A expansão do espaço vital é agora uma questão extremamente urgente não apenas em edifícios de vários andares, mas também no setor privado, portanto, muitos estão interessados em como fazer uma sala de estar no sótão. Existem várias opções para isso, mas não faz sentido considerar tudo e vamos nos concentrar em materiais de acabamento e isolamento bastante comuns - o princípio ainda permanecerá o mesmo.
Além de todas as nossas explicações, como complemento, você também pode assistir ao vídeo temático deste artigo.

Arranjo do quarto

- De muitas maneiras, a disposição da sala por dentro dependerá da forma do telhado que é feito em sua casa, embora as instruções básicas para isolamento e acabamento não mudem - apenas a forma da sala será diferente. Não faz sentido listar todos os tipos de telhados - você vê a maioria deles na figura, mas há muito disso, já que as instalações residenciais costumam ser equipadas com telhados de empena, quadril e mansarda (quadril e meio quadril).
- Claro, se falamos sobre o arranjo de uma sala residencial ou mesmo técnica no sótão, é importante monitorar a manutenção telhados, caibros e vigas, caso contrário, toda a ideia não fará sentido. Nosso objetivo neste caso é um passo a passo para a instalação de esquadrias, isolantes térmicos, hidrobarreiras e drywall, que são materiais de acabamento interno, e não vamos tocar em trabalhos externos.

- Claro, se você decidir fazer um quarto no sótão com as próprias mãos, não se esqueça dos parâmetros permitidos do próprio telhado.. Isso sugere que a nova sala deve ser adequada para passatempos normais e não atrapalhar seu tamanho. Na imagem superior, você vê qual altura é permitida para organizar os aposentos para uma empena e telhado de mansarda.
Conselho. Ao medir o sótão, não se esqueça que o quarto deve ser adequado à altura da pessoa que o habita.
Portanto, você mesmo pode definir os padrões de tolerância, embora a diretriz principal sejam os números indicados acima.
Aquecimento

A primeira coisa que você precisa fazer para equipar a sala é cobrir todo o telhado por baixo com uma película impermeabilizante que protegerá firmemente o isolamento e o próprio drywall da umidade, mesmo que o material da cobertura esteja danificado.
Para isso, pode-se usar celofane denso, mas é ainda melhor se for colocado em duas camadas com feltro de cobertura, e somente após essa proteção é possível prosseguir com a moldura.

Antes de iniciar a instalação do quadro, pense em qual método de colocação do isolamento você escolherá - entre os perfis ou sob eles? Observe que o primeiro método, que você vê na foto acima, protegerá melhor seu quarto do frio, pois será uma matriz sólida.
Claro, o segundo método também não é tão desesperador, mas você terá que enfiar lã mineral sob os perfis, o que é extremamente inconveniente de fazer nos locais onde há suportes de CD.

Agora você precisa cobrir a lã mineral com um filme permeável ao vapor para evitar vaporizar o isolamento se houver umidade. A superfície de tal filme consiste, por assim dizer, nos menores cones de cone, que são capazes de passar a umidade apenas em uma direção, e precisamos garantir o escoamento dessa umidade do isolamento para a sala.
Portanto, a barreira de vapor é colocada com o lado áspero na lã e com o lado liso - na sala, e isso pode ser feito tanto sob os perfis quanto sobre eles, pressionando o filme com folhas de drywall (total preço do acabamento não sofrerá alteração).
Recomendação. Antes de instalar as placas de drywall, não se esqueça das comunicações, pois você só pode fazer uma sala de estar no sótão se houver eletricidade e aquecimento lá.
Além disso, talvez haja necessidade de água e esgoto e, muito provavelmente, da Internet ou da televisão.
Drywall

GKL (placas de gesso cartonado) no sótão, pode usar qualquer um, mas é melhor optar por parede, tecto ou impermeabilizado, sendo esta última opção necessária apenas nos casos em que vão ser colocados ladrilhos cerâmicos nas paredes (tecto).
Se você for colar toda a sala com papel de parede, use drywall na parede e, se quiser massajar a sala, para isso é bem possível fazer gesso cartonado no teto.
Qualquer que seja o método de acabamento ou tipo de GKL que você escolher, lembre-se de que, se os perfis estiverem localizados ao longo da folha, serão necessários quatro CDs para cada folha (40 cm do centro do perfil) e, se transversalmente, seis peças (após 50 cm do centro do perfil).
Agora vamos ficar atentos aos parafusos para que não atrapalhem o acabamento. Portanto, a cabeça do parafuso deve ser rebaixada sob o plano em 1-1,5 mm (passo 30 cm), mas não rompa o papel e, para evitar que isso aconteça, use um bico especial com um copo que limite a profundidade do parafusando.

Depois de instalar todas as placas de drywall, você precisará selar cada cabeça de parafuso e todas as juntas usando um fugenfüller ou massa comum para isso. E só depois que tudo estiver seco, você pode preparar a superfície para acabamento de massa ou adesivos de papel de parede. Esse cuidado é necessário para proteger a superfície das manchas de ferrugem liberadas pelo metal.
Conclusão
Vimos como fazer uma sala de gesso a partir do sótão, mas tudo ficará absolutamente igual se, em vez de placas de gesso, você usar painéis de MDF / PVC ou forro de madeira. Todo o acabamento frontal vai depender principalmente da sua imaginação - o principal é que esteja quente ali, e não se esqueça da ventilação.
Edifício feliz!
O artigo te ajudou?