As casas de campo modernas nunca param de surpreender com uma variedade de formas arquitetônicas, incluindo telhados. Mas os telhados de duas águas tradicionais são sempre relevantes, em todos os momentos. Esta é a opção mais lucrativa para a autoconstrução. Em nosso artigo falaremos sobre como fazer um telhado de duas águas com as próprias mãos, seguindo as recomendações de um especialista e não cometendo erros típicos.
Hoje, a construção de quadros ainda está na liderança. Muitos russos se apaixonaram pela tecnologia wireframe. E, de fato, uma casa de madeira pode ser construída até com as próprias mãos, sem envolver especialistas.
E como o lado financeiro da questão é importante, muitos optam por esse design, como telhado de duas águas, para a construção de uma casa de campo.
Não é segredo que a distribuição uniforme da carga na estrutura de suporte da casa depende de como escolher o tipo certo de telhado. É por isso que, do ponto de vista técnico, a opção mais ideal é a construção de um telhado de duas águas.
Recurso de design de um telhado de duas águas
O telhado de duas águas tem o seguinte desenho: dois planos apoiados em paredes localizadas no mesmo nível. As paredes finais entre duas encostas geralmente têm uma forma triangular, são chamadas de empenas (ou pinças).

Todos sabem que o telhado é a fase final da construção e desempenha uma função de proteção das estruturas de toda a casa contra os fatores ambientais naturais.
Mas atualmente é dada atenção especial à aparência do telhado, pois a aparência geral de toda a casa depende de sua aparência, forma, design e materiais de cobertura.
Por isso, é importante que todo morador saiba fazer um telhado de duas águas para que cumpra sua função e, além disso, seja a marca registrada de uma casa de campo.
Não muito tempo atrás, o espaço sob o telhado era comumente usado como armazenamento para coisas desnecessárias. A construção suburbana moderna usa cada centímetro de desenvolvimento com carga máxima.
Então, recentemente, no sótão de uma casa de campo, eles estão equipando uma área de estar adicional, e agora esse espaço é chamado de palavra moderna - sótão. Você pode construir um telhado no sótão com suas próprias mãos, mas um par de mãos não será supérfluo - assim você pode fazer muito mais rápido e será mais conveniente e fácil de trabalhar.
Construímos um telhado de duas águas com nossas próprias mãos

Peça conselhos aos especialistas sobre como construir um telhado de duas águas com suas próprias mãos. Eles dirão que, para construir um telhado de duas águas, você precisa comprar uma tábua ou madeira afiada.
Assim, depois de todas as paredes da casa estarem totalmente instaladas, procedemos à construção dos pisos - fazemos com a ajuda de vigas.
Antes de prosseguir com a instalação das vigas, recomendamos que você planeje cuidadosamente suas ações, pois existem duas opções para instalá-las:
- Se o sótão não for residencial, para instalar o teto, você pode limitar-se a tábuas cujo tamanho é de 50x150 mm.
- Ao organizar o sótão, use uma viga de 150x150 mm. Além disso, as tábuas de madeira devem ser colocadas diretamente nas paredes estruturais da casa. Assim, você garantirá a confiabilidade e resistência de toda a estrutura da casa. Observação: a disposição de uma área residencial no sótão aumenta significativamente o custo de construção. Novo ao mesmo tempo, você aumentará significativamente a área útil da casa. Vale tudo para calcular e pensar nos mínimos detalhes.
Assim, as vigas do piso foram colocadas e não se esqueceram da saliência (cerca de 500-700 mm) - da borda externa da parede. Por que essa apresentação é necessária? telhado de duas águas? Ele fornecerá proteção máxima para as paredes da casa contra a umidade e a água que escorrerá das encostas do telhado.
Colocamos uma tábua na viga ao redor do perímetro de toda a casa - esta é a futura base para as estantes de parede do segundo andar da casa (sótão). Em pisos (para maior confiabilidade), não se esqueça de fixar a placa com pregos

Após a instalação dos racks, procedemos ao arranjo do sistema de treliças.
Construímos o sistema de treliça de um sótão frio
Como construir um telhado de duas águas para um sótão frio? Esta é a opção mais fácil para organizar uma estrutura de treliça.
Em primeiro lugar, o isolamento não será colocado, portanto, você não pode calcular o passo das vigas para as dimensões necessárias do isolamento. Em segundo lugar, você também não precisa calcular o tamanho da seção.
Freqüentemente, o sistema de treliça para um telhado de duas águas é feito na forma de um triângulo. Ou seja, as pernas da viga devem ser cortadas em uma viga horizontal.
Este projeto do sistema de treliça tem vantagens significativas:
- A seção transversal das pernas da viga e dos troncos tem uma alta margem para capacidade de carga.
- A forma estrutural triangular é a mais confiável, pois mesmo sob a influência da carga máxima, as pernas da viga não vão para o lado.
- Esta treliça é uma estrutura independente. Ou seja, em caso de mau funcionamento de outros elementos estruturais, a estrutura treliçada permanece inalterada.
- A viga, que você coloca com uma saliência, poderá desempenhar a função de moldura e organizar a saliência da moldura do telhado.
Para equipar o sistema de treliça do sótão, levará não apenas tempo adicional, fundos, materiais, mas também um par de mãos trabalhadoras.Recomendamos que você assista ao vídeo e decida quais serão seus próximos passos práticos.
Construímos o sistema de treliça do sótão

Depois que a prancha é colocada na viga, é necessário serrar a parte inferior. Isso deve ser feito para que as vigas e caibros se encaixem completamente.
Um pequeno conselho: pegue uma tábua de 100 mm, coloque-a na viga com uma borda, pressionando-a firmemente contra a perna da viga e desenhe uma linha. Esta linha é um ponteiro para onde cortar. O resultado deve ser uma placa chanfrada que se encaixe perfeitamente em todos os planos das vigas do piso.
Depois disso, instalamos as vigas no local onde as duas vigas se cruzam. Depois disso, desenhe uma linha novamente e corte o excesso no quadro.
Novamente, na mesma linha, você precisa fazer um corte, para garantir uma fixação firme do topo da estrutura de treliça. Somente depois de concluir a sequência das etapas acima, você pode prosseguir para a instalação final das vigas no telhado.
Para fazer isso, você precisará de uma sobreposição, que pode ser feita de um pedaço de papelão. Usando esta almofada, prenda as vigas na parte superior. Prenda toda a parte superior da cinta obtida no sótão com uma barra transversal especial - será o teto do teto.
A rigidez da futura estrutura do telhado depende de como fazer um telhado de duas águas. E deve ser o mais difícil possível.
Se você duvida da confiabilidade das conexões, recomendamos o uso de revestimentos metálicos.
Somente depois que a treliça de construção estiver totalmente fixada, você poderá começar a verificar a execução correta das empenas - elas devem ser verticais.
Para fazer isso, use uma linha de prumo de construção. Depois de ter certeza de que as empenas são verticais, você pode consertar todas as fixações da treliça completamente.
Para isso, recomendamos o uso de arame macio, pregos ou grampos. Qualquer um desses fixadores de sua escolha.
Depois que as empenas estiverem completamente instaladas, estique uma linha de pesca ou barbante em seu ponto superior - assim você pode controlar a instalação das vigas intermediárias no mesmo nível.
Importante: não se esqueça de fortalecer as vigas intermediárias com escoras. Essa medida eliminará subsequentemente a possível flacidez e aumentará a confiabilidade e a rigidez de todo o sistema de treliça do telhado de duas águas.

Como instalar o aparelho corretamente? Eles devem encostar no suporte do sótão e sua segunda extremidade deve ser presa à perna da viga (ou melhor, no meio). Corte uma ranhura e prenda a segunda extremidade do suporte com pregos na perna da viga. Importante: escolha um prego para fixadores de pelo menos 200 mm.
Assim, feita a instalação das vigas, resta fazer a caixa e cobrir o revestimento. A etapa do torneamento e a espessura da placa dependem do tipo de revestimento que você colocará no telhado.
Para cobertura de ardósia, o degrau da prancha pode ser máximo, mas a espessura da prancha deve ser de pelo menos 20 mm, então a estrutura da treliça aguentará a carga esperada, incluindo a capa de neve.
Em nosso artigo, falamos sobre como fazer um telhado de duas águas, detalhando a construção da estrutura de telhado mais importante - o sistema de treliças.
O artigo te ajudou?