Como fazer vigas você mesmo: conselhos de artesãos experientes

como fazer vigasA aparência da casa e sua vida útil dependem diretamente de como o telhado protege o teto, de quão bem ele drenará a água do porão e das paredes. Em nosso artigo, falaremos sobre como fazer vigas para uma casa, levando em consideração todos os conselhos de artesãos experientes e excluindo os erros mais comuns.

Apesar de existirem muitos tipos de telhados, dois tipos são mais amplamente utilizados na construção suburbana individual: galpões e telhados de duas águas.

Tipos de telhado

Telhado de galpão tem o design mais simples, que pode dominar até mesmo uma pessoa que está longe da construção.Mas esses telhados são usados ​​\u200b\u200bprincipalmente na construção de edifícios auxiliares e anexos.

como fazer vigas para uma casa
Tipos de telhado

Para instalações residenciais, os telhados de duas águas ou quebrados (mansarda) são mais frequentemente equipados. Apesar de algumas dificuldades de projeto, é bem possível construir esse telhado por conta própria, se você ouvir os conselhos dos mestres e fazer tudo passo a passo, aos poucos, de acordo com um projeto preliminar.

Telhados de quadril têm uma estrutura muito complexa e são bastante trabalhosos. A disposição de tais telhados deve ser confiada a profissionais. No entanto, os telhados de quadril são os mais confiáveis, eles suportam cargas de vento especialmente fortes.

Um telhado de quatro inclinações (quadris) é usado para edifícios quadrados. Na verdade. É uma espécie de telhado de quadril.

De todos os telhados acima, o mais difícil é a cruz. Possui elementos estruturais complexos - sulcos (vales). Essas vigas auxiliares diagonais devem ser instaladas adicionalmente.

Este é um trabalho muito trabalhoso que não tolera pressa e desleixo. A neve costuma se acumular nesses locais, e a qualidade do telhado e sua confiabilidade dependem da competência com que essa parte construtiva é executada.

Cada um dos tipos de telhados acima consiste em dois elementos principais: o telhado e vigas do telhado faça você mesmo. O telhado é a parte envolvente da estrutura do telhado, as vigas são a parte de suporte de carga.

Os principais tipos de vigas

Antes de fazer vigas, você precisa descobrir suas características de design e decidir sobre a opção de arranjo.

Na construção de coberturas, existem dois tipos de vigas:

  1. Pendurado.
  2. Em camadas

pendurado vigas faça você mesmo - vigas montadas obliquamente em suportes com diferentes alturas.As paredes externas da casa (teto único) ou as paredes externas e internas ao mesmo tempo (telhado de duas águas) geralmente atuam como suporte.

Leia também:  Instalação de vigas faça você mesmo

Não é necessário fixar as pernas da viga opostas às encostas no mesmo plano do telhado. Eles podem ser colocados alternadamente na corrida do cume.

Essa conexão alternativa das vigas no cume permite equipar uma treliça de construção. Para fazer isso, você precisa amarrar todos os elementos das vigas suspensas em uma única estrutura rígida.

É importante saber: a treliça do telhado deve ser instalada nos dois suportes extremos. Assim, devido à falta de apoio interno, as pernas da viga vão se encostar na junta da cumeeira, criando uma pressão horizontal bastante forte. Se a distribuição de carga for calculada incorretamente, o impulso, sendo transferido para as paredes, pode até derrubá-las.

como fazer vigas
Tipos de vigas

Para eliminar esse erro, os especialistas aconselham fazer um cinto puff na parte inferior da treliça. Sua principal missão é extinguir o impulso emergente.

Que tipos de sistemas de treliça são preferíveis ao construir uma casa de campo?

Não pode haver uma resposta única para esta pergunta. Tudo depende do desenho da casa, da carga esperada no telhado e da escolha do material de cobertura. Sim, em camadas vigas possuem um dispositivo simples, sua montagem não requer dispositivos e mecanismos complexos.

Em contraste, as vigas suspensas podem até ser montadas no chão, mas exigirão maquinário adicional (como um guindaste de caminhão) para colocá-las no lugar.

Vigas suspensas também podem ser montadas a partir de elementos individuais diretamente na casa. O trabalho adicional depende de como instalar corretamente as vigas.

Então, é importante saber: você precisa fazer um calçadão no sótão. E para prender temporariamente as peças, você precisará de juntas auxiliares e braçadeiras feitas de tábuas.

Materiais para vigas e suas conexões

conexão de vigas em um cume
Vigas de tábuas e vigas

As vigas são feitas de vigas ou tábuas. Para isso, geralmente é usada madeira de coníferas. A espessura da placa deve ser de pelo menos 40-60 mm.

Além disso, todas as estruturas de madeira não devem apresentar falhas na forma de nós e rachaduras, bem secas. Como as toras são pesadas, muitos carpinteiros não recomendam usá-las.

Mas as vigas das pranchas são fáceis de montar e são leves. Você pode até trabalhar com esse material por conta própria, sem recorrer à ajuda de especialistas.

A maioria dos especialistas não recomenda fazer juntas em pregos, os parafusos auto-roscantes são preferíveis, mas mesmo que você decida trabalhar com pregos, não se esqueça de usar forros e revestimentos.

Importante: para conectar os racks do sistema truss com uma cama ou correr, recomendamos o uso de entalhes.

Existem três opções para a montagem do sistema treliçado:

  1. com prateleiras
  2. Com suspensórios.
  3. Com racks e struts ao mesmo tempo.
Leia também:  Vigas de fixação ao Mauerlat: características do processo

Considere como fazer vigas corretamente. Dependendo do tamanho do vão entre as paredes externas, você precisa usar:

  • use tábuas para estantes e caibros;
  • madeira 10x10 cm - para o desenho da cumeeira;
  • mauerlat e cama podem ser feitos de toras, cortadas em duas arestas ou da mesma viga (10x10mm).

Ao fazer um nó de cumeeira, é importante pregar grampos especiais de tira de aço com pregos grandes na corrida e no Mauerlat.

Você pode ficar sem braçadeiras de aço, mas terá que usar torções de arame grosso (com diâmetro de 6 mm).

Como fazer as vigas certas para uma casa de pedra ou tijolo? Um mauerlat contínuo é colocado em tijolo ou alvenaria de pedra.

como instalar vigas
Colocação de Mauerlat contínuo em alvenaria

Para fixá-lo com segurança, recomendamos colocar um pedaço de madeira ou tronco (cerca de 50 cm) sob cada perna do caibro. E então, com a ajuda de grampos, prenda os ganchos de metal, eles devem primeiro ser instalados abaixo do Mauerlat em 30 cm.

Como fazer vigas em casas de paralelepípedos ou de madeira cortada? Em edifícios de madeira, as vigas são colocadas na coroa superior da parede.

Prenda com grampos, que são pregados na segunda coroa. Uma fazenda de pranchas de vigas pode ser equipada com vãos (6-8 cm) ou com a ajuda de uma barra transversal.

Equipamos os elementos estruturais do fert da seguinte forma:

  1. Aperto único com tábuas cuja espessura é a mesma das vigas.
  2. Para aperto duplo, podem ser usadas tábuas ligeiramente mais finas (mais de 40 mm).
  3. Para sobreposições e travessas, use placas com espessura de 30 mm.

Vejamos uma questão igualmente importante: como montar corretamente as vigas, garantindo a rigidez do telhado em diferentes direções? Se a treliça tiver a rigidez necessária, isso é suficiente para a direção longitudinal.

Mas, para que a cobertura resista às cargas do vento, é necessário instalar um par de tirantes diagonais no sentido transversal e em cada uma das suas inclinações.

Um conselho: os laços diagonais podem ser dispostos usando uma placa de 30 a 40 mm de espessura. Para caibros em camadas sob a cumeeira e entre dois drenos vizinhos, recomendamos a instalação de suportes.No entanto, no caso de você planejar fazer um piso diagonal (oblíquo) ao longo da caixa, não poderá fazer os colchetes.

Determine a seção necessária das vigas

 

como fazer vigas
Dimensões e seção transversal das vigas

Vários fatores dos quais depende a seção transversal das vigas:

  1. Da carga esperada sobre eles (do peso do futuro telhado e tampa de neve).
  2. De quais as dimensões do vão.
  3. Do ângulo de instalação e da inclinação das vigas (ou seja, da inclinação do telhado).
Leia também:  Estruturas de caibro de telhados inclinados. Características, variedades e componentes. Características e dimensões dos materiais

Para a Rússia central, é preferível instalar um telhado de duas águas, cuja inclinação é de 30 graus ou mais, com inclinação das vigas de pelo menos 120 cm.

Considere a dependência da seção transversal das vigas no comprimento da perna da viga:

  1. Assim, com um degrau de 300 cm, para caibros pode-se utilizar tábuas com seção de 8x14; 6x14; 4x18 cm ou barras com secção de 10x12 cm.
  2. Para um passo de 400 cm, podem ser usadas tábuas com seção de 8x18; 6x20 cm ou barras com secção de 10x16 cm.
  3. Para um degrau de 500 cm, pode-se usar tábuas com seção de 8x22 cm ou barras com seção de 10x20 cm.
  4. Nas estruturas em que foram utilizadas escoras, a altura da prancha ou viga pode ser ligeiramente reduzida.

Agora que você aprendeu a montar corretamente as vigas, pode começar a trabalhar com segurança. Para facilitar o levantamento e movimentação de estruturas de madeira, peça ajuda a um amigo.

Depois que as vigas são instaladas, você precisa fazer o telhado. Tente planejar e executar esse trabalho o mais rápido possível, a fim de proteger o sistema de treliça de um possível molhamento. É melhor fazer isso em um clima ensolarado de verão.

É necessário escolher uma cobertura de cobertura levando em consideração a inclinação do telhado e sua inclinação.É bastante claro que a escolha de um revestimento para telhado também depende das possibilidades de material, não apenas durante a instalação inicial do revestimento, mas também durante sua operação subsequente.

É importante considerar: quanto mais íngreme o ângulo de inclinação do telhado, mais dinheiro será necessário para seu arranjo. Isso se deve a um aumento no consumo de materiais necessários. Mas, ao mesmo tempo, telhados íngremes drenam muito melhor a água da chuva e a neve, respectivamente, eles cumprem sua função em 100% e, portanto, também duram muito mais tempo sem reparos.


Apesar do fato de que atualmente o mercado de materiais de cobertura agrada com uma variedade e uma enorme escolha. No entanto, um material de cobertura universal ainda não foi inventado.

De tal forma que era barato e adequado para uma variedade de climas e condições climáticas, era leve e durável.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC