O telhado da casa determina a primeira impressão de sua aparência geral, por isso os belos telhados das casas são muito importantes na construção de casas de campo. Sua aparência estética é dada a eles pelo material de cobertura utilizado, o mais atraente dos quais será discutido neste artigo.
Na construção suburbana, são utilizadas várias opções de cobertura, como simples e empena, planas, quebradas, etc. Mas o papel principal na originalidade e beleza do telhado erguido não é desempenhado por sua forma, mas pelo material usado para cobrir.
telhado de cobre
Uma das opções para arrumar um lindo telhado desse tipo, já que telhado de quatro águas, é a escolha do revestimento de cobre, usado por vários séculos.
Este material permite construir uma variedade de telhados - bonitos e luxuosos ao mesmo tempo, e sua cor muda com o tempo: a princípio é dourado, mas aos poucos adquire um tom fosco.
Depois de alguns anos, o revestimento de cobre fica marrom, depois escurece gradualmente para preto fosco e, depois de muitos anos, fica verde-escuro.
As principais vantagens deste material incluem:
- Segurança ambiental do cobre;
- Confiabilidade e longa vida útil;
- Plasticidade do material e procedimento de instalação simples;
- Resistência à corrosão.

Recomenda-se que a cobertura de casas com telhado de cobre seja realizada por profissionais, pois requer certas habilidades e o cumprimento de várias condições, por exemplo, não é permitido o contato do revestimento de cobre com alumínio ou ferro, levando à violação do propriedades anticorrosivas do material.
A principal propriedade negativa do telhado de cobre de um sótão de duas águas é o acúmulo de eletricidade estática e atmosférica nele, o que requer a instalação obrigatória de um pára-raios.
Este revestimento, além de uma proteção confiável contra as influências externas do clima, proporciona uma aparência atraente à casa, melhorando-a apenas com o tempo.
O revestimento de cobre é usado há muitos séculos, em nosso país você pode ver muitos monumentos arquitetônicos, cujo telhado é feito desse material, que só recentemente deu lugar à popularidade do ferro para telhados.
O uso do cobre permite aumentar significativamente a vida útil do revestimento, pois seus óxidos criam uma camada de proteção quase impenetrável na superfície do telhado, que não pode ser repetida na fabricação de revestimentos de outros materiais.
Isso permite fornecer proteção confiável do edifício contra várias influências climáticas, bem como usá-lo na fabricação de outros elementos do telhado - calhas, tampas, etc. A fixação por fechadura do teto também o torna o mais impermeável possível.
Importante: a cobertura de cobre praticamente não requer custos de reparo e manutenção, pois não precisa de limpeza e pintura, mantendo todas as suas propriedades positivas por conta própria.
Para cobrir o telhado de casas de vários e de um andar, também são utilizadas telhas de cobre, que apresentam várias vantagens em relação ao material em chapa:
- O material é feito peça a peça, o que permite reduzir custos pela possibilidade de adquirir exatamente a quantidade necessária;
- O processo de erguer um telhado é mais rápido, pois o material é travado;
- No processo de reparo, é possível uma simples substituição de seções individuais do revestimento;
- Amplas oportunidades para os projetistas projetarem uma aparência externa única do edifício.
A produção de telhas de cobre é realizada por prensagem, o que aumenta ainda mais sua resistência. O uso de equipamentos e tecnologias modernas permite decorar o material com diversos padrões, cores e até criar o efeito do envelhecimento.
A vida útil de um material bem assentado é de 150 anos sem necessidade de reparos.
A cobertura de cobre com espessura de 0,7 a 1,2 mm é utilizada para cobrir vários telhados inclinados, sendo necessária uma certa qualificação para realizar sua colocação. O custo total da obra depende do custo do próprio material e da disposição de elementos adicionais no telhado.
telhado de costura

A cobertura de costura é outro material com o qual pode ser construído um telhado confiável e bonito, onde os elementos são conectados por meio de costuras - um tipo especial de costura para conectar chapas metálicas de cobertura.
Para a fabricação deste tipo de telhado, são utilizados materiais metálicos laminados ou laminados, como aço, cobre, alumínio, etc.
Existem vários tipos de juntas de costura: em pé, quando as bordas longas das tiras localizadas ao longo da inclinação são conectadas e horizontais - quando as tiras são conectadas perpendicularmente à inclinação.
Existem também conexões simples e duplas. Para a fabricação de tal telhado, é utilizado equipamento especial ou material equipado com dobras autotravantes, que são conectadas simplesmente pressionando sua superfície.
A maior resistência à água de todos os tipos de revestimentos dobrados é possuída por uma dobra dupla, que é feita na forma de uma junta longitudinal que se projeta acima da superfície do telhado com uma dobra dupla dos caixilhos. Esta opção é considerada a mais confiável, embora difícil de instalar, e é utilizada na Europa Ocidental e na Rússia desde o final do século XIX.
Outra opção para telhados de costura é uma costura autotravante única, cuja fixação é projetada especificamente para uso nas condições climáticas de nosso país e é considerada muito mais eficaz do que as fixações de vários análogos produzidos na Europa.
Este revestimento é aplicado sobre uma caixa convencional de isolamento, galvanizado ou madeira. Para a fixação do telhado, são utilizados grampos especiais de alumínio, cujo uso não requer equipamentos e ferramentas adicionais, simplificando e agilizando muito o processo de instalação.
Os grampos também são altamente resistentes a várias cargas e evitam a formação de pontes frias.
As principais vantagens de um telhado de costura:
- Escoamento de água eficiente devido à suavidade da superfície;
- A possibilidade de fabricação de blanks para elementos de cobertura permite que o material seja utilizado na construção civil em escala industrial;
- A leveza da cobertura resultante, que permite a instalação de estruturas de suporte leves;
- A flexibilidade considerável do telhado de costura torna possível usá-lo ao cobrir as estruturas de telhado mais complexas;
- Resistência à queima;
- Sem corrosão devido ao metal galvanizado;
- Facilidade e rapidez no procedimento de colocação de coberturas e sua reparação.
telhado de ardósia

A ardósia é uma rocha em que a disposição de materiais alongados ou lamelares se apresenta em forma de camadas, o que permite que sejam divididas em placas separadas com bastante facilidade, proporcionando sua ampla aplicação na construção civil.
A distribuição mais comum deste material recebido na construção do telhado.
Uma pedra de xisto é uma pedra formada a partir de argila e areia há muitos milhões de anos, na qual rochas argilosas compactadas cristalizaram sob alta pressão em grande profundidade.
A utilização da ardósia como material de cobertura remonta ao século XV.
Este material cinza escuro tem uma estrutura em camadas irregulares e um brilho oleoso, e também deve ser notado que tem a vida útil mais longa entre todos os materiais de cobertura utilizados. O xisto de argila é usado para cobrir o telhado, que tem uma plasticidade muito alta.
A mineração de ardósia é um procedimento bastante complexo e difícil, resultando em telhas pretas ou cinzas de vários tamanhos e formas.
Interessante: ao minerar ardósia, também aparecem ladrilhos de outras cores, como roxo ou vermelho.
As características positivas do revestimento de ardósia incluem sua maior resistência a influências externas e várias deformações, bem como um coeficiente de absorção de água bastante baixo.
Este material é mais utilizado na cobertura de formas complexas de coberturas, são possíveis várias opções para sua instalação, que devem ser executadas por construtores qualificados com habilidades especiais.
Para a fabricação de torneamento para coberturas de ardósia, são utilizadas ripas com seção transversal de 40x60 mm, pregadas nas vigas com pregos de 100 mm a uma distância dependendo do comprimento das telhas utilizadas na aplicação do revestimento e pelo menos metade disso.
Importante: se forem observados ventos fortes na região onde está sendo colocada a cobertura de ardósia, então é necessário executar a caixa em forma de fôrma contínua.
O artigo te ajudou?