Então, a fundação foi erguida, as paredes e tetos foram concluídos e decidimos - estamos construindo um telhado com nossas próprias mãos! O que deve ser levado em consideração para tornar a "quinta fachada" confiável, durável e bonita?
O mais importante na hora de construir você mesmo um telhado é o estudo mais cuidadoso de todas as informações disponíveis sobre o assunto que nos interessa.
Uma das fontes de informação mais informativas que nos ajudará na hora de fazer um telhado com as próprias mãos é um vídeo que descreve detalhadamente todas as etapas do processo. Além disso, informações.
Podemos aprender sobre a tecnologia de construção de telhados em publicações de arquitetura da indústria, bem como em documentação regulamentar.É nos GOSTs que se deve confiar ao projetar um telhado - caso contrário, corremos o risco de encontrar surpresas desagradáveis durante a operação posterior do telhado.
Disposição do telhado
Quando construímos o telhado de uma casa com as próprias mãos, a importância do planejamento - ou seja, escolher o tipo de telhado e calcular a capacidade de carga de sua estrutura - vem à tona.

E se os videoclipes da Internet nos ajudarem na questão de como construir um telhado em casa, na parte de cálculo somos obrigados a ter um certo nível de treinamento teórico.
Os tipos mais populares de telhados são telhados de duas águas, quadris e inclinados. Cada um desses tipos é único e tem seus próprios méritos. Ao mesmo tempo, existem recursos de construção suficientes para cada tipo.
Além do tipo de telhado, cuja escolha é determinada pelas dimensões do edifício e suas preferências pessoais, um fator importante é o ângulo de inclinação de suas encostas.
A regra geral é: se a sua região tem muita precipitação, construímos um telhado com declives mais acentuados e, se soprar vento forte, tornamos os declives mais suaves.
Também deve-se ter em mente que os materiais de cobertura de peças, como ardósia ou telhas, são colocados apenas em inclinações com um determinado ângulo. Por exemplo, para ardósia este ângulo é 22 e mais - caso contrário, o risco de vazamento no telhado é alto.
Também é necessário calcular a capacidade de carga da estrutura do telhado, que depende da configuração das pernas da viga, da seção da viga, do peso estimado do telhado e da carga de neve.
Para calcular esses parâmetros, você pode usar programas de computador especiais. Em média, a estrutura do telhado montada deve suportar uma carga de 200 kg/m2.
estrutura do telhado
Por mais difícil e demorado que seja construir uma casa com as próprias mãos, o telhado é o elemento final. É por isso que tanta atenção é dada à sua construção.

O que inclui o trabalho de cobertura?
Qualquer vídeo postado na Internet sobre como construir um telhado nos mostra que a base do telhado é uma estrutura, que é um sistema de treliças.
Nas caibros, são fixados um caixote e um contra caixote de vigas de madeira, que servem de suporte para o telhado propriamente dito. Também "bolo de cobertura" inclui:
- impermeabilização
- barreira de vapor
- isolamento
Criar uma estrutura de telhado
Não foi à toa que mencionamos acima a necessidade do estudo mais aprofundado e detalhado de todas as informações disponíveis sobre a técnica de construção de telhados.
Quando começamos a construir um telhado com nossas próprias mãos, vídeos e artigos sobre recursos relevantes na rede o ajudarão a descobrir a sequência de construção de um sistema de treliça.
O algoritmo para erguer vigas é o seguinte:
- Colocamos um Mauerlat nas paredes longitudinais externas de suporte de carga - uma viga de suporte com uma seção de 150x150mm. Recomenda-se colocar uma camada de material de cobertura sob a viga para garantir uma impermeabilização de alta qualidade.
- Instalamos vigas no Mauerlat, fixando-as com suportes de aço e suportes especiais (este processo é mostrado com mais detalhes em várias instruções sobre como construir um telhado - vídeo ou texto). O passo das vigas, sua configuração, comprimento e seção são determinados por cálculo na fase de planejamento do telhado.
vigas
- Retiramos as bordas das vigas fora do perímetro do edifício - isso nos permitirá equipar o telhado, o que proporcionará a drenagem mais eficiente das paredes dos edifícios e de sua fundação. A saliência ideal das vigas é de 500-600 mm.
- As vigas são conectadas umas às outras usando parafusos com arruelas largas ou usando almofadas de compensado.
- Depois que as vigas são instaladas, as corridas são fixadas a elas - barras longitudinais. Suspensórios e/ou montantes podem ser adicionados para reforçar o sistema de treliças.
A escolha do material de cobertura
Depois que as vigas são erguidas, elas podem ser recheadas com ripas.
A configuração da própria caixa depende de qual material de cobertura escolhemos para tal estrutura, como nosso telhado - e isso significa que é necessário analisar materiais modernos de roving, identificando suas vantagens e desvantagens.
Quais materiais de cobertura são apresentados no mercado moderno?
- As telhas cerâmicas são caracterizadas por um alto nível de resistência ao fogo, são ecologicamente corretas e toleram bem as baixas temperaturas. É adequado para telhados de qualquer tipo, e a durabilidade desse material torna a telha cerâmica bastante popular.
- As telhas de cimento e areia de polímero são praticamente indistinguíveis das cerâmicas em termos de propriedades. É verdade que esses tipos de material de cobertura são mais leves e baratos que as telhas de cerâmica.
- Ladrilhos macios (betuminosos) são menos duráveis, mas sua vida útil relativamente curta é compensada pela facilidade de uso. Devido à estrutura flexível das telhas, é muito conveniente cobrir superfícies curvas.
- A telha metálica possui alta durabilidade, resistência à corrosão e influências externas. O peso insignificante permite usá-lo como um telhado universal. A principal desvantagem de uma telha de metal é que é indesejável cortá-la - a linha de corte expõe o metal e o torna vulnerável à oxidação.
Isolamento e impermeabilização de telhados
Facilmente encontrado na rede a pedido "como construir um telhado de vídeo" os vídeos recomendam unanimemente não negligenciar o trabalho de isolamento ou impermeabilização.

Realizamos o isolamento do telhado por dentro do quarto do sótão (ou sótão). Entre as vigas, colocamos folhas de material isolante bem apertadas, sem folgas, se necessário - prendendo-as umas às outras.
como aquecedor telhados faça você mesmo você pode usar materiais à base de lã mineral - o principal é que eles têm um baixo nível de condutividade térmica e uma densidade de 35 kg / m3 e mais. Por dentro, o isolamento é coberto por uma membrana de barreira ao vapor.
A impermeabilização é colocada no topo dos caibros (quando se usam membranas de impermeabilização por superdifusão) ou no topo da contra-grade.
Para impermeabilização, é melhor usar um filme especial permeável ao vapor - evita a formação de condensado dentro da "torta de cobertura".
Colocamos os painéis do filme impermeabilizante com sobreposição, sem folgas e flacidez.
Observação! Se o ângulo de inclinação da inclinação do telhado for pequeno (10-20), é melhor equipar uma camada adicional de impermeabilização.
telhados
Sobre a impermeabilização de uma viga de madeira 50x50 mm, montamos uma caixa para material de cobertura no telhado. Colocamos as barras de torneamento perpendiculares às vigas.
Se, seguindo as orientações do vídeo, estivermos construindo um telhado com um telhado de betume macio, com um telhado de chapa de aço ou ardósia plana de fibrocimento, então podemos precisar de uma caixa contínua.
Nesse caso, colocamos contraplacado resistente à umidade ou placas OSB sobre as vigas. A colocação de uma caixa contínua deve ser feita com um esgotamento das costuras e, claro, com uma folga de compensação entre as placas.
Colocamos material de cobertura na caixa. A direção ideal do movimento ao longo da inclinação é da direita para a esquerda e de cima para baixo; no entanto, desvios dessa regra são possíveis.
O método de fixação depende do tipo de material:
- Consertamos telhas betuminosas com pregos e cola
- Fixamos ladrilhos cerâmicos e ardósia com a ajuda de clipes e parafusos especiais, bem como fechaduras especiais
- Fixamos a telha metálica e a ondulina na caixa com parafusos auto-roscantes de cabeça octogonal e arruela chata
- Fixamos a ardósia com pregos de ardósia especiais.
Depois de colocar o telhado do telhado, a construção pode ser considerada concluída.
Construir o telhado de uma casa com as próprias mãos, como você deve ter notado, é um processo bastante complicado e demorado. E, no entanto, não há nada impossível nisso, e a habilidade, apoiada pelo treinamento teórico do mestre, pode realmente fazer maravilhas.
O artigo te ajudou?