A membrana de PVC para telhados é hoje um material que está gradualmente conquistando sua participação de mercado em relação aos materiais de cobertura mais tradicionais. Estudos mostram que a porcentagem de coberturas equipadas com tecnologia de membrana está crescendo constantemente, o que significa que construtores e clientes de empresas de construção apreciam as vantagens da cobertura de membrana.
Membranas de telhado: propriedades e benefícios
E ainda - por que as coberturas feitas de membranas de PVC e materiais semelhantes são tão populares? Existem várias explicações para isso:
- Em primeiro lugar, os telhados feitos com tecnologia de membrana são altamente duráveis. A vida útil estimada indicada pela maioria dos fabricantes (até 60 anos, sujeita à tecnologia de arranjo e ausência de danos mecânicos) pode até ser considerada um tanto subestimada. As membranas de cobertura, devido à sua estrutura, conferem ao telhado uma excelente estabilidade, garantindo assim durabilidade.
- Em segundo lugar, a membrana de PVC para telhados (bem como as membranas de EPDM e TPO com propriedades semelhantes) são produzidas por muitos fabricantes na mais ampla gama de tamanhos padrão. O comprimento da folha de revestimento da membrana é de até 60 metros, e a largura pode variar de 0,9 a 15 m de poda. Consequentemente, obtém-se no final um telhado com um revestimento quase monolítico com um mínimo de costuras e excelentes características de impermeabilização.
- Em terceiro lugar, a membrana de cobertura de polímero tem alto desempenho. As membranas de cobertura são praticamente incombustíveis (alta resistência ao fogo), mantêm suas propriedades em uma ampla faixa de temperatura (resistência ao gelo), não colapsam quando expostas à radiação ultravioleta, o que é muito importante para o material de cobertura. Uma vantagem significativa é também a alta resistência à tração e à perfuração, que desempenha um papel importante para garantir as características de impermeabilização das membranas.

Além disso, você pode destacar a conveniência de trabalhar com membranas de cobertura. Peso leve (aprox. 1,3 kg/m2 revestimento de membrana) com uma espessura de membrana de 0,8 a 2 mm facilita muito o levantamento do material no objeto e a manipulação com ele.
Além disso, uma vantagem indiscutível é a tecnologia relativamente simples para organizar coberturas de materiais de membrana.
Se um telhado de membrana for colocado no projeto de construção, uma membrana muito diferente pode ser usada.
Além das membranas de PVC tradicionais, membranas de EPDM e TPO também são usadas hoje. A seguir, veremos todos os três tipos com suas características, vantagens e desvantagens.
Membranas de PVC
A membrana de cobertura de PVC é feita de um polímero plastificado - cloreto de polivinila.
Para dar resistência, a membrana de cobertura de PVC é reforçada com uma malha de fibra de poliéster e, para tornar a membrana mais elástica, até 40% de plastificantes com alta volatilidade são adicionados à composição de PVC durante a fabricação.

Graças à elasticidade, que devido aos plastificantes, a membrana de PVC adquire, o telhado torna-se mais durável e resistente à temperatura e outras deformações.
Para conectar as membranas de PVC em uma telha, você pode usar equipamentos especiais que soldam as folhas de PVC com jato de ar quente.
Quais são as vantagens das membranas de PVC sobre outros materiais de cobertura de membrana? Em primeiro lugar, são altos indicadores de elasticidade, resistência à radiação ultravioleta e também boa resistência ao fogo das membranas.
Uma vantagem adicional é uma gama bastante ampla de cores (claro, para materiais de membrana!) - As membranas de PVC para coberturas são feitas em 9 opções de cores.
A principal desvantagem dessas membranas é sua baixa resistência a solventes, óleos e materiais à base de betume. Você também deve prestar atenção ao respeito ao meio ambiente com o qual as membranas de PVC "não vão bem": elas contêm uma grande porcentagem de substâncias voláteis que são gradualmente liberadas no ambiente externo.
Entre os materiais de membrana de PVC populares no mercado de construção, destacam-se Krovlelon, Alkorplan, Sarnafil, Ogneizol, etc.
membranas EPDM

As membranas EPDM são um grupo inteiro de materiais de cobertura de membrana, cuja base é uma folha de borracha sintética. O reforço do tecido com malha de poliéster aumenta significativamente as características mecânicas da membrana, tornando-a mais resistente ao rasgo.
As vantagens das membranas à base de EPDM são baixo custo, alta elasticidade e longa vida útil. Ao contrário das membranas de PVC, elas são absolutamente ecológicas e insensíveis a materiais betuminosos.
A principal desvantagem dessas membranas é a necessidade de uma junta adesiva e, como resultado, uma diminuição (em comparação com uma costura soldada) na resistência na junção das vedações da membrana.
As membranas de fabricantes estrangeiros como Firestone, GenFlex, Trelleborg, bem como marcas nacionais Epikrom, Elon e outras são as mais procuradas no mercado doméstico.
Um grupo separado consiste em membranas compostas baseadas em EPDM, que possuem uma estrutura multicamada.
A camada superior dessas membranas compostas é feita de uma folha de borracha sintética e a camada inferior é feita de um material polimérico à base de betume. As membranas EPDM compostas são reforçadas com malha de fibra de vidro.
As vantagens de uma membrana de cobertura polimérica composta são óbvias - ao colar uma membrana EPDM, o betume fundido pode ser usado como camada adesiva. As membranas EPDM mais populares são fabricadas pela Foenix.
Membranas TPO

As membranas de cobertura TPO são baseadas em olefinas termoplásticas. Uma proporção significativa de membranas à base de TPO é reforçada com fibra de vidro, poliéster ou malha de fibra de vidro, mas também podem ser encontradas membranas não reforçadas.
As vantagens das membranas TPO são, antes de tudo, respeito ao meio ambiente (as membranas não contêm componentes voláteis), durabilidade e elasticidade a baixas temperaturas. As membranas TPO são conectadas por soldagem a ar quente, o que aumenta significativamente a resistência das soldas de topo.
No entanto, em termos de elasticidade como tal, as membranas TPO são inferiores às membranas à base de EPDM e PVC.
Na maioria das vezes, na rede de varejo, você pode encontrar membranas Genflex, Sarnafil, etc.
Tecnologia de coberturas a partir de materiais de membrana

Quando o telhado está sendo instalado, a membrana de PVC atua como material de impermeabilização, portanto, geralmente não é necessária impermeabilização adicional.
Geralmente, instalação de telhado faça você mesmo com o uso de materiais de membrana é produzido rapidamente - e este é outro argumento a favor de seu uso.
A base para um telhado de membrana não requer preparação especial, exceto para secagem. Se uma membrana de pvc for usada para revestimento, o telhado nem precisa remover uma camada de impermeabilização antiga.
Existem três maneiras principais de instalar materiais de cobertura em uma base de membrana:
- O método do lastro é aplicável para telhados com inclinação não superior a 10. Ao instalar material de cobertura de membrana usando um método de lastro, a membrana é colocada livremente em toda a superfície do telhado e é fixada apenas ao longo do perímetro e em locais onde a membrana fica adjacente a superfícies verticais (estruturas de ventilação, chaminés, parapeitos, etc.) . Para segurar a folha de membrana no telhado, ela é pressionada com lastro. O peso mínimo do lastro é de 50 kg/m2 telhados. Seixos, cascalho, blocos de concreto, lajes de pavimentação podem ser usados como lastro.
Observação! Ao organizar um telhado de membrana usando um método de lastro, é necessário levar em consideração a capacidade de carga do telhado e, em nenhum caso, permitir que ele seja sobrecarregado.
- Se um telhado de membrana de pvc for instalado em um telhado com grande inclinação, usamos a fixação mecânica da membrana. A soldagem a ar quente é mais usada - esse método fornece resistência máxima às costuras. Soldamos as bordas longitudinais das telas com uma máquina de solda especial. Derretendo material da membrana do telhado está firmemente preso e obtemos uma cobertura de telhado praticamente monolítica - sem pontos de tensão onde vazamentos são possíveis.
- Para telhados com geometria complexa, usamos o método adesivo. A cobertura de chapa de membrana é fixada à base do telhado usando fitas adesivas especiais de dupla face. No entanto, nem todos os materiais de membrana podem ser fixados desta forma - e, portanto, o uso, por exemplo, de membranas à base de PVC para organizar o telhado de telhados de forma complexa é limitado. Para cobrir tais telhados, membranas EPDM ou outros materiais de cobertura devem ser usados.
Observação! Juntas entre folhas de material de cobertura, junções com superfícies verticais e sobreposições através das nervuras do telhado devem ser coladas da maneira mais qualitativa.
Assim, quando se cria uma cobertura em epdm ou pvc, a membrana atua como um material impermeabilizante que evita vazamentos.
As propriedades dos materiais da membrana fornecem confiabilidade a esse telhado, e a facilidade de uso apenas contribui para o crescimento de sua popularidade.
O artigo te ajudou?