Vigas de madeira: principais tipos

vigas de madeiraEste artigo discutirá as vigas de madeira, em camadas e suspensas, seus principais prós e contras e a instalação de um sistema de vigas de madeira.

Para a fabricação de elementos de suporte de carga de telhados inclinados, geralmente são utilizados os seguintes materiais:

  • Madeira sendo o material mais popular;
  • Sistemas de vigas de concreto armado;
  • Treliças de betão armado - elementos de treliça diagonais;
  • Grandes painéis de concreto.

A escolha de um projeto específico depende de vários parâmetros do telhado:

  • tamanho do vão;
  • Ângulo de inclinaçao;
  • Requisitos para a durabilidade do telhado;
  • resistência ao fogo;
  • Desempenho térmico, etc.

Para a fabricação de sistemas de vigas de madeira, são utilizadas madeiras roliças (toras), vigas e tábuas. Existem dois tipos de vigas de madeira: em camadas e vigas suspensas.

Vigas

vigas de madeira
Vigas

As vigas de madeira laminada são uma estrutura espaçadora utilizada para transpor pequenos vãos.

Ao instalar uma parede intermediária portante, eles podem ser usados ​​para cobrir vãos cuja largura não exceda 18 metros. No caso de telhados inclinados, a largura máxima do vão sobreposto é de 7 metros.

As vigas devem ter alta resistência e estabilidade, além de suportar cargas máximas de vento e neve e o peso do próprio telhado.

Durante a construção de telhados de duas águas, as extremidades inferiores das vigas em camadas são suportadas por um mauerlat (viga), e as extremidades superiores são suportadas por um sistema de estantes, vigas e escoras, através do qual a carga é transferida para as paredes. As vigas dos telhados dos galpões repousam sobre um mauerlat colocado ao longo das paredes.

O objetivo das vigas é distribuir a carga criada pelas vigas nas paredes. Ao colocar a viga na parede, deve-se colocar material impermeabilizante sob ela e, após a colocação, tratar a viga com anti-séptico.

vigas suspensas

As vigas de madeira suspensas são um sistema de elementos que consiste em uma série de vigas conectadas com pregos, parafusos ou cortes. Existem sistemas assimétricos e simétricos de vigas suspensas, bem como de passo único e empena.

As vigas suspensas incluem dois pares de pernas de viga conectadas por um sopro, que percebe o impulso.

Leia também:  Estruturas de vigas: para que o telhado não vá

Se o vão for inferior a 18 metros, deve-se aumentar a rigidez e reduzir a deflexão das pernas das vigas com o auxílio de travessas. sistema de treliça montados em cortes e fixados com grampos.

Ao conectar os elementos das vigas entre si, todos os mates devem ser ajustados com precisão. Para a fabricação de peças como pernas de caibro, travessas e escoras, a madeira de coníferas é mais utilizada na forma de vigas, tábuas ou toras.

Útil: o sistema de treliças de casas de fábrica é criado a partir de vigas de tábuas equipadas com escoras e estantes. A seção transversal das vigas é de 100x50 mm e a seção transversal da caixa é de 50x50 mm.

As principais vantagens dos sistemas treliçados de madeira são:

  • Projeto de baixo peso;
  • Instalação rápida e fácil do sistema;
  • Baixo custo do sistema vigas em relação a outros materiais, o custo de erguer todo o telhado é reduzido de forma correspondente.

As principais desvantagens das vigas de madeira incluem:

  • Pequeno em comparação com outros materiais, o comprimento das pernas das vigas;
  • Vida útil mais curta do que para concreto armado ou estruturas metálicas;
  • A necessidade de usar meios adicionais para proteger a madeira do fogo.

Instalação de caibros de madeira

vigas de madeira
torneamento do telhado

Antes de prosseguir com a instalação, deve-se organizar um local no local em que os elementos das vigas serão marcados e processados.

Mauerlat é geralmente sólido e é um tronco cortado em duas cordas.

Considere as principais nuances da instalação de um sistema de treliça de madeira:

  • Mauerlats de paredes externas e camas de paredes internas de suporte de carga devem ser tratadas com um anti-séptico e feltro antes da instalação para proteção adicional;
  • As pontas das pernas das vigas das casas de madeira repousam nas paredes externas;
  • No caso de vãos pequenos, não superiores a 6,5 ​​m, a instalação de caibros escalonados pode ser realizada sem a utilização de suporte intermediário.Com vão de 10 a 12 metros, deve-se utilizar um, e com largura de até 15 m - dois suportes intermediários;
  • A instalação do sistema de caibros é realizada de baixo para cima, começando com suportes intermediários com placas ou camas de subcamada.
  • Barras de suporte, Mauerlats e placas de apoio, cuja seção transversal é geralmente de 100x50 mm ou mais, são fixadas em rolhas de madeira tratadas com anti-séptico. As rolhas devem ser colocadas em alvenaria e seu degrau deve ser de 400-500 mm. A fixação é realizada com pregos K4x100.
  • A altura do Mauerlat acima da borda superior do sótão deve ser de pelo menos 40 cm.
  • Após a colocação e fixação dos elementos dos suportes, as estantes são instaladas nas camas por meio de um entalhe com espigão oculto, após o que são adicionalmente pregadas aos elementos de suporte.
  • As cremalheiras são alinhadas em uma linha de prumo e duas fixações são equipadas. O primeiro é feito com a ajuda de lutas temporárias de pranchas, e o segundo - pregando laços permanentes diagonais anti-vento com a ajuda de andaimes portáteis leves.

Importante: os laços são chamados de montagem cruzada de racks, para os quais são utilizadas placas com seção de 100x50 mm. Essas fixações evitam que os racks dobrem em caso de vento forte vindo da parte frontal do edifício. Para prender os laços aos postes, são utilizados pregos, cuja distância ao longo das fibras é de pelo menos 60 mm e transversalmente - de pelo menos 20 mm.

  • Uma corrida é colocada ao longo do cume ao longo da parte superior dos racks. Na ausência de material de madeira com seção transversal suficiente, o percurso é feito de duas tábuas, cuja espessura é de 50 mm. A fixação das tábuas é feita com pregos, cujo passo é de 200 mm.
  • Realize o alinhamento do empilhamento das corridas, após o que são desapertadas com suportes de metal.Se o Mauerlat é o suporte inferior das pernas das vigas, a corrida é feita no suporte superior. Porém, em alguns projetos é permitido apoiar as pontas superiores diretamente nos postes.
  • As partes inferiores das pernas da viga são conectadas por um entalhe ao Mauerlat, além de serem fixadas com pregos.
  • Mauerlat, usando uma torção de dois fios de 4 mm, é amarrado a rufos embutidos nas paredes durante a alvenaria. No caso de paredes cortadas, a trela é fixada com pregos grandes.
  • Contra vigas no cume são conectadas com sobreposições.
  • Vigas em camadas feitas de madeira redonda são tricotadas em meia árvore ou em uma única ponta aberta, após o que são presas com uma cavilha ou parafuso de madeira. Para isso, são feitos cortes correspondentes na perna e na corrida.
Leia também:  Sistema de treliça de telhado de mansarda: desenhos, dispositivo, materiais
treliças de telhado de concreto armado
Esquema de conexões de vigas de madeira
1. Prateleira:
2. Comunicação de placas com seção de 50x100 mm;
3. Forro de placa;
4. Cobertura de feltro em duas camadas;
5. Fixação com pregos K4x100.

Primeiro, é realizada a instalação, alinhamento e desaperto dos dois pares extremos de estruturas de vigas. É importante que sua parte superior seja horizontal.

De acordo com os projetos verificados, o restante é instalado, após o que você pode prosseguir para a implementação da caixa.

Importante: no caso de grandes vãos, os caibros comuns de tábuas são substituídos por treliças ou o sistema de caibros planos é substituído por estruturas tridimensionais que podem reduzir significativamente o consumo de madeira.

A caixa é realizada quase simultaneamente com a instalação das vigas, pois começa imediatamente após a montagem das primeiras vigas comuns.

Isso permite que você não se preocupe em usar um grande número de conexões temporárias ao prender as vigas.

Dependendo do tipo de telhado, o desenho do torneamento também muda significativamente, o que garante a fixação do telhado e a resistência às cargas da cobertura de neve, pessoas que trabalham no telhado e várias ferramentas para esses trabalhos.

As ripas sólidas são as mais versáteis, mas em muitos casos é suficiente equipar a ripa com folgas.

É claro que quanto maior a distância entre as vigas, maior a seção transversal das vigas de revestimento. A ripa é fixada nas vigas com pregos, cujo comprimento deve ter pelo menos o dobro da espessura das vigas.

Importante: nos locais mais vulneráveis ​​da cobertura, como cumeeira, nervuras, vales e saliências de cornijas, é imprescindível a montagem de caixote contínuo.

É só isso que eu queria falar sobre sistemas treliçados de madeira e sua aplicação e instalação.

A madeira é o material mais popular para fazer caibros, mas para maior confiabilidade e eficiência do sistema de caibros, as várias regras e requisitos descritos no artigo devem ser seguidos.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC