Folhas de ardósia corrugadas comuns de cimento de amianto podem cobrir os telhados de qualquer edifício. Um telhado de ardósia se destaca por sua durabilidade, praticidade, custo relativamente baixo e facilidade de instalação, por isso esse material, na presença de alternativas mais modernas, ainda é cedo para ser descartado.
Características da colocação de ardósia
No instalando ardósia em seu telhado é preciso lembrar a lisura do lado externo das chapas de ardósia.
Com base nisso, eles são empilhados da seguinte forma:
- no sentido transversal, as chapas são dispostas da direita para a esquerda, garantindo que uma das chapas se sobreponha em uma onda;
- quanto ao sentido longitudinal, aqui eles são colocados de baixo para cima, garantindo que a linha colocada abaixo seja sobreposta por uma placa de 140 mm colocada um nível acima.
Antes de cobrir o telhado com ardósia com as próprias mãos, você precisa saber que existem duas maneiras de colocar as placas de ardósia umas em relação às outras:
- o primeiro método envolve o deslocamento das arestas longitudinais das placas de ardósia por uma onda em relação às placas colocadas abaixo;
- a segunda maneira é combinar as bordas longitudinais em todas as folhas empilhadas acima.
No primeiro caso, deve-se cortar um certo número de folhas que cobrem a superfície desde o beiral até a cumeeira ao longo da borda do telhado, em 1-3 ondas.
O segundo caso envolve cortar os cantos das placas, garantindo a retidão da linha de juntas.
Preparando a ripa para colocar o telhado de ardósia
Antes de cobrir o telhado com ardósia, você precisa preparar uma base competente e confiável.
A base para a instalação de placas de ardósia de fibrocimento é uma caixa feita de barras de madeira com seção de 60 por 60 mm.
A disposição das barras é feita de forma a garantir a sua alternância de altura - as ímpares tinham 60 mm de altura, as pares tinham 63 mm de altura.
Como as barras são do mesmo tamanho, as niveladas devem ser construídas com tábuas de madeira de 3 mm de espessura. Isso garantirá a densidade da sobreposição longitudinal das folhas.
As ripas das ripas são dispostas e fixadas em incrementos de 530 mm desde o beiral até a cumeeira. Sua fixação é realizada com parafusos, pregos e suportes antivento.
As dimensões da caixa devem permitir o empilhamento de um número inteiro de folhas tanto na direção longitudinal quanto na transversal. Na impossibilidade de cumprir esta regra, as penúltimas chapas localizadas nas fiadas transversais são cortadas na saliência da empena e no sentido longitudinal as chapas são cortadas na cumeeira.
Instalação de um telhado de ardósia

Antes de serem colocadas no local, as telhas de fibrocimento são verificadas quanto a danos e defeitos de fabricação, quanto ao cumprimento da largura e comprimento declarados, após o que são aparados os cantos ou faixas longitudinais das telhas.
A cobertura com ardósia é feita da seguinte forma:
- As telhas uma a uma sobem até o telhado e são reforçadas, começando pela borda inferior direita da inclinação do telhado. Filas de folhas são colocadas uma após a outra com as sobreposições necessárias.
- Os furos para parafusos ou pregos são feitos com uma furadeira elétrica ou manual no local de fixação. O diâmetro da broca é selecionado 2 mm maior que o diâmetro do fixador.
- Um prego com arruela de metal ou borracha, revestido em ambos os lados com uma composição de óleo secante natural, é inserido no orifício preparado e martelado na barra com golpes de martelo. Para fixação, são utilizados pregos com cabeça combinada de 4 por 100 mm, arruela de borracha ou metal com diâmetro de 18 mm.
- O prego é martelado até que o excesso da composição de revestimento saia por baixo da arruela. Uma cabeça de prego também é revestida com uma composição semelhante, que é pintada sob o esquema geral de cores das folhas de ardósia após a secagem da composição.
Dispositivo de cumeeira de ardósia
O telhado de ardósia permite a execução cuidadosa dos trabalhos de construção da cumeeira.Uma viga de madeira é montada na cumeeira e, em ambos os lados, 2 vigas de caixote são fixadas ao longo de todo o comprimento. .
Depois de cobrir ambas as encostas com ardósia, os suportes são montados em uma viga de madeira montada em uma cumeeira, na qual são fixadas pontes móveis móveis e uma viga de cumeeira.
Antes de cobrir a cobertura com cumeeira, arredonda-se o bordo superior desta barra de acordo com o raio da cumeeira utilizada.
Ao longo de todo o comprimento, a barra é coberta com material laminado, após o que se pode começar a colocar a ardósia da cumeeira.
Mas em
Primeiro, a crista KPO1 é colocada e localizada em direção ao frontão com uma cavidade larga. Em seguida, é coberto do lado da encosta adjacente com uma crista KPO2.
Aqui está a marcação dos furos para os fixadores. Dois furos são feitos em ambos os patins ao longo do eixo longitudinal da onda, bem como dois furos nas lapelas planas de cada um dos patins comuns.
Os furos localizados nas lapelas também devem passar pelas cristas das ondas das placas de ardósia da cobertura principal.
A inclinação do telhado adjacente à nervura é coberta por nervuras (partes oblíquas das telhas), cujas dimensões são determinadas no local. Eles se encaixam perfeitamente na viga da nervura e são presos à caixa da mesma forma que as folhas comuns - com parafusos ou pregos.
Uma tira de material laminado de 35 cm de largura é fixada na borda da caixa, após o que os patins KPO são colocados aos pares de baixo para cima. Eles são reforçados da mesma forma que em um skate.
Agora você sabe como cobrir o telhado com ardósia. Resta descobrir qual é a prevenção da durabilidade de tal revestimento, bem como expressar os métodos para solucionar problemas de um telhado de ardósia.
pintura em ardósia

Não basta apenas cobrir o telhado com ardósia. Após a conclusão da instalação do telhado de ardósia, é necessário pensar na pintura do revestimento.
Como você sabe, a ardósia de cimento de amianto é produzida principalmente em cinza, cuja aparência é bastante enfadonha e monótona.
Para melhorar as qualidades decorativas do telhado, bem como prolongar significativamente a vida útil do revestimento de ardósia, as placas de ardósia são pintadas com tinta acrílica, muito resistente às intempéries.
Após a aplicação da tinta acrílica, forma-se uma camada protetora na ardósia, que resiste à destruição e absorção de água pelo material, além de aumentar sua resistência ao gelo. Além disso, a tinta protegerá o revestimento do crescimento de musgos e líquenes.
Reparação de um antigo telhado de ardósia
Com a operação de longo prazo de um telhado de ardósia, lascas e rachaduras podem aparecer nas folhas, que, se ignoradas, podem levar a vazamentos no telhado durante a precipitação.
O reparo de um telhado de ardósia nesses casos pode ser realizado pelo método de preenchimento de rachaduras:
- Em primeiro lugar, é feita uma solução de massa com óleo secante e giz.
- As áreas problemáticas são untadas com massa de vidraceiro, após o que a mástique betuminosa é aplicada nas rachaduras e, após a secagem, é pintada com tinta a óleo.
- O método anterior é adequado para pequenas rachaduras e, quanto a grandes rachaduras, recomenda-se colar remendos de tecido sobre elas. Antes de reparar um telhado de ardósia desta forma, é necessário pré-limpar e preparar o local de aplicação com óleo secante.
- Para colar o remendo, é utilizada tinta espessada a óleo.O tamanho do adesivo deve exceder ligeiramente as dimensões da área danificada (em cerca de 10 cm), enquanto a área manchada deve exceder o tamanho do adesivo em apenas 2-3 centímetros.
Conselho! Para fazer furos na ardósia, é utilizada uma argamassa de cimento, feita na proporção de 1: 1 com areia. A solução é alisada, preparada, depois seca e pintada.
Se o telhado de ardósia ainda estiver vazando, você deve pensar seriamente em substituir a chapa de ardósia danificada por um novo elemento.
Para remover a chapa danificada, as chapas de ardósia circundantes são afrouxadas pela remoção parcial dos pregos.
Quanto ao próprio elemento estrutural, todos os pregos de fixação são totalmente removidos com a ajuda de um puxador de pregos, após o que a folha é removida.
Ao instalar uma nova folha, um dos instaladores deve levantar as folhas enfraquecidas da lateral e do topo do local de instalação e o segundo colocar a nova folha na borda da folha localizada na lateral, após o que ela se desloca na direção da cumeeira sob o lençol localizado em cima dela.
Depois que a folha aceita a posição em que estava a substituída, ela é fixada, após o que os pregos enfraquecidos voltam à sua posição original e reparação de telhado de ardósia pode ser considerado concluído.
O telhado de ardósia agora deve parar de vazar.
O artigo te ajudou?