A instalação de um sistema de treliças do tipo moderno é um processo muito flexível, capaz de concretizar até as ideias mais complexas em termos de coberturas.
Porém, ao mesmo tempo, atenção redobrada deve ser dada à instalação das vigas, pois a forma do telhado dependerá da correta instalação do sistema de treliças, que é o esqueleto do telhado.
Os sistemas de vigas são complexos e ao mesmo tempo confiáveis, capazes de dar uma aparência atraente tanto ao próprio telhado quanto a toda a casa como um todo. Vamos tentar analisar passo a passo todos os aspectos da construção do sistema treliçado.
dispositivo Mauerlat
A instalação do Mauerlat é onde começa a construção do sistema de treliças. Mauerlat serve de base para a colocação das vigas, garantindo a distribuição uniforme da carga da estrutura do telhado em toda a área da parede.
É uma barra ou tora talhada nas laterais superior e inferior, fixada ao longo do perímetro das paredes externas do edifício.
Opções de dispositivo disponíveis sistema de treliça sem o uso de um Mauerlat, no entanto, isso acarreta algumas desvantagens do ponto de vista construtivo.
Mauerlat permite aumentar a rigidez dos sistemas de treliças sem um alto consumo de materiais.

Antes de colocar o mauerlat, a parede é isolada com material impermeável - geralmente com duas camadas de material de cobertura.
A viga é colocada sobre uma correia reforçada com um ligeiro recuo das bordas externas e internas da parede com a seguinte preparação preliminar:
- Para quase todas as ocasiões, uma barra com seção de 100 * 150 mm feita de madeira anti-séptica é adequada.
- A viga é disposta preliminarmente de um frontão a outro ao longo de toda a extensão de ambas as paredes.
- Em seguida, são feitas as medições necessárias: o Mauerlat é disposto estritamente de acordo com o nível, controlando a uniformidade da distância entre as barras, que deve ser igual em todo o comprimento.
Em seguida, proceda à fixação da viga na parede. Existem vários métodos de fixação, mas um dos mais confiáveis é a fixação em um cinto reforçado com parafusos de ancoragem.
Os chumbadores são reforçados na correia reforçada durante o vazamento. Os orifícios são pré-perfurados na viga para posterior aterrissagem do Mauerlat na âncora.
Conselho! Para conseguir uma posição perfeitamente vertical dos parafusos de fixação do Mauerlat, antes de despejar a cinta reforçada, pegue uma prancha longa e plana, prenda-a aos parafusos e, com a ajuda de um esquadro comum, dê-lhes uma posição vertical.
O Mauerlat preparado é colocado em estandes que consistem em várias pranchas, então a viga é baixada sobre os parafusos, retirando uma prancha de baixo dela. Após o encaixe no parafuso, um jumper é soldado a partir de uma peça de reforço ou uma arruela é aparafusada.
Depois de colocar o Mauerlat, a construção do sistema de treliça pode ser iniciada diretamente.
Preparando-se para a instalação de vigas

Ao prender o Mauerlat na parede, meios improvisados podem ser usados para elevação. Quanto ao trabalho de construção do próprio sistema de treliças, não é possível sem o uso de andaimes móveis de construção.
A sua utilização é necessária tanto para levantar caibros elementos do telhado à altura necessária para a instalação e como trampolim de trabalho para o instalador e para a colocação dos materiais de construção necessários.
Além disso, você precisará primeiro preencher os desenhos do sistema de treliças, segundo o qual o trabalho será realizado.
Concluída a solução das questões de segurança e comodidade do trabalho em altura, inicia-se a construção do sistema treliçado.
Na ausência de uma parede interna principal (suporte) no edifício, ou seja, outro suporte além das paredes externas, as pernas do edifício só podem se apoiar nas paredes externas do edifício. Para este caso, será necessário o uso das chamadas vigas suspensas.
Se alguém se depara com a construção de um telhado pela primeira vez, lembramos que as vigas são chamadas de estruturas de sustentação e suporte de um telhado de duas águas, as pernas das vigas são vigas inclinadas que formam uma inclinação do telhado, puffs (laços de ar) são um feixe horizontal conectando as pernas da viga.
Como instalar vigas corretamente

Como vigas, em média, é utilizada uma viga de 50 * 200 mm do comprimento necessário, porém, para maior confiabilidade, é necessário calcular as vigas suspensas dependendo da carga de vento e neve, da etapa de instalação das vigas e o tipo de cobertura prevista para a instalação.
A tecnologia do dispositivo do sistema de treliça é a seguinte:
- Com a ajuda de andaimes, duas vigas são elevadas ao telhado.
- As extremidades inferiores das pernas da viga são cortadas de forma a fornecer à perna da viga um suporte estável no Mauerlat. As pernas da viga são marcadas para não confundir o lado de sua localização.
- Instale e prenda suas extremidades inferiores.
- Além disso, no local da junção superior das vigas, as vigas são cortadas no ângulo necessário para que, ao se sobreporem, entrem umas nas outras, formando um único plano vertical. Próxima fixação vigas entre si com pregos. Esta conexão é muito confiável.
Conselho! Para realizar o corte lateral corretamente, as vigas devem primeiro ser fixadas umas às outras, traçar as linhas dos cortes com um lápis e depois cortar os locais resultantes na metade da espessura da viga.
- A preparação adicional das vigas deve ser realizada já no solo. Para isso, medem e fazem um gabarito, segundo o qual são preparadas todas as outras vigas.
- A seguir, é realizada a instalação do sistema de treliças, expressa na instalação de caibros de um e do outro lado da empena. Prenda as vigas ao Mauerlat em um prego.
- O próximo par de pernas da viga, como o próximo, deve ser feito no chão de acordo com o gabarito.
- Puxe a linha ao longo da aresta entre os pares de caibros montados e prossiga com a instalação dos caibros restantes.
- O degrau do sistema de treliça é escolhido em torno de 70 cm, que geralmente é a opção mais ideal e confiável. Para fazer isso, pré-marque o Mauerlat e, em seguida, monte as vigas de acordo com a marcação.
- É imprescindível seguir a diretriz em forma de fio esticado entre as vigas laterais e, se necessário, ajustar a altura das pernas da viga diretamente no local. Em casos raros, você precisará de um forro sob as pernas das pranchas baixas.
- A largura entre pares de vigas é ajustada na parte inferior de acordo com as marcas do Mauerlat e na parte superior - usando uma placa temporária com marcações idênticas. Ou seja, após a instalação de cada par de caibros, uma tábua é temporariamente pregada de cima para os caibros esquerdo e direito de acordo com as marcações aplicadas anteriormente, que são copiadas do Mauerlat.
- Com uma distância significativa entre as paredes do mancal, o sistema de treliça suspensa deve ser reforçado com puffs (madeira horizontal). Os pares de vigas são pré-conectados com uma prancha horizontal na área da cumeeira, formando assim um nó de cumeeira.
- O sopro com uma grande distância entre as paredes de suporte pode ser realizado a partir de várias placas conectadas entre si. A fabricação de tal sopro (o chamado.latidos) ajudará a resolver problemas como atingir o comprimento necessário de um elemento estrutural, bem como obter sua maior resistência e confiabilidade em comparação com uma única viga de espessura semelhante. As tábuas devem ser cortadas no comprimento necessário, fixadas com pregos, torcidas com porcas e pernos com pernas de caibro.
- A distância entre os puffs deve ser monitorada constantemente: deve ser idêntica à distância entre as pernas do caibro. Para isso, também podem ser utilizadas tábuas estreitas, que são colocadas de acordo com as marcações do Mauerlat.
- Além disso, usando a prancha, você deve conectar o skate e o puff. Na ausência de uma parede de retenção, o sopro pode dobrar sob seu próprio peso. Para evitar isso, ele é conectado com a ajuda de um “cabeçote” à cumeeira de um par de vigas.
Todos os itens acima devem ser feitos com todos os pares de vigas.
Vigas de construção para dispositivo de balanço
O projeto de sistemas de treliça pode não incluir uma saliência de cornija. Portanto, provavelmente terá que ser erguido após a instalação de todo o sistema de vigas.

Para a instalação de um beiral de telhado, a perna do caibro deve ser construída com uma tábua chamada "potra". A saliência da saída ou da cornija é necessária para drenar a chuva e derreter a água que flui do telhado.
Além disso, a saliência protege as paredes contra umidade e mofo. O comprimento da saliência deve ser de pelo menos 40 cm. A melhor opção é considerada uma saliência de cerca de 60 cm de comprimento.
Para a fabricação de uma saliência, serão necessárias pranchas do comprimento desejado. A largura dessas tábuas pode ser mais estreita do que a largura das pernas da viga.
A potranca é presa à perna da viga com uma pequena folga, que é parcialmente preenchida com um inserto na forma de uma prancha mais curta.A fixação é feita com o auxílio de pregos: dois deles são martelados do lado oposto e dobrados.
Essa fixação será suficiente, pois a carga neste nó é planejada para ser pequena.
Conselho! Uma boa opção também é usar uma viga de pernas de caibro com comprimento suficiente para retirar a saliência da cornija.
As pernas da viga, originalmente presas ao prego, agora requerem fixação final na viga Mauerlat. Para isso, pode ser utilizada a chamada haste, que é uma tira de metal.
Eles envolvem a perna da viga com uma haste em ambos os lados - à esquerda e à direita em relação às vigas, e a uma profundidade de 25 a 30 cm do interior das paredes, eles a prendem a parafusos e pregos.
A fixação adicional deste tipo protegerá o telhado de uma possível quebra durante fortes rajadas de vento.
Você também pode usar o método antigo e comprovado - enrolar a perna da viga com arame, fixado da mesma forma por dentro das paredes. Nesse caso, é utilizado um fio de 4 a 6 mm de espessura, amarrado a rufos cravados na parede.
Com isso, a instalação do sistema treliçado pode ser considerada concluída. O telhado, construído de acordo com as regras descritas no artigo, será um suporte confiável para a cobertura disposta acima, que não terá medo dos caprichos do clima.
O artigo te ajudou?