Telhado de duas águas: sistema de treliça, em que consiste, métodos de fixação de Mauerlat, tipos, cálculo de área

sistema de treliça de telhado de duas águasA cobertura é considerada o elemento final na construção do edifício. Uma estrutura de suporte de carga que recebe todas as cargas externas e as distribui uniformemente para os suportes internos e paredes da casa. De acordo com a forma das encostas do telhado, existem tenda, empena, de inclinação única. Com a ajuda de encostas, você pode criar uma grande variedade de formas - cônica, piramidal, campanário. Para as condições climáticas russas, um telhado de duas águas - um sistema de treliça - é popular.

O que é um telhado de duas águas?

O projeto do telhado de duas águas é um telhado com superfície inclinada em relação às paredes, o que proporciona um escoamento natural do derretimento e da água da chuva.

As estruturas inclinadas são muito diversas, e a aparência e a forma dependem da finalidade do edifício e de seus contornos na planta. Portanto, o projeto deve ser uma boa drenagem das águas pluviais. Tem sótão, podendo ser do tipo mansarda.

Estruturas de telhado de duas águas mais frequentemente instalados em edifícios de um andar, que possuem dois planos inclinados retangulares. Para o dispositivo de frontões, são utilizadas partes triangulares do edifício.

A cobertura do edifício é composta pelos seguintes elementos principais:

  • vigas;
  • caixotes;
  • aviões inclinados;
  • Mauerlat;
  • nervuras horizontais;
  • patim;
  • vales;
  • saliências.
telhado de duas águas faça você mesmo
Estrutura do telhado de duas águas

O ângulo de inclinação de um telhado de duas águas deve ser superior a 5 graus e, em algumas áreas, pode ser de 90 graus. A escolha do ângulo de inclinação da inclinação do telhado depende principalmente das características dos materiais de cobertura, requisitos arquitetônicos, bem como das condições climáticas da região em questão.

Para áreas que recebem muita chuva, as declividades devem ser acentuadas, e também quando o material da cobertura for instalado solto.

As coberturas inclinadas são dispostas em zonas climáticas com ventos fortes, a fim de reduzir a pressão do vento nas estruturas. O custo da construção depende da escolha correta da inclinação desejada, pois cobrir um telhado íngreme exigirá mais materiais de construção, além de custos de mão de obra, portanto como fazer um telhado de duas águas que você precisa com sabedoria.

O ângulo do telhado de duas águas é determinado levando em consideração o tipo de construção e a finalidade do espaço do sótão.

De que é feito o sistema treliçado?

Existem sistemas treliçados:

  • com vigas suspensas;
  • com vigas.

Sua atenção! As vigas suspensas repousam nos suportes extremos, pois suas pernas trabalham na flexão e na compressão. Tal projeto pode criar uma força de expansão horizontal que é transmitida às paredes e só pode ser reduzida com a ajuda de um sopro de madeira ou metal localizado na base das vigas.

Nesse caso, o teto serve como viga, e essa opção é usada para telhados de mansarda. Quanto mais alto o puff estiver localizado, mais poderoso ele é e mais forte deve ser a fixação com vigas.

Leia também:  Como fazer um telhado de duas águas: um recurso de design, construção, construção de um sistema de treliça no sótão

As vigas laminadas são usadas em estruturas que possuem suportes colunares intermediários ou uma parede de suporte de carga média.

As pontas das vigas repousam nas paredes da estrutura, e a parte intermediária - nos suportes e nas paredes internas e, portanto, seus elementos funcionam como vigas - para flexão. Esse telhado é muito mais fácil, ao contrário de outros.

Quando instaladas em uma única estrutura em vários vãos, é possível alternar as treliças de cobertura - suspensas e em camadas.

As vigas suspensas são instaladas nos locais onde não há suportes intermediários e onde são instaladas em camadas, se a distância não exceder 6,5 metros entre os suportes.

A largura das vigas pode ser aumentada devido à presença de um suporte adicional, que é coberto por vigas em camadas de até 12 metros, e se houver dois suportes - até 15 metros.

Nas casas de madeira, as pernas das vigas repousam nas copas superiores e, para que a fixação seja suficientemente forte, são fixadas com cavilha, parafuso, suporte.

Para conectar todos os componentes, são utilizados um dente, placas de metal e parafusos. Uma saliência da cornija, com pelo menos 550 mm de comprimento, é usada como guarnição superior para proteger contra os efeitos negativos da precipitação.

O tipo de vigas utilizadas está diretamente relacionado ao tamanho da casa, mas a instalação é realizada respeitando algumas nuances. Primeiro você precisa calcular corretamente o sistema de treliça, cujo cálculo deve ser realizado por um especialista experiente.

Com um erro de cálculo, pode ocorrer a situação mais perigosa - a destruição de todo o sistema de treliças devido a uma seção incorreta das vigas.

Às vezes, essas violações são detectadas na violação das juntas do sistema, e isso geralmente leva à impossibilidade de usar o telhado. O sistema de treliça de telhado de duas águas, principalmente seu cálculo, deve ser calculado apenas por um profissional.

Monte Mauerlat, métodos

construção de telhado de duas águas
Sistema de treliça de telhado de quadril e instalação de vigas de quadril

Mauerlat é uma barra com seção de 15x15 cm, que serve como um bom suporte para caibros inclinados e distribui as cargas do telhado, além de servir como uma espécie de fundação.

Pode ser usado como substrato para uma perna de caibro, e é colocado ao longo de todo o comprimento da casa, se a seção tiver uma largura pequena e puder ceder com o tempo.

Para evitar flacidez, é utilizada uma treliça especial, composta por escoras, estantes e travessa. Para isso, são utilizadas tábuas de 25x150 mm ou placas de madeira, obtidas de uma tora com diâmetro de 130 mm.

Leia também:  Telhado de duas águas: tipos de telhados, características de um design de duas águas, dispositivo e instalação

Mauerlat é instalado na borda superior da parede, tanto nas bordas internas quanto nas externas - depende do desenho das paredes.

Dica: não coloque o Mauerlat perto da borda da parede externa. Está preso à parede para que o vento não o arranque.

O Mauerlat é colocado sobre o material impermeabilizante, começando do topo do sótão até uma altura de pelo menos 40 cm, e os lances são apoiados uniformemente, após 3-5 metros, nas prateleiras, cortadas na cama pela extremidade inferior.

O ângulo entre a perna da viga e a escora é de cerca de 90 graus e, quando a perna da viga é longa, outro suporte é montado em forma de escora, que repousa sobre as camas.

Cada elo é conectado a 2 vizinhos e, junto com as vigas, criam uma estrutura estável em todo o perímetro do sistema de cobertura. Mauerlat pode ser colocado sob as pernas da viga em segmentos separados.

Tipos de telhados de duas águas

O mais econômico é um telhado de duas águas com um ângulo de inclinação de 35 a 40 graus.

telhado de duas águas
Mauerlat: fixação do Mauerlat na parede

Em tal projeto, a carga é distribuída uniformemente, mas o espaço não é adequado para a disposição do alojamento. Esta deficiência pode ser compensada por um telhado de duas águas quebrado, que tem uma inclinação de 2 partes: a inferior com uma inclinação acentuada e a superior suave.

Este projeto tem um tipo de mansarda e a neve derrete bem, e também é capaz de suportar uma grande carga de vento. O sistema de treliças para uma casa de campo permite equipar o sótão.

Você pode usar o sótão como sala técnica e, no futuro, equipar uma área de estar completa. Portanto, um telhado inclinado em duas águas permite que você use o sótão como uma área habitável.

A construção de um telhado de duas águas reside na exatidão e precisão das medições, e durante a própria instalação é necessário garantir que as estruturas sejam absolutamente iguais, a profundidade do corte nos ângulos de inclinação, dimensões e tudo deve ser devidamente unidos e aparafusados.

Portanto, um telhado de duas águas com as próprias mãos requer as habilidades e conhecimentos necessários, e sua construção deve ser confiada aos mestres de seu ofício.

O esquema do telhado de duas águas consiste nas seguintes posições:

  1. Instalação Mauerlat
  2. Instalação e instalação de vigas
  3. Para rigidez estrutural (travessas, suportes, vigas, racks) - use fixação adicional para maior rigidez interna e entre treliças (struts entre caibros, patins)
  4. Instalação de torneamento (com mais isolamento, impermeabilização e barreira de vapor)
  5. Instalação de material de cobertura

Como calcular a área do telhado

Ao fazer um orçamento para a construção de uma casa, é importante calcular corretamente a área de um telhado de duas águas. Às vezes, esses cálculos são complicados pela forma do telhado, a presença de muitos complexos, a forma do telhado e elementos quebrados - por exemplo, sótãos.

Leia também:  Telhado de duas águas: inclinação do telhado, estruturas do sistema treliçado, construção do sistema de caibros e contra-ripas, impermeabilização e isolamento do telhado, montagem de ripas

Para calcular a área, você deve executar as seguintes etapas:

  • não calcule elementos no cálculo como aberturas de ventilação, chaminés, águas-furtadas e janelas de telhado;
  • defina o comprimento da inclinação do telhado com precisão, começando da parte extrema do beiral até a parte inferior da cumeeira;
  • elementos como parapeitos, paredes de firewall, saliências devem ser levados em consideração;
  • é necessário levar em consideração para quais cálculos de material de cobertura são feitos.

Além disso, deve-se lembrar que o comprimento das pistas é reduzido em 70 cm para materiais em rolo e telhas.

telhado de duas águas inclinado
Parâmetros típicos do telhado de duas águas

Ao realizar cálculos por conta própria, você deve dividir toda a área do telhado em elementos separados, calcular cada elemento separadamente e resumir tudo.

De acordo com as fórmulas matemáticas básicas, a área de cada um dos elementos é calculada.

Depois de calcular cada inclinação, você deve descobrir a inclinação. Para fazer isso, cada elemento é multiplicado pelo cosseno do ângulo de inclinação do telhado. O cálculo da área é feito apenas nas saliências da cornija.

Ao calcular áreas simples (telhado de duas águas com inclinação de 30 graus) - é necessário multiplicar a área da inclinação pelo cosseno do ângulo. E quando o telhado é mais complexo, então você pode usar programas especiais, só então você pode obter um cálculo preciso.

Para obter os indicadores corretos, o principal é um plano detalhado do telhado, mas apenas especialistas podem fazer um cálculo preciso.

O emparelhamento de um telhado de duas águas quebrado e de duas águas é determinado pelas seguintes posições:

  1. viga de cumeeira inclinada
  2. varanda de telhado reto viga cumeeira
  3. vigas retas do telhado
  4. moldura da porta da varanda
  5. empena do sótão
  6. impermeabilização
  7. caixote inteiro
  8. teto.

Esta técnica construtiva é usada para aumentar o espaço para o telhado, que é usado racionalmente para necessidades econômicas e domésticas ou como habitação.

A parte de suporte de carga do telhado é composta por uma combinação de vigas suspensas e em camadas, e também assume as cargas principais e as transfere diretamente para a estrutura do edifício.

O principal elemento da parte do rolamento são as pernas da viga, que se formam com outros elementos da fazenda. Na construção do pórtico, os caibros são colocados ao longo do talude, ao mesmo tempo que se apoiam nos seus remates inferiores nas vigas do piso.

E os acabamentos superiores são suportados por uma viga corrida, que transfere a carga para as estantes internas. A estabilidade é assegurada por escoras, travessas e travessas diagonais.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC