 Prateleira: suporte vertical sob a perna da viga, garantindo sua estabilidade em um forte vento lateral. Além disso, as estantes costumam servir de base para a moldura das paredes laterais do sótão.
table_pic_att149093898311 Peitoril: viga horizontal sobre a qual repousam as estantes.
Leia também:  Vigas deslizantes: suas características

Esquema

Agora é a vez dos desenhos e diagramas.

telhado de duas águas

O dispositivo de um telhado de duas águas com um sótão e um sótão frio acima dele.
O dispositivo de um telhado de duas águas com um sótão e um sótão frio acima dele.

O grande vão da cobertura obriga à utilização de um poste central, sobre o qual repousam os caibros escalonados. As prateleiras laterais conferem rigidez adicional às encostas e servem de moldura para as paredes do sótão.

A resistência à carga de neve é ​​fornecida por um par de travessas: a primeira serve de base para um teto horizontal isolado, a segunda fica escondida em um sótão frio.

Esquema da estrutura do sótão com uma largura de telhado inferior a 6,5 ​​metros.
Esquema da estrutura do sótão com uma largura de telhado inferior a 6,5 ​​metros.

Outro sistema de treliça de telhado de duas águas mais simples com um sótão. Falta o console central. A barra transversal encurtada torna o teto quebrado: a parte central horizontal é adjacente às seções inclinadas.

telhado quebrado

O dispositivo do sistema de treliça do telhado de mansarda com inclinações quebradas.
O dispositivo do sistema de treliça do telhado de mansarda com inclinações quebradas.

Em um telhado de mansarda quebrado, os postes são sempre instalados exatamente sob o intervalo. A barra transversal que aperta as fraturas entre si fornece rigidez máxima da estrutura.Infelizmente, esse esquema tem uma séria desvantagem: o teto permanece relativamente baixo mesmo no centro do sótão, embora a altura da crista permita que você a eleve mais algumas dezenas de centímetros.

Uma barra transversal encurtada conectando as vigas superiores aproximadamente no meio de seu comprimento permite elevar o teto com pouco ou nenhum dano à resistência do sistema de treliça.

telhado de quadril

Sistema de treliça de telhado de quadril com sótão.
Sistema de treliça de telhado de quadril com sótão.

Aqui, a rigidez é fornecida por vigas inclinadas (de canto) com montantes no meio de seu comprimento. Os racks são interligados por links horizontais. As vigas externas repousam sobre as vigas inclinadas e formam uma base sólida para o telhado.

Uma característica do telhado de quatro águas é a ausência de empenas verticais, de modo que a luz natural é fornecida por clarabóias cortadas no telhado.

telhado de galpão

Variantes do sistema de treliça de um telhado de mansarda de galpão.
Variantes do sistema de treliça de um telhado de mansarda de galpão.

Para uma única inclinação, o problema de garantir a resistência à carga de neve vem em primeiro lugar, portanto, com vãos superiores a 4,5 metros, as vigas precisam de suportes adicionais.

O diagrama mostra as opções para sua instalação:

  • Com um vão de até 6 metros, a rigidez suficiente será garantida pela instalação de uma perna de viga oblíqua;
  • O poste central com um par de pernas em caibro permite aumentar o vão até 12 metros;
  • Dois racks intermediários com pernas oblíquas e um feixe entre eles permitem fazer um vão de 16 metros.
Leia também:  Sistema de vigas - 4 elementos importantes de seu design, tipos e recomendações para construção

Teto meio quadril

Construção de telhado semi-quadrado com uma treliça central.
Construção de telhado semi-quadrado com uma treliça central.

A altura das empenas permite que você desloque a carga principal sobre elas. Sobre as empenas repousa uma treliça pré-fabricada, que serve de suporte aos caibros laterais.Para maior rigidez, as pernas da viga são interligadas por travessas e percursos longitudinais.

nós

Como fazer a instalação das conexões do sistema treliçado com as próprias mãos? Ao seu serviço - uma descrição de como instalar os principais componentes.

Mauerlat fixação nas paredes

Mauerlat é feito de madeira com seção de 100x100 - 150x150 mm. O feixe deve ser tratado com um anti-séptico sem falhas. As paredes abaixo dela são impermeabilizadas para evitar a sucção capilar de água pela madeira; geralmente o papel de impermeabilização é realizado por algumas camadas de material de cobertura.

Para a fixação do Mauerlat, geralmente são utilizados pinos de ancoragem, instalados ao despejar o cinto blindado ao longo do perímetro da parede. Sob eles, são feitos furos na viga e, após a colocação, a viga é atraída para a correia blindada com porcas com arruelas largas.

Os pinos de ancoragem sob o Mauerlat são instalados ao despejar o cinto blindado.
Os pinos de ancoragem sob o Mauerlat são instalados ao despejar o cinto blindado.
Mauerlat é fixado com porcas com arruelas largas.
Mauerlat é fixado com porcas com arruelas largas.

Vigas de fixação a Mauerlat

Para rigidez máxima da conexão das pernas da viga com o Mauerlat, geralmente é feito um corte nelas em um terço da largura da viga. Para fixação pode ser usado:

  • grampos de aço. Eles são conduzidos em ambos os feixes de dois lados;
Fixação das pernas da viga com suportes.
Fixação das pernas da viga com suportes.
  • cantos galvanizados. Eles são fixados em ambas as vigas com vários parafusos auto-roscantes com comprimento de pelo menos 2/3 da espessura da viga.
Revestimentos galvanizados fornecem uma conexão forte e durável.
Revestimentos galvanizados fornecem uma conexão forte e durável.

Cantos e revestimentos galvanizados são usados ​​​​para conectar as pernas do caibro entre si, com estantes, com vigas horizontais e vigas de piso. As almofadas podem ser substituídas por contraplacado espesso (não inferior a 15 mm), lubrificado para proteger contra a humidade.

Cada conexão das vigas e vigas do piso é reforçada em ambos os lados com chapas galvanizadas.
Cada conexão das vigas e vigas do piso é reforçada em ambos os lados com chapas galvanizadas.

Fixando a barra transversal nas vigas

A conexão da barra transversal com as vigas de uma empena ou telhado inclinado sofre as cargas mais severas no inverno, quando há neve no telhado. Uma instrução simples ajudará a torná-lo o mais forte possível: a barra transversal é conectada à viga sobreposta e fixada a ela com um par de parafusos com porcas e tampas largas por meio de orifícios pré-perfurados.

Leia também:  Estradas de asfalto - tipos e características
A conexão da perna da viga com a barra transversal é fixada temporariamente com parafusos auto-roscantes e depois apertada com um parafuso.
A conexão da perna da viga com a barra transversal é fixada temporariamente com parafusos auto-roscantes e depois apertada com um parafuso.

materiais

O melhor material para um sistema de treliça é o cedro, que é leve, durável e resistente ao apodrecimento. Porém, na prática, os mais baratos são usados ​​​​com muito mais frequência: abetos, abetos e pinheiros. Todos os elementos carregados do sistema de treliças (pernas de caibro, travessas e estantes) não devem ter defeitos de madeira que afetem a resistência:

  • Grandes nós caindo;
  • Oblíqua (desvio da direção das fibras do eixo longitudinal da viga);
  • Fissuras oblíquas;
  • Podridão.

Uma seção transversal típica de camas e racks é de 100x50 mm. A seção transversal das vigas é determinada por seu comprimento e pelo degrau entre as pernas da viga: quanto maior, maior a carga cai em uma viga separada. Você pode escolher a seção transversal ideal das vigas de acordo com a tabela na linha abaixo.

Tabela para selecionar a seção do caibro em função do comprimento e inclinação.
Tabela para selecionar a seção do caibro em função do comprimento e inclinação.

Minha experiência

Durante a construção do sótão, escolhi um telhado inclinado. Para a instalação do sistema treliçado, foi adquirida uma viga de pinus com seção de 50x100 mm. O degrau entre as pernas da viga é de 90 cm, o vão máximo é de 3 metros. O ângulo de inclinação do telhado é de 30 graus para as encostas superiores e 60 para as inferiores.

Cantos escuros do sótão. A cama e as prateleiras são feitas de madeira 100x50 mm.
Cantos escuros do sótão. A cama e as prateleiras são feitas de madeira 100x50 mm.

A caixa para material de cobertura (chapa perfilada) é montada a partir de tábuas não cortadas com espessura de 25 mm.É de não cortado - simplesmente porque seu preço é mais baixo e a aparência ao colocar sob o teto não importa. Passo de torneamento - 25 cm.

A barra transversal junta as vigas superiores aproximadamente no meio de seu comprimento. O teto suspenso feito de GKL é montado em perfis de teto fixados nas pernas das vigas e travessas com suspensões diretas.

Devido à localização elevada da barra transversal, o teto apresenta seções inclinadas. A altura do sótão no centro é de 2,6 metros, na parte inferior da seção inclinada do teto - 1,9 m.
Devido à localização elevada da barra transversal, o teto apresenta seções inclinadas. A altura do sótão no centro é de 2,6 metros, na parte inferior da seção inclinada do teto - 1,9 m.

O design do sistema de treliça provou sua força: por quatro temporadas resistiu com sucesso aos ventos mais fortes típicos dos invernos de Sevastopol.

Conclusão

Espero ter conseguido responder a todas as perguntas que o leitor acumulou. Como sempre, o vídeo em anexo oferecerá materiais adicionais à sua atenção. Aguardo seus comentários e acréscimos. Boa sorte, camaradas!

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC