Um telhado com revestimento de telha metálica é uma estrutura composta por várias camadas, cada uma das quais desempenha uma função específica. Antes de cobrir o telhado com uma telha metálica, é importante saber como montar corretamente todos os seus elementos com materiais bem escolhidos.
O que é importante considerar ao trabalhar
É extremamente importante realizar todo o complexo de obras com muito cuidado. Especialmente aqueles deles, cuja qualidade não pode ser verificada sem desmontar os elementos do telhado.
Por exemplo, é necessário que o isolamento térmico seja colocado uniformemente, as juntas entre as placas de barreira de vapor sejam cuidadosamente coladas e os locais onde ele se conecta às estruturas de suporte de carga e parede sejam bem isolados.
Resultados negativos de incorreto trabalho de cobertura metálica pode não aparecer imediatamente. Infelizmente, muitas vezes acontece que essas consequências são reveladas apenas quando a necessidade de reparo, ou mesmo a substituição completa do telhado, se torna óbvia.
Por exemplo, com uma barreira de vapor feita de forma analfabeta, o condensado começará a se acumular no espaço sob o teto. Isso diminuirá a resistência térmica do isolamento térmico e iniciará o processo de degradação da estrutura treliçada do telhado.
Portanto, é muito importante saber como cobrir o telhado com telhas de metal você mesmo.
Quais ferramentas devem ser usadas
No instalação de telhas metálicas em um telhado de duas águas é necessário usar tesoura e serra para metal, furadeira elétrica, etc. O material geralmente tem dimensões que o cliente especifica ao se comunicar com os representantes do fabricante. Portanto, é mais conveniente ao trabalhar em um telhado específico.
No entanto, deve-se ter em mente que quase sempre há a necessidade de cortar as chapas de acordo com sua largura, bem como fazer cortes tecnológicos em diferentes ângulos em determinados locais do telhado.
Portanto, antes de cobrir o telhado com telhas metálicas, compre uma serra elétrica manual com dentes de carboneto ou outra ferramenta para cortar metal revestido com polímero.
Observação! Não é altamente recomendado o uso de uma rebarbadora (rebarbadora) para cortar esse metal. Tal ferramenta destruirá as camadas de revestimento de zinco e polímero, como resultado, o aço começará a corroer.
Prenda as folhas de material com parafusos autorroscantes (parafusos autorroscantes). Para apertá-los, você pode usar uma chave de fenda ou uma furadeira elétrica com controle de ré e velocidade, além de bico para parafusos.
Colocação de filme impermeabilizante e barreira de vapor

Se a ventilação do espaço sob o telhado for insuficiente, é necessário usar películas de barreira hidro-vapor ou membranas de difusão permeáveis ao vapor.
O uso dessas películas evitará a entrada de condensado do fundo das telhas no isolamento térmico do telhado.
O material da cobertura é disposto nas vigas com painéis sobrepostos, de baixo para cima. Faça isso com tensão suficiente e fixe o filme com um grampeador e, a seguir, ao longo das vigas, com tiras de fixação com pregos.
A impermeabilização é colocada na parte externa da madeira e a barreira de vapor na parte interna.
A impermeabilização convencional é colocada com dois vãos de ventilação de 3/5 cm: entre o isolamento e a película, bem como entre esta e a cobertura.
As membranas difusoras são montadas diretamente sobre o isolamento térmico, sendo necessário o vão de ventilação, neste caso, apenas entre a película e as telhas.
Instale os filmes com uma sobreposição de pelo menos 10 cm. Cole as juntas com fita adesiva especial.
instalação de torneamento
Para a base (moldura), use tábuas de 10 cm de largura e 2,5 cm de espessura. Observe que a primeira placa do beiral deve ser mais grossa - 1,5 cm.
As folgas entre as placas do quadro devem ser iguais ao passo transversal dos perfis de ladrilho - 35, 40 ou 45 cm. A distância entre a tábua que vai para a saliência e a próxima, faça-a 5 cm a menos.Fixe a caixa nas vigas ou na contra-caixa com pregos.
Como contra-ripa, você pode usar barras com seção de 5 × 5 cm. Antes de iniciar a montagem da estrutura, seque bem todas as tábuas e madeiras e, em seguida, mergulhe-as em compostos anti-sépticos e retardadores de chama.
A primeira das tábuas deve ser fixada acima de todas as outras pela altura do perfil de onda da telha. No cume, chaminés, vales, etc., para fortalecer a estrutura, faça um calçadão contínuo.
Como coletar a cobertura

Antes de cobrir o telhado com telhas metálicas, primeiro prenda as ripas da cornija na última tábua do caixilho. Sobreponha-os no comprimento em 10 cm.
Conselho! Se o telhado for de duas águas, é mais conveniente montar as telhas, começando pela extremidade esquerda. Quando o telhado é de quatro águas, as telhas são assentadas e fixadas, começando pelo ponto mais alto, podendo ser instaladas simultaneamente nos dois sentidos.
Com a direção da montagem do revestimento da direita para a esquerda, instale cada folha subseqüente sob a última onda do ladrilho anterior. A borda inferior da cobertura deve pender do beiral em 4/5 cm.
Coloque a primeira folha de telhas e prenda-a com um parafuso na estrutura na cumeeira.
Em seguida, instale a segunda das folhas de forma que suas bordas inferiores formem uma linha reta. Fixe a junta com um parafuso autorroscante sob a primeira das dobras transversais inferiores da onda de perfil. Nesse caso, o parafuso não deve entrar na placa da caixa.
Se as folhas estiverem irregulares, levante a de cima um pouco acima da de baixo. Em seguida, inclinando-o levemente e movendo-se na direção de baixo para cima, colete as dobras e, ao mesmo tempo, prenda-as com parafusos ao longo do topo da onda sob cada uma das dobras transversais.
Depois de conectar várias folhas dessa maneira, alinhe sua borda inferior comum ao longo do beiral e fixe completamente esse pedaço do revestimento. O trabalho futuro será muito mais fácil, pois você encontrará a direção certa.
Elementos adicionais e adicionais

Um ponto importante para saber como cobrir você mesmo o telhado com telhas metálicas é a habilidade de trabalhar com detalhes adicionais.
- Fixe as ripas de baixo para cima ao longo das empenas, cobrindo com elas as arestas das extremidades das telhas. Prenda-os à última onda de folhas e ao quadro com parafusos autorroscantes.
- As tiras de cumeeira são montadas apenas se todas as telhas, bem como as tiras de extremidade, já tiverem sido fornecidas e o selante tiver sido fixado (conforme necessário). Prenda as tiras de cumeeira às telhas com parafusos no ponto superior de cada segunda onda de perfil.
- Antes do trabalho de instalação no vale (a junção interna das encostas), faça um calçadão sólido ali. Anexe uma folha de metal lisa de 1,25 m de largura a ela, dobrando-a no meio. Dobre as bordas do metal em 1 / 1,5 cm de largura. Em seguida, prenda-o ao piso. Após a colocação das telhas, nas juntas das telhas, no sentido de baixo para cima, as faixas de vale são fixadas com parafusos nas cristas da onda.
- Para evitar que a neve caia em locais selecionados, por exemplo: acima dos grupos de entrada, perto da garagem, você pode instalar os batentes de neve de canto com as próprias mãos, que consistem em um canto de fixação e uma barra de parada de neve. Este elemento é instalado sob o segundo padrão transversal desde o início do beiral, ou seja, a uma distância de cerca de 35 cm dele. O suporte de fixação é montado no perfil sob a prancha e fixado junto com ele através dos ladrilhos até a estrutura com um parafuso auto-roscante longo.O fundo da faixa de retenção de neve é fixado às telhas nos pontos superiores de cada segundo das ondas com parafusos de tamanho normal.
- Para vedar as junções das encostas do telhado com as paredes, são utilizadas tiras para costuras e juntas. Eles são fixados nos pontos superiores da onda das folhas de revestimento e na lateral - na parede adjacente. Também é necessário vedar adicionalmente as juntas entre as pranchas e as paredes com selante de silicone.
- Ao instalar o sistema vertedouro, a montagem de todos os seus elementos: calhas, ganchos e tubulações deve ser realizada de acordo com as instruções do fabricante.
Observação! Utilizando o sistema de drenagem, é necessário fixar os ganchos nas tábuas da esquadria (perto dos beirais) que fixam as calhas antes mesmo de instalar as telhas de revestimento.
Para que você entenda mais sobre o processo de instalação, colocamos o material nesta página: como cobrir o telhado com telhas metálicas: vídeo.
O artigo te ajudou?