Este artigo falará sobre como fazer um telhado corretamente, além de discutir em detalhes a construção de seus principais elementos.
O principal objetivo do telhado por muito tempo é proteger o edifício do vento e de várias precipitações. Além da proteção, este elemento estrutural integrante de qualquer edifício industrial ou residencial permite dar-lhe uma aparência completa, proporcionando conforto e aconchego no interior.

Para descobrir como fazer um telhado corretamente, vários fatores devem ser levados em consideração:
- Projeto de fachada de prédio;
- Tecnologia de coberturas;
- O sótão sob o telhado é usado?
Os principais tipos de telhados

Os telhados modernos são um sistema bastante complexo de vigas sobrepostas e vigas, que determinam não apenas qual será a forma do telhado, mas também suas principais funções durante a operação.
O design e a aparência do telhado dependem não apenas da geometria do telhado, mas também de vários recursos adicionais que diferem de acordo com o design escolhido. Por exemplo, os elementos estruturais de um telhado de quatro águas afetam diretamente sua aparência.
Considere os principais tipos de construção de telhado:
- O tipo mais simples e barato de estrutura de telhado no estágio atual é um telhado inclinado, que às vezes é chamado de telhado inclinado..
O exemplo mais simples desse projeto são os telhados de galpão generalizados, a principal característica desse projeto é que o telhado de um edifício ou estrutura repousa sobre duas paredes externas de diferentes alturas.
Esses telhados são mais usados para edifícios industriais ou utilitários (por exemplo, o telhado de uma varanda), pois são bastante simples de fabricar.
Útil: existem muitas opções de telhado inclinado, inclusive fora do padrão, como telhado de garrafas plásticas.
- O tipo mais popular de construção de telhado são os telhados de duas águas ou duas águas, cuja característica distintiva é a convergência de duas inclinações em um só lugar..
- Os telhados de duas águas também são bastante difundidos na construção de casas de campo e chalés, que são usados \u200b\u200bno caso de uma arquitetura bastante complexa das paredes da fachada.
Este tipo de telhado permite dar à casa uma aparência única e realizar uma variedade de ideias arquitetônicas e de design.
Um número significativo de elementos, como curvas e fraturas, dificulta bastante a construção de tal telhado e requer a participação de um especialista altamente qualificado.
Isso se deve ao fato de que juntas e curvas em grande número levam a um aumento da carga nos elementos de sustentação da estrutura do telhado.
Além disso, a má vedação do telhado leva ao acúmulo de água, sujeira e neve nas juntas e curvas, o que faz com que o telhado ceda e vaze. - Os telhados de quatro águas têm a forma de pirâmides egípcias.. Este sistema de caibro pode ser usado quando a base da casa é um quadrado ou um polígono equilátero. O desenho de tais telhados é organizado de tal forma que as encostas na forma de triângulos isósceles convergem em um ponto superior. Ao mesmo tempo, é muito importante observar a simetria da cobertura, que confere um aspecto único a todo o edifício.
- Outro tipo de telhado usado desde os tempos antigos são os telhados de quatro águas.. o sistema deles vigas é realizado de forma que duas inclinações trapezoidais e duas triangulares nas extremidades do edifício sejam formadas. São as encostas triangulares, localizadas da cumeeira até o beiral do telhado, que são chamadas de quadris. O sistema de vigas de tais telhados é bastante complexo e requer cálculos cuidadosamente executados.
- Um tipo bastante popular de telhados também são os telhados de mansarda de quatro águas, enquanto as duas encostas inferiores são mais íngremes do que as superiores..
Esse sistema de vigas permite que você use o espaço do sótão com mais eficiência e geralmente é usado se o espaço do sótão for planejado como residencial.
Útil: alguns projetos envolvem o equipamento de mansardas em encostas.Essas janelas não são apenas elementos decorativos, mas também melhoram a iluminação do espaço do sótão.
- No caso de uma área limitada para a construção de uma casa, uma cobertura plana ou operada pode ser uma boa opção., que permite não só aumentar a área útil interna, como também é útil aproveitar a superfície da própria cobertura, equipando-a, por exemplo, com jardim de inverno, terraço ou piscina.
Além dos tipos de estruturas de telhado listados acima, telhados abobadados, abobadados e cônicos também são usados na construção privada. telhados. Também existem opções muito complexas - por exemplo, um telhado redondo.
Os principais elementos da estrutura do telhado

Ao planejar a construção ou reparo de um telhado, deve-se entender que um telhado permanente ou temporário é um conjunto de materiais e elementos necessários, cada um desempenhando sua própria função. A ausência ou deficiência no cálculo de qualquer elemento, mesmo o menor, levará a uma redução significativa na vida útil do telhado.
Portanto, para garantir o máximo aconchego e conforto na casa, o cálculo e a instalação das estruturas do telhado devem ser abordados com a maior seriedade possível.
Os elementos mais significativos da estrutura do telhado são:
- Viga;
- Contra-grelha;
- caixote;
- material isolante;
- Impermeabilização;
- Sistema de ventilação;
- Cobertura do telhado.
Importante: além dos elementos básicos listados, é importante levar em consideração vários outros que podem ser menores, mas ao mesmo tempo não são menos importantes para a confiabilidade de toda a estrutura (por exemplo, selante de telhado).
sistema de caibro

O sistema de vigas é a estrutura de suporte de todo o telhado, e a qualidade de sua instalação determina em grande parte a confiabilidade e durabilidade da estrutura do telhado..
O sistema de vigas deve suportar não apenas o peso do próprio telhado, mas também as cargas externas na forma de vento e precipitação, portanto, ao calcular a estrutura, deve-se levar em consideração o tipo de telhado e as características de uma determinada área.
Importante: ao calcular e instalar o telhado, é imprescindível levar em consideração uma certa margem de segurança.
A rigidez geral do sistema de vigas depende da fixação das vigas umas às outras, bem como da confiabilidade da conexão da estrutura do telhado com a caixa de construção.
Na maioria das vezes, a madeira é utilizada para sua fabricação, o que se deve a várias vantagens que a distinguem de materiais para a fabricação de vigas como concreto armado ou metal:
- Facilidade de processamento e fabricação;
- Facilidade de instalação;
- A capacidade de ajustar as vigas diretamente no local de instalação, etc.
Na construção moderna, as vigas são interconectadas por meio de parafusos auto-roscantes, porcas, pregos, braçadeiras e grampos. Deve-se ter em mente que a conexão do prego é bastante frágil e pouco confiável, porque a madeira encolhe gradativamente, com o que a estrutura das vigas pode se soltar.
A conexão da estrutura da viga com parafusos também não é aconselhável hoje, pois fazer furos para os parafusos reduz significativamente a resistência e a estabilidade da estrutura como um todo.
Por esses motivos, braçadeiras e grampos são o método de conexão mais popular.Além disso, as tecnologias modernas possibilitam a fabricação de uma estrutura de treliça em instalações industriais especiais, enquanto materiais de conexão confiáveis \u200b\u200bsão utilizados para fixação na forma de tiras especiais para fixadores.
Isolamento e impermeabilização de telhados

Antes de cobrir o telhado com o material selecionado, deve-se garantir seu isolamento hidro e térmico confiável.
Os materiais de isolamento térmico mais adequados são:
- Lã mineral de basalto;
- lã de vidro;
- Isopor.
Importante: a espessura da camada de isolamento necessária para evitar que o telhado congele nas geadas do inverno é de pelo menos 15 cm.
A impermeabilização evitará a violação das propriedades do isolamento sob a ação da umidade. A prática mostra que mesmo com 5% de umidade no material de isolamento térmico, suas propriedades são reduzidas pelo menos pela metade. O umedecimento da estrutura do telhado também causa o apodrecimento das vigas e a formação de ferrugem nos elementos metálicos, causando corrosão.
A penetração de umidade sob o telhado pode ser causada por vários motivos:
- Cobertura de neve derretida;
- Chuva oblíqua com vento;
- Condensação devido a flutuações de temperatura.
Importante: a umidade cria os problemas mais sérios para telhados com revestimento metálico.
Ao escolher um filme impermeabilizante, é importante considerar o seguinte: o filme deve impedir a penetração de umidade do lado de fora, garantindo sua saída do interior. Uma grande variedade de materiais diferentes é apresentada no mercado de construção hoje, portanto, escolher o filme certo é bastante simples.
sistema de ventilação do telhado

A principal tarefa do sistema de ventilação do espaço sob o telhado é combater a umidade.. Dispositivos especiais localizados em cumeeiras, beirais, encostas e outros locais permitem o uso de fluxos de ar para remover a umidade do espaço sob o telhado.
O sistema de ventilação requer custos financeiros adicionais, que compensam rapidamente devido a um aumento significativo na vida útil do telhado.
O espaço sob o telhado, no qual ocorre o movimento das massas de ar, inclui dois elementos importantes:
- Uma contra-rede na forma de placas adicionais fixadas nas vigas e repetindo seu padrão.
- Torneamento, que são tábuas transversais fixadas em uma contra-treliça, que servem de base para a colocação do material de cobertura.
Importante: tanto a placa quanto o compensado ou madeira resistente à umidade podem servir como material de construção para a fabricação da caixa.
No caso de materiais de cobertura laminados, é utilizada uma caixa contínua de compensado resistente à umidade. Para outros tipos de cobertura, pode-se usar treliça.
Muitas vezes no telhado você pode ver vários objetos que podem parecer sem importância e puramente decorativos, como:
- Várias janelas;
- Tubos de chaminé e ventilação;
- Entrada de ar no teto;
- Antenas, etc
Na verdade, todos esses elementos, chamados de elementos adicionais, desempenham um certo papel tanto em termos de funcionalidade quanto em termos de complementar e completar a aparência geral do telhado.
Além dos listados acima, os elementos adicionais incluem:
- Todos os tipos de escadas;
- Guarda-corpos;
- Sistemas de drenagem e retenção de neve;
- Sistemas de aquecimento localizados em encostas;
- Cataventos, etc.
O valor de tais elementos não pode ser subestimado, porque muitos deles são projetados para realizar tarefas bastante sérias. Assim, como telhados de telhas e ferro com declives bastante acentuados, elementos adicionais, como retentores de neve, geralmente são instalados para evitar que a cobertura de neve deslize na forma de uma avalanche.
Isso ajuda não apenas a proteger a fachada e os sistemas de drenagem, mas também a garantir a segurança da saúde e da vida das pessoas que moram na casa.
Existem muitas outras decorações de telhados, das quais a mais popular é um elemento artístico na forma de uma cumeeira decorativa. A escolha de formas de decorar o telhado é ampla o suficiente, para que todos possam encontrar elementos adequados para o seu telhado, mesmo que o próprio telhado seja decorativo - como um telhado de cobre.
Isso é tudo que eu queria falar sobre como fazer um telhado corretamente. O cumprimento das regras e dicas fornecidas no artigo tornará o telhado confiável e proporcionará uma aparência atraente e estética da casa e o conforto de morar nela.
O artigo te ajudou?