Os telhados feitos de vários materiais de folha são uma construção bastante antiga, confiável e conveniente. E um dos players mais experientes e bem-sucedidos desse mercado são as coberturas onduladas. Como os telhados são feitos e quais nuances você deve saber ao instalá-los - mais adiante neste artigo.
A chapa ondulada é produzida há muito tempo e provou ser um material conveniente e confiável. É produzido por laminação de aço galvanizado laminado, via de regra, com espessura de 0,35-1 mm. Tamanho padrão da folha: 930x2000 e 1150x2500 mm.
Agora existem versões aprimoradas de chapas onduladas, que, além da galvanização, também possuem uma camada de revestimento de polímero para telhados de casas. Este não é apenas um maior grau de proteção contra influências atmosféricas nocivas, mas também um elemento de acabamento decorativo de telhados e cercas.
Conselho! Embora um papelão ondulado com uma camada de polímero custe um pouco mais do que um galvanizado comum, se todo o trabalho de instalação for feito corretamente, um revestimento adicional realmente prolongará significativamente a vida útil do telhado.

Por que escolher chapas onduladas para coberturas? Existem vários motivos:
- É leve - portanto, as estruturas de suporte de carga podem ser bastante leves.
- O perfil ondulado aumenta a resistência à flexão longitudinal da chapa (suporta uma força de até 250 kg/cm2), portanto não necessita de torneamento frequente
- Durável - em condições normais, o telhado pode durar cerca de 50 anos
- Em média mais barato do que outros materiais de folha
- Fácil de instalar
- É possível escolher um material com revestimento de polímero, e existem vários tipos de revestimentos
Características da instalação de coberturas onduladas
O deck é um material bastante democrático, e a instalação de uma estrutura como seu telhado dele é mais fácil do que da maioria dos materiais em folha. Existem várias regras básicas que permitirão até mesmo um iniciante realizá-lo de acordo com a tecnologia.
Informação importante! Todo o trabalho de assentamento da chapa ondulada deve ser realizado com calçados macios, sem elementos que possam danificar o revestimento protetor. Você também deve ficar de olho nisso. que as chapas preparadas ou assentadas não sejam danificadas durante a preparação da ferramenta. As áreas danificadas devem ser cobertas com mástique especial.
As folhas não podem ser cortadas com um moedor - apenas com uma serra de alta velocidade ou uma serra manual para metal! Antes de iniciar a instalação, você deve certificar-se de que existem saliências, lascas e outros elementos moldados.
- A chapa ondulada é instalada apenas em telhados inclinados com inclinações de pelo menos 12%
- A sobreposição de folhas adjacentes em uma linha é realizada em uma onda. O passo das barras de torneamento é de 30-35 cm
- As folhas são presas na parte inferior da onda, ao longo da borda inferior - em cada onda, ao longo das próximas duas linhas da caixa - em cada onda ímpar, e o topo é sobrecarregado pela borda da próxima linha. Para a fixação, são utilizados parafusos auto-roscantes especiais ou pregos para telhados, com revestimento em polímero.
- A sobreposição da linha superior na linha inferior é de 15 a 17 mm, com fixação na caixa por meio de ambas as folhas
Se você se lembra desses truques simples, o telhado de chapa ondulada faça você mesmo instalado durará muitos anos, pois é um material confiável e prático.
O artigo te ajudou?