Cobertura de telhado faça você mesmo

cobertura de telhado Em comparação com outros elementos estruturais da casa, o telhado está mais exposto à precipitação atmosférica. Junto com o porão e a fundação, a vida útil e a confiabilidade da estrutura dependem disso, portanto, é necessário realizar a sobreposição do telhado com muito cuidado , observando todas as condições tecnológicas necessárias.

Neste artigo, vamos considerar os tipos de lajes de cobertura, bem como as condições e tecnologias para sua construção.

Sobreposição com materiais de fibrocimento

As lajes de fibrocimento são as mais comuns na construção de casas de campo, pois são relativamente baratas, fáceis de instalar e muito duráveis.


Os principais tipos de materiais de cobertura de fibrocimento são os seguintes:

  • folhas onduladas, muitas vezes chamadas de ardósia comum;
  • lajes planas.

No entanto, as chapas onduladas são frequentemente preferidas, pois são mais fáceis de montar, são mais confiáveis ​​na operação e menos madeira é necessária para a caixa sob as chapas. Mais frequentemente telhado de ardósia colocado com uma inclinação de 25-33 graus.

Regras para a instalação de pisos de placas de fibrocimento:

  • Quando o telhado é coberto, chapas onduladas de fibrocimento de perfil convencional são montadas em uma caixa de vigas de madeira com seção de 50 * 50 mm com degrau entre as vigas de até 1,2 m e também - 50 * 60 mm com degrau de até 1,5 m.
  • Quanto à caixa, são utilizadas tábuas de 120 * 40 mm ou postes de 70-80 mm de diâmetro, que são cortadas em duas bordas. O degrau entre as barras da caixa não deve exceder 525 mm.
  • Na sobreposição da cobertura da varanda, a inclinação da cobertura das telhas de xisto pode ser reduzida para 10 graus, porém, neste caso, as juntas longitudinais e transversais (sobreposições) das telhas devem ser vedadas.
  • Cada uma das chapas onduladas deve repousar sobre três tábuas ou madeira. Para garantir um ajuste confortável das folhas umas às outras e à caixa, a viga do beiral é levantada com forros de 6 * 8 mm e as vigas uniformes subsequentes - com a ajuda de uma prancha de 3 * 70 mm. Na cumeeira, nas ranhuras, na saliência e ao redor das aberturas do telhado, a caixa é substituída por um piso de 2 a 3 tábuas.
  • As folhas são colocadas de baixo para cima em fileiras (da cornija à cumeeira) paralelas à cornija, alinhando sua posição ao longo do cordão. Cada folha empilhada deve se sobrepor à adjacente por uma onda. As linhas adjacentes são colocadas com uma sobreposição de 120 mm com uma inclinação do telhado de 33 graus, 200 mm - com uma inclinação de 25 graus.
  • Linhas de folhas também são empilhadas em uma corrida.A quantidade de execução é selecionada dependendo do método de instalação. O primeiro método envolve deslocar as linhas pares em relação às ímpares em uma onda. Neste caso, o objetivo é evitar a concentração dos cantos de quatro telhas ao mesmo tempo em um ponto, pois isso levará a uma quebra das telhas, bem como ao aparecimento de folgas significativas no telhado. O segundo método envolve a colocação de linhas de chapa sem preparação com corte preliminar dos cantos das chapas.
  • Com uma inclinação do telhado de mais de 33 graus, as telhas são colocadas a seco, e as lacunas nos locais de sobreposição da lateral do sótão são seladas com argamassa de cimento e areia com enchimento de fibra. Se ângulo de inclinação do telhado menos do que o especificado, as folhas são colocadas em locais de sobreposição em uma camada de mástique ou solução semelhante. O mástique é preparado a partir de betume, cal fluff, óleo diesel e escória.
  • As chapas são fixadas à caixa com pregos galvanizados ou parafusos com arruelas de material de cobertura ou aço galvanizado com dimensões de 35 * 35 mm. Depois que a mástique seca, as unhas são pintadas.

Conselho! Os orifícios para parafusos ou pregos nas cristas das ondas nas chapas são perfurados durante a operação ou com antecedência usando uma furadeira elétrica ou manual.

  • Cada uma das folhas da fileira do beiral é fixada com três pregos: dois - na segunda onda da borda do lado da sobreposição, um - na quarta onda na viga da cornija. As folhas extremas restantes nas linhas subseqüentes são fixadas com dois pregos.
  • Para fixação das pontes de navegação na viga da cumeeira, os ganchos são reforçados com degrau de 2 m. A cumeeira e as nervuras do telhado são cobertas com acessórios semicilíndricos de fibrocimento. Se não houver peças moldadas, podem ser usadas tábuas derrubadas em ângulo.Eles devem ser pintados com tinta de alumínio, que é criada em betume ou chumbo vermelho.
  • Com uma inclinação do telhado inferior a 35 graus, o feltro ou material de cobertura pode ser colocado sob as placas de fibrocimento. O objetivo do underlayment é evitar que a água da chuva fique sob os lençóis e escorra para o sótão.
  • Quando o telhado é coberto com telhas onduladas de fibrocimento, as mansardas, chaminés e ranhuras são revestidas com chapa de aço. Para conectar as folhas, são usadas dobras duplas ou as folhas são sobrepostas em 150 mm. Nesse caso, uma tira de serapilheira untada com betume ou minium é colocada entre as folhas. Sob a ranhura, um piso contínuo de tábuas é disposto e o material de cobertura é colocado.
Leia também:  Construção de telhado faça você mesmo

Revestimento

 Esquema de telhas
Esquema de telhas

Telhados de telha são famosos por sua força, resistência ao fogo e durabilidade, mas isso material do telhado tem sido de pouca utilidade ultimamente. O reparo de tal telhado é reduzido à substituição de telhas individuais danificadas.

A desvantagem de um telhado de telha é sua grande massa, que requer reforço adicional da viga e da estrutura de revestimento.

A inclinação desse telhado deve ser de pelo menos 30 graus para garantir a operação sem vazamentos.

Existem vários tipos de telhas:

  • fita ranhurada;
  • sulco estampado;
  • fita plana.

Ladrilhos ranhurados são feitos de argila ou mistura de cimento e areia. As telhas de cumeeira são usadas para cobrir as cumeeiras.

O mais comum é o ladrilho de tiras ranhuradas, que, em comparação com outros tipos, é mais leve. Possui ranhuras (flanges) nas quais, ao se sobrepor, são colocadas as saliências dos ladrilhos vizinhos.

Os ladrilhos estampados com fenda têm um olho com um orifício através do qual são amarrados à caixa. Quanto ao ladrilho de fita, ele possui um furo no espigão para essa finalidade.

Regras para a colocação de telhas:

  • A colocação de ladrilhos estampados e de tiras ranhurados é realizada em uma camada e ladrilhos de tiras planas - em duas camadas, de maneira escamosa ou convencional.
  • Para distribuir uniformemente a carga nas vigas e paredes, o telhado é disposto simultaneamente em inclinações opostas.
  • As telhas são colocadas da direita para a esquerda, mantendo uma sobreposição em linha de 20-30 mm e uma sobreposição entre linhas de 60-70 mm. Se os ladrilhos não se encaixarem perfeitamente nos locais de sobreposição, esses locais serão adicionalmente compactados com uma mistura de cimento e areia. As telhas são presas à caixa com arame através de uma fileira ou cada uma, dependendo da inclinação do telhado.
  • As telhas de tira plana podem ser colocadas da direita para a esquerda e da esquerda para a direita com linhas sobrepostas e costuras espaçadas. Para garantir a expansão das costuras, cada linha ímpar é feita de ladrilhos inteiros e a linha par é iniciada pelas metades. Essas telhas são presas à caixa por meio de presilhas.
  • Dependendo da quantidade de precipitação, da presença de condições para a ocorrência de gelo significativo no telhado e do tipo de telha, os telhados desse tipo são dispostos com inclinação de 30 a 40 graus.
  • Um telhado de telhas feitas de tiras planas e telhas ranhuradas é geralmente colocado em uma caixa feita de vigas de 50 * 50, 60 * 60 mm ou postes com bordas cortadas, que fornecem uma colocação firme para as fileiras de telhas.
  • Ao instalar uma saliência do telhado, é imperativo garantir uma transição suave entre a saliência e a inclinação. A primeira fileira de ladrilhos na saliência é colocada diretamente nas tábuas da saliência.Por esta razão, eles são colocados 25 mm mais altos em comparação com o plano principal da caixa.
  • Em casos raros, para evitar que a neve sopre nas rachaduras, o telhado de telha é colocado sobre uma telha colocada em uma camada. Ao mesmo tempo, em vez da caixa, é executado um calçadão sólido. O piso é coberto com uma camada de cobertura, a seguir as barras são recheadas em forma de caixote, após o que colocam um telhado de telha, enquanto prendem as telhas às barras, ou seja, colocam um caixote contínuo e um sólido pavimentação.
  • Para evitar o consumo excessivo de madeira, em vez de um piso contínuo, bem como um piso de camada de cobertura, às vezes limita-se a massajar as juntas entre as telhas com uma argamassa de assentamento. No entanto, a prática de usar telhados de telha cheia de lacunas indica que o rejunte não adere bem à telha, o que logo faz com que ela fique para trás e caia do telhado em pedaços.
  • A caixa é pregada nas vigas com pregos de comprimento igual a pelo menos duas espessuras das vigas. As inclinações de um telhado de telhas são organizadas colocando telhas em fileiras em cada uma das inclinações opostas, começando pela parte inferior. Se ocorrerem, apare a saliência, cume, nervuras, ranhuras.
Leia também:  Proteção contra raios de um telhado metálico: como fazer aterramento e proteção contra raios, recursos de cálculo
 piso de azulejo
piso de azulejo

Parte das telhas, localizadas nas encostas (a cada 8-10 peças) em um padrão quadriculado, são fixadas à caixa com arame recozido de 1,4-1,8 mm de diâmetro, usando pontas especiais na telha, bem como pregos, que prendem o fio à caixa.

  • O beiral é recortado e sob o beiral são costuradas tábuas frontais que, junto com os beirais, protegem as fileiras inferiores de telhas do vento e, além disso, aumentam a rigidez dos beirais, que são as partes mais críticas das inclinações do telhado.
  • A cumeeira do telhado de telha é coberta com telhas sulcadas assentes em argamassa de cal e amarradas aos caibros ou ripas. Esses ladrilhos cobrem as fileiras superiores de ladrilhos comuns em 40-60 mm. Se houver uma lacuna significativa entre as barras superiores da caixa de duas inclinações que convergem no topo, a lacuna é preliminarmente vedada com um trilho.

Conselho! Se não houver telha de cumeeira, a cumeeira pode ser coberta com duas tábuas, que são derrubadas em um determinado ângulo e presas à caixa com pregos.

  • A cobertura de telhas é mais adequada para cobrir telhados simples e de duas águas. Telhados de formato mais complexo possuem nervuras e ranhuras, e seu revestimento complica muito o processo de instalação, além de reduzir a qualidade do telhado.
  • O telhado de telhas é completado com o acabamento de ventilação e chaminés. Ao mesmo tempo, é importante evitar a possibilidade de vazamento de água próximo ao cano para o sótão e daí para dentro da sala. Se os ladrilhos se ajustarem perfeitamente ao tubo, eles estarão limitados a revestir com argamassa de cimento ao redor do tubo. Em outros casos, um lenço de aço para telhado é feito ao redor do tubo.

Teto de chapa de aço

revestimento de chapa de aço
revestimento de chapa de aço

A vantagem desses telhados é a facilidade de trabalho na construção de telhados complexos com cantos afundados, contornos curvilíneos, diferentes inclinações, volumes salientes e outras dificuldades. No entanto, a chapa de aço é bastante cara e também requer manutenção sistemática durante a operação.

Leia também:  Tipos de telhados de casas: estruturas inclinadas, inclinadas, mansarda, quadril, meio quadril e tenda

O uso de aço para telhados não galvanizado requer seu processamento antes da aplicação com revestimento de betume quente duas vezes em ambos os lados.

O revestimento de chapa de aço é realizado em uma caixa de barras de 50 * 50 mm com um degrau entre elas de 200 mm. Em alguns casos, uma caixa contínua com piso sobre material de cobertura ou cobertura é realizada para isolar os espaços do sótão e prolongar a vida útil do telhado.

As folhas são conectadas por meio de dobras: no lado curto - reclinado, ao longo do comprimento - em pé.

O teto é preso à caixa com grampos, pregados com pregos de 50 mm de comprimento na lateral da caixa. Os grampos são colocados em cada local das cumeeiras com um degrau entre si não superior a 0,6 m (ao longo do comprimento da cumeeira) e pelo menos 3x por 1 folha.

As saliências da cornija são dispostas em muletas, as calhas nas paredes são montadas em ganchos, os canos de esgoto são pendurados em estribos.

Ao cobrir as encostas do telhado, as chapas com dobras e bordas são dispostas em fileiras perpendiculares à cumeeira, após o que as chapas de cada fileira são conectadas com dobras reclinadas. As folhas são colocadas no lugar e presas com grampos à caixa.

Em seguida, as tiras subsequentes são montadas na mesma ordem, após o que são conectadas umas às outras com dobras verticais. No cume existem faixas de telhados inclinados com uma costura dupla.

Ao final do acabamento da cumeeira, o revestimento ordinário é fixado na calha da parede por meio de dobra dupla.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC