Cobertura de quadril: variedades, projeto e cálculos, cargas no sistema de treliça, instalação

telhado de quatro águasAo equipar um telhado de quatro águas com suas próprias mãos, ele deve ter não apenas estabilidade, resistência, resistência ao fogo e fornecer proteção confiável contra influências ambientais. Sua aparência respeitável, individualidade e expressividade também são importantes, ou seja, o design do telhado.

Um telhado desse tipo durante sua instalação requer boas habilidades e experiência de trabalho, pois seu sistema de treliças é bastante complexo.

Sobre as variedades de telhados de quatro águas

Telhados de quatro inclinações são divididos em várias variedades principais.

Estrutura do telhado do quadril Pela própria visão, eles enfatizam suas funções de proteção. São formados por dois planos de fachada trapezoidais - um declive e dois planos de topo triangulares.

Esses telhados não têm empenas, as janelas do sótão são feitas em suas encostas. Planos triangulares são chamados de quadris.

telhado de quatro águas faça você mesmo
Tipos de telhados inclinados.

Como não há empenas, esse telhado é mais econômico do que um telhado de duas águas em termos de custo dos materiais de construção da parede. No entanto, as nervuras inclinadas na junção dos quadris e encostas frontais requerem a instalação de vigas complexas, bem como o encaixe adicional de materiais de cobertura.

Em outras palavras sistema de treliça de telhado de quadril - um dos mais difíceis.

As encostas, com diferentes níveis de inclinação, criam uma cobertura inclinada de quatro águas.

O telhado de quatro águas da mansarda tem inclinações quebradas, que podem ser complementadas acima das fachadas com pequenos quadris triangulares.

O telhado semi-quadril (dinamarquês) tem um frontão, como um telhado de duas águas, que é coroado por um pequeno quadril no topo. É protegido por uma cumeeira de duas águas do aumento das cargas de vento. Portanto, na maioria das vezes, esse dispositivo de telhado de quatro inclinações é usado em regiões nas quais ventos fortes sopram constantemente.

Construções telhado de quatro águas faça você mesmo essencialmente piramidal: suas quatro encostas de forma triangular convergem com seus topos em um só lugar. Esses telhados também não possuem empenas e são usados ​​​​para pequenos edifícios que têm a forma de um polígono ou quadrado equilátero. A desvantagem do projeto é a complexidade da instalação do sistema de treliça.

Projeto e cálculos

Antes de iniciar os trabalhos de arranjo do telhado, é necessário projetá-lo e fazer o cálculo da estrutura futura, além de fazer um desenho de telhado de quatro águas.

A inclinação das inclinações de tal telhado pode variar de 5º a 60º e depende das cargas atmosféricas, da finalidade do sótão e do tipo de material de cobertura.

Observação! Em áreas onde os ventos fortes são frequentes, ou o clima sugere uma pequena quantidade de precipitação, a inclinação do telhado é reduzida. Com cargas de neve significativas e chuvas frequentes, a inclinação das encostas deve ser significativa - de 45º a 60º.

telhado de quatro águas
desenho de telhado de quadril

O ângulo de inclinação também afeta a escolha do material para o telhado. Se for 5/18º, então recomenda-se um revestimento de rolo, telhas de fibrocimento, coberturas metálicas ditam uma inclinação de 14/60°, se o telhado for de telha, deve ser de 30/60°.

Leia também:  Cálculo de um telhado de quatro águas: tipos, como calcular a área de uma estrutura de forma complexa e para telhados de diferentes materiais

A altura da cumeeira com a inclinação das inclinações que você escolheu pode ser calculada pela expressão trigonométrica para triângulos retângulos.

Eles começam a fazer projetos de casas com telhado de quatro águas com cálculo de caibros. Sua seção transversal é determinada, dependendo da totalidade das cargas esperadas (peso da estrutura treliçada, torta do telhado, cargas de vento e neve), bem como o grau de inclinação do telhado.

Nesse caso, a margem de segurança das vigas deve ser de no mínimo 1,4. Os cálculos também determinam o passo entre as vigas, ajudam a verificar sua capacidade de carga.

Durante o projeto, é decidido quais vigas do telhado usar - em camadas ou suspensas.Acontece que há necessidade de elementos adicionais: escoras, que permitem reduzir a carga nas vigas, ou puffs que evitam o afrouxamento da estrutura.

Se as dimensões padrão da madeira não forem adequadas para o seu futuro telhado, o projeto determinará as medidas para alterá-las. Por exemplo, você pode aumentar o comprimento das vigas ou dobrar as vigas e, assim, fortalecê-las. Existe a possibilidade de usar pernas de viga coladas (configuração de tipo) - elas são mais poderosas e mais longas do que o normal.

Cargas no sistema treliçado

As vigas são afetadas por cargas permanentes e temporárias. A primeira delas é a massa da cobertura, contra-ripas, ripas, caibros e vigas mestras. O segundo são vento, neve e cargas úteis.

O parâmetro de projeto de cargas de neve para a Faixa Central da Federação Russa de acordo com SNiP 2.01.07-85 é de 180 kg / m² (projeção horizontal do telhado). O saco de neve acumulado é capaz de aumentar este valor até 400/450kg/m².

Se a inclinação do telhado exceder 60°, a carga de neve não é considerada nos cálculos.

O valor calculado das cargas de vento para a mesma faixa central da Rússia é de 35 kg/m². Quando se projecta uma cobertura de quatro águas com inclinação inferior a 30º, o desenho não tem em conta a sua correcção ao vento.

Os parâmetros das cargas descritas podem ser ajustados por meio de fatores de correção, levando em consideração as condições climáticas locais. A massa total do telhado é calculada com base nos materiais utilizados e na área da estrutura.

Leia também:  Sistema de vigas de um telhado de quatro águas: vistas, construção em treliça de um telhado inclinado de quadril, quadril e duas águas

A carga útil no sistema de vigas é incluída nos cálculos se os tetos forem suspensos das treliças, tanques de água quente, câmaras de ventilação, etc.

Observação! Ao projetar um sistema de treliça, dois cálculos são feitos. A primeira é a sua força. Ele deve garantir que as vigas não quebrem. O segundo descobre o grau de sua deformação nos parâmetros escolhidos. Por exemplo, para telhados de mansarda, a deflexão das vigas não deve ser superior a 1/250 de seu comprimento.

Agora, como vigas, a maioria dos desenvolvedores usa uma viga retangular, que possui uma seção correspondente às cargas calculadas, ou placas com uma seção de 5 × 15, 5 × 20 cm, reunindo-as conforme necessário.

Utiliza-se principalmente madeira de coníferas - abetos, pinheiros, larícios, que não apresentam defeitos, com indicadores de umidade não superiores a 18/22%.

Para aumentar a rigidez e a invariância da geometria do sistema de treliças, quando um telhado de várias águas é feito, elementos de aço são introduzidos em suas seções individuais.

Por exemplo - como suporte para as corridas de skate mais carregadas. Os vãos entre as peças metálicas são preenchidos com elementos de madeira. Essas estruturas combinadas não são apenas mais duráveis ​​do que as totalmente de madeira, mas também permitem que as vigas funcionem usando a tecnologia de camada sem pressão.

Instalação do sistema truss

O sistema de caibros de telhados de quatro águas consiste em caibros, barras de apoio, cintas e outros elementos necessários para enrijecer a estrutura.

telhado de quatro águas faça você mesmo
sistema de treliça

As vigas devem ter uma seção transversal de 5 × 15 cm, o que dará a confiabilidade da estrutura montada. Ao comprar madeira para vigas, não leve molhado, torcido e seriamente defeituoso.

O telhado é instalado de baixo para cima. Primeiro, são colocadas as vigas de suporte (Mauerlat) nas quais as vigas serão instaladas.

Assim, você obterá o quadro inferior.Certifique-se de verificar a instalação correta das vigas com um nível de construção. A moldura inferior deve ultrapassar o plano das paredes do edifício em 40/50 cm.

Se o prédio tiver paredes de madeira, não há necessidade de vigas de sustentação, pois, como papel do Mauerlat, a parte superior das copas da casa de toras (viga ou tora) desempenhará o papel.

Leia também:  Telhado de quatro águas: cálculo, características do sistema de treliças, escolha do tamanho do telhado e fabricação de vigas, ordem de construção

Em seguida, de cada canto, são colocadas as pernas da viga da estrutura principal, chamadas oblíquas ou diagonais. Os lados superiores das pernas do caibro, se necessário, podem ser apoiados por um sistema de escoras e cremalheiras.

A sua tarefa, na construção de coberturas de várias águas, é descarregar as vigas redistribuindo as cargas nas paredes internas ou nos pilares de sustentação e, além disso, endurecer a estrutura.

Em locais onde não há paredes portantes, os saltos das vigas podem ser apoiados em vigas longitudinais, chamadas vigas laterais, cujo comprimento é limitado pela carga que atua sobre elas.

Além disso, a viga é montada no centro, é colocada em três suportes: no meio e nos dois lados.

É a altura das vigas, bem como a viga superior horizontal (cumeeira) que determinam os parâmetros de altura e o grau de inclinação do telhado.

Após a instalação das vigas-guia, você pode começar a construir a estrutura principal. Vigas inclinadas, chamadas vigas externas, são fixadas às vigas de suporte e ao cume.

Instale-os em incrementos de 40 / 50 cm, não é mais desejável, porque os vãos serão muito grandes e o sistema de caibros pode um dia não suportar as cargas da precipitação que caiu no inverno.

Quando um telhado de quatro águas é feito, deve estar a cerca de um metro da viga superior para prender as vigas inclinadas entre si.

Você pode fazer isso com a ajuda de pranchas com seção de pelo menos 4 × 12 cm. Esta operação é necessária para dar rigidez adicional à estrutura, para que o telhado possa suportar facilmente as cargas de vento e não sejam criadas vibrações indesejadas.

Não é necessário selecionar vigas externas ao longo do comprimento, elas ainda serão cortadas, o principal é que não sejam mais curtas.


Ao fazer um telhado de quatro águas com as próprias mãos, não economize pregos, lembre-se que a estrutura está constantemente sujeita a uma ou outra carga, portanto deve ser extremamente confiável.

Quando a estrutura estiver montada, você pode começar a construir a torta do telhado.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC