Telhado de duas águas: tipos de telhados, características de um design de duas águas, dispositivo e instalação

telhado de duas águasAté o momento, existem inúmeros dos mais diversos tipos de construção de telhados. Além de diferentes coberturas de telhado, os próprios telhados também diferem. Tom único e multipitch - eles podem assumir as formas mais complexas e bizarras. No entanto, apesar de toda essa diversidade e várias tendências da moda, o telhado de duas águas ainda é o mais popular.

Tipos de telhado

A maioria dos proprietários modernos de casas particulares, especialmente em áreas adjacentes às grandes cidades, é bastante exigente quanto à aparência de suas casas.

Esses proprietários tentam se destacar o máximo possível de seus vizinhos e o fazem de todas as maneiras disponíveis. Inclusive devido à parte mais proeminente de qualquer casa - seu telhado.

Os telhados são completamente diferentes - eles podem ter uma cor, forma e textura diferentes - e ao mesmo tempo parecem completamente diferentes do lado de fora. No entanto, a maioria deles ainda é facilmente passível de classificação tradicional pelo número de elementos básicos - encostas.

Os principais tipos de telhados incluem:

  • Telhado único. Este é um telhado completamente plano com apenas um plano. É usado muito raramente e apenas em casos muito específicos.
  • Telhado duplo. Um dos tipos mais populares de telhados. Tem duas encostas, entre as quais existem empenas.
  • Telhado quádruplo. O telhado, que tem um design semelhante a uma empena, mas as empenas são substituídas por inclinações adicionais.
  • Telhado de várias águas. Uma casa com esse telhado geralmente tem uma forma bastante complexa ou fora do padrão e, portanto, o uso de tipos tradicionais de telhados é muito difícil.

Existem também telhados com declive plano e quebrado:

  • Uma inclinação plana é mais fácil de instalar e manter, tem uma aparência tradicional mais familiar.
  • A inclinação quebrada parece muito mais fora do padrão, embora devido à sua forma tenha um espaço muito mais espaçoso sob o telhado para criar um sótão ou sótão confortável
Leia também:  Telhado de duas águas: inclinação do telhado, estruturas do sistema treliçado, construção do sistema de caibros e contra-ripas, impermeabilização e isolamento do telhado, montagem de ripas
telhado de duas águas
rampa quebrada

A cobertura de galpão é usada principalmente para grandes edifícios industriais ou casas onde o espaço do telhado é de importância prática.Nesses casos, a área do telhado é uma espécie de piso adicional que não possui telhado sobre ele.

Em alguns casos, isso pode ser muito útil para determinadas atividades. Com base nisso, o revestimento de tais telhados é novamente extremamente prático.

O telhado de duas águas, além de fins práticos, também tem um propósito puramente estético. Esse telhado pode ser finalizado com um material de cobertura brilhante e atraente que distingue a casa dos edifícios vizinhos. Além disso, as empenas localizadas entre as encostas também podem ser decorativas.

Telhado de quadril padrão de quatro inclinações é um desenvolvimento posterior da empena, mas tem características próprias. A função desse tipo de telhado é mais prática - afinal, neste caso, o interior é protegido de forma confiável pelo teto de todos os lados. No entanto, isso não impede que esse telhado também seja uma decoração digna da casa.

telhado de duas águas
Telhado inclinado complexo

Um telhado de quatro águas pode ser finalizado com uma variedade de materiais de cobertura diferentes, mas aqui vale a pena considerar as especificidades de seu design.

Telhados inclinados podem ser considerados os mais controversos, mas ao mesmo tempo o tipo de telhado mais interessante. Devido à complexidade do design de tal telhado, é fácil dar-lhe uma aparência muito atraente e muito repulsiva.

O mesmo se aplica às propriedades de proteção desse tipo de telhado - para criar um revestimento confiável, é necessário estudar minuciosamente todas as características da estrutura do edifício.

Assim, um telhado de duas águas é a melhor opção, combinando as melhores propriedades práticas e estéticas do telhado.

Por um lado, a relativa simplicidade do design e facilidade de montagem e, por outro, é claro, uma aparência atraente, não sobrecarregada com detalhes desnecessários.

Características de um telhado de duas águas

Os principais parâmetros que distinguem os telhados com duas inclinações de outros tipos de telhados incluem:

  • Facilidade de instalação e manutenção. Montar um telhado de duas inclinações é muito mais fácil e rápido do que criar estruturas semelhantes de quatro ou mais elementos. Além disso, o reparo adicional de tais telhados também não será difícil.
  • Praticidade. As inclinações desse telhado estão localizadas em um determinado ângulo, o que não permite que o excesso de fluido se acumule na superfície do telhado. Além disso, este design protege perfeitamente contra vários ventos e montes de neve.
  • atração externa. A forma tradicional da casa, criada por tal telhado, não dá a impressão de congestionamento. Mas, ao mesmo tempo, permite que você expresse plenamente sua criatividade através do uso das cores e materiais mais ousados.
Leia também:  Telhado de duas águas faça você mesmo: uma instrução passo a passo simples

Considerando tudo isso, podemos dizer que as casas com estrutura de telhado de duas águas agradarão tanto aos amantes do conservadorismo estrito e prático quanto aos indivíduos criativos que estão acostumados a ultrapassar os limites da vida cotidiana. Essa versatilidade fez telhado de duas águas o mais comum de todos os tempos.

Dispositivo e instalação

O design de um telhado de duas águas não é muito complexo.

Convencionalmente, pode ser dividido em três partes:

  • Sistema de treliça para telhado de duas águas. Isso inclui vigas e vários sistemas pré-fabricados de suporte.
  • Um conjunto de camadas isolantes.Vários materiais isolantes, absorventes de umidade e muitos outros são usados ​​aqui, dependendo das circunstâncias específicas.
  • Cobertura do telhado. A camada externa decorativa e protetora do telhado, que cobre o "patinho" mais prático e dá à casa uma aparência acabada.

Além disso, várias juntas e interseções dos elementos listados, que na linguagem profissional são chamados de nós do telhado inclinado, também são de grande importância.

Tipos e tipos específicos de nós dependem de recursos de design individuais e de muitas circunstâncias circundantes; portanto, não é possível listá-los todos na estrutura de um artigo.

Depois que o dispositivo básico de um telhado de duas águas se tornar suficientemente claro, você poderá prosseguir para um estudo mais detalhado de seus componentes individuais, em particular as vigas. Existem dois tipos principais de vigas - penduradas e em camadas.

As primeiras são muito mais simples e dependem apenas das paredes do edifício, enquanto a construção das últimas é muito mais complexa e inclui muitos elementos adicionais. Para criar um telhado de duas águas simples, vigas suspensas comuns serão suficientes.

Atenção! Não se deixe enganar pelas palavras "simples" e "comum" - embora o design das vigas suspensas seja simples, isso não é motivo para negligenciar a confiabilidade em sua fabricação e instalação.

instalação de telhado de duas águas
Vigas de telhado de duas águas

As vigas são instaladas em uma fileira entre as empenas e são a base para todas as coberturas posteriores.

Leia também:  Telhado de mansarda de duas águas: projeto e construção

Sobre elas, uma após a outra, são sobrepostas camadas de diversos materiais específicos, servindo para as mais diversas finalidades - isolamento, redução de ruído e outras. O conjunto específico e a sequência de tais camadas dependem das condições circundantes e são exibidos individualmente.

No final, uma cobertura é aplicada ao sistema acabado. O tipo e o material são ditados, em primeiro lugar, pela área do telhado inclinado - quanto mais espaço, mais oportunidades de usar vários tipos de cobertura.

Guiado por essas dicas, você pode montar de maneira fácil e rápida um telhado de duas águas simples, mesmo sem muita experiência no assunto. O mais importante é observar rigorosamente todas as medidas de segurança necessárias, porque trabalhar em um arranha-céu em qualquer caso traz um certo risco.

Mesmo que o trabalho em si seja bastante simples.

Resumindo tudo o que foi escrito, pode-se notar mais uma vez que a instalação de um telhado de duas águas é muito mais simples do que suas contrapartes de várias alturas, o que é sem dúvida uma grande vantagem aos olhos de quem está pronto para construir seu própria casa, mas temem os perigos e riscos que representam complexas estruturas pré-fabricadas.

No entanto, tal simplificação não implica de forma alguma uma deterioração das propriedades práticas ou estéticas dos telhados de duas águas. Pelo contrário, é esta simplicidade de design que é a principal razão para a sua fiabilidade e durabilidade.

Afinal, não é à toa que dizem que tudo que é engenhoso é simples. E o dispositivo de um telhado de duas águas é uma confirmação direta dessa velha verdade.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC