Se você mesmo deseja fazer um telhado, encontrou o artigo de que precisa. O sistema de treliça de telhado de duas águas faça você mesmo não é tão difícil. Claro, isso é quase impossível sozinho, mas uma equipe de 3 a 4 pessoas é bastante capaz.
Obviamente, o principal objetivo do telhado é a proteção contra as forças da natureza na forma de precipitação e temperaturas extremas. Mas a beleza do prédio, a atmosfera que a arquitetura cria, inclusive o telhado, diz muito não só sobre o arquiteto, mas também sobre o dono da casa em quase todos os aspectos: gostos, finanças, educação, visão de mundo.
Uma grande variedade de formas nos deu a tecnologia moderna e a liberação da fantasia nas pessoas.Apenas dez anos atrás, a aparência de casas em assentamentos de chalés era monótona, como nos arranha-céus soviéticos, todos construíam projetos padrão.
Era fácil se perder, como em um famoso filme antigo.
Tornou-se muito elegante fazer um sótão sob o telhado - romântico e não há quartos extras.
Tipos de telhado
A estrutura de suporte das coberturas, por sua vez, apoia-se nas paredes do edifício, transferindo o seu peso, o peso da precipitação e as cargas do vento.
Existem três tipos de telhados:
- cobertura tipo shed, utilizada na construção de habitações e anexos, mas por vezes para edificações habitacionais, quando esta é exigida por exigência ou por ideia do arquitecto;
- um telhado de duas águas é mais usado para a construção de casas de campo baixas, já é mais fácil fazer um sótão aqui, especialmente um telhado de duas águas quebrado para sótãos e é construído especificamente;
- o telhado é multi-inclinado, o chamado - quadril; apenas especialistas mais experientes com o equipamento apropriado podem construir uma estrutura tão complexa.
Falaremos apenas do segundo tipo de telhado, pois quase todos podem fazer a construção de um telhado de duas águas com as próprias mãos. Além disso, esses telhados costumam ser feitos para uma casa de campo.
O principal material de madeira usado para esses telhados é:
- seção de placa bordada 50 por 150 mm de espécies coníferas;
- viga com seção de 150 por 150 mm.
Sistema de vigas para um telhado de duas águas
Telhado de duas águas: sistema truss na maioria das vezes depende do plano do edifício. Existem paredes intermediárias, elas estão suportando, qual é a forma da casa. Primeiro, na planta da casa, você precisa desenhar a localização e contar o número de vigas.
Existem vigas suspensas quando não há suporte intermediário ou um sótão ou sótão é planejado. Desenhe cortes ao longo das vigas para esclarecer quanto material é necessário para uma treliça.
Faça um desenho de um telhado de duas águas e uma vista da fachada, onde será visto quantas vigas são necessárias e quantas ripas para fixar o telhado.
O desenho é especialmente útil se for decidido fazer um sótão e você precisar de um sistema de treliça de telhado inclinado de duas águas, que é muito mais complicado do que uma empena convencional. Desenhando cortes nas direções indicadas, você pode estimar facilmente a quantidade necessária de material e tempo para fabricar a estrutura.

O sistema de treliça de telhado de duas águas possui um degrau, que é determinado pelo tamanho do edifício, pelo peso do material da cobertura e pela espessura da viga da viga. Para fortalecer a estrutura, são construídas armações de suporte, visíveis na figura.
Esses quadros são colocados mais próximos do meio dos elementos inclinados, para que o efeito deles seja mais significativo.
As armações de suporte aumentam a rigidez da estrutura e reduzem a curvatura do elemento inclinado. Além disso, essas molduras podem ser usadas como fixadores para as paredes do sótão. Pode-se observar que alguns dos elementos se projetam além das paredes para criar uma viseira.
Além disso, a figura mostra vigas de suporte (Mauerlat), que são ancoradas nas paredes externas com âncoras. Se a estrutura não estiver presa às paredes portantes no meio da flecha, é necessário aumentar a seção transversal das vigas do piso.
Se o quadro de base telhado de duas águas localizado acima das paredes portantes dentro do edifício, com isso, parte do peso e das cargas de vento do telhado serão distribuídas uniformemente pelas paredes, o que aumentará a resistência e a durabilidade da estrutura.
Cálculo de materiais e dimensões
No caso mais simples, a seção do telhado é um triângulo isósceles. Para calcular tal projeto, a matemática superior não é necessária, o conhecimento escolar da geometria é suficiente.
Considere em que consiste a estrutura de um telhado de duas águas.
O esquema finalizado, como um projeto como um telhado de duas águas, é mostrado na figura.

Estas são as nervuras das treliças, cada treliça - vigas, conectando-se no topo, que repousam nas paredes da casa abaixo. Naturalmente, quanto mais inclinado o ângulo, mais materiais são necessários.
O ângulo mínimo depende do material do telhado.
O ângulo máximo depende de seus planos para fazer ou não um sótão. Os nós do telhado inclinado requerem fixação com placas de metal especiais com muitos furos.
Cálculo
Como calcular um telhado de duas águas?
O teorema do triângulo isósceles afirma que a altura entre lados iguais divide um triângulo em dois triângulos retângulos iguais.
Para calcular o material, além da altura e largura, você precisa saber a área da superfície do telhado.
Usando um exemplo específico, mostraremos como calcular a área de um telhado de duas águas.
Se, digamos, uma casa com largura de apenas W \u003d 4 m. Com um ângulo Y \u003d 120 graus de vigas na cumeeira, o ângulo de inclinação do telhado será de 30 graus, então a altura do telhado será ser
Vamos considerar todos os cálculos em um exemplo específico. Digamos que temos uma casa com largura W \u003d 4 m, com ângulo de inclinação das vigas da cumeeira igual a Y \u003d 120 graus:
H \u003d 0,5 * W / tg Y / 2 \u003d 0,5 * 4 / 1,73 \u003d 1,2 m
e o comprimento da perna da viga C será igual à metade da largura dividida pelo seno de metade do ângulo na cumeeira:
C \u003d 0,5 * W / sin Y / 2 + 0,5 \u003d 0,5 * 4 / 0,87 + 0,5 \u003d 2,8 m
Conselho.Não se esqueça de levar em consideração a tolerância para o pico do telhado de cerca de 0,5 m.
Com um comprimento de casa D = 6 m e uma distância entre as vigas de 1 m (telhado de metal), a área do telhado é obtida:
Telhados \u003d L * C * 2 \u003d 6 * 2,8 * 2 \u003d 33,6 m2
Tanto você precisa da área mínima de folhas de metal.
Com uma distância de d = 35 cm entre as ripas, levará cerca de
Malha \u003d C / d * D * 2 \u003d 2,8 / 0,35 * 6 * 2 \u003d 96 metros lineares m
Haverá 7 caibros no total com a mesma distância entre eles. E a madeira para as vigas e o mauelrat não precisará de menos de:
Lbar \u003d (2 * C + W + H) * 7 \u003d (2 * 2,8 + 4 + 1,2) * 7 \u003d 75,6 metros lineares
Da mesma forma, você pode calcular facilmente o restante dos materiais necessários e, finalmente, iniciar a construção de um telhado de duas águas.
estamos construindo
As vigas do piso são colocadas no topo das paredes. Se houver um sótão simples, as vigas podem ser feitas de tábuas preparadas. Se você deseja fazer um sótão, precisa de uma seção maior das barras e deve colocá-las apenas em paredes de suporte.
Conselho. Essas vigas devem ser feitas com um lançamento de meio metro. Isso é necessário para proteger as paredes da chuva e da neve derretida.

As tábuas são colocadas no topo das vigas, como o piso de um sótão ou sótão. As tábuas são fixadas ao longo das paredes, perpendiculares às vigas. Além disso, as peças das vigas serão fixadas a essas placas: racks e suportes.
Freqüentemente, treliças individuais são feitas no chão e depois elevadas ao nível do telhado.
Tudo depende da experiência das pessoas que, junto com você, fazem as vigas do telhado de duas águas.
Se você estiver fazendo uma empena, instale-a antes de instalar as vigas. O frontão é uma treliça de suporte de carga com uma cumeeira.
As vigas repousam contra a crista na parte superior e na parte inferior - no mauelrat e nas vigas do piso.Os caibros e o frontão são feitos de tábuas com seção de 50 por 150 mm de madeira de coníferas. As tábuas nas vigas são colocadas na borda para maximizar a resistência.
Conselho. Se suas vigas não forem presas ao mauelrat, mas às vigas do piso, faça rolamentos de pressão nas vigas. Encoste a “perna” já fixada na cumeeira contra a viga. Desenhe linhas ao longo das bordas da tábua e corte a viga onde a "perna" da viga será fixada.
Na parte superior das "pernas" das vigas estão conectadas com uma "trava" especial. Nos planos de contato, uma “perna” de meia largura é cortada. Através deles estão conectados com uma placa de cabeçote curta. Para uma rigidez ainda maior, as vigas são reforçadas com travessas.
Ao montar vigas, você pode usar vários métodos de fixação:
- unhas,
- parafusos,
- arame,
- quadrados aéreos e tiras com furos.
Mais dicas
- antes de fixar, sempre verifique a verticalidade da instalação das vigas com um prumo comum;
- inicie a instalação a partir de dois farms extremos opostos. Um cordão é puxado entre eles para referência. O resto é fácil de colocar ao longo do cordão;
- para rigidez estrutural, são adicionadas escoras, que reduzem ainda mais a folga das vigas, são fixadas no meio da perna inclinada, a outra extremidade encostada no rack e fixada com pregos.
Para simplificar, falaremos sobre a construção de um telhado para uma garagem retangular.
Deixe as vigas de um telhado de duas águas serem do tipo em camadas, montadas em partes.
- Ao longo do perímetro das paredes, colocamos a viga mauelrat. Esta madeira é fixada firmemente às paredes com âncoras.
- Os ninhos são feitos na viga mauelrat para uma viga de retenção.
- Entre eles, uma lacuna é primeiro fixada com um comprimento de sopro (a distância entre as barras mauelrat ao longo da largura da casa).
- Um suporte é preso a ele no meio, no qual haverá uma viga de cumeeira no topo.
- Duas "pernas" das vigas são fixadas ao suporte ao nível da cumeeira e com destaque para o sopro.
Conselho. As pernas da viga são feitas de acordo com um gabarito para torná-la mais rápida, mas faça uma pequena margem para que possa ser ajustada no ponto exato de fixação na cumeeira.
Montagem completa da viga
A montagem adicional é realizada nesta ordem.
- Instale os pares extremos de "pernas" de caibro em ambas as extremidades do telhado.
- A distância entre as vigas é de 0,6 a 1,2 m, dependendo do material e, consequentemente, do peso do telhado.
- Para aumentar a rigidez, os pares de vigas de "pernas" são presos ao mauelrat com âncoras ou arame, e abaixo da crista - entre si.
- Após a instalação das vigas, enchemos a caixa de baixo para cima, em um plano perpendicular ao plano das vigas.
Conselho. Entre as paredes e o mauelrat, é necessário colocar impermeabilização, geralmente de material de cobertura. Isso é necessário para paredes de concreto e tijolo.
Agora você pode cobrir as vigas com material de cobertura: ardósia ou telhas metálicas, etc., lidar com impermeabilização e sótão.
Para quem sabe que é melhor ver uma vez do que ouvir cem vezes: Sistema de treliça para telhado de duas águas: o vídeo permite examinar em detalhes o processo de construção e várias sutilezas da tecnologia.
O artigo te ajudou?