Plano de caibro: facilitamos o cálculo do sistema

plano de vigaDurante a construção de casas de campo e casas de campo, são utilizados sistemas de vigas utilizados em edifícios residenciais. Este artigo falará sobre como é projetado um sistema de caibro, o que é um plano de caibro e como ele é elaborado para facilitar o cálculo do sistema.

Vigas para edifícios residenciais são geralmente feitas de madeira. Esses sistemas de treliça são geralmente feitos na forma de um triângulo, embora outros projetos sejam usados ​​às vezes.

Se for necessário economizar espaço, são utilizados sistemas de treliça no sótão, que permitem equipar outra sala no sótão.

Projeto de sistemas de telhado e vigas

Projetar um sistema de vigas é uma tarefa bastante complexa que requer habilidades e conhecimentos especiais.Para fazer isso, é necessário calcular corretamente a neve e o vento, o peso ideal do sistema.

Portanto, a maior eficiência e durabilidade da casa construída podem ser alcançadas se o cálculo e desenho do sistema de treliças for realizado por um especialista competente e qualificado com experiência na execução desse trabalho.

Os pontos mais importantes a considerar ao projetar um telhado são:

  • Tipo de telhado que está sendo construído;
  • ângulos de inclinação;
  • O material usado para cobrir o telhado;
  • escolha da seção das vigas;
  • Cálculo das estruturas do sistema de caibros.
desenho do sistema de treliça
Projeto do sistema de vigas

Ao mesmo tempo, a inclinação das encostas também afeta o cálculo da resistência da estrutura de suporte e a escolha do material que cobrirá o telhado.

A maioria desses materiais afeta diretamente o projeto do sistema treliçado, portanto, o material de revestimento deve ser selecionado na fase de projeto.

A estrutura da treliça deve ser cuidadosamente calculada ao projetar o telhado, pois as deficiências feitas na avaliação das cargas podem causar deformação da estrutura do caibro e violação da cobertura do telhado durante a operação e colapso de todo o telhado.

As estruturas de suporte de carga do telhado, consistindo no caso de um telhado inclinado de ripas e caibros, garantem sua estabilidade e resistência.

O layout estrutural das vigas depende dos seguintes parâmetros:

  • forma do telhado;
  • A presença de suportes internos e sua localização;
  • O comprimento do espaço sobreposto.

Ao desenhar vigas, deve-se ter em mente que vigas ou treliças de vigas estão penduradas e em camadas (o tipo mais comum).

Leia também:  Esquema do sistema de treliças para a fabricação e instalação

Na maioria das vezes, o desenho das vigas é feito na forma de um triângulo, proporcionando máxima rigidez e eficiência.

Treliças de vigas complexas incluem vários elementos adicionais diferentes, como:

  • Vigas de caibro, também chamadas de pernas de caibro;
  • puffs;
  • Barras transversais;
  • Racks;
  • Estrados, etc.

Vamos dar uma olhada nos dois principais tipos de vigas:

  1. Vigas laminadas são instaladas em casas onde a parede do meio é a parede de suporte de carga. Eles incluem duas pernas de viga, cujas extremidades inferiores repousam sobre os Mauerlats - as barras de apoio e as superiores - na cordilheira, que é sustentada por estantes. Os racks são instalados sobre uma cama, localizada em uma parede interna do mancal. Mauerlat e deitado servem para distribuir a carga nas paredes. Na ausência de paredes internas longitudinais, as vigas devem ser apoiadas em paredes internas transversais ou em pilares, cuja distância entre eles não exceda 6,5 ​​metros. Com um suporte adicional, a largura da sala sobreposta pode ser aumentada até 12 metros e com dois suportes - até 15 ou 16 metros. O aumento do vão complica o projeto, pois torna-se necessário introduzir elementos do telhado, como escoras e escoras, para aumentar a estabilidade e a rigidez lateral do sistema de caibros, transformando a estrutura do caibro em uma treliça.
  2. vigas suspensas são usados ​​na ausência de suportes internos e contam apenas com paredes externas. A composição das vigas suspensas inclui pernas de vigas inclinadas e uma extensão, que é uma barra horizontal que recebe o impulso das pernas das vigas. Com as pontas inferiores das pernas da viga, com a ajuda de um puff, repousam sobre os Mauerlats, e nas pontas superiores as vigas são fixadas na cumeeira.A versão mais simples das vigas suspensas é uma treliça simétrica triangular, e o volume do espaço sobreposto pode ser de 7 a 12 metros. Você pode fortalecer a estrutura com uma mesa especial - barra transversal.

Importante: deve-se notar que a fabricação de vigas suspensas é um processo bastante trabalhoso, e seu custo excede significativamente o custo das camadas. Portanto, muitas vezes, para reduzir o custo de construção, são equipados sistemas combinados de vigas, que incluem vigas suspensas e inclinadas.

Desenvolvimento de um plano de vigas

lavou as vigas
Plano de caibro acabado

Ao desenvolver um plano de vigas, os seguintes procedimentos são executados:

  • Aplicação de eixos de coordenação modulares, aos quais se atribuem os valores das espessuras das paredes principais do edifício. Neste caso, a extensão da cornija de coroamento da estrutura utilizada é disposta na planta das paredes externas em forma de curva de nível;
  • No plano, são desenhados dutos e tubulações de fumaça e ventilação, cuja localização é necessariamente levada em consideração no processo de colocação dos elementos do sistema de vigas projetado;
  • Eles desenvolvem um plano para a forma de telhado selecionada na forma de um esboço, que também deve levar em consideração a localização das paredes. Uma crista, vales, nervuras, bem como os seguintes elementos são aplicados ao plano na forma de linhas:
  1. A forma das inclinações do telhado;
  2. A direção da inclinação das encostas;
  3. A localização das janelas de sótão;
  4. Localização de empenas, etc.
  • Usando o plano do telhado, é desenhado um plano do sistema de vigas, no qual deve ser indicada a colocação dos seguintes elementos:
  1. viga viga;
  2. Mauerlats;
  3. Pernas de viga com potras e puffs, com base em Mauerlats;
  4. As estantes, bem como as escoras longitudinais, conferem a necessária rigidez espacial do sistema de treliças (apresentadas a tracejado);
Leia também:  Vigas faça você mesmo: tecnologia de instalação

As seções transversais de vários elementos assumem valores indicativos dependendo do tipo de madeira que será utilizada na construção (tábuas, vigas ou troncos). O degrau das vigas, ou seja, a distância entre elas, é selecionado em função do tipo de andaime utilizado na construção do telhado, bem como do peso do material utilizado para cobrir:

  • Etapa vigas de madeira é 100-120 cm;
  • O passo das vigas feitas de vigas é de 150 a 180 cm.

Além disso, a distância entre as vigas pode mudar ao passar chaminés ou tubos de ventilação entre eles.

Além disso, esses tubos podem ser pulados interrompendo as pernas da viga, para isso, suas extremidades livres repousam sobre lintéis de madeira localizados entre as vigas adjacentes, para cuja fixação uma viga especial é lavada.

No caso de telhados de duas águas ou duas águas, as mansardas são colocadas em empenas localizadas nas extremidades. Isso aumenta a eficiência da ventilação do sótão na estação quente.

Ao desenvolver um projeto de telhado de quatro águas, elementos como pernas diagonais oblíquas de vigas, galhos apoiados sobre elas, bem como janelas de águas-furtadas localizadas nos quadris, devem ser exibidos no plano.

No caso de um sótão estar equipado no espaço sob o telhado, o plano também deve exibir as vigas superiores do enquadramento das paredes da estrutura, sobre as quais as vigas se apoiarão.

Também deve ser levado em consideração que o desenvolvimento de um plano para o sistema de caibros deve ser realizado em paralelo com o desenvolvimento de um plano para várias seções estruturais do edifício projetado, que devem ser interligadas.

  • No desenho da planta treliçada, são anotados os valores das distâncias entre os eixos modulares do edifício projetado, aos quais são anexados os valores da espessura das paredes. As linhas dimensionais, nas quais é marcada uma cadeia de degraus entre os eixos das vigas, são desenhadas no plano mais próximo de seu contorno. Dentro da planta, são indicadas as distâncias entre os racks, tubos de ventilação e chaminés, bem como entre vários elementos estruturais do sistema de treliças. Além disso, as legendas devem ser exibidas no plano, nas quais serão indicados os valores dos comprimentos e seções transversais dos elementos listados.
Leia também:  Como calcular as vigas: calculamos corretamente

O sistema de treliças é o elemento mais importante da construção do telhado que está sendo erguido, do projeto correto do qual dependem indicadores como a confiabilidade do telhado, sua segurança e a duração da vida útil.

Portanto, sem ter as habilidades e habilidades necessárias, é melhor não assumir a preparação de um plano de vigas, mas confiar este trabalho a um especialista qualificado com a experiência necessária.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC