A cobertura dura moderna tem características tão importantes como confiabilidade e estética, pelas quais ganhou grande popularidade entre os desenvolvedores.
Os principais tipos de coberturas rígidas são aço galvanizado, telhas metálicas e coberturas metálicas não ferrosas.
Os materiais para coberturas duras têm seus próprios conjuntos de propriedades positivas e negativas, características técnicas e faixa de preço.
Vantagens dos telhados rígidos
As coberturas rígidas, especialmente suas variações metálicas, oferecem uma série de vantagens em relação às alternativas mais flexíveis:
- Devido à sua superfície lisa, a precipitação na forma de neve e chuva pode rolar da superfície do telhado sem impedimentos, sem parar.
- Apesar do fato de que a maioria dos materiais de telhado duros são feitos de metal, eles são relativamente leves, e isso tem o efeito de reduzir os custos na fabricação e instalação de treliças e terças de telhado mais potentes, que são projetadas para cargas significativas de telhado.
- Além disso, a maioria dos materiais de telhado duros podem ser dobrados no ângulo tecnológico necessário. Esta propriedade permite a sua aplicação com sucesso na construção de coberturas de qualquer forma e desenho.
Características do papelão ondulado e seu dispositivo

O material é uma chapa metálica perfilada, cuja seção transversal do perfil é apresentada na forma de um trapézio. É obtido por laminação de aço galvanizado a frio.
A superfície do papelão ondulado pode ser coberta com uma camada de polímero especial.
Características da instalação de papelão ondulado:
- A inclinação mínima na qual a instalação de papelão ondulado é possível é de 8 graus.
- A sobreposição lateral geralmente é realizada na metade da onda do perfil e para telhados planos - mais larga. Para telhados com inclinação superior a 10 graus, a sobreposição vertical é de pelo menos 10 cm, inferior a 10 graus - 20-25 cm.
- A instalação do perfil começa a partir do final do telhado, colocando as placas perpendicularmente.
- As chapas são fixadas por meio de parafusos auto-roscantes de 4,8 a 38 mm de tamanho, aparafusados nas deflexões das ondas do perfil. Consumo de parafusos por 1 m2. média de 6 unidades.Nos beirais e na crista, os parafusos são aparafusados nas deflexões de cada segunda onda, no meio - em cada tábua da caixa.
- Entre si, as chapas são fixadas com parafusos auto-roscantes ou rebites em incrementos de até 0,5 m.
Dispositivo de telhado de costura
A instalação de um telhado rígido deste tipo é realizada com fixadores internos ou simplesmente dobras. Eles estão em pé e reclinados, simples e duplos.
A principal vantagem de um telhado dobrado é a ausência de furos na fixação de chapas metálicas, o que é obtido devido a elementos estruturais como kleimers.
Monte o telhado de costura da seguinte forma:
- Depois de levantar as pinturas dobradas para o telhado, elas são presas à caixa com a ajuda de kleimers.
- Os fixadores são colocados ao longo da borda da chapa com um degrau não superior a 60 cm e fixados na caixa com parafusos auto-roscantes galvanizados de 4,8 * 28 mm.
- Para usar a tecnologia dobrável, a inclinação do telhado deve ser superior a 14 graus. Com uma inclinação menor, deve-se fornecer uma base sólida e usar dobras duplas, seladas com selante de silicone.
- O telhado dobrado é colocado em uma caixa contínua ou esparsa com um degrau de geralmente 25 cm de barras com uma seção de 50 * 50 mm.
- Folhas (fotos) são melhor usadas até 10 m de comprimento. Para comprimentos maiores, grampos flutuantes devem ser usados.
Dispositivo de telhado de metal

Cobertura de uma telha metálica é um revestimento amplamente utilizado com propriedades como baixo peso, facilidade de instalação, longa vida útil e aparência atraente.
Um telhado rígido feito de telhas metálicas é organizado de acordo com as seguintes regras:
- A caixa para assentamento de telhas metálicas é composta por vigas com seção de 50 * 50 mm, localizadas verticalmente nas vigas, e tábuas de 30 * 100 mm, fixadas verticalmente às vigas. Dependendo do tipo de telha, o passo da caixa pode ser de 350 ou 400 mm.
- Durante o assentamento, a primeira chapa de telha metálica é alinhada ao longo da extremidade da cobertura, proporcionando um desnível de 40 mm em relação ao beiral, e fixada na cumeeira com um parafuso auto-roscante.
- A instalação das telhas é realizada da direita para a esquerda, colocando as placas subsequentes com sobreposição nas anteriores e conectando-as com parafusos auto-roscantes ao longo da crista da onda sem fixação na caixa. Cada folha deve ser anexada separadamente à caixa com 6-8 parafusos autorroscantes.
- Com a colocação adicional de linhas lado a lado, elas são montadas em um padrão quadriculado em relação à linha anterior.
Conselho! A reparação de um telhado duro de uma telha metálica, por via de regra, resume-se à substituição das folhas separadas, danificadas.
O dispositivo de um telhado rígido de uma telha cerâmica natural

Esse material tem sido usado como cobertura de telhado por muitos séculos. Cobrir o telhado com telhas desse tipo parecerá rico e elegante.
As coberturas rígidas de telhas cerâmicas são instaladas de acordo com as seguintes regras:
- A inclinação do telhado para colocar o material pode ser de 10 a 90 graus. Para inclinações de 10 a 22 graus, é necessária uma camada adicional de impermeabilização.
- Ao construir um telhado com inclinação inferior a 16 graus, devem ser usadas ripas contínuas.Com uma inclinação de mais de 50 graus, os ladrilhos são fixados adicionalmente com parafusos.
- Como o peso das telhas cerâmicas é 5 vezes maior que o das telhas betuminosas e 10 vezes o das telhas metálicas, o sistema de caibros deve ser reforçado adicionalmente. Além da carga de peso do próprio material de cobertura, ao calcular a estrutura de treliça, uma carga adicional de vento e neve deve ser fornecida.
Conselho! É possível fortalecer a estrutura treliçada não apenas aumentando a seção transversal das vigas, mas também reduzindo a frequência de sua localização.
- A tecnologia de instalação da estrutura de treliça depende da forma do material utilizado. A frequência de instalação de vigas nas empenas direita e esquerda pode ser diferente. Para tipos de telhas de formatos diferentes, a inclinação das vigas quase sempre será diferente.
- Ao usar contra-treliças, as ripas devem ser colocadas antes de encher as ripas. Essas ripas tornarão a inclinação do telhado muito mais suave.
- As telhas cerâmicas são montadas da esquerda para a direita e de baixo para cima. O material é colocado antecipadamente em pilhas em todas as encostas para garantir uma carga uniforme nas vigas.
- A fileira inferior de telhas, localizada no beiral do beiral, a última sob a cumeeira, e as telhas da empena são fixadas nas travessas com parafusos de aço galvanizado.
- Entre si, os ladrilhos são fixados por meio de uma trava especial, disponível em cada ladrilho.
- A fixação das telhas ao engradado é flexível, sendo que cada telha possui uma folga, o que permite que a cobertura suporte as cargas associadas à retração da edificação, exposição a mudanças de temperatura, pressão do vento, entre outras, sem deformação.
Se algum elemento de um telhado duro de telha foi danificado mecanicamente, neste caso é melhor não reparar, limitando-se a substituir um elemento individual.
Telhados duros de ardósia

A ardósia é uma ardósia de origem natural de rocha multicamada, que, quando usada, é estratificada em placas separadas.
Principal vantagem material do telhado - o seu respeito pelo ambiente, pois mesmo a temperaturas muito elevadas o material não emite fumos tóxicos.
O telhado de ardósia é montado da seguinte forma:
- torneamento do telhado geralmente montado a partir de uma viga de madeira com seção de 40 * 60 mm, que é reforçada nas vigas com pregos de 90 a 100 mm de comprimento.
- O degrau entre as barras é escolhido em função do comprimento dos ladrilhos e geralmente é disposto a menos da metade do comprimento dos ladrilhos.
- Em áreas com predominância de ventos fortes, a caixa é fornecida na forma de uma fôrma contínua de tábuas com espessura de tábua de 25 mm. Neste caso, a cofragem deve ser coberta com vidro ou uma membrana estanque ao vapor à prova de humidade.
- Ao colocar na caixa, cada ladrilho é pregado com 2-3 pregos. O número de pregos depende das dimensões da telha, do tipo de assentamento e do ângulo de inclinação do telhado.
- As telhas de ardósia são colocadas a partir da calha. Primeiro, são montados elementos maiores e, à medida que se aproximam da cumeeira, a largura das telhas diminui.
- As telhas são colocadas com uma sobreposição de 60-90 mm. Além disso, com a diminuição da inclinação do telhado e aproximando-se da saliência do telhado, a sobreposição deve ser aumentada.
Talvez o principal indicador de que um telhado duro seja muito procurado e eficaz seja o fato de esse tipo de telhado ser instalado em mais de 90% das casas.
O artigo te ajudou?