Cobertura de membrana: variedades, vantagens e instalação

telhado de membranaA cobertura de membrana é um tipo de acabamento de telhado moderno e de alta tecnologia. Distingue-se pela durabilidade, maior resistência, resistência à umidade e excelente adesão a todos os materiais à base de betume.

Variedades de revestimentos de membrana

Materiais elásticos à base de polímeros e borrachas artificiais são mais usados ​​em telhados planos e levemente inclinados. Existem três tipos principais de tais sistemas de cobertura.

Sobre eles abaixo.

  • Membrana de PVC. Este revestimento tem uma estrutura distinta, cujo principal componente é o cloreto de polivinila.Este plastificante tem sido usado com sucesso na produção de materiais de construção, acabamento e isolamento.
telhados de membrana
Estrutura da membrana de PVC

Para aumentar ainda mais a elasticidade dos painéis, plastificantes voláteis são adicionados a eles. A malha de reforço de poliéster confere flexibilidade e boa elasticidade ao material, o que permite que tais coberturas de membrana sejam montadas em coberturas com uma ampla variedade de configurações.

Em comparação com outros tipos de revestimentos poliméricos laminados, os análogos de PVC são os mais práticos e baratos e, portanto, tornaram-se os mais populares no momento.

Existem várias vantagens em usar este material em relação às coberturas convencionais. Não excluem a possibilidade de vazamentos, devido às peculiaridades do arranjo.

As juntas não estão bem fechadas, então a umidade atmosférica tem a capacidade de penetrar no edifício. Por sua vez, a membrana de cobertura de PVC quase não possui costuras, o que leva a uma diminuição acentuada do vazamento.

Observação! Outra vantagem deste material é que não há necessidade de fazer a camada superior de cascalho necessária para revestimentos de rolos convencionais. Além disso, a cobertura de PVC laminado costuma ter uma cor clara, o que permite que ela reflita a maior parte dos raios solares, o que é muito útil no verão.

  • Membrana EPDM. Este material é reforçado com uma malha de polímero, por isso tem durabilidade e resistência. Sua base é a borracha artificial: monômero etileno propileno dieno. Para aumentar ainda mais a resistência do revestimento, aditivos modificadores de poliéster são incluídos em sua composição. Excelente aderência a materiais à base de betume, aumenta as propriedades de impermeabilização do revestimento.
Leia também:  Como fazer o telhado de uma casa: escolha os materiais certos

A membrana EPDM para coberturas é bastante cara, porém sua vida útil, que é de mais de 50 anos, compensa o alto preço.

  • Membrana TPO. Este produto de alta tecnologia apareceu recentemente no mercado russo de impermeabilização de telhados. Diversas variedades de olefinas termoplásticas estão incluídas na base deste revestimento de rolo.

Cada fabricante desenvolve sua própria fórmula de membrana e a proporção de borracha de etileno-propileno para polipropileno. Mas na maioria das vezes a proporção é de 70%:30%.

Uma variedade de agentes estabilizadores e antioxidantes são adicionados ao material para melhorar as características de força e resistência ao fogo.

Os telhados de membrana termoplástica são muito semelhantes aos seus equivalentes termofixos, mas são baseados em cloreto de polivinila ou polímeros semelhantes, não em borracha.

As chapas de PVC não são unidas quimicamente por aquecimento, mas sua forma é hermeticamente fechada, evitando que a água penetre nas costuras. Sistemas semelhantes para acabamento de coberturas não são tão caros quanto os equivalentes termoendurecíveis. No entanto, eles exigem reparos mais frequentes, bem como manutenção.

São produzidos dois tipos de telhas: a primeira é reforçada com poliéster e a segunda, não reforçada, é feita de fibra de vidro.

As principais vantagens do material

As membranas de cobertura, quando utilizadas, ajudam a obter excelentes características térmicas e impermeabilizantes do acabamento.

Além disso, você pode colocar a membrana em qualquer tipo de base. Entre as vantagens óbvias desse processo está a rapidez do trabalho de instalação.

Observação! A cobertura de membrana é ideal para telhados planos ou ligeiramente inclinados. Além disso, é possível organizar esse revestimento em objetos com formas geométricas complexas.

Ao realizar reparos no telhado, usando esses materiais, você pode prescindir da desmontagem do telhado antigo. E isso leva a uma redução significativa no custo do trabalho.

O principal aqui é limpar a base dos detritos, depois espalhar o tecido geotêxtil em duas camadas, o que protegerá o revestimento de danos. Em seguida, é necessário, exatamente de acordo com a tecnologia, vedar o telhado.

Leia também:  A instalação de painéis sanduíche para coberturas não é tão complicada.

As principais vantagens dos materiais de membrana polimérica:

  • Resistência térmica às mudanças sazonais de temperatura;
  • Alta ductilidade, elasticidade e resistência à tração;
  • O número mínimo de juntas entre rolos;
  • Possibilidade de montagem em telhados com design fora do padrão;
  • Tempo mínimo de instalação.

Graças a todas essas qualidades, a membrana de cobertura está se tornando um material cada vez mais popular na construção de moradias modernas.

Instalação de membrana

telhados de membrana
Instalação de uma membrana tipo termoendurecível

A trama do tipo termoendurecível é fixada mecanicamente à base. Em seguida, as juntas são aquecidas com ar quente usando equipamentos especiais e soldadas entre si com uma sobreposição.

Esta técnica de instalação telhados faça você mesmo permite fixar com segurança o revestimento e atingir o mais alto nível de impermeabilização de toda a torta de cobertura.

O encaixe folgado dos painéis na base proporciona uma boa ventilação do espaço entre eles, sem o acúmulo de condensado. Portanto, neste caso, não é necessária uma membrana de subtelhado impermeabilizante.

Em pódios, parapeitos e juntas de filete, o revestimento de acabamento deve ser aplicado com pistola de ar quente. Também é usado para processar juntas em áreas de difícil acesso.

Observação! Monitore cuidadosamente a exatidão das operações tecnológicas. Quaisquer violações durante a instalação do telhado podem levar a consequências negativas no futuro, até a despressurização do revestimento.

Em armazéns e edifícios industriais, estruturas de estruturas metálicas, onde as chapas perfiladas servem de base à cobertura, recomenda-se a aplicação de uma ou duas camadas de emulsão borracha-betume ou mástique à base de borracha antes do assentamento da membrana. Esta operação dará uma impermeabilização adicional a todo o sistema.

Métodos de montagem e variações de montagem de membranas:

  • Preenchendo todo o plano telhados camada de lastro de cascalho, brita, etc.;
  • Fixação mecânica do revestimento à base com “pedras”;
  • Fixação por membrana com adesivos.

A membrana de cobertura termoplástica é montada de maneira diferente das contrapartes termofixas.

A sequência de trabalho é dada abaixo.

  • Preparação da base para colocação do revestimento: limpeza de entulhos no telhado, desmontagem de elementos adicionais: escadas de transição, antenas, pára-raios, placas de sinalização, etc.;
  • Conforme necessário: desmontagem parcial da cobertura antiga, nivelamento do plano do telhado, vedação de suas áreas destruídas, drenagem de locais úmidos, etc .;
  • O dispositivo da camada de drenagem usando geotêxteis. Além disso, isolamento adicional do telhado com lã de basalto dura ou espuma de poliestireno extrudado;
  • Na verdade, colocando o acabamento do rolo sem aquecer as juntas.
Leia também:  O melhor para cobrir o telhado da casa: escolha entre telhados

O telhado de membrana que você instalou criará um revestimento de telhado confiável que pode durar 20/30 anos. Esse revestimento não requer o uso de camadas adicionais de impermeabilização, pois é o mais resistente à umidade.


Ao contrário dos materiais de cobertura de rolo comuns, como mostra o vídeo acima, o tempo de instalação para análogos de membrana é mínimo.

Deve-se notar que conserto de telhado Esses revestimentos exigirão que você tenha certos conhecimentos, bem como o uso de equipamentos especiais de soldagem. Portanto, se você não está confiante em suas habilidades, é melhor, neste caso, procurar ajuda de especialistas.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC