A construção de casas de madeira está em ascensão hoje, porque as pessoas conhecem os benefícios de morar em cabanas de madeira desde os tempos antigos. Se a construção for realizada por conta própria, definitivamente surgirá a questão de como cortar o telhado. Afinal, esse elemento é um dos mais importantes no projeto da casa.
Obviamente, se houver oportunidades financeiras, é melhor confiar a construção do telhado a profissionais da construção. Mas se você precisa economizar dinheiro, pode tentar fazer tudo sem ajuda externa.
O desenho do telhado pode ser diferente, a sua escolha depende do desenho da casa. Mas se estamos falando de construir por conta própria, você deve escolher as opções mais simples - um galpão ou telhado de duas águas.
Assumir a construção de um telhado de quadril ou cruciforme sem experiência não vale a pena.
Elementos de construção do telhado
Antes de começar a descobrir como fazer um telhado em uma casa de toras, você deve gastar um pouco de tempo estudando a teoria e conhecendo os principais elementos que compõem o telhado.
Independentemente do design escolhido, qualquer telhado incorpora dois elementos principais:
- sistema de vigas;
- Cobertura multicamada "torta".
A base do telhado e sua estrutura de suporte é o sistema de treliças. Deve suportar o peso do telhado e a carga exercida sobre o telhado. Portanto, os profissionais devem calcular e projetar esse design.
O sistema de vigas consiste em:
- Mauerlat:
- Na verdade, vigas;
- Podkosov;
- Torno.
Ao construir um telhado em uma casa de toras, onde o papel da estrutura de suporte é atribuído à parede do meio, as vigas são instaladas de forma que uma extremidade seja apoiada na parede externa e a outra em um rack ou viga instalada no parede do meio.
Neste caso, a fixação do telhado às paredes é feita com a ajuda de grampos e pregos.
Conselho! Se o aquecimento do fogão for planejado na casa, no sistema de vigas e na caixa será necessário fornecer aberturas de incêndio para a saída do tubo.
O segundo elemento do telhado - bolo de cobertura inclui os seguintes elementos:
- Barreira de vapor;
- Isolamento térmico;
- Impermeabilização;
- Contra-grelha;
- Material de cobertura.
Além disso, não se esqueça de detalhes tão importantes como um ralo de chuva no telhado, elementos de proteção para a cumeeira e cornijas.
Do que é feito o telhado? Seleção de material de cobertura

Que material para o telhado escolher? Afinal, hoje a oferta no mercado é enorme, você pode escolher um material caro e durável, ou pode parar no que é mais barato, mas também requer reposição com mais frequência.
Além disso, ainda na fase de elaboração do projeto, é preciso saber que tipo de revestimento será utilizado - leve ou pesado.
Por exemplo, um material de cobertura clássico são as telhas de cerâmica. É um material amigo do ambiente, mecânico e resistente à temperatura.
Mas o telhado dessas telhas tem um peso impressionante, por isso é necessária a instalação de um sistema de treliça reforçada.
Quase as mesmas propriedades são possuídas por telhas de areia de polímero e areia de cimento, mas custam menos e seu peso é um pouco menor.
Para telhados leves, é preferível escolher uma telha metálica, além disso, este material é bastante fácil de trabalhar, por isso é mais adequado para artesãos inexperientes. Além disso, telhas macias ou vários tipos de coberturas metálicas podem ser recomendadas para uso.
Diferentes tipos de metal são usados para cobrir telhados, mas o ferro galvanizado é o líder indiscutível. Um telhado de cobre também tem muitas vantagens. Este tipo de material de cobertura distingue-se pela durabilidade invejável e decora muito a casa.
No entanto, a escolha desse material de cobertura exigirá um investimento, pois as chapas de cobre não são baratas e a instalação de um telhado de cobre é um processo bastante complicado e meticuloso.
Um dos tipos mais duráveis de telhados metálicos é um telhado de costura. Este é o nome de uma estrutura feita de rolos (ou chapas) de metal, que são fixados de maneira especial.
Esta versão do dispositivo de cobertura raramente é usada por artesãos domésticos, pois requer uma ferramenta especial para criar conexões - dobras.
Instalação de uma torta de cobertura

A tecnologia de instalação e a composição do bolo de cobertura dependem se o sótão da casa será usado. Em qualquer caso, a torta de telhado é uma estrutura composta por várias camadas, cada uma das quais desempenha sua própria função.
O número e a composição das camadas dependem do tipo de telhado escolhido. Mas para que funcione normalmente, é importante selecionar corretamente a ordem das camadas e deixar espaços para ventilação do sistema.
A primeira etapa na instalação da torta do telhado é a instalação da caixa - barras que são colocadas nas vigas. Sobre ela é instalada uma impermeabilização - um material que impedirá a penetração de umidade em seu interior.
A próxima etapa é a instalação da caixa sob o material da cobertura, ela é montada a partir de barras dispostas nas vigas. Um telhado externo é montado em cima dele.
O último passo é o isolamento do telhado. É realizado a partir do interior do sótão, instalando um aquecedor na caixa interna. Para proteger o isolamento da umidade que penetra no interior da casa, é utilizada uma barreira de vapor.
Como fazer um telhado em uma casa de toras usando telhas de metal?
A primeira etapa do trabalho é a instalação de taludes de tal desenho como telhado personalizado multi-gable. A instalação de elementos só pode ser iniciada após medições cuidadosas. As extremidades das vigas de inclinação devem estar localizadas estritamente perpendiculares, tanto em relação à cumeeira do telhado quanto em relação à linha dos beirais.
A segunda etapa do trabalho, quando o telhado é montado, é a instalação da caixa. Para este material de cobertura, é permitida uma caixa de treliça e a distância entre seus elementos individuais é determinada dependendo do tipo de telha metálica selecionada.
A distância entre os elementos individuais da caixa não deve exceder o tamanho da nervura transversal da telha metálica.
Dicas de telhados sobre a colocação de telhas metálicas
- Para começar, vale iscar 3 ou 4 folhas de material na cumeeira, depois alinhe cuidadosamente e, só então, proceder à fixação;
- É necessário fixar as folhas instaladas sequencialmente, ou seja, primeiro a primeira, depois a segunda e assim por diante;
- A fixação é realizada com parafusos auto-roscantes nos locais onde o material se sobrepõe no topo da onda;
- As ranhuras localizadas nas bordas das chapas devem ser cobertas com chapas adjacentes;
- O comprimento da sobreposição deve ser de 250 mm.
- Após a fixação das telhas metálicas, é instalado na cumeeira um elemento de fechamento com vedação, protegendo as partes superiores das telhas.
A última etapa do trabalho de uma estrutura como telhado de telha metálica- trata-se da instalação de elementos de proteção nas cornijas, que protegem o telhado e as paredes da água corrente.
Como você pode ver na descrição, o telhado de telha é montado de forma bastante simples. Nenhuma ferramenta especial é necessária para a construção. Essa tecnologia de colocação de material de cobertura também pode ser usada ao realizar reparos em telhados de casas antigas.
Reparação e alteração de telhado
Os proprietários de casas antigas costumam enfrentar o problema de como refazer o telhado? Alguém sonha em construir um sótão e, se o tipo de telhado anterior não permitir, é necessário desmontar completamente a estrutura e construí-la novamente.
Às vezes torna-se necessário abaixar o telhado. Acontece que esse trabalho é causado por uma ordem judicial.
Por exemplo, se o incorporador se desviou do projeto aprovado e construiu uma casa com telhado excessivamente alto. Nesse caso, só pode haver um conselho - desmontar toda a estrutura e montá-la novamente de acordo com o projeto.
Se a base do telhado for ao mesmo tempo o teto da sala e for necessário um eufemismo para reduzir a capacidade cúbica da sala, você poderá usar a tecnologia para instalar tetos falsos e “abaixar” a superfície do teto na quantidade necessária .
Porém, com muito mais frequência, os reparos no telhado se tornam necessários porque o telhado começa a vazar água. Então surge a pergunta: como consertar o telhado?
A resposta depende de qual material de cobertura foi usado na construção. Em regra, são utilizados para as reparações os mesmos materiais que foram utilizados para cobrir o telhado, embora possam existir excepções.
Para reparar o telhado de ardósia, é utilizada a seguinte composição:
- Amianto fofinho (se não foi possível comprar este ingrediente, pode-se triturar o amianto em pó) - 3 partes;
- Cimento (grau 300) - 2 partes;
- Cola PVA meio diluída em água. Este ingrediente é usado em tal quantidade que a mistura resultante se assemelha a creme azedo em espessura.
telhado de ardósia limpo de detritos, lavado e, após a secagem, preparado com cola PVA, que deve ser diluída em água na proporção de um para três.Em seguida, a mistura preparada é aplicada nas áreas danificadas (rachaduras, fendas).
Para vedar buracos em um telhado de metal, usa-se estopa, impregnada com betume aquecido. A inclinação do telhado é aplicada no topo da área reparada.
Danos maiores são reparados aplicando remendos de material de cobertura ou simplesmente trocando completamente a chapa danificada. O teto macio é reparado da mesma maneira.
O artigo te ajudou?