Vigas de metal: suas vantagens e desvantagens

caibros de metalAs vigas de metal são mais confiáveis ​​​​e resistentes do que as de madeira, porque são capazes de suportar cargas mais significativas. Este artigo abordará seus principais prós e contras, bem como a escolha do material para as vigas metálicas e sua instalação.

Um sistema de vigas de metal é mais frequentemente escolhido para aumentar a rigidez do telhado, e também é usado para criar sistemas de vigas que requerem a instalação de uma viga cujo comprimento exceda 10 metros.

Nesse caso, é necessário substituir não apenas as vigas, vigas e suportes dos patins de madeira, mas também a viga Mauerlat. Em vez disso, é colocado um canal poderoso, cuja fixação das pernas da viga de metal é realizada com cantos soldados.

Na prática, também são utilizados sistemas de treliças combinadas - madeira com metal, que apresentam várias desvantagens.

O mais importante é a inadmissibilidade do contato entre metal e madeira, pois com uma mudança brusca de temperatura, forma-se condensação na superfície do metal, causando apodrecimento da madeira adjacente a ele.

Para evitar isso, os elementos de madeira devem ser tratados com agentes especiais anti-sépticos e resistentes à umidade. Além disso, é necessário isolar a madeira do metal com a ajuda de material de cobertura.

Consideração separada também merece o isolamento do sótão.

No caso de um sistema de caibros metálicos, é necessário colocar o material não entre os caibros, como exigem os sistemas de treliças de madeira, mas abaixo ou acima deles.

Além disso, entre metal e isolamento de telhado deve-se deixar um espaço para evitar que a condensação se molhe do material isolante.

No caso de colocação de isolamento sob vigas metálicas, as camadas restantes da torta do telhado, como revestimento interno, material de barreira ao vapor, cobertura e abertura de ventilação, estão localizadas acima da camada de isolamento.

Isso evita a perda de calor do espaço do sótão e a ocorrência de pontes frias.

Outra opção são os sistemas de treliças metálicas sem o uso de madeira. Nesse caso, a ausência de elementos de madeira permite que você não tenha medo de apodrecer.

Esta opção de telhado é bastante vantajosa dada a longa vida útil e a possibilidade de utilização de sólidos vigas comprimento bastante grande (de 7 a 30 metros).

Leia também:  Vigas deslizantes: suas características

As vigas de metal, também chamadas de treliças, podem ser feitas de forma independente ou compradas prontas.Para sua fabricação, são utilizados perfis clássicos periódicos, cantos emparelhados, etc.

As fazendas consistem em dois braços inclinados, que juntos formam um triângulo. A capacidade de bloquear salas de grande área e altura os torna mais adequados para a construção de hangares e edifícios industriais.

Na construção de edifícios residenciais com estrutura metálica, também são utilizadas asnas de cobertura metálica, que neste caso são feitas sob encomenda para uma estrutura específica e entregues no canteiro de obras.

Sua instalação é realizada em conjunto com a base.

Além das vantagens das vigas metálicas listadas acima, também devem ser consideradas suas desvantagens, que incluem principalmente a entrega e instalação de estruturas metálicas:

  • As vigas metálicas têm um peso bastante grande, portanto, para levantá-las até a altura e instalação desejadas, é necessário o uso de equipamentos especiais;
  • As treliças de aço têm pouca resistência a altas temperaturas, portanto, em caso de incêndio, após 15 a 30 minutos, elas cedem e o telhado desaba;
  • Finalmente, a construção de um sistema de vigas metálicas é um empreendimento bastante caro.

A escolha do material para treliças metálicas

caibros de metal
Treliças treliças de tubos de perfil

Para a fabricação de elementos de treliça, geralmente é usado um perfil emparelhado e lenços são usados ​​\u200b\u200bpara realizar os mates dos nós. Os elementos são conectados por soldagem ou rebitagem.

Antes de fabricar uma estrutura metálica, é necessário calcular a seção transversal dos elementos utilizados, o número de soldas, o número necessário de rebites, etc.

A produção agrícola é realizada da seguinte forma:

  • Para a fabricação das correias superiores das treliças, são utilizados dois cantos desiguais com seção em T, cujo encaixe é realizado nas laterais menores.
  • As faixas inferiores são feitas usando dois cantos isósceles.
  • No caso de cargas na fazenda que ocorrem dentro de seus painéis, são utilizados canais pareados.
  • Para a fabricação de travessas e cremalheiras, são utilizados cantos isósceles, cuja seção é em forma de T ou cruciforme.
  • Para a fabricação de treliças totalmente soldadas, são utilizadas marcas.
Leia também:  Estradas de asfalto - tipos e características

A treliça, feita de tubos moldados, recebeu a maior popularidade na construção individual.

Esta treliça tem um peso significativamente menor do que as estruturas feitas de calha, T ou cantoneira, e sua montagem pode ser realizada diretamente no local por meio de soldagem.

Útil: para a fabricação de treliças, são utilizados tubos dobrados ou laminados a quente. Os tubos laminados a quente são produzidos com uma tira de aço de seção retangular ou quadrada, cuja espessura é de 1,5 a 5 mm.

Cobertura Estrutura Metálica

sistemas de treliça de madeira
treliças de aço treliças

As estruturas de telhado de aço são feitas de treliças projetadas para vãos bastante longos - de 6 a 30 metros.

Treliças são estruturas feitas de perfis com uma seção periódica, como ângulos emparelhados ou tubos quadrados ou retangulares soldados dobrados.

armação do telhado consistem em duas inclinações, cuja inclinação é igual e é de pelo menos 20 graus. Para apoiá-los nas paredes, são utilizadas colunas especiais ou blocos de distribuição de concreto armado com hipotecas.

Corre de uma barra de madeira e os cantos, nos quais a caixa será recheada, são presos às treliças por soldagem. Para aumentar a rigidez desse sistema, são feitos tirantes horizontais a partir de um canto ao longo dos banzos inferiores das treliças.

Na construção de casas particulares, as treliças metálicas são raramente utilizadas, mais frequentemente na construção civil e industrial de edifícios como:

  • Fábricas;
  • Fábricas;
  • Armazéns;
  • Hangares;
  • Edifícios públicos de vários andares, etc.

Na construção de casas particulares residenciais, as treliças são geralmente usadas com uma estrutura de aço modular leve.

A produção de treliças metálicas é um processo bastante simples que pode ser realizado em qualquer planta industrial.

As principais vantagens dessas estruturas são:

  • Força elevada;
  • Possibilidade de cobrir grandes vãos;
  • Boa rigidez.

As desvantagens das treliças de aço incluem:

  • Grande peso (20-30 kg/m2), exigindo o uso de equipamentos especiais durante a instalação;
  • Baixa resistência ao fogo da estrutura do telhado (15-30 minutos);
  • Formação de corrosão na ausência de tratamento especial.

Um exemplo da instalação de vigas de metal

sistemas de treliça de madeira
Esquema de treliça triangular

Considere, como exemplo, a instalação de uma estrutura de treliça metálica para telhado, cujo ângulo de inclinação é de 22-30º, o material da cobertura é ferro, ardósia ou eternita:

  • A opção mais adequada neste caso seria uma treliça triangular, cuja altura é de 20% do comprimento do vão (Fig. 1 no diagrama). A sua leveza permite construir paredes junto aos seus apoios a uma altura relativamente pequena dentro do sótão;
  • No caso de vãos de 14 a 20 metros, é recomendável escolher uma treliça com contraventamentos descendentes devido ao menor peso dessa estrutura;
  • O comprimento do painel localizado na faixa superior da treliça deve ser selecionado na faixa de 1,5-2,5 m;
  • O número de painéis em ambas as partes da treliça deve ser par, de acordo com o tamanho do vão especificado, o número de painéis é 8.
Leia também:  Como colocar vigas em telhados de diferentes designs

No caso da construção de uma estrutura industrial, as treliças são montadas sobre treliças que conectam as colunas de sustentação entre si e são a base para a instalação das treliças.

O comprimento dos vãos em tais edifícios atinge 20-35 metros, em conexão com os quais as treliças Polonso devem ser usadas (Fig. 2). Trata-se de uma estrutura composta por dois triângulos ligados entre si por aperto.

Isso permite eliminar tirantes longos nos painéis intermediários, cuja seção deve ser aumentada para resistir à flexão, o que levará a um aumento do peso da estrutura em treliça.

A faixa superior é dividida em 12 ou 16 painéis de 2 a 2,75 metros de comprimento cada. No caso da bainha do teto nas treliças, um puff é preso aos nós da correia superior, cujo comprimento é de 4 a 6 comprimentos de painel.

Mesmo que o metal sistemas de treliça têm maior rigidez e confiabilidade do que os de madeira, seu uso na construção de casas de campo e chalés geralmente não é justificado por vários motivos.

O mais indicado é a utilização de caibros metálicos na construção de edifícios industriais, onde é necessária a sobreposição de vãos suficientemente longos.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC