Na fase em que a casa está quase construída, a fundação está pronta e as paredes erguidas, pode-se proceder à instalação do telhado. Este vídeo irá ajudá-lo: telhado faça você mesmo. Você poderá aprender sobre seu dispositivo e o processo de trabalho pelo menos o mais básico. Você deve começar estudando os principais tipos de coberturas, as mais comuns na construção doméstica.
Tipos de telhado
Existem vários tipos básicos dessas estruturas, cada uma das quais pode ser complicada conforme desejado e necessário. Se você planejou um telhado faça você mesmo em casa, primeiro decida seu tipo.
- Cabana.A opção mais simples, usada com mais frequência para cobrir não residências, mas despensas, bem como banheiros ou dependências.
- Dvuhskatnaya. O tipo de cobertura mais comum e fácil de implementar, encontrado com mais frequência em pequenas casas, chalés e banheiros. Tem apenas duas encostas que se unem no topo.
- Telhado de quatro águas. Uma opção um pouco mais complicada, mas muito comum e conveniente. Acontece hip, semi-hip e tenda. O tipo quadril consiste em quatro inclinações, duas das quais são em forma de trapézio e as outras duas são triangulares. O semi-quadril é um pouco diferente e é um híbrido de empena na parte superior e quatro declives na parte inferior. A tenda tem quatro inclinações idênticas na forma de triângulos isósceles que convergem no topo.
- Telhado quebrado. Pode ter formato de empena com quebra no meio de cada declive, ou pode ser mansarda, com chanfros nas faces frontais. Antes de fazer o telhado da casa com as próprias mãos, observe quais tipos de telhados costumam chamar sua atenção. Muitas vezes, em casas particulares de tamanho médio, há telhados de mansarda quebrados. Isso não é surpreendente, porque neste caso é possível equipar o espaço do sótão para morar. Sim, e esse tipo de telhado não é muito difícil de instalar, é confiável, tem uma aparência atraente e dura muito tempo.
- Telhado inclinado de várias águas. Esta é uma opção mais complexa, da qual existem muitas variedades. Cada proprietário tem espaço ilimitado para a imaginação, erguendo tal telhado.
Observação! Quanto maior a casa, mais complexo seu layout, mais elementos e acréscimos podem estar no telhado.No entanto, se você não sabe como fazer um tipo complexo de telhado, é melhor procurar ajuda de especialistas. O fato é que quanto mais complexo o telhado, mais complexo o sistema de vigas sob ele.
Materiais que você vai precisar

Depois de decidir exatamente o tipo de cobertura para sua casa, você deve decidir sobre o tipo de cobertura. O fato é que disso dependerá a quantidade e a resistência dos materiais necessários para o sistema de vigas.
O sistema deve ser mais forte sob a cobertura de azulejos. A telha de barro queimado tem o maior peso em comparação com o metal e a ardósia. Portanto, antes de fazer um telhado, resolva o problema com o material de cobertura.
Para montagem vigas do telhado faça você mesmo você precisará de madeira, tábuas, ripas, além de filme impermeabilizante, isolamento, parafusos e pregos. O consumo de materiais dependerá diretamente do tamanho da casa, da complexidade do telhado e da natureza do revestimento.
Calcule tudo com antecedência, melhor ainda - se envolver especialistas para isso.
Sequência de trabalho
Quando os materiais necessários forem adquiridos, você poderá começar a construir. Uma placa de energia deve ser anexada ao redor do perímetro da parte superior das paredes.
Esta é uma barra grossa que serve como uma espécie de base e suporte para o futuro sistema. Para fortalecer o telhado com as próprias mãos, torne as fixações confiáveis \u200b\u200bdesde o início e, ao colocar o Mauerlat, use o nível, certificando-se de que não haja distorções.
Os parafusos de ancoragem são mais adequados como fixadores. É aconselhável instalá-los ao despejar a cinta de reforço, deixando as pontas salientes para o bocal de madeira.

Antes de colocar uma viga sobre eles, você deve marcar os furos, referindo-se ao passo dos parafusos salientes, fazer esses furos e, em seguida, colocar cuidadosamente o Mauerlat nos parafusos. Use uma marreta no bico, certificando-se de que a viga esteja completamente assentada no lugar.
Depois que o Mauerlat é colocado, é hora de instalar a treliça. Para vigas, é feita uma viga ou prancha grossa.
Lembre-se de que as vigas suportarão o peso da carga, portanto, não economize no material. No futuro, as vigas serão fixadas com elementos adicionais - jumpers, amarras, travessas e espaçadores.
Se você já conhece esse tipo de instalação e sabe fazer um telhado com as próprias mãos, será muito mais fácil para você. Para quem está fazendo pela primeira vez, é aconselhável levar um auxiliar, assim o trabalho ficará mais fácil e rápido.
Observação! Cada perna da viga em uma extremidade deve repousar contra o Mauerlat e, na outra extremidade, deve encaixar no topo com a perna da viga oposta. Calcule a largura do degrau das pernas da viga a partir do tamanho do telhado e do peso do revestimento futuro. Quanto maior a carga a ser aplicada, menor deve ser o degrau entre as barras.
A parte superior do sistema, onde as vigas são unidas, é chamada de cumeeira. Os jumpers de reforço entre as barras são chamados de barras transversais. Se você estiver instalando um telhado tipo duas águas com suas próprias mãos, a treliça parecerá um conjunto de triângulos presos por jumpers.
É mais conveniente fazer esses triângulos no chão e depois montá-los levantando-os até o telhado.
A instalação deve ser realizada após a instalação das vigas do teto. É mais conveniente instalar triângulos de vigas começando pelos dois extremos, fixando-os com uma viga de cumeeira. Em seguida, o resto é instalado.
Depois disso, eles são finalmente fixados com parafusos e pregos. Laços e jumpers adicionais são colocados nos lugares certos, se necessário, para fortalecer o fortalecimento do sistema.
Agora, nas pernas da viga, ao longo de cada uma, são pregadas ripas para a contra-treliça. É necessário para o vão entre as vigas e a caixa, para futura ventilação do espaço entre o isolamento e a camada de acabamento.
Além disso, as ripas são colocadas nas contra-travas e uma caixa é formada. As ripas são fixadas nas vigas com o passo necessário.
Se lhe parece que tudo é muito complicado, aconselhamos que veja o material “vídeo do telhado da casa faça você mesmo”, que encontrará no nosso site.
Então você entenderá não apenas o princípio e o procedimento do trabalho, mas também garantirá que tudo não seja tão complicado quanto você imaginou.
Depois que todo o sistema de vigas estiver totalmente concluído, a caixa estiver pronta, todos os nós estiverem bem fixados, você poderá prosseguir para a próxima etapa da construção do telhado.
Proteção e isolamento

O telhado precisa de proteção antes de ser coberto. Isso é obrigatório, caso contrário você não estará imune ao frio e às fugas regulares.
As camadas de proteção do seu telhado devem estar na seguinte ordem:
- Uma camada de barreira de vapor que protege o isolamento;
- Isolamento que mantém o calor em sua casa;
- Impermeabilização, impedindo a penetração de umidade no interior;
- Revestimento de acabamento do material de sua escolha.
É mais conveniente realizar o trabalho de proteção na seguinte sequência: é desejável colocar o isolamento entre as vigas em primeiro lugar.
Como aquecedor, a lã mineral especial está sendo cada vez mais usada.O material é resistente ao desgaste, durável, leve e inofensivo. Você pode usar espuma, mas é indesejável devido à sua alta toxicidade e inflamabilidade.
Para tornar o telhado bem isolado, é aconselhável colocar o isolamento em duas camadas. Você obterá uma junta com cerca de 10 cm de espessura. Porém, para regiões não muito frias, ou para economizar, pode-se fazer uma camada de 5 centímetros.
Observe - a camada de isolamento térmico desempenha outro papel importante - evita a penetração de sons estranhos em sua casa.
Isso é especialmente necessário em locais próximos a estradas, linhas ferroviárias ou aeroportos.
Após o isolamento, você pode proceder à instalação de um filme de barreira de vapor. É puxado por dentro, do sótão, sob isolamento térmico, preso ao sistema de caibros. É necessário para que o vapor que sai da sala não caia na camada de isolamento. Assim, o isolamento estará sempre seco e sua vida útil será muito maior. É conveniente prender o filme com um grampeador nas vigas.
Tendo se perguntado como fazer um telhado sozinho, não ignore a experiência e os conselhos de especialistas. Tente aderir estritamente à sequência de ações, sem perder nada.
Caso contrário, você arrisca pelo menos reparos frequentes e a segurança do seu telhado.
Observação! Depois de feito o isolamento e a barreira de vapor, você terá que realizar as seguintes etapas de trabalho diretamente do telhado. De cima, acima de uma camada de material isolante de calor, é colocada uma membrana de difusão impermeabilizante permeável ao vapor. Suas propriedades são tais que deixa passar a umidade na forma de vapor por dentro, mas não deixa passar a água que entrou por fora. Ou seja, se houver a menor presença de umidade no isolamento, ela sairá.
E não deixará que a água entre no isolamento, graças aos menores furos em sua estrutura, que liberam vapor e não deixam passar umidade. Fixamos acima do isolamento, já fora do telhado, novamente, com grampeador.
Agora que você aprendeu a maior parte de como fazer seu próprio telhado, podemos dizer que todos os preparativos para o acabamento estão prontos.
Considere que a chamada torta de cobertura está pronta para você. Você fez a proteção de sua casa contra água, frio, ruído e condições climáticas. É hora de cobrir o telhado com a camada final.
casaco de acabamento

Sem dúvida, você já escolheu o material com o qual sua casa será revestida. O material mais simples, barato e funcional é, obviamente, a ardósia.
No entanto, ele perde muito por causa de sua aparência. Os telhados cobertos com ele não parecem tão respeitáveis \u200b\u200be elegantes, portanto, é usado com mais frequência para telhados de banheiros, dependências, despensas ou casas de campo muito pequenas.
Se fizermos um telhado com as próprias mãos, usando telhas naturais, devemos levar em consideração seu grande peso. Com muitas vantagens e boas características, o sistema de vigas para este material deve ser feito com muito cuidado.
Afinal, as cargas que o sistema irá suportar serão consideráveis. O ladrilho é muito durável, fica lindo, você pode escolher qualquer cor do revestimento, é colocado de forma rápida e fácil. No entanto, se o seu telhado não estiver devidamente preparado para isso, não deve arriscar a sua segurança.
Quando a instalação de um telhado de casa envolve cobertura metálica, pode-se dizer que você tomou uma decisão sábia. As chapas de aço galvanizado revestidas com uma composição especial não são apenas leves.
Eles são fáceis de instalar, são relativamente baratos e o revestimento não apenas parece ótimo, mas também atende a todos os requisitos necessários para resistência ao desgaste e segurança. Portanto, hoje, na maioria das vezes, você pode encontrar telhados cobertos com esse material específico.
À primeira vista, parece que o telhado é forrado com telhas individuais. No entanto, este não é o caso, porque o material apenas imita elementos individuais.
Na verdade, são folhas com superfície ondulada que são simplesmente colocadas em uma determinada sequência. E, se fizermos um telhado com folhas separadas, no final, ele assumirá a forma de uma solução de design completa.
Quer se trate de folhas ou fragmentos individuais, empilhe-os, deslizando um sob o outro. Cada material possui sua própria tecnologia, portanto, siga rigorosamente as instruções ou consulte uma pessoa que saiba muito sobre o assunto.
Muitas vezes encontramos telhados de casas feitos com nossas próprias mãos, que não diferem do trabalho profissional. Naturalmente, porque cada proprietário faz por si mesmo, de forma confiável, por muito tempo e com alta qualidade.
Claro que não vale a pena economizar em materiais, mas desde que você tenha mãos habilidosas, dá para economizar em alguns acessórios. Por exemplo, no sistema de drenagem, que deve ser feito após a cobertura do telhado.
Terminada a montagem do telhado com as próprias mãos, é hora de montar o ralo, caso contrário suas paredes e fundação ficarão inundadas com a água da chuva.
Tubos de plástico cortados ao meio no sentido do comprimento são perfeitos para essa finalidade. E suas habilidades e engenhosidade, que todos os nossos concidadãos possuem, irão ajudá-lo a concluir a construção com sucesso.
O artigo te ajudou?