Muitas vezes pensei sobre quais funções o parapeito do telhado desempenha e para que finalidade está sendo construído. Tendo acumulado experiência neste tema, estou pronto para compartilhar com você e dizer quais são os tipos de estruturas e quais requisitos devem ser observados durante sua construção.

Características de design
O parapeito do telhado desempenha, antes de tudo, uma função de proteção, evitando que as pessoas que estão no telhado caiam. Anteriormente, esta parte do edifício também tinha uma função decorativa e podia ter uma estrutura complexa com torres e estuque.

Requisitos para a construção de elementos
SNiP 31-06-2009 no parágrafo 3.24 indica que um parapeito é necessário para todos os edifícios com uma altura de cornija superior a 10 metros. A altura mínima da estrutura é de 45 cm Esta opção é utilizada para edifícios com telhado não utilizado.

Se a inclinação do telhado for superior a 12% e a altura da cornija superior a sete metros, além do parapeito, deve-se instalar uma cerca. Todas as normas são prescritas no GOST 25772-83. Existem todos os requisitos regulamentares para o tamanho e a resistência da estrutura; portanto, você precisa estudar cuidadosamente este documento antes de fazer um parapeito e uma cerca.
Em telhados operados, as cercas também devem ser instaladas sem falhas. A altura total da estrutura deve ser de no mínimo 120 cm, ou seja, se o seu parapeito tiver 50 cm de altura, a estrutura metálica será feita com 70 cm ou mais.

Todos os indicadores que o parapeito deve cumprir são calculados de acordo com o SNiP 31-06-2009. Estude cuidadosamente o documento se precisar calcular a altura da estrutura.
Tipos de estruturas
O parapeito pode ser construído com os seguintes materiais:
- Tijolo;
- Concreto monolítico;
- Aço.
Vamos analisar cada opção com mais detalhes. Um parapeito de tijolo tem as seguintes características:
- atratividade. A alvenaria parece limpa, na maioria das vezes o mesmo material é usado para a construção desta parte da estrutura e para as paredes. A altura do parapeito pode ser quase qualquer, tudo depende da estrutura;

- Confiabilidade. Para garantir a rigidez na alvenaria, são utilizados elementos de reforço - uma malha ou reforço especial com espessura de 6 mm ou mais. O reforço permite amarrar o parapeito e evita que ele desmorone mesmo sob fortes cargas de vento;
- Construído junto com as paredes. O parapeito é disposto durante a construção do edifício após a colocação das lajes. A alvenaria é realizada da mesma forma que durante a construção de paredes - um píer é esticado, um tijolo é selecionado. Do lado de fora, as costuras são bordadas para dar uma aparência atraente à superfície;

- A junção é impermeabilizada. Na maioria das vezes, a cobertura começa no parapeito, para isso é feita uma ranhura na superfície. Se a altura da estrutura for pequena, o material da cobertura é colocado por cima e depois fechado com uma tampa especial de aço galvanizado ou pintado.
Em vez de elementos de aço, a extremidade superior pode ser fechada com tampas especiais de concreto.

O parapeito de concreto tem as seguintes características:
- Força. Para a construção, são utilizados elementos especiais ou uma estrutura monolítica é vazada. Essa cerca resiste perfeitamente a cargas altas e protege bem o telhado do vento;

- Conveniência de construção. Com elementos prontos, tudo é simples: eles são colocados e fixados. Os sistemas monolíticos requerem a construção de cofragem, instalação de gaiola de reforço e fornecimento de concreto ao telhado, esta opção é mais adequada para construção industrial, mas se todo o equipamento estiver presente, não haverá problemas com a obra;
- Facilidade de acabamento. A superfície pode ser simplesmente pintada ou pré-rebocada para um alinhamento perfeito. Na junção da cobertura, é feita uma fenda na qual o material é inserido, e por cima a junta é fechada com conta-gotas e tratada com selante para proteção total contra umidade.

O parapeito metálico tem as seguintes características:
Conclusão
Você aprendeu o que é um parapeito, quais são seus tipos e quais requisitos devem ser observados durante sua construção. O vídeo deste artigo vai te ajudar a entender ainda melhor o tema, e se algo não estiver claro, pergunte nos comentários.
O artigo te ajudou?