Como escolher o comprimento ideal para persianas

Para escolher o tamanho das cortinas, primeiro você precisa medir a cornija, a janela e o peitoril da janela. Você também precisará saber o comprimento do chão ao teto e da parede à parede. Para medições precisas, é melhor usar uma fita métrica de metal. Ele pode manter sua forma, devido à qual as medições não serão distorcidas. É melhor que o comprimento da fita métrica seja de pelo menos cinco metros, para que grandes comprimentos possam ser medidos não em partes, mas de cada vez.

Tirando medidas

Obviamente, determinar quais tamanhos de cortinas serão considerados ideais deve começar com as medições dos comprimentos e distâncias necessários. Os números mais importantes que você precisa saber são o comprimento e a largura das cortinas. Outros parâmetros, como tipo de babados, franzidos e similares, serão calculados com base nesses números.

Importante! As medições devem ser feitas somente após a seleção e instalação dos beirais, que podem ser de vários tipos.Eles podem ser montados no teto ou na parede. O principal é que o comprimento da cornija não deve ser maior que o comprimento da janela.

Nos quartos ou salas projetadas para relaxamento, as cornijas podem ser fixadas ao longo de toda a parede. Isso adicionará destaque à área da janela, destacando-a favoravelmente no interior. Em todas as outras salas, recomenda-se a instalação de cornijas que ultrapassem a largura da abertura da janela em não mais que 20 a 30 centímetros. Isso é necessário para que a cortina possa ser movida para fora da janela, permitindo assim que a luz do sol entre na sala.

Casos excepcionais incluem cornijas de cozinha, já que cortinas meio transparentes costumam ficar penduradas ali, com o mesmo comprimento da própria janela. Até o momento, nas lojas você pode encontrar modelos de cornijas que podem ser ajustadas em comprimento depois de fixadas na parede ou no teto. É melhor que, antes de fazer as medições, um modelo aproximado de cortinas já seja conhecido. Porque o cálculo final do comprimento e largura do tecido que será necessário para fazer as cortinas dependerá do tipo de tecido que será usado e do número de camadas e outras decorações da cortina.

Leia também:  Como decorar o interior em tons de cinza

Decida o comprimento das cortinas

Um dos parâmetros mais importantes para as cortinas é o seu comprimento. Além das medições, é necessário imaginar com antecedência se tal comprimento seria apropriado em uma determinada sala. Você precisa escolher em função das funções que a sala desempenha e de suas possíveis características, como quantidade de luz, área total e altura das paredes. Quando você souber o comprimento da cortina, poderá começar a medir.É necessário medir a distância da cornija, até o ponto onde as cortinas deveriam terminar.

Além disso, é importante escolher com antecedência como as cortinas serão fixadas nos beirais. Caso a cortina fique pendurada em argolas ou ganchos, a medição será feita não no beiral, mas no sistema de fixação. Cortinas que vão pendurar no quarto ou na sala são recomendadas para serem feitas tão longas que não atinjam o chão ligeiramente (cerca de três centímetros). No caso de a cortina ter várias camadas, a cortina deve necessariamente cobrir as bordas das cortinas.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC