Depois de chamarmos o sótão de sótão, descobrimos que aqui há lugar para a criatividade e o que mais. O fato é que a janela fica em ângulo, o que significa que está muito mais voltada para a luz do sol.
Bem, e o telhado, que reivindica seus direitos sobre as regras para o design de tal janela. Daí toda a ciência associada a essas janelas do sótão.

Versões

Qual é o nome da janela do sótão - trapeira, trapeira ou casa de passarinho - a essência permanece inalterada. Está sujeito a maiores requisitos de resistência, semelhantes aos requisitos para o telhado.
Um pouco de história
O aparecimento das janelas do sótão foi precedido por toda uma história de detetive que se desenvolveu em vários países europeus:
- primeiro, os reis do Velho Mundo levaram seus súditos a viver literalmente sob telhados de edifícios;
- então o arquiteto francês Mansart (daí o "sótão") decidiu legalizar esta habitação também arquitetonicamente, ainda estava sob os reis franceses;
- e já em meados do século 20, um dinamarquês com um sobrenome escandinavo comum Rasmussen decidiu equipar o sótão com uma janela, que rapidamente encontrou seus adeptos.
Requisitos
Com as claraboias localizadas na parte vertical das cumeeiras, tudo fica claro - não há requisitos especiais nela. Se você não levar em conta o tamanho, essas janelas não são diferentes das janelas verticais usuais nos quartos.

Agora estamos falando de janelas em um telhado inclinado.
Essas janelas estão constantemente expostas a fatores naturais externos - chuva, neve, granizo, sol - daí os requisitos especiais de confiabilidade:
- precisão dimensional é necessária;
- o quadro deve ter maior rigidez;
- toda a estrutura deve ter altas características térmicas.
Conselho util!
Considerando tais requisitos, escolha os mestres para instalar clarabóias com muito cuidado.
Nem todo fornecedor tem experiência suficiente neste assunto.
Certifique-se de primeiro se familiarizar com exemplos específicos do trabalho do artista proposto e só então tirar conclusões.
Instalação
Primeiro você precisa se familiarizar com o escopo do trabalho.

Projeto
Estruturalmente, uma janela de telhado é muito semelhante a um bolo de camadas, portanto, não se surpreenda, essa abordagem é a melhor maneira de proteger das intempéries e fornecer rigidez:
- A - persianas ou toldos, afinal, não dá para prescindir de proteção externa adicional, é ela quem vai pegar o granizo;
- B - salário, esta janela não é um ícone, claro, mas em algumas situações apenas ela salvará. O tipo de salário é determinado pelo material do telhado - liso, de estanho ou cobre, ou ondulado, de telhas metálicas, ondulina e outras opções modernas da moda. As paixões em torno do tipo estão associadas ao desejo de fazer a janela sobressair o mínimo possível acima da superfície do telhado.
Assim, os vencimentos são:
-
- para chapas lisas com onda zero;
- para ladrilhos betuminosos macios - uma onda não superior a 8 mm;
- para materiais com onda não superior a 16 mm;
- para materiais com onda não superior a 30 mm;
- para materiais de cobertura com onda superior a 30 mm;
- bem e, finalmente, para materiais em que a onda é muito grande.
- C - o destaque do próprio programa - uma janela de telhado;
- D - circuito de isolamento hidrotérmico, sem tal elemento, nem uma estrutura de janela pode fazer, que terá que lidar com alta umidade e protegê-la;
- E - cortinas ou persianas, já é um acréscimo opcional;
- F - inclinações internas e qual janela sem elas.

Progresso de trabalho
Depois de determinar o número de janelas necessárias no sótão e suas dimensões, indique sua localização por dentro - 2-3 cm a mais que a largura da janela de cada lado e 10-15 cm acima e abaixo. .
E então:
- selecionamos o salário de acordo com a altura da onda do material de cobertura;
- cortamos a impermeabilização, como sempre, deixando uma margem, mas para essas janelas não menos que 20 cm;
- removemos uma seção do telhado ou até a cortamos;
- se necessário, remova a interferência seções de vigas;
- do fundo, pregamos uma viga de montagem com 50 mm de espessura da caixa em 8 a 10 cm;
- fixamos a borda inferior do isolamento na viga;
- fixamos a borda superior do isolamento na caixa superior;
- as reservas de isolamento lateral se esgotam;
- depois vem a fixação da moldura;
Conselho util!
E aqui você tem que fazer uma lacuna e enviar o assistente de instalação do quadro para as instruções.
O fato é que existem muitos designs de molduras de janelas de sótão - Velux, Fakro, Roto.
Os princípios de instalação de todos, é claro, são muito semelhantes, mas existem muitas diferenças, que apenas uma consulta ajudará a entender.
- quando a moldura é instalada, os suportes são presos a ela - os inferiores são muito confiáveis e os superiores não são apertados, eles serão necessários para alinhar toda a estrutura;

- o isolamento térmico é fixado na parte superior do quadro;
- por baixo, o isolamento térmico é fixado na viga de montagem - somente depois disso a moldura entra na recepção da janela;
- instalamos o caixilho e ajustamos o aperto ideal de seu encaixe por meio dos colchetes superiores;
- agora finalmente apertamos os colchetes, inclusive os laterais;
- chega a vez de fixar as saídas laterais do impermeabilizante à esquadria;
- nas aberturas laterais telhados instalar isolamento;
- de cima, instalamos uma calha de drenagem (e novamente temos que falar sobre as características de design de cada modelo de janela e encaminhar o assistente para a documentação);
- para proteger contra vazamentos, “desdobramos” um avental ao redor da janela - prendemos na moldura, viga de montagem, vigas e caixote superior, enrolamos as bordas sob o caixote;
- de cima, o avental deve passar por baixo da calha.

Conselho util!
Não recomendamos o uso de espuma de montagem para vedação adicional das juntas da janela de sótão.
Somente selantes especiais são adequados para isso.
Instale as inclinações internas apenas de acordo com a regra: a inferior é vertical, a superior é horizontal, só isso garantirá uma melhor circulação do ar quente do radiador.
conclusões
Aqui estão elas, nada simples, janelas do sótão. Mais importante ainda, mantenha sempre as instruções de instalação do seu modelo à mão.
São muitas coisinhas, algumas não requerem isolamento especial e outras até usam isolamento duplo. Alguns têm abas de ventilação e a maioria permite alterar os pontos de fixação nas laterais e, portanto, o grau de abertura futura.

Não deixe de assistir ao fascinante vídeo adicional deste artigo, onde você encontrará muitas coisas interessantes para você, principalmente entre as soluções de design para janelas de sótão.
O artigo te ajudou?