Em quase todas as regiões do nosso país, o inverno não é completo sem muita precipitação, principalmente neve. Muitos de nós admiramos repetidamente a beleza das casas de campo cobertas de neve, com janelas em chamas e chaminés fumegantes. Sim, a paisagem é certamente atraente, mas por dentro parece um pouco diferente. Os residentes de verão e os próprios proprietários sabem em primeira mão como é difícil lidar com uma bela cobertura de neve no telhado de suas casas. É para eles que será útil este artigo, no qual não só contaremos, mas também descreveremos em detalhes o que é retenção de neve no telhado e por que é necessário.
Neve - uma alegria ou um incômodo?
Mais uma vez, chega o inverno e os donos de casas particulares nem sempre têm dias tranquilos em que podem tomar chá com segurança e sentar-se em silêncio perto do fogão.
Somos nós, moradores da cidade, que estamos acostumados a chamar serviços públicos se o telhado vazou ou pingentes de gelo pendurados. E sua casa exige cuidado e respeito.
No outono, quando chove, muitas vezes ficamos horrorizados com os tetos atuais, sem entender - qual é o problema?
Parece que eles reconstruíram recentemente, e a cobertura é cara, e conserto de telhado feito com o mais recente. No entanto, seu telhado precisa não apenas de reparos, mas também de bons cuidados periódicos.
Observação! Muitos de nós já ouvimos o termo "carga de neve no telhado", mas poucos entendem o que isso significa. Isso significa que a neve não é tão leve quanto pensávamos. Sua massa acumulada, de um metro de espessura por centímetro quadrado de área, é capaz de martelar um prego pela força do impacto! Esta é a quantidade de estresse que seu telhado suporta após a queda de neve. Não é de surpreender que mesmo o revestimento mais durável e de alta qualidade possa ser deformado pela pressão de tal gravidade.
Vamos lembrar que tipo de problema a neve acumulada no telhado em grandes quantidades pode trazer.
- Avalanches inesperadas que caem sobre sua cabeça no momento em que você passa. E é bom que a massa de neve não contenha uma grande quantidade de gelo que possa prejudicá-lo.
- Enormes pingentes de gelo caindo sobre um carro estacionado silenciosamente ao lado da casa. Pequeno consolo se este carro não pertence a você, mas a um vizinho que está entediado há muito tempo.
- Correntes de água ao longo das paredes durante o degelo. Afinal, nenhum outro sistema de drenagem no mundo é capaz de receber tamanha quantidade de esgoto.
- Divórcios no teto devido a vazamentos no teto. A neve fez seu trabalho - o deslocamento do revestimento levou à despressurização. E agora - o resultado, o telhado vazou com a pressão da massa de neve e o derretimento da neve.
- Azulejos caídos. Claro, os mestres de assentamento fizeram seu trabalho de má fé e, como resultado, os fragmentos do telhado se moveram.
- Seu canteiro de flores favorito, empilhado à mão neste verão, foi brutalmente destruído por uma avalanche que caiu do telhado e agora exigirá uma grande reforma na primavera.
- A amada sogra caiu com entusiasmo, caminhando pelo caminho gelado ao longo da casa, onde pingentes de gelo haviam caído do telhado no dia anterior.
Todas essas e muitas outras surpresas podem esperar por você se você não cuidar de uma coisa tão necessária quanto os protetores de neve do telhado a tempo. Eles vão salvar seu carro, seu canteiro de flores e até sua amada sogra de esperar por problemas.
O que são guardas de neve

Para evitar que a neve caia sobre as cabeças dos proprietários e transeuntes com grande massa, existe uma maneira simples - um retentor de neve. São grades presas à cobertura, geralmente instaladas ao longo do perímetro da cobertura.
prender protetores de neve do telhado durante a instalação do revestimento de acabamento, nos locais onde é mais provável o acúmulo de neve. Além disso, eles devem ser instalados onde a neve tem maior probabilidade de cair e prejudicar a saúde ou a propriedade.
Ao construir uma casa, é importante considerar qual lado do telhado ficará mais coberto pela precipitação. Normalmente, o lado norte do telhado é mais suscetível ao acúmulo de massa de neve.
Também é preciso levar em consideração a direção do vento, pois no lado sotavento o acúmulo de precipitação é mínimo. A partir daí, de onde costuma soprar o vento, é aplicada a maior quantidade de neve.
Isso significa que um retentor de neve para o telhado deve ser instalado, antes de tudo, onde é mais provável o acúmulo de uma grande camada de neve e massa de gelo.
A instalação de dispositivos de retenção de neve é bastante simples.

Esses acessórios são fixados no momento da instalação da cobertura. As barras são colocadas sob as cristas de cada onda do revestimento. Isso servirá como uma futura montagem de dispositivo.
A borda superior do retentor de neve é reforçada com uma barra. É fixado com parafusos auto-roscantes à caixa ao longo do topo de cada uma das ondas do revestimento.
Observação! Se o retentor de neve tiver a forma de um tubo, ele será fixado, aderindo ao nível das paredes de suporte, ao longo do perímetro de todo o telhado. Nos locais de sua fixação, é necessário fazer uma caixa contínua. Em seguida, um tubo é inserido no orifício localizado abaixo. Em seguida, o dispositivo é preso com parafusos ou parafusos auto-roscantes na recessão da onda por meio de uma junta de borracha na própria caixa. Agora o próximo tubo é inserido. Entre si, os retentores de neve são presos com uma manga com parafusos.
Se você tiver um piso de cerâmica, a placa de base é fixada na caixa ou em uma placa especialmente instalada.
Esta placa é colocada sob os ladrilhos e fixada na linha inferior da ripa diretamente através dos ladrilhos. As telhas de suporte especiais para as marcas mais famosas de revestimento podem ser facilmente adquiridas em lojas de materiais de construção.
Assim, ao instalar um sistema de proteção contra avalanches em seu telhado em tempo hábil, você evitará muitos problemas.
É especialmente importante prestar atenção ao que cobre o seu telhado e qual é o ângulo das inclinações do telhado.
A instalação de acessórios de retenção de neve é especialmente necessária se:
- Seu telhado é coberto com um revestimento de metal que tem uma superfície lisa.
- O ângulo das inclinações do seu telhado é de 6 graus ou mais.
- Você se preocupa com sua segurança e com a segurança das pessoas que passam.
- A casa tem uma grande área e, consequentemente, um telhado bastante grande.
- A região está localizada em locais com clima bastante frio.
- Flutuações freqüentes de temperatura, especialmente no inverno.
Se por algum motivo você não tiver sistemas antigelo instalados que aqueçam o telhado e derreta a neve uniformemente, cuide de outros meios.
Atenção especial deve ser dada aos telhados lisos com declive acentuado. É lá que a neve, congelando em baixas temperaturas, tende a derreter rapidamente ao menor degelo.
O revestimento, descongelando, dá um efeito deslizante, no qual uma massa de neve de grande espessura se desprende em grandes fragmentos, podendo causar danos materiais ou físicos a você ou a estranhos.
Com aparente simplicidade, a retenção de neve no telhado pode não só proteger você e aqueles que passam por sua casa
A massa de precipitação não só será distribuída uniformemente sobre o seu telhado, como um sistema bem instalado não permitirá que a neve deforme o revestimento. Além do mais, o derretimento ocorrerá lentamente sem sobrecarregar as calhas e tubulações.
O artigo te ajudou?