Panelas de ferro fundido: uma relíquia ou utensílios úteis na cozinha

O progresso tecnológico facilitou muito a vida, inclusive a culinária. Agora sem fogos, fogões, lavando pratos no rio e outras dificuldades para você. No entanto, alguns elementos do passado permaneceram nas cozinhas modernas. Estes incluem utensílios de ferro fundido. Por que vale a pena comprar agora e quais são suas desvantagens?

O que há de bom em uma frigideira de ferro fundido?

Este não é o tipo de coisa em que você pode fácil e facilmente obter uma crosta frita em carne ou peixe. Esta panela é projetada para estufar e assar. É em um produto de ferro fundido que você pode realmente assar panquecas, especialmente se não estamos falando de finas e perfuradas, mas de tradicionais na culinária russa - panquecas grossas e arejadas.É adequado para cozinhar pilaf, estufar repolho ou outros vegetais, caviar e muito mais.

O resultado final é que a panela de ferro fundido tem paredes grossas. Aquece por muito tempo, mas ao mesmo tempo mantém o calor uniformemente. É devido à injeção de calor nele que acontece que o alimento é assado por dentro e não resseca, não queima por fora. Esse produto é absolutamente indispensável para donas de casa que desejam cozinhar omeletes originais ou pratos de massa em uma panela.

Utensílios de mesa modernos e suas variedades

O ferro fundido não queima, pois os alimentos nele são cozidos não pela crosta, mas pela injeção de calor em toda a área da panela. Existem outros produtos que também possuem proteção contra esse incômodo. Vamos analisar os tipos de utensílios modernos:

  • Louça tradicional que se encontra facilmente em qualquer cozinha. Com seu uso hábil e certa habilidade, pode-se esperar que a comida não queime;
  • Com um revestimento de esmalte que protege contra queimaduras, mas é muito frágil em sua estrutura;
  • Com revestimento antiaderente - uma composição especial que evita a queima, mas também costuma ser muito frágil e descasca com o tempo.
Leia também:  Como escolher o cobertor certo e como cuidar dele

Os pratos tradicionais têm milhares de formas, mas ainda são menos bonitos do que os esmaltados ou especialmente revestidos. É rapidamente saturado de gordura e o efeito de novidade é perdido. No entanto, essas panelas e potes podem ser chamados de eternos.

Contras de utensílios de ferro fundido

Externamente, as panelas de ferro fundido não são as mais bonitas; portanto, ao planejar o design da cozinha, você não deve pensar que elas ficarão bem em um local visível.No entanto, eles são bastante práticos e realmente vale a pena pensar em comprá-los, dadas as seguintes desvantagens do ferro fundido. Este equipamento é muito pesado. Não será fácil jogar uma panqueca e virá-la para o outro lado.

Além disso, o ferro fundido é bastante cáustico, por isso não vale a pena tentar destruí-lo intensamente, por exemplo, batendo em uma frigideira esquecida no fogo com fuligem. Além disso, o ferro fundido não é aconselhado a ser lavado, então, idealmente, você deve ter duas panelas, uma para peixe e outra para todo o resto. Na prática, esse metal pode ser lavado com água e sabão, mas antes do próximo cozimento, a panela deve ser bem untada com óleo e acesa. Para que a comida não queime.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC