Estrutura do telhado: tecnologia de instalação

estrutura do telhado Ao erguer um telhado, o “primeiro violino” em toda a estrutura é tocado pela estrutura do telhado. É no quadro que recai a carga mecânica principal, o que significa que os requisitos de resistência, confiabilidade e durabilidade do quadro são os mais altos. O material da cobertura, o isolamento e a impermeabilização podem ser muito diferentes, mas se a estrutura for construída com falhas - escreva em vão: esse telhado não durará muito.

Muitas vezes, a construção de uma estrutura de telhado confunde os artesãos novatos. Porém, se você descobrir, não há nada impossível nesta tarefa, basta escolher uma das propostas projeto do telhado da casa e começar a trabalhar.

Com a abordagem adequada, cálculo correto e boa preparação teórica, a parte da estrutura do telhado de uma casa pequena pode ser erguida mesmo sozinha.

Ao mesmo tempo, você não apenas economizará significativamente recursos financeiros que inevitavelmente seriam gastos em salários de artesãos contratados, mas também poderá controlar o processo de montagem da estrutura.

E isso, por sua vez, significa que o desenho do seu telhado não lhe trará surpresas desagradáveis ​​no momento mais inoportuno.

Neste artigo, mostraremos como fazer você mesmo uma estrutura de telhado, usando apenas as ferramentas e materiais mais comuns.

Por exemplo, vamos pegar a estrutura do telhado de duas águas mais comum. Mas se você dominar essa tecnologia, poderá construir facilmente telhados de um design diferente (quadril, quebrado, galpão) - será suficiente apenas levar em consideração os recursos de um design específico.

Escolha do tipo de sistema treliçado

estrutura de telhado faça você mesmo
Moldura para o telhado de uma casa de madeira

A primeira coisa que precisamos decidir é o tipo de sistema de treliça. Qualquer sistema de vigas consiste em duas pernas de vigas conectadas entre si no topo.

Na parte inferior, as pernas são conectadas por uma mesa inferior, que também pode servir de base para um sótão. No entanto, na estrutura de tal sistema, as nuances são possíveis.

A estrutura do telhado da casa pode ser construída com base em dois tipos de sistemas de treliça: em camadas e suspensos. Ambos os sistemas de vigas em camadas e suspensas podem ser usados ​​na construção privada.

Como escolher um sistema para construir um quadro?

A escolha do sistema treliçado deve-se principalmente às características de projeto do próprio edifício. Se a distância entre as paredes de suporte de carga externas não exceder 6 m, você pode instalar um sistema de treliça suspensa.

A peculiaridade desse sistema é que as pernas da viga repousam apenas nas paredes laterais da casa - e com uma grande largura do edifício, ocorre uma flacidez bastante perigosa das vigas do prédio com seu próprio peso.

Um sistema de camadas mais confiável é usado quando a distância entre as paredes externas de suporte excede 6 m, mas na própria sala existe uma parede interna de suporte localizada no centro do edifício.

Nesse caso, você pode evitar vigas flácidas instalando um suporte adicional.

Escolhendo materiais para o quadro

O que precisamos para a autoconstrução de uma estrutura de telhado de duas águas.

estrutura do telhado da casa
Tábua bordada para vigas

Vigas - o nó-chave do quadro - vamos construir a partir de madeira. Para fazer isso, precisamos comprar uma placa de borda 50x150 mm, bem como uma barra de 150x150 mm.

É ideal se a madeira for de coníferas, colheita de inverno e da qual a resina não foi previamente drenada (as substâncias resinosas na composição da madeira prolongam significativamente sua vida útil, atuando como um anti-séptico natural). Também são muito importantes as condições em que a árvore foi armazenada antes da compra e o grau de secagem.

Ao examinar tábuas e vigas, é necessário prestar atenção ao possível casamento da madeira: delaminação, rachaduras, vestígios de danos por carunchos.

Os materiais nos quais esses sinais são encontrados devem ser rejeitados - seu uso na construção da estrutura do telhado é inaceitável.

Observação! As estruturas do telhado podem ser feitas não apenas de madeira, mas também de um canal de metal ou estruturas de concreto armado. Mas, neste caso, o telhado acaba sendo bastante pesado, e não estamos mais falando de sua construção independente.

Além das pernas de caibro, vigas e racks que compõem o sistema de caibros, o piso do sótão está incluído na estrutura da estrutura do telhado, bem como a contra-treliça e a caixa.

Leia também:  Roof Sudeikin: características de design

Se o espaço do sótão for utilizado para o fim a que se destina (ou seja, como sótão ou armazém), então uma placa de 50x150 mm é suficiente para a construção de um sótão.

Se o espaço do sótão funcionar como um sótão (ou seja, área de convivência), o piso deve ser mais durável: para sua instalação, precisamos de uma madeira de 150x150 mm, que é colocada diretamente no Mauerlat. O uso de tal viga permite obter resistência suficiente do piso do sótão.

Para sarrafos e contraripas, usamos uma viga mais fina. Uma barra quadrada de 40x40 ou 50x50 mm é bastante adequada. Vigas dessa espessura são fortes o suficiente para suportar o peso de quase qualquer material de cobertura.

Ao escolher vigas para torneamento, você precisa monitorar rigorosamente sua retilinidade, porque o menor desvio de uma linha reta pode complicar significativamente o trabalho de cobertura.

Além disso, um perfil perfurado de ferro galvanizado pode ser utilizado para a construção de ripas e contra-ripas.

Além dos materiais para a construção de caibros, tetos e ripas, precisaremos de:

  • Pinos metálicos roscados para fixação do Mauerlat (viga de suporte)
  • Grampos e suportes para prender as pernas da viga ao Mauerlat
  • Fixadores (parafusos de madeira, pinos com diâmetro de 8 e 10 mm) para conectar as vigas entre si
  • pregos galvanizados

O conjunto de ferramentas necessárias para a construção da estrutura do telhado é bastante padronizado: você precisará de martelos de tamanhos diferentes, uma furadeira para fazer furos, uma serra (ou retificadora) para cortar as vigas no tamanho e dar a forma desejada, um machado de carpinteiro, plainas - em geral, tudo o que provavelmente pode ser encontrado em seu armário de ferramentas.

Atenção especial deve ser dada à ferramenta de medição, porque sem um nível preciso, linha de prumo e fita métrica, é improvável que você consiga definir as vigas uniformemente a uma distância suficientemente grande.

proteção de madeira do quadro

como fazer uma estrutura de telhado
Tratamento de madeira com antipirético

Antes de prosseguir com a construção do sistema de treliças, é necessário garantir que todas as partes de madeira da estrutura do telhado estejam protegidas contra fogo e deterioração.

Para fazer isso, todos os detalhes das vigas, pisos e ripas devem ser processados ​​\u200b\u200bcom duas composições:

  • Antipirético - uma composição que reduz a combustibilidade da madeira e protege a parte de madeira da estrutura do telhado do fogo
  • Antisséptico - substância que mata bactérias e previne a ocorrência de processos putrefativos na madeira de caibros e tetos.

Para a aplicação de compostos protetores, recomenda-se o uso de pincel, pois é difícil conseguir uma impregnação profunda e de alta qualidade no processamento da madeira com pulverizador. Aplicamos a composição em várias camadas, aguardando a secagem de cada camada anterior.

Observação! Alguns conservantes de madeira são bastante tóxicos.Portanto, devem ser aplicados somente em área bem ventilada ou ao ar livre, devendo ser utilizados equipamentos de proteção individual (óculos e respirador).

A proteção da estrutura do telhado também é possível após a sua construção. Neste caso, tratamos uma estrutura já instalada com composição ignífuga e antibacteriana, dando especial atenção à impregnação da madeira nas junções das vigas do sistema treliçado.

Assim, o tipo de sistema de treliça é selecionado, os materiais são adquiridos e tratados com um composto de proteção. É hora de começar a construir o sistema de treliça.

Instalando o Mauerlat

O suporte para a estrutura do nosso futuro telhado é um Mauerlat - uma viga de madeira que é colocada nas paredes de sustentação da casa. A principal função do mauerlat é transferir e distribuir o peso do telhado e as cargas resultantes (vento, neve, etc.) para as estruturas de suporte.

Leia também:  Cobrir o telhado sozinho é real

Mauerlat é a base para quase todos os sistemas de treliça. Uma exceção só pode ser o telhado de uma casa de madeira ou o telhado de uma casa de madeira - ao construir uma estrutura com suas próprias mãos, nessas casas você usará a viga da parede superior em vez do Mauerlat.

telhado de casa de quadro
Mauerlat Fixo

Na maioria das vezes (com exceção da opção que será descrita abaixo), uma viga de 100x150 ou 150x150 mm é usada como Mauerlat. É ideal se o Mauerlat for colocado “nivelado” com a superfície interna da parede do edifício e uma barreira de tijolos for erguida fora do nível do Mauerlat.

Para colocar o Mauerlat ao longo do perímetro do edifício, colocamos uma área cega de concreto monolítico.Depois que o concreto estiver completamente seco, colocamos várias camadas de material de cobertura sobre ele - ele fornecerá um nível suficiente de impermeabilização e impedirá efetivamente que a madeira absorva umidade da base de concreto.

Na maioria das vezes, o Mauerlat é colocado de acordo com a seguinte tecnologia:

  • Instalamos pinos de uma barra de metal com diâmetro de 10 mm ou mais na base de concreto. Os prisioneiros podem ser instalados tanto na fase de construção de uma área cega de concreto quanto posteriormente - fazendo furos no concreto e fixando os prisioneiros nos furos com argamassa de cimento. O primeiro método é preferível, pois é menos trabalhoso.
  • Mauerlat de uma barra sólida de 150x150 mm é colocado ao longo da área cega e, nos locais onde a barra toca os pinos, fazemos marcas. De acordo com as marcas, fazemos furos com broca, cujo diâmetro corresponde ao diâmetro dos pinos. Colocamos o Mauerlat nas vigas, enquanto as vigas devem sobressair da madeira em pelo menos 10-15 mm.
  • Fixamos o mauerlat nos pinos com porcas, colocando uma arruela plana larga entre a viga e a porca para evitar danos à madeira quando a porca é fortemente apertada

Observação! Se você tem uma máquina de solda em mãos e tem habilidade para trabalhar com ela, pode economizar em pernos. Em vez de pinos, neste caso, usamos barras de reforço e simplesmente soldamos as porcas de fixação a elas.

Outra forma de colocar o Mauerlat permite facilitar um pouco o trabalho.

Em vez de madeira, você pode usar duas camadas de placas de 50x150 mm:

  • Dispomos a primeira fila de tábuas ao longo do perímetro das paredes e fixamo-las com a ajuda de parafusos de ancoragem com cabeça escareada e manga metálica. Para fazer furos em betão ou alvenaria, utilizamos um berbequim de percussão, tendo previamente furado a placa com um berbequim com berbequim convencional.
  • Colocamos a segunda fila de tábuas em cima da primeira fila de forma que as juntas das tábuas não coincidam, e nos cantos colocamos as tábuas “vestindo”
  • Conectamos as linhas entre si usando pregos de 100 mm.

Essa fixação do Mauerlat facilita muito o levantamento do material em altura - afinal, a prancha é muito mais leve que a madeira.

E a resistência da estrutura resultante é suficiente, especialmente se um telhado relativamente leve de uma casa de madeira estiver sendo construído.

Instalação de caibro

armações de telhado
vigas

O próximo passo na construção da estrutura do telhado é a instalação das vigas. Para facilitar o trabalho (principalmente se você trabalha sozinho), todo o processamento das vigas é feito no chão.

Portanto, é mais conveniente cortar as barras no tamanho certo, dar a forma desejada usando um gabarito, cortar as ranhuras necessárias e fazer furos de montagem. Só depois levantamos os detalhes das vigas e procedemos à fixação.

A tecnologia para fabricar uma estrutura de telhado com um sistema de treliça suspensa é a seguinte:

  • No Mauerlat, fazemos ranhuras para a instalação de pernas de viga. A distância entre as pernas do caibro é determinada na fase de escolha do tipo de sistema de treliça, mas em qualquer caso não deve ultrapassar 1,5 m - caso contrário a estrutura terá rigidez claramente insuficiente.

Observação! Se você planeja isolar o telhado, é aconselhável coordenar a distância entre as vigas com as dimensões do material isolante. Ao colocar folhas inteiras ou pares de folhas de isolamento no espaço entre as vigas, você economizará significativamente tempo no corte.

  • Começamos a instalação das vigas das empenas - as partes finais do telhado. Depois de instalar as vigas nas extremidades, esticamos uma corda entre seus patins e somos guiados por ela ao colocar as vigas intermediárias verticalmente.
  • Inserimos as pernas da viga nas ranhuras. Para fixar a perna da viga no Mauerlat, usamos fixadores complexos: o deslocamento transversal da viga é limitado por um suporte de aço e o longitudinal é por um suporte com o qual a viga é fixada no Mauerlat.
  • Ao instalar vigas, lembre-se de que as vigas devem se projetar além do perímetro do edifício. O valor ideal dessa saliência (é chamada de saliência ou saliência das vigas) é de 40 cm - é assim que as paredes do edifício são protegidas da água que escorre pelo telhado. Além da saliência da própria viga, a saliência pode ser equipada construindo as vigas com uma placa adicional mais fina - a chamada "potranca". A "potranca" é presa às vigas com pregos através de uma junta - um pequeno pedaço de tábua.

Observação! O uso de uma placa adicional para organizar uma saliência do telhado não é uma falha de projeto: pelo contrário, o uso de uma “potra” torna o projeto mais fácil e um pouco mais barato. Também facilita o reparo da saliência - se necessário, basta substituir uma ou mais "potras", e não trocar toda a viga da viga.

telhado de casa de quadro faça você mesmo
beirais
  • Fixamos as partes inferiores das vigas com uma cinta, que serve de base para o sótão. As barras de amarração são baseadas no Mauerlat.
  • Se necessário, construímos as vigas (se o comprimento for insuficiente), colocamos duas vigas sobrepostas com uma sobreposição de pelo menos um metro. Para fixar as barras, usamos pinos com diâmetro de 8 a 12 mm.
  • Conectamos as vigas umas às outras usando pinos, que inserimos em orifícios pré-perfurados. Para evitar a rotação das vigas em torno do eixo do pino, cada par de caibros deve ser fixado com dois pinos.
  • Se a largura do telhado estiver dentro de 6 m, conectamos as vigas suspensas com uma viga transversal adicional - um sopro - na forma da letra "A". Fazemos puffs de uma prancha de 50x100 ou 50x150 mm e fixamos nas vigas com parafusos auto-roscantes. Também é possível instalar um aperto de tábuas de 3 x 30x100 mm localizadas em ambos os lados das vigas.
  • Na parte superior, fixamos as treliças com o auxílio de uma cumeeira longitudinal ou cumeeira.
  • Para fortalecer o conjunto da viga superior, você pode conectar a viga da cumeeira com um sopro adicional da prancha. Isso é feito para evitar a deflexão do sopro com uma grande distância entre as vigas.
Leia também:  Telhados vermelhos: use telhas

Operações acima vigas do telhado repita para todos os pares de vigas. Depois que todas as vigas estiverem instaladas, você pode começar a organizar a caixa.

caixote

tecnologia de estrutura de telhado
Esquema de uma caixa contínua

O torneamento do telhado é de dois tipos: sólido e desbastado. A escolha do tipo de torneamento é determinada pelo tipo de material de cobertura.

Para a construção de uma caixa contínua, são utilizadas placas OSB ou compensado resistente à umidade de espessura suficiente (10 mm ou mais), cujas folhas são colocadas nas vigas através do contra-trilho. O torneamento maciço é adequado para a colocação de materiais de cobertura macios e laminados.

Ao erguer uma caixa diluída em vigas do telhado faça você mesmo barras ou tábuas são recheadas, cuja distância depende das dimensões do material de cobertura utilizado.

Se for necessária austeridade, uma tábua não cortada pode ser usada em vez de madeira para esse tipo de caixote.

A caixa diluída é enfiada nas vigas de cima para baixo. Para aumentar a resistência da estrutura, preenchemos as primeiras fileiras da caixa, começando pela viga da cumeeira, sem folga.

Após a conclusão da caixa, você pode começar a trabalhar no isolamento do telhado, colocando impermeabilização e cobertura.

Apesar da complexidade do processo, é perfeitamente possível construir uma estrutura de telhado com as próprias mãos. E se você aceitar o trabalho "totalmente armado", invariavelmente terá sucesso.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC