O tipo de telhado de uma casa geralmente depende diretamente da finalidade do próprio edifício. E se vários telhados de várias inclinações são bastante versáteis e podem cobrir instalações residenciais e vários tipos de edifícios utilitários e industriais, então um telhado de inclinação única tem suas próprias especificidades e é usado apenas sob certas condições.
Classificação do telhado
Existem muitas divisões segundo as quais um ou outro telhado pode ser classificado em uma determinada categoria, no entanto, o mais universal e comum é a classificação dos telhados pelo número de inclinações:
- Telhados de galpão são planos horizontais cobertos com camadas uniformes de material de cobertura.
- Os telhados de duas águas e de quatro águas têm uma aparência semelhante, mas uma diferença significativa é que, no primeiro caso, as empenas que continuam as paredes estão localizadas entre as encostas.
- Os telhados de várias inclinações são sistemas complexos que consistem em muitos elementos de forma não padronizada.
As principais características dos telhados de galpão são a simplicidade de design e funcionalidade.
Existem outros tipos de telhados, que são principalmente decorativos, mas a cobertura de galpão está totalmente subordinada ao seu uso prático. Isso é facilitado por grandes áreas abertas com um revestimento confiável especial.
Ao contrário daqueles com telhados de uma inclinação, os telhados de duas águas e quatro inclinações não são tão convenientes para movimentação e desempenham apenas uma função protetora e decorativa.
Esses telhados são visíveis de longe, por isso são utilizados materiais para sua decoração com aparência atraente e qualidade suficiente para proporcionar um ambiente aconchegante dentro da casa.
Telhados de várias inclinações são usados com mais frequência em casas que têm uma forma não padronizada. Longe vão os dias em que todos viviam em tradicionais caixas quadradas ou retangulares.
Agora, a forma de um edifício residencial pode ser completamente diferente: desde a forma de T até vários edifícios interconectados e dependências de várias alturas.
No entanto, essas casas também precisam de um telhado, portanto, nesses casos, várias tecnologias progressivas são usadas para criar uma cobertura de telhado especial para cada elemento da casa.
Características do telhado de galpão

Um telhado de galpão simples e discreto tem suas vantagens sobre seus irmãos orientados para o visualizador externo.
- Simplicidade de projeto. Tendo apenas um plano, o telhado não precisa calcular os ângulos de inclinação e criar sistemas de suporte adicionais, como exigido, digamos, por um telhado de quatro águas.
- Facilidade de cobertura. A superfície de um telhado plano pode ser coberta com uma camada sólida de cobertura confiável, que não precisa ser montada a partir de elementos individuais por muito tempo. Isso economiza esforço e tempo tanto na escolha do material apropriado quanto na aplicação no plano do telhado.
- Praticidade. Uma área plana de telhado aberto pode se tornar uma espécie de andar adicional de um edifício, localizado a céu aberto. Barreiras de proteção especiais e coberturas confiáveis permitem que vários eventos sejam realizados ali sem risco à vida e à saúde de seus participantes.
- Confiabilidade. A inclinação do telhado é muitas vezes escondida não só de olhares indiscretos, mas também do impacto de várias ameaças externas às quais outros tipos de telhados estão sujeitos. Isso inclui vento, precipitação e, curiosamente, gravidade. Os elementos de telhados de várias inclinações localizados em ângulo estão sob a influência de uma certa força de atração a cada momento. Portanto, qualquer choque físico suficientemente forte, de uma forma ou de outra, é uma ameaça de colapso.Um telhado de galpão é desprovido de tal fraqueza e pode ser submetido a cargas muito maiores.
- Durabilidade. O design de um telhado de galpão é bastante simples, mas ao mesmo tempo muito confiável. Não há sistemas complexos aqui que possam perder sua estabilidade com o tempo, então a vida útil efetiva de tais telhados é incomparavelmente, muito mais longa.
Assim, ter apenas uma inclinação uniforme do telhado é um excelente exemplo de como a simplificação máxima da estrutura leva apenas ao aprimoramento de suas funções.
Áreas de aplicação para telhados de galpão
Como observado anteriormente, não é particularmente estético, na verdade, os telhados planos raramente são usados na construção de edifícios residenciais particulares. Tais revestimentos são utilizados em edifícios onde a componente prática da cobertura é muito mais importante do que a decorativa.
Em particular, os telhados de galpão são usados para cobrir:
- escolas;
- jardins de infância;
- instalações de fábrica e armazém;
- e muitos outros edifícios onde a confiabilidade do telhado desempenha um papel muito maior do que sua aparência.

Criação de uma cobertura de telhado em um grande plano.
E com confiabilidade, estruturas de galpões simples superam todos os seus concorrentes mais complexos.
Não é surpreendente - afinal, é muito mais fácil cobrir uma superfície horizontal plana com qualquer camada protetora e processá-la com todas as misturas e composições necessárias. Até o ponto em que todo o plano pode ser preenchido com concreto resistente e coberto com uma camada de material de cobertura.
E embora tais medidas radicais não sejam frequentes, as possibilidades de criar a proteção necessária em um telhado plano ainda são muito mais amplas.
Telhados de galpão em casas particulares

No entanto, recentemente telhados com uma inclinação começaram a ser usados na construção privada. No entanto, o arranjo de um telhado de galpão para um edifício residencial é um pouco diferente daquele usado em edifícios industriais.
Aqui, seu design é mais como uma versão simplificada de um telhado de duas águas.
Os principais elementos de tal telhado são:
- Vigas de teto ou caibros. A escolha de opções específicas de localização e fixação depende do ângulo de inclinação do futuro telhado. Se for assumido um telhado perfeitamente horizontal (o que está se tornando mais raro), um sistema complexo de vigas em camadas não faz muito sentido.
Lembrar! Seja qual for o sistema escolhido, a estrutura de suporte deve ser sempre absolutamente estável, a confiabilidade de todo o telhado depende disso.
- Em seguida, é aplicada uma camada de materiais isolantes, proporcionando um ambiente aconchegante e confortável na casa.
- E, finalmente, a cobertura final é aplicada. A escolha dos materiais aqui ainda é bastante grande, porém já se dá preferência a materiais mais decorativos.
Esse telhado possui várias características que o distinguem dos revestimentos de maior escala:
- Em primeiro lugar, o telhado de uma casa particular muitas vezes perde sua funcionalidade. Nesse sentido, ela se aproxima de seus irmãos de várias pistas. Em particular, devido à perda de sua função, a cerca de proteção do telhado inclinado é perdida.
- A cobertura de tal telhado já tem uma finalidade mais decorativa, porém, devido às suas características de design, ainda protege contra o frio e o vento um pouco melhor do que os sistemas complexos de várias inclinações.
- Devido ao uso de outros materiais e tecnologias, as propriedades básicas do telhado de uma casa particular também mudam um pouco.Em particular, isso se aplica à confiabilidade e durabilidade, que novamente reúnem um telhado de galpão com telhados com várias inclinações.
- A área de superfície do telhado significativamente menor também impõe suas limitações. Nesse caso, pode ser difícil e às vezes até inapropriado usar materiais relevantes em áreas maiores.
Assim, o telhado de galpão combina as principais características do setor privado tradicional telhados de várias águas com uma construção de telhado plano confiável e simples. Absorvendo o melhor de ambos os tipos de telhados, ela certamente encontrará seus conhecedores.
Escolhendo o tipo de telhado certo
Acontece que as pessoas não dão muita importância a um detalhe tão insignificante em sua opinião como a aparência do telhado de sua casa. Na maioria das vezes, a escolha do tipo de telhado apropriado fica a cargo do projetista ou é feita quase ao acaso.
No entanto, de fato, além do puramente externo, existem várias características que podem desempenhar um papel decisivo na decisão de usar um ou outro tipo de estrutura de telhado.
Por exemplo, calcular um telhado de quatro águas é uma tarefa muito difícil, mas se for feito corretamente, há todas as chances de obter um telhado confiável que resista às condições climáticas mais difíceis.
telhado de duas águas implica condições climáticas um pouco mais benignas, e telhados de várias inclinações requerem atenção especial aos recursos de design. E apenas um telhado de galpão está pronto para suportar todos os elementos e, ao mesmo tempo, é muito despretensioso na instalação e manutenção.
O artigo te ajudou?