Passagem da chaminé pelo telhado: soluções de design

passagem da chaminé pelo telhadoQualquer casa particular possui seu próprio sistema de aquecimento em uma determinada fonte de energia. Proprietários prudentes estão até considerando sistemas multicombustíveis ou fontes alternativas de calor. Como, no entanto, vários tipos de hidrocarbonetos (carvão, gás, derivados de petróleo) ou madeira são usados ​​principalmente, seus produtos de combustão devem ser removidos. E para isso é necessário garantir a passagem da chaminé pelo telhado. Esta tarefa não é tão simples quanto parece, mas quais são as maneiras de resolvê-la - mais adiante no artigo.

Os principais problemas para os proprietários de casas particulares são criados pelos requisitos do SNiP 41-01-2003 "Aquecimento, ventilação e ar condicionado".Alguns de seus requisitos estão claramente desatualizados, mencionam materiais e conceitos dos quais ninguém se lembra hoje em dia.

No entanto, os serviços de fiscalização continuam a ser guiados por este documento específico - portanto, você deve seguir seus requisitos.

Existem várias situações em que é necessário puxar uma chaminé pelo telhado:

  • Construção de uma casa nova
  • Reconstrução de um telhado existente com uma unidade de aquecimento instalada
  • Instalação de uma fonte autônoma de fornecimento de calor em um prédio operado

De todas as últimas opções possíveis - a mais problemática: ao construir uma casa de campo e substituir o telhado, todos os requisitos existentes podem ser levados em consideração mesmo na fase de projeto.

Além disso, via de regra, o telhado é consertado nas casas onde um ou outro aquecedor já foi instalado. Ao passo que ao embutir, por exemplo, um recuperador de calor ou uma lareira num edifício já construído, terá de passar pelo telhado "não programado".

CONSELHO! Os proprietários de edifícios que decidem instalar uma caldeira controlada automaticamente (por exemplo, a gás ou a gasóleo) podem tentar considerar a opção de adicionar uma pequena divisão à casa para uma sala da caldeira ou conduzir uma chaminé através da parede, fora do edifício . Em alguns casos, isso acaba sendo mais barato e prático do que romper no telhadoespecialmente em prédios altos.

passagem pelo telhado
Saída "planejada" da chaminé pelo telhado

A razão de todos os problemas está na torta do telhado moderno. Como sabem, tem uma estrutura bastante complexa e ordenada (começando pelo interior do edifício):

  • Acabamento interno do teto
  • caixote
  • barreira de vapor
  • vigas
  • isolamento
  • Impermeabilização
  • grade de controle
  • Impermeabilização
  • material de cobertura

Considerando que a maioria dos tipos de isolamento térmico é feita de materiais sintéticos, e as hidro e barreiras de vapor são filmes totalmente poliméricos, fica claro que todos são materiais inflamáveis.

Com caibros e ripas de madeira, tudo também fica claro. Tanto o acabamento interno quanto o material de revestimento podem ser combustíveis - ou seja, quase todas as camadas do telhado. Mas o SNiP especificado proíbe expressamente a colocação de elementos de telhado inflamáveis ​​a menos de 130 mm de luz de tijolos, concreto ou tubos de cerâmica em isolamento térmico.

Leia também:  Chaminé no telhado: saída e proteção das juntas

Para tubos de cerâmica sem isolamento térmico, essa distância é quase duas vezes maior que -250 mm. Se levarmos em conta que queremos dizer a distância ao longo de todo o perímetro do tubo e adicionarmos suas próprias dimensões, obtemos um buraco bastante grande no teto que não pode ser preenchido com “combustível”, incluindo isolamento.

Também amplia a área de "dano" a necessidade de um dispositivo no tubo no local por onde passa um espessamento especial - um recuo.

Quais são as consequências disso?

  • Existe uma lacuna na barreira hidro e vapor - o isolamento pode ser umedecido, tanto do lado superior quanto do inferior
  • A camada de isolamento térmico está rasgada - isso pode aumentar a perda de calor do edifício
  • A circulação de ar no espaço sob o telhado pode ser perturbada e a umidade não será normalmente removida do isolamento
  • A estrutura de colocação do material de revestimento é perturbada, a probabilidade de chuva cair nas lacunas resultantes aumenta e, no inverno, a formação de bolsas de neve na junção do telhado com a chaminé
  • A estrutura do sistema de treliças pode ser quebrada e, com ela, a resistência geral do telhado

Resolução do problema

chaminé pelo telhado
Dispositivo de caixa de tubos

Existe uma maneira de evitar esses problemas? Em vez disso, eles podem ser reduzidos ao mínimo. Existem basicamente duas soluções para isso.

A primeira delas é organizar seu próprio sistema de treliças ao redor da chaminé. Ao mesmo tempo, as pernas das vigas são dispostas nas laterais e as vigas transversais da mesma seção das vigas são dispostas acima e abaixo.

A lacuna entre as estruturas de madeira e o tubo é preenchida com material incombustível - algum tipo de lã mineral (basalto, por exemplo).

Esses materiais geralmente são menos sensíveis à umidade do que o isolamento de telhado semi-sintético tradicional; portanto, a falta de impermeabilização não os afetará tanto.

Este método cria para a chaminé uma espécie de canal isolado de outras estruturas do telhado. Ao mesmo tempo, ao redor do sistema de caibros criado para o tubo, as camadas de vapor e impermeabilização são bordadas ao longo das vigas e das ripas da maneira usual - são dobradas e fixadas com grampos ou pregos.

Para maior confiabilidade, vale a pena vedar as juntas com fita adesiva ou fitas de vedação. No entanto, ainda existe a ameaça de violação da circulação de ar sob o telhado.

Para evitá-lo, recomenda-se a instalação de peças de ventilação, padrão para este material de revestimento, acima e abaixo do talude - grades de aeração, telhas de ventilação ou similares.

Informação importante! Com uma largura de chaminé (sobre a dimensão externa, perpendicular às vigas) de 800 mm, uma inclinação deve ser disposta acima da inclinação - seu próprio telhado pequeno que drena a neve e a água do tubo.Esta é uma tarefa bastante trabalhosa, pois a inclinação deve ser fornecida com todas as camadas de isolamento e combinada com o telhado principal usando elementos ondulados. Portanto, é melhor tentar fazer um tubo menor.

A segunda forma de organizar uma passagem pelo telhado para a chaminé é usar kits de metal especiais que muitos fabricantes oferecem agora.

Leia também:  Altura da chaminé acima do telhado: requisitos da chaminé, inspeção e operação
chaminé no telhado
um dos cortes

A parte que é finalmente obtida é chamada de corte. Inclui vários componentes, cada um dos quais executa uma finalidade específica.

O princípio de funcionamento deste equipamento é, em geral, o mesmo.

Este dispositivo é chamado de chaminé modular e consiste nas seguintes peças de aço inoxidável:

  1. O defletor é um dispositivo aerodinâmico que, aproveitando o fluxo de ar quente ascendente, aumenta a tiragem na chaminé
  2. Pinça para estrias - o cano pode ser bem alto, e requer fixações de telhado
  3. Saia - como o diâmetro do tubo é obviamente um pouco menor do que o avental de aço por onde passa, o ponto de saída é protegido da precipitação por uma saia
  4. A passagem do telhado é na verdade uma folha de metal, diretamente colocada no telhado, com um avental soldado

Este dispositivo é atraente porque é mais fácil de encaixar na aparência geral de um telhado coberto com materiais de cobertura modernos, cria uma abertura menor no telhado e é mais avançado tecnologicamente na instalação.

Informação importante! Nem todos os proprietários estão cientes de alguns dos requisitos especiais do SNiP em relação aos tubos de aço para fogões (respectivamente, lareiras).O uso de metal é permitido somente se a temperatura dos gases de saída não exceder 500 °C. Para fogões aquecidos a carvão, é proibido usá-lo. Para tubos de cimento de amianto, a temperatura cai para 300 ° C, e a proibição do carvão também se aplica. Além disso, as chaminés das casas onde o forno é alimentado com lenha ou turfa devem ser protegidas por um pára-chispas feito de uma malha metálica com uma seção de 5x5 mm

E no caso de uma passagem de fábrica, e se a chaminé for de tijolo ou concreto, ela não pode ser fixada rigidamente às estruturas do telhado. No caso de várias deformações do telhado, exposição às intempéries, uma fixação rígida pode transferir força para a chaminé e destruí-la. Todas as conexões ao telhado são feitas em elementos flexíveis.

Leia também:  A junção do tubo ao telhado: localização, características da torta e material de cobertura

Onde vamos colocar a chaminé?

Diagrama esquemático da passagem do telhado da fábrica
Diagrama esquemático da passagem do telhado da fábrica

No SNiP, existem instruções sobre a altura do tubo acima da superfície do telhado e estão ligadas à distância até o cume. Para casas com telhado plano, esta distância é fixada em -500 mm. Para telhados inclinados - há alguma gradação.

Isso é 0,5 m quando a chaminé está localizada a 1,5 mot do cume, alinhada com o cume - até 3 m e 10 ° do ângulo do horizonte (uma linha traçada perpendicularmente ao topo do cume) para grandes distâncias.

Informação importante! Ao calcular a altura da parte do telhado da chaminé, muitas pessoas se esquecem de outro requisito do SNiP, que afirma que, se um prédio com aquecimento de fogão for anexado a outra estrutura mais alta, a chaminé deve ser retirada do telhado do "vizinho". Se a casa tiver uma parede comum com um prédio alto, mesmo que tenha 3 metros de altura, o tubo ainda terá que ser puxado sobre o nível do telhado de um prédio alto.

Em relação à praticidade da localização do tubo em um determinado local do telhado, as considerações podem ser diferentes. No entanto, se telhado de casa faça você mesmo tem uma inclinação bastante grande - pelo menos 25-30 graus, no inverno, são possíveis avalanches ao longo da encosta, que podem simplesmente demolir a chaminé. E isso requer a instalação de retentores de neve separados. Além disso, quanto mais próximo da borda do telhado o tubo, maior a probabilidade de formação de bolsões de neve.

Portanto, a maioria dos especialistas ainda recomenda estender o tubo o mais próximo possível da crista - definitivamente não haverá bolsos aqui e é muito mais fácil organizar todas as conexões.


Freqüentemente, a viga da cumeeira do sistema de vigas se torna um obstáculo, mas então eles recuam um pouco da cumeeira ou cortam a viga e fazem suportes especiais sob ela em ambos os lados.

Seja como for, as pessoas aquecem suas casas com fogões há séculos, mesmo quando ainda não havia SNiPs. O problema de combinar o telhado e o tubo também sempre existiu - mas sempre foi resolvido.

E em nosso tempo de alta tecnologia, com certeza haverá uma maneira de instalar uma chaminé no telhado e desfrutar do ambiente aconchegante e aconchegante de sua casa. Existem soluções técnicas - resta escolher a certa.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC