Como fazer um telhado de duas águas: características do dispositivo

como fazer um telhado de duas águasAo construir uma casa de campo ou chalé, muitos se perguntam como fazer um telhado de duas águas por conta própria e como é complicado o procedimento para sua construção. Este artigo irá fornecer respostas a estas e outras questões relacionadas com a construção de telhados de duas águas.

Na construção suburbana moderna, o telhado é usado não apenas como proteção contra influências externas, como precipitação na forma de chuva, granizo e neve, bem como vento, mas também como uma solução de design original, como um telhado assimétrico de duas águas , que permite ao proprietário de uma casa de campo demonstrar suas preferências arquitetônicas e, ao mesmo tempo, sua condição financeira.

Algumas décadas atrás, todas as aldeias suburbanas pareciam iguais, os mesmos edifícios foram construídos em todos os lugares, parecendo uma massa cinzenta devido ao uso do mesmo telhados de ardósia padrão.

Ao mesmo tempo, os desenvolvedores recebem uma grande variedade de formas e designs de telhados, o que torna possível fazer projetos de casas com telhado de duas águas verdadeiramente inimitáveis ​​​​e únicos.

O desenho do telhado - empena ou quase qualquer outro - pode fornecer o equipamento sob o telhado de vários aposentos do sótão, chamados sótãos, caso em que a aparência do telhado muda, o que é bastante fácil de determinar visualmente.

Recentemente, o arranjo dessas instalações tornou-se bastante popular, pois permite um uso mais eficiente do espaço disponível.

O telhado em si é uma estrutura de suporte de carga apoiada nas paredes do edifício, para a qual são transferidas todas as cargas que atuam sobre ele.

Existem três tipos principais de coberturas:

  • Tipos de telhado de galpão faça você mesmo, que são mais frequentemente utilizados na construção de vários edifícios econômicos e domésticos não residenciais;
  • Gable, geralmente usado na construção de casas de campo baixas. Esse tipo de telhado é o mais comum na construção suburbana, como construir um telhado de duas águas com as próprias mãos e será discutido neste artigo;
  • Telhados de quatro inclinações ou telhados de quatro águas são um dos tipos mais complexos de telhados usados ​​em termos de projeto e procedimento de construção.
Leia também:  Telhado de duas águas: inclinação do telhado, estruturas do sistema treliçado, construção do sistema de caibros e contra-ripas, impermeabilização e isolamento do telhado, montagem de ripas

Não vale a pena listar os tipos de telhados de duas águas, basta contar com mais detalhes sobre seu design. O telhado de duas águas consiste em dois planos (encostas) que, como mencionado acima, repousam sobre paredes portantes.

O espaço triangular entre as encostas é chamado de empenas ou pinças.

Um desenho de um telhado de duas águas pode ser representado como dois planos inclinados que se cruzam no ponto superior, formando uma cumeeira. Nas laterais, esta cobertura é limitada por um frontão, que, na verdade, é uma continuação da parede do edifício.

Telhado de mansarda de ardósia faça você mesmo é uma das variedades de telhados de duas águas, sua característica distintiva é a configuração quebrada das encostas.

Este tipo de telhado permite aumentar o espaço disponível no sótão e utilizar este espaço como espaço habitacional, sem pensar em como calcular a área de um telhado de duas águas, proporcionando o máximo de espaço disponível.

Na construção de edifícios baixos, os telhados de duas águas são os mais populares, pois quase qualquer material de cobertura pode ser usado em sua construção sem restrições.

Dispositivo de telhado de duas águas

como construir um telhado de duas águas com suas próprias mãos
Cobertura no telhado

Então, estamos construindo um telhado de duas águas, o mais comum na fase final da construção suburbana.

Isso exigirá os seguintes materiais:

  • Placa afiada, cuja espessura é de 150 milímetros, a largura é de 150 milímetros;
  • Uma barra com seção transversal de 150x150 milímetros.

Você pode iniciar a construção independente de um telhado de duas águas imediatamente após a conclusão da construção das paredes de uma casa de campo.

Para entender como fazer um telhado de duas águas corretamente, você deve primeiro decidir se um sótão será equipado no sótão.

Este é um fator muito importante do qual depende diretamente o resultado final, em particular a forma do futuro telhado, que deve ser planejado e calculado com antecedência.

Assim, a construção do telhado começa com a instalação de vigas de piso ao longo da camada superior das paredes. A escolha do material para vigas depende diretamente da presença de um sótão.

Ao equipar um sótão comum, podem ser usadas tábuas comuns e, ao construir um sótão, as vigas devem ser colocadas nas paredes de suporte.

Importante: ao instalar as vigas do piso, certifique-se de que elas se projetam 40 a 50 centímetros além do perímetro das paredes, o que permite proteger as paredes dos efeitos da precipitação e da água resultante do derretimento da neve.

As tábuas são colocadas no topo das vigas do piso, na maioria das vezes são colocadas ao longo das paredes. As pranchas têm uma dupla finalidade: são utilizadas como sótão ou sótão normal e também são a base para a instalação de estantes nas quais serão fixadas as vigas do telhado.

Leia também:  Telhado de duas águas faça você mesmo: uma instrução passo a passo simples

Após a instalação dos racks, você pode prosseguir para a construção do sistema de treliças. O primeiro passo é instalar a empena, que será a treliça de sustentação, e sua parte superior será a cumeeira do telhado acabado.

As vigas podem ser preparadas no chão, devem ter a forma de um quadrado, e também podem ser instaladas diretamente no telhado, dependendo da experiência e qualificação do trabalhador envolvido na construção do telhado.

Para a fabricação do frontão e caibros, são utilizadas pranchas pré-preparadas, cujo tamanho é de 150x50 milímetros.As vigas são instaladas na borda, enquanto na parte superior devem apoiar-se na cumeeira da empena e na parte inferior devem apoiar-se nas vigas do piso.

Útil: para garantir um ajuste mais firme das vigas às vigas, é utilizado o seguinte método: a viga, a extremidade inferior da viga é aplicada na superfície lateral da viga (a extremidade superior da viga deve ser devidamente fixada em a cumeeira) e, no local onde se cruzam, traçar uma linha ao longo da qual é feito o corte permitindo que a viga assente bem na viga. O local onde é feito o corte é chamado de “impulso”.

como construir um telhado de duas águas
Construção de um telhado de duas águas para uma casa de toras

Para conectar as partes superiores das vigas entre si, é utilizada uma trava especial, resultante de cortes “em meia árvore” nos locais onde as vigas conectadas entram em contato.

Após o corte da serra, as vigas são conectadas com uma pequena placa (“cabeçote”) e, para melhorar a rigidez geral da estrutura resultante, uma barra transversal é instalada adicionalmente.

Para prender as vigas em suas junções, você pode usar fixadores como arame, pregos, parafusos, esquadros suspensos.

A maior eficiência de fixação é alcançada pelo uso simultâneo de vários materiais de fixação, por exemplo, quadrados instalados são fixados adicionalmente com arame.

Útil: antes da montagem, deve-se verificar a verticalidade da treliça instalada usando um fio de prumo padrão.

A instalação do sistema de vigas começa com a instalação de duas vigas extremas ao longo das bordas da casa, entre as quais uma corda é esticada. Usando esta corda, você pode esclarecer a localização das pernas restantes da viga, usando este marco, as vigas restantes são instaladas.

Leia também:  Sistema de caibro de um telhado de duas águas. Tipos de telhado. Cálculo de materiais e dimensões. Construção. Montagem da viga

Para fortalecer a rigidez da estrutura treliçada, bem como evitar a flacidez das vigas, deve-se utilizar um elemento denominado “strut”. É instalado no centro da viga de forma que a outra extremidade fique apoiada no rack, após o que é fixada com pregos comuns.

Depois de concluir a instalação do sistema de vigas, você pode começar a colocar a caixa. Para esses fins, você pode usar ripas ou pranchas comuns, cujas dimensões são 25x25 milímetros.

Independente do percentual de umidade utilizado na fabricação do caixote do material, com o tempo ele vai secando gradativamente, causando deslocamento e empenamento dos elementos estruturais. Portanto, recomenda-se colocar a caixa "em execução", evitando o cumprimento estrito de linhas retas.

No final da história de como construir um telhado de duas águas, devemos nos lembrar da cornija, que dá uma aparência completamente acabada ao telhado acabado. Para seu equipamento, é necessário liberar a caixa para fora do frontão a uma distância de 30 a 40 centímetros.

Com pouca experiência e habilidade, uma pequena equipe de três ou quatro pessoas é capaz de concluir a construção de um telhado de duas águas para uma casa de campo ou chalé em um tempo bastante curto - não mais que três dias.

O principal ao mesmo tempo é cumprir todos os requisitos e realizar todo o trabalho com cuidado, principalmente monitorando a confiabilidade e a segurança do telhado.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC