A cobertura de rolo faça você mesmo não é um processo complicado, mas trabalhoso. Duas pessoas serão suficientes para concluir o trabalho. Qual material escolher e como instalar esse tipo de cobertura é descrito em nosso artigo.
A cobertura rolo é utilizada para telhados cujo ângulo de inclinação é de 0 a 30%, ou seja, pode ser uma superfície plana, de inclinação única ou de inclinação múltipla. Este tipo de cobertura é utilizado há muito tempo.
As tecnologias modernas permitiram melhorar a qualidade do material e prolongar sua vida útil. Se antes era de 5 a 10 anos, agora, dependendo do tipo escolhido, aumentou para 15 a 25 anos. O que são materiais de cobertura de rolo?
Este tipo de cobertura é dividido em dois tipos:
- Básico.São obtidos pelo processamento da base (papelão, fibra de vidro) com misturas orgânicas adstringentes (alcatrão, betume). Dependendo da composição do aglutinante utilizado, eles são divididos em betume, betume-polímero, alcatrão. De acordo com a estrutura, eles são divididos em tegumentares e tegumentares.
- Infundado. Eles são feitos por tratamento térmico de misturas de aglutinantes com vários aditivos e cargas, a composição resultante é então enrolada em folhas.
Os materiais de revestimento são revestidos em um ou ambos os lados com uma camada de betume refratário com cargas e/ou aditivos. Os sem sangue não têm essa camada, o que fica claro em seu nome. Convencionalmente, os materiais de cobertura de rolo podem ser divididos em quatro gerações:
- Glassine, material de cobertura à base de papelão. Esses materiais apareceram nos tempos soviéticos e ainda são populares como o tipo mais barato de cobertura. Porém, sua vida útil é curta, apenas 3-5 anos, e pelo menos três camadas terão que ser colocadas.
- Rubemast é um material de cobertura construído. Uma versão ligeiramente melhorada do material anterior. Embora nada tenha mudado em termos de vida útil e número de camadas, a instalação desse tipo de revestimento levará muito menos tempo do que a colocação de um simples material de cobertura.
- Material de cobertura de vidro. Como base, em vez de papel de cobertura, é utilizada fibra de vidro ou poliéster. Esta é uma opção mais moderna e confiável. Devido à base que não apodrece, a vida útil do revestimento aumenta para 12 a 15 anos. Material de euroroofing embutido. Atualmente goza de popularidade em muitas regiões do nosso país. Este material não tem medo de mudanças bruscas de temperatura e grandes geadas. O número de camadas de cobertura foi reduzido para 2-3 e a vida útil aumentou para 25-30 anos.
- Revestimento de rolo de membrana, o material mais moderno.Difere na velocidade de instalação e durabilidade. Você também pode usar materiais autoadesivos. Sob a influência do calor solar, as propriedades adesivas do revestimento são ativadas, ou seja, o material é enrolado no telhado em um dia de sol e gruda sozinho. Apenas lembre-se de primeiro remover a película protetora da parte inferior. Tudo é simples, embora seja caro, mas você não precisa gastar dinheiro com pregos e mástiques.

Os materiais de cobertura em rolo, em particular o material de cobertura, têm uma designação alfabética e numérica. Eles podem ser identificados da seguinte forma:
- O nome do material é material de cobertura (P).
- Tipo de material - forro (P), cobertura (K), elástico (E).
- O tipo de curativo externo é mica escamosa (Ch), granulada (M), pulverizada (P) e granulada (K).
- O número da marca que indica o peso do papelão em gramas por 1m2. Consequentemente, quanto maior esse valor, mais forte é o material.
Para sua informação: às vezes a letra “O” é usada na designação, o que isso significa? Indica que o material de cobertura possui um curativo unilateral, o superior.
Como pode ser entendido pela designação da letra, os materiais de cobertura de rolo são usados em diferentes condições. Assim, por exemplo, o forro de feltro para telhados só pode ser usado para colocar as camadas inferiores do carpete e o telhado, apenas por cima.
Consequentemente, suas características serão diferentes. A camada superior sofre o impacto principal (ultravioleta, umidade, etc.), portanto, deve ser mais durável.
O material de cobertura pode ser fixado de várias maneiras:
- Mecânico - com a ajuda de pregos para telhados. Geralmente é usado ao instalar a camada de revestimento. Uma telha metálica ou um telhado flexível é então colocado em cima.
- Colagem sobre uma camada de mástique betuminoso. É usado na instalação de materiais de cobertura da primeira - terceira geração. Além disso, todas as camadas são colocadas dessa maneira, independentemente do forro ou do topo.
- Soldagem com queimador a gás. É usado para os materiais construídos, material de euroroofing.
Não é segredo que cada pessoa escolhe o material de cobertura laminado que pode pagar. E mesmo que você compre um material não muito caro, mas conclua corretamente todas as etapas da instalação e elimine os defeitos em tempo hábil, o telhado durará muito mais do que diz nas instruções.
Instalação de telhado laminado

A cobertura macia é enrolada, dependendo do ângulo da inclinação do telhado, é colocada em várias camadas:
- 0-5% - 4 camadas. . Em edifícios de vários andares, os telhados são quase planos, por isso é recomendável colocar pelo menos 5 camadas.
- Com uma inclinação de 5-15%, três camadas serão suficientes.
- Se a inclinação for superior a 15%, você pode limitar-se a duas camadas de material de cobertura ou executar cobertura de telha macia.
Atenção! Esta informação se aplica à última geração de revestimento de rolo. O material de cobertura comum deve ser colocado em pelo menos três camadas. Além disso, não se esqueça das características de um determinado tipo de telhado. Antes de iniciar o trabalho, é recomendável consultar especialistas.
Antes de prosseguir com a descrição da ordem de trabalho, gostaria de me concentrar nos mástiques betuminosos. Eles são de dois tipos: quentes e frios. Geralmente eles são cozidos por conta própria.
Para isso você vai precisar de:
- Mástique frio - betume (40%), óleo diesel ou querosene (40%) e enchimentos (amianto triturado, cal apagada) 20%.É preparado assim: o betume refratário é carregado no recipiente, não em pedaços grandes, e aquecido a uma temperatura de 160-180 graus, após o que é desidratado. Ao mesmo tempo, o querosene e as cargas são misturados em outro recipiente. Em seguida, o conteúdo da segunda caldeira é despejado na primeira e bem misturado até que a espuma pare e a mástique fique homogênea.
- Mástique quente - betume (80-90%) e cargas (10-20%). O betume é aquecido no tanque a uma temperatura de 200-220 graus. Em seguida, adicione gradualmente o enchimento. Quando a espuma aparece, as partículas flutuantes não dissolvidas são removidas com uma “rede”. Mexa até que a massa fique homogênea, com uma superfície espelhada. O mastique deve esfriar a 160 graus, após o que pode ser usado.

O que mais você deve saber antes de iniciar a instalação de coberturas de materiais laminados? Se o telhado for plano (até 15% de inclinação), o telhado roll é colocado paralelamente à cumeeira.
O primeiro painel é distribuído ao longo da borda, com um desvio na saliência da cornija (10-12 cm). Em seguida, esta borda é fixada na cornija com placa de pressão e pregos. As linhas subsequentes são sobrepostas (pelo menos 10 cm).
Com uma inclinação superior a 15%, os painéis são colocados transversalmente à cumeeira. Para isso, são colocadas barras triangulares de 50x50x70 mm na caixa, a distância entre elas deve ser 10 cm menor que a largura do rolo do material utilizado.
Nesta lacuna, a cobertura é colocada, cujas bordas devem ficar uniformemente nas barras. A borda inferior deve descer até a saliência (10-12 cm) e a superior deve ser lançada sobre a crista.
panos em topo suave são pregados com pregos de telhado em incrementos de 50 cm, depois são cortadas as tampas (tiras de 12 cm de largura), que são dobradas ao meio.Eles cobrem as barras e tudo é fixado com pregos de telhado.
Para a sua informação! Antes de iniciar o trabalho, os materiais do rolo de cobertura são dispostos em uma superfície plana para alinhamento. Ao mesmo tempo em que o “tiro” é feito, eles procuram garantir que a sobreposição ao longo de todo o comprimento seja a mesma.
Roll soft roof consiste nas seguintes camadas:
- Caixote.
- Barreira de vapor (pintada e colada).
- Camada de isolamento.
- Mesa.
- Materiais de rolo.
- Pó superior.
O dispositivo de um telhado laminado começa com a preparação da base (ripas). Lajes de concreto armado são esfregadas com cimento, isso se aplica a telhados planos.
Para telhados inclinados, uma caixa é feita de placas OSB, compensado resistente à umidade ou placas com bordas. Destes, uma superfície sólida é montada. Antes de iniciar o trabalho, os materiais de madeira são tratados com um composto protetor.
A barreira de vapor é uma camada de mástique betuminoso frio ou quente. Sua altura deve ser de 2 mm. Após a sua aplicação, o betume pode endurecer.
Para telhados planos, uma camada de cascalho é usada como aquecedor, uma betonilha de cimento é despejada por cima. O isolamento pode ser não apenas solto, mas também monolítico e laje, ou seja, outros materiais isolantes de calor são usados.
A altura da mesa depende de qual isolamento foi escolhido: solto - 3 cm, laje - 2 cm, monolítico 1 cm Nas primeiras horas após a instalação da mesa, a superfície é preparada com betume. Forma uma película que impedirá a evaporação da água do cimento.
A colocação do material de cobertura começa na parte inferior (colocação paralela) ou nas bordas (colocação transversal). As carreiras seguintes são sobrepostas: 10 cm de largura, 20 cm de comprimento Após a aplicação da primeira camada, recomenda-se fazer uma pausa de 12 horas.
Durante este tempo, aparecerão defeitos (inchaço, bolhas), que são imediatamente eliminados.As camadas subseqüentes são empilhadas em um padrão quadriculado para que a junta da camada inferior não coincida com a costura da camada superior. Após a colocação de todas as camadas, o telhado é revestido com mástique betuminoso. Uma cobertura especial é derramada sobre ela e enrolada com um rolo.
O reparo do telhado do rolo é dividido em dois tipos: atual e capital. Os reparos atuais são programados se os danos à cobertura do telhado forem inferiores a 40% de toda a área do telhado.
Se houver mais áreas problemáticas, o telhado é revisado. Ou seja, eles mudam completamente a cobertura.
Mas, se você não deixar as coisas seguirem seu curso, mas consertar o telhado enrolado em tempo hábil, o telhado durará muito tempo e não vazará.
Com efeito, por vezes basta voltar a andar com mástique betuminoso nas zonas problemáticas ou substituir parcialmente a alcatifa, bem, em casos extremos, substituir a camada superior (fica inutilizável antes das outras camadas). Reparar ainda é mais fácil do que colocar novamente.
O artigo te ajudou?