Goste ou não, mas quase todas as casas particulares têm telhado inclinado, o que não é surpreendente, pois são fáceis de manter, embora seu dispositivo seja mais complicado do que telhados planos. Para fazer o telhado corretamente, é necessário calcule o ângulo mínimo da inclinação do telhado e, para calcular, você precisa saber do que depende.
No entanto, é o ângulo da inclinação do telhado que distingue os telhados inclinados dos planos. Se o ângulo exceder 10 graus, o telhado é considerado inclinado.
Caso o ângulo não atinja dois graus e meio, o telhado é classificado como plano. Existem telhados com inclinação superior a 80 graus, mas raramente são feitos.
O ângulo do telhado depende de muitos fatores, não apenas naturais, mas também das propriedades do material de cobertura utilizado.
- Vento. Quanto maior a inclinação do telhado, maior a carga de vento.Com um aumento no ângulo de 10 para 45 graus, a carga aumentará 5 vezes. É verdade que se você fizer um pequeno ângulo, o vento pode arrancar as folhas do revestimento, caindo sob as juntas.
- Neve e chuva. Com o aumento da inclinação da inclinação do telhado, a neve é melhor removida e a água flui para baixo. Ao mesmo tempo, há muito se sabe que a carga máxima de neve é observada em inclinações de 30 graus. Ao organizar uma inclinação de 45 graus, a convergência completa da neve é alcançada, enquanto de ângulos menores, a neve é simplesmente levada pelo vento.
Atenção: Se a inclinação for pequena, o vento tentará levar a água sob as juntas, o que determina a inclinação mínima do telhado. Por exemplo, para ladrilhos, o ângulo mínimo é de 22 graus, para ardósia - 30, para materiais laminados - 5.
Como resultado, verifica-se que com muita precipitação é melhor fazer uma inclinação de pelo menos 45 graus, mas se houver pouca precipitação, 30 graus serão suficientes.
Quanto ao vento, um telhado com 35-40 graus irá lidar com indicadores de vento normais na área, enquanto em áreas com ventos fortes - 15-20 graus.
Mas com o dispositivo anexo no telhado não é tão simples assim. mais provável. terá que entrar em contato com os especialistas.
Como calcular o ângulo da inclinação do telhado

Inicialmente, você precisa calcular corretamente a inclinação do telhado.
Conforme observado anteriormente, a inclinação depende não apenas do desenho do telhado, mas também do material utilizado:
- Ao calcular o ângulo de inclinação, é necessário levar em consideração as características climáticas da região em que a construção está em andamento. Quanto mais seco e quente estiver do lado de fora, mais telhado plano você pode construir.Com o aumento do ângulo de inclinação, haverá uma diminuição no acúmulo de neve no telhado, o que significa que a carga de neve será minimizada. Além disso, aumentar o ângulo de inclinação aumentará a pressão do vento, portanto, um telhado inclinado não é adequado para áreas onde prevalecem ventos fortes. Normalmente, a inclinação da rampa varia de 10 a 60 graus.
- Além disso, é preciso lembrar que ao aumentar o ângulo do telhado, você aumenta o custo do telhado como um todo. Por exemplo, organizando um telhado com inclinação de 60 graus, você dobra os custos de material em comparação com um telhado plano e um telhado de 45 graus, uma vez e meia o custo de um plano.
- É necessário calcular a inclinação do telhado como a relação entre a metade da colocação e a altura do cume, então remoção de neve de telhados não vai funcionar.
- A principal coisa a lembrar é que no vale a inclinação deve ser de pelo menos um por cento. Caso a inclinação do telhado seja inferior a 10 graus e o telhado seja feito de materiais betuminosos ou laminados de betume-polímero, é imperativo fazer uma camada de cascalho ou lascas de pedra para proteger a camada superior. Nesse caso, a camada de cascalho deve ter uma espessura de 1 a 1,5 cm, enquanto as lascas de pedra precisarão de 3 a 5 mm. No caso de o telhado ser feito de telhas metálicas ou chapas onduladas de amianto, é imprescindível vedar as juntas entre os decks.
- Ao calcular a inclinação do telhado, é preciso lembrar que o valor obtido dependerá da forma como o derretimento e a água da chuva serão descarregados. O descarte de água, por sua vez, pode ser externo ou desorganizado, ou organizado ou interno e externo.
Conselho É importante notar que não existe um dispositivo de cobertura que satisfaça todos os requisitos climáticos ao mesmo tempo. Portanto, é muito importante encontrar um meio termo. . Aqui não devemos esquecer que o consumo de materiais de cobertura aumenta em proporção direta à área do telhado, o que afeta seu custo.

Após o cálculo do valor da inclinação, o material necessário para o telhado é selecionado. Deve-se notar aqui que materiais de peça, como ardósia e telhas, são usados em taludes cuja inclinação excede 20 graus.
Caso a inclinação seja menor, a água entrará nas juntas, o que em pouco tempo pode levar à inutilização do telhado.
Os materiais betuminosos em rolo são adequados para telhados planos ou para telhados cujas inclinações não excedam 30 graus. Isso se deve ao fato de que, com grande inclinação e quando exposto a altas temperaturas, pode ocorrer deslizamento do telhado.
Esses materiais podem ser usados \u200b\u200bem absolutamente todos os tipos de telhados. Para telhas de metal e chapas de aço necessárias inclinação do telhado não inferior a 10 graus.
O telhado é considerado plano se a inclinação do teto não for superior a 3 graus. Um dispositivo deste projeto não requer uma grande quantidade de materiais, no entanto, eles devem ser construídos somente se houver uma pequena quantidade de precipitação.
Além disso, o dispositivo de telhado e inclinação possui algumas variedades:
- Telhado único. Tal telhado é representado por um plano inclinado, que é fixado em paredes de diferentes alturas. Um telhado de galpão tem uma configuração típica simples e pode ser feito de qualquer material.
- Telhado de duas águas. Este telhado tem uma estrutura de telhado simples e confiabilidade.Você pode cobri-lo com o que seu coração desejar. Esse telhado consiste em duas inclinações suaves que se fundem no topo, bem como duas inclinações que servem como continuação. Com esse telhado, você pode usar o espaço do sótão, mas é muito difícil fazê-lo. Além disso, a desvantagem de tal telhado é que um sótão intransponível é formado acima do sótão.
- Tampa do eixo. Tal telhado é obtido quando vários triângulos com vértices convergem em um determinado ponto. Tal sistema possui uma estrutura de treliça intrincada e uma pequena quantidade de materiais utilizados.
- Telhado de quadril. É formado graças a duas inclinações triangulares e duas trapezoidais. Os telhados de meio quadril têm topos truncados localizados acima das paredes finais. Esses telhados são difíceis de implementar, mas econômicos em termos de material consumível.
- Cobertura abobadada. Tal sobreposição é feita em um arco de tijolo ou pedra e atualmente praticamente não é utilizada, pois tem muito peso.
- Telhados de várias águas. Eles são feitos em casas com uma configuração complexa e um grande número de junções e nervuras. As vantagens de tal telhado é que eles têm uma bela vista e permitem cobrir vários cômodos com um telhado, porém, é muito difícil realizar tais telhados.

Conforme observado anteriormente: todas as inclinações do telhado têm um material adequado para elas. Vejamos os tipos mais comuns de materiais de cobertura:
- Revestimento. Este material é ideal. A cobertura deste material tem um grande número de vantagens em relação a outros materiais. Não listaremos todos, apenas diremos que os ladrilhos de barro passaram no teste do tempo e ainda são populares. Existem muitos tipos deste material.
- Painéis de telhado da produção da fábrica. Eles são concluídos na fábrica e contêm tudo o que você precisa para um telhado moderno. Eles consistem em uma camada de barreira de vapor, isolamento, uma placa de suporte e uma base. Você pode montá-los em qualquer época do ano sem muito esforço, pois eles se colam com fita adesiva. A desvantagem deste material é o alto custo, portanto, este material é inferior a muitos outros.
- Chapas metálicas. Este item é feito de aço galvanizado. É ecologicamente correto e resistente à corrosão. Eles podem servir por cerca de 75 anos, mas têm uma aparência desatualizada.
- Peça materiais de madeira, como telhas, aparas e telhas. Hoje em dia, esses materiais praticamente não são utilizados, pois o telhado deles está sujeito a apodrecimento, danos causados por vermes e é facilmente inflamável.
- Ardósia. Este material é forte, durável, resistente ao fogo e ao gelo e não deixa passar água. Atualmente, pode ser qualquer cor, e não o cinza padrão, como antigamente.
Todos os tipos de coberturas são assentes na inclinação da cobertura - cujo ângulo mínimo corresponde ao material utilizado e assenta numa estrutura que transfere o peso da cobertura para o edifício. A estrutura de suporte inclui treliças e uma caixa.
O artigo te ajudou?