Coberturas de membrana: tecnologia, materiais, lastro e fixação mecânica, colagem de membranas e sistemas termo-soldados

tecnologia de telhado de membranaHoje, um dos tipos mais modernos de cobertura é a cobertura de membrana: a tecnologia de arranjo utilizada para a construção de coberturas de membrana permite obter uma cobertura quase monolítica com excelentes características de impermeabilização. Para a disposição deste tipo de telhado, são utilizados materiais de membrana especiais, abundantes no mercado - portanto, não é difícil encontrar o material certo.

Materiais de cobertura de membrana

Existem vários tipos de membranas de cobertura. Cada um deles tem suas próprias características distintivas, suas vantagens e desvantagens.

Entre as variedades mais populares de membranas de cobertura estão:

  • As membranas de PVC são feitas de cloreto de polivinila plastificado reforçado com malha de poliéster. Para tornar as membranas mais flexíveis, plastificantes voláteis são adicionados ao PVC. Das membranas de PVC, obtém-se um telhado de membrana suficientemente forte e confiável - a instalação de membranas de PVC é realizada por soldagem e as juntas entre as telas não são inferiores em resistência às seções integrais. Entre as desvantagens das membranas de cobertura deste tipo estão a presença de compostos voláteis liberados no ambiente externo e a baixa resistência da folha de membrana a óleos, solventes e betume.
  • As membranas EPDM são feitas de borracha sintética. O reforço dessas membranas também é feito com fios de poliéster. As membranas EPDM são caracterizadas por custo relativamente baixo, longa vida útil e alta elasticidade. Entre as desvantagens está a necessidade de usar cola para conectar as folhas de membrana. Com isso, as juntas das membranas se tornam o local mais “problemático”, e o reparo do teto da membrana das membranas EPDM deve ser realizado com mais frequência, pois é nas juntas que ocorrem os vazamentos.
  • As membranas TPO são feitas de olefinas termoplásticas. As membranas TPO são produzidas não reforçadas e reforçadas com fibra de vidro ou poliéster. A conexão das membranas TPO entre si é realizada por soldagem a ar quente, o que permite obter uma costura suficientemente forte.A única desvantagem destas membranas é a sua menor elasticidade (em comparação com as membranas de PVC e EPDM).
Leia também:  Cobertura de membrana: variedades, vantagens e instalação

O dispositivo de um telhado de membrana desses materiais de cobertura pode ser realizada com diferentes tecnologias. A seguir veremos os mais usados.

Fixação de lastro do telhado de membrana

dispositivo de cobertura de membrana
Membranas do telhado

Inclinação do telhado inferior a 15 o mais simples é usado - fixação de lastro de membranas de cobertura:

  • As membranas são colocadas no telhado, niveladas e fixadas (usando cola ou solda) em todo o perímetro. Além disso, a fixação é realizada na junção das membranas com as superfícies verticais.
  • Colocamos uma camada de lastro no topo da membrana expandida. O melhor lastro são seixos de rio de fração média (20-40 mm), cascalho arredondado e brita.
  • O peso do lastro deve ser de pelo menos 50 kg/m2
  • Se cascalho não arredondado ou pedra quebrada for usada como lastro, para evitar danos ao tecido da membrana, colocamos tapetes ou tecido não tecido por cima, cuja densidade exceda 500 g/m2

Membrana de fixação mecânica

instalação de telhado de membrana
Montagem telescópica, suporte e trilho de borda

Se a estrutura de suporte do telhado não for projetada para as cargas necessárias para a fixação do lastro das membranas, é utilizada a instalação mecânica do telhado de membrana.

Além disso, a fixação mecânica é utilizada quando a estrutura do telhado não permite a colagem do material de impermeabilização da membrana.

A base para a fixação mecânica pode ser concreto armado, papelão ondulado, madeira, etc. Para fixar as membranas ao longo das bordas e ao longo do perímetro dos elementos salientes do telhado, são utilizados trilhos de borda especializados com uma camada de vedação aplicada na parte inferior.

Fixação dos próprios materiais da membrana no próprio telhado é feito com fechos telescópicos, compostos por guarda-chuvas de plástico com chapéu largo e âncoras de metal ou porta-discos de grande diâmetro.

Os suportes de disco são recomendados para uso se a inclinação do telhado exceder 10.

Instalamos fixadores mecânicos na zona de sobreposição de membranas de cobertura. O espaçamento dos fixadores não deve exceder 200 mm. Se ângulo de inclinação do telhado excede 2-4, uma linha de fixação adicional é instalada na zona do vale.

Observação! Se a fixação mecânica da membrana de cobertura for realizada diretamente na base do telhado, uma camada de material geotêxtil (tecido não tecido) é colocada sob a membrana para evitar danos a ela.

Colagem de membranas de cobertura

reparação de telhado de membrana
Soldagem de materiais de cobertura

A colagem de membranas de cobertura é usada relativamente raramente, uma vez que esta tecnologia de cobertura de membrana é relativamente antieconômica e não fornece a resistência necessária para fixar o material de cobertura à base.

Leia também:  Coberturas de PVC: variedades e vantagens de materiais de cobertura de polímero

E ainda, em alguns casos, a colagem adesiva é usada - na maioria das vezes onde outros métodos não são aplicáveis. Neste caso, é necessário usar misturas adesivas cuja resistência à tração exceda a resistência das camadas subjacentes do telhado.

Também é recomendável colar a membrana de cobertura não em toda a área, mas apenas ao longo do perímetro da cobertura, nas áreas de sobreposição dos painéis e também - nas áreas mais problemáticas - nas nervuras, nos vales e nas os locais onde a membrana se une a superfícies verticais (edifícios no telhado, chaminés, canais de ventilação, etc.)

Sistemas de telhado soldados por calor

Muitas membranas de cobertura são soldadas a quente. Para isso, é utilizada uma máquina de solda especial, que produz um jato de ar com temperatura de 400-600 C. A largura recomendada da camada soldada para membrana de cobertura é de 20 mm a 100 mm.

A ligação dos painéis da membrana da cobertura por soldadura garante a estanqueidade do sistema. Além disso, a solda, ao contrário do adesivo, não é afetada pela radiação ultravioleta.

Até o momento, os sistemas soldados por calor são os mais modernos e confiáveis; no entanto, a complexidade de seu arranjo pode se tornar um obstáculo se você decidir fazer esse telhado com suas próprias mãos.


A tecnologia de cobertura de membrana descrita neste artigo é aplicável tanto para grandes edifícios quanto para pequenas dependências.

E se você estudar cuidadosamente todas as propriedades dos materiais de cobertura de membrana e as características de sua aplicação, temos certeza de que obterá um telhado de membrana confiável e durável!

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC