Um telhado de costura de metal de alta qualidade dura décadas. No entanto, se as regras de instalação forem violadas, pode surgir a necessidade de reparar o telhado de costura após alguns anos de operação. Por que isso está acontecendo e como lidar com o problema?
- O que é um telhado dobrado?
- O que causa vazamentos?
- Violação do aperto das costuras
- Eliminação de vazamentos em locais onde o telhado é adjacente a paredes e tubulações
- Danos mecânicos a uma folha de material de cobertura
- Deflexão do telhado e desgaste intenso do material do telhado
- A escolha de um novo material de cobertura para uma substituição completa do telhado
- conclusões
O que é um telhado dobrado?
Costuma-se chamar um telhado de costura como uma estrutura de telhado, na qual folhas individuais de material de cobertura são conectadas umas às outras por um tipo especial de costura - uma costura.
O dispositivo de tal telhado o seguinte: as dobras podem ser simples e duplas, bem como reclinadas e em pé. A dobra dupla em pé é considerada a mais estável e hermética.
Para a fabricação de telhados de costura, são utilizados os seguintes tipos de materiais:
- Chapas ou rolos de aço com revestimento protetor polimérico ou galvanizado;
- Cobre;
- Alumínio;
- Liga de zinco com titânio.
estrutura do telhadoe costura são caracterizados por estanqueidade, excelente resistência a influências externas (vento, precipitação, baixas temperaturas, etc.)
No entanto, todas essas qualidades se manifestam apenas se a instalação do telhado for realizada profissionalmente. Erros durante o trabalho de instalação podem ser detectados no primeiro ano de operação.
O que causa vazamentos?
Se a costura do telhado de metal começar a vazar, pode haver várias razões para esse fenômeno desagradável. Entre eles:
- Costuras com vazamento;
- Vazamentos na junção do telhado com a chaminé;
- Deflexão do material de cobertura;
- Danos mecânicos no telhado, que resultaram em um furo na chapa metálica da cobertura;
- Desgaste severo do material.
Em cada um dos casos descritos, são possíveis dois tipos de reparação:
- Desmontagem local e reparação da área danificada;
- Substituição completa do telhado.
Considere como realizar reparos e construção de telhado em cada um dos casos descritos.
Violação do aperto das costuras

Para reparos, todas as costuras devem ser inspecionadas. Em locais onde haja possibilidade de vazamento, execute rolagem adicional usando uma ferramenta manual para costura de telhado. Em seguida, realize a vedação adicional das costuras.
Conselho! Para selar juntas de costura, use fitas autoadesivas especiais (borracha butílica ou betume). Essas fitas servem como excelente proteção para costuras e são bem aderidas ao metal.
Eliminação de vazamentos em locais onde o telhado é adjacente a paredes e tubulações
Para eliminar esse mau funcionamento, é necessário verificar o ajuste dos perfis de rebaixamento. Se forem detectados danos, remova as partes destacadas do perfil e instale um novo em seu lugar, fixando-o com buchas.
Conselho! Ao instalar perfis e painéis de costura, é necessário revestir todas as juntas com selante de silicone.
Danos mecânicos a uma folha de material de cobertura

Se um buraco se formou em uma folha de material de cobertura, então, como regra, é necessária uma substituição completa da imagem.
Para fazer isso, as costuras são dobradas, então uma nova folha de material é colocada, após o que as costuras são novamente seladas de acordo com todos os requisitos de tecnologia.
Se um telhado de costura de cobre estiver sendo reparado, o buraco pode ser remendado aplicando um remendo de material semelhante. As propriedades do cobre permitem que as conexões sejam feitas por estanhamento ou solda.
Conselho! Após a instalação do remendo, vale a pena aplicar uma ferramenta especial na nova placa de metal, que ajudará a simular o envelhecimento do metal. Nesse caso, o remendo não se destacará no fundo geral do telhado.
Ao reparar um telhado de alumínio, um remendo é colocado no orifício resultante com uma tecnologia diferente, pois a soldagem não é possível neste caso.
Para fazer isso, corte um remendo cujo tamanho seja 7 a 10 cm maior que o tamanho do dano e reforce-o com parafusos de alumínio. Uma camada de cola para telhado é aplicada ao longo da borda do remendo e, um dia depois, quando a primeira camada secar bem, a cola é aplicada novamente.
Deflexão do telhado e desgaste intenso do material do telhado

Esses dois defeitos são os mais graves, pois exigem reparos sérios e caros para serem corrigidos.
Como regra, um telhado de costura pode dobrar devido à violação das regras de instalação (o torneamento é montado com um grande degrau) ou devido ao fato de que os elementos do torneamento apodreceram com o tempo ou foram danificados em outro caminho.
Neste caso, será necessária a desmontagem total do material da cobertura e a reestruturação do sistema de treliças, incluindo a substituição da ripa e, eventualmente, dos caibros e vigas da cobertura. Naturalmente, tais reparos exigirão tempo e um sólido investimento de fundos.
Em caso de desgaste do material de cobertura, ele deverá ser totalmente substituído. No entanto, se o reparo for feito devido ao fato de o telhado ter perdido sua aparência atraente, mas ele próprio ainda estiver em boas condições, você poderá prescindir do desmantelamento do material antigo.
Para fazer isso, com a ajuda de um martelo convencional, todas as dobras em pé são dobradas e, em seguida, uma nova caixa é montada diretamente no telhado antigo, após o que um novo material de cobertura é colocado.
A escolha de um novo material de cobertura para uma substituição completa do telhado

Se você planeja um reparo em grande escala, incluindo uma substituição completa do material de cobertura, considere cuidadosamente a escolha da cobertura.
O aço galvanizado tradicional é usado cada vez menos hoje, pois não tem uma aparência muito atraente e não dura muito tempo (não mais que 20-25 anos).
Na construção moderna, eles tentam usar materiais mais avançados. Por exemplo, um telhado de cobre dobrado bem feito durará 100 anos ou mais.
Ao mesmo tempo, o cobre é um dos materiais mais atraentes do ponto de vista estético. Durante o processo de oxidação, o telhado mudará de cor, passando de vermelho para marrom, depois para preto e, finalmente, para verde malaquita.
O zinco-titânio é um material de cobertura moderno e de alta resistência. Esta liga é forte o suficiente e o telhado dela durará tanto quanto o de cobre.
Além disso, tanto o zinco-titânio como o cobre são materiais bastante plásticos, pelo que também podem ser utilizados em coberturas de formas complexas. Esses materiais têm uma desvantagem significativa - o alto preço.
Embora do ponto de vista econômico, tal investimento em uma casa seja bastante lucrativo, porque neste caso:
- O valor da casa aumenta;
- Será possível esquecer a reparação e substituição do telhado durante muitos anos.
No entanto, nem todo proprietário pode arcar com tal despesa, então existe uma opção alternativa - materiais de cobertura modernos com revestimento de polímero.
Por exemplo, telhados de costura ruukki. Para a fabricação deste material de cobertura, o fabricante finlandês Rautaruukki desenvolveu especialmente um novo tipo de aço - 52F +.
Este tipo de aço possui um alto nível de ductilidade, por isso pode ser usado para produzir elementos complexos com alta qualidade.
Vantagens deste material de cobertura:
- Maior elasticidade que as chapas de aço convencionais. Além disso, a propriedade de plasticidade é preservada mesmo após a aplicação de um revestimento de polímero.
- Alto nível de força;
- Execução facilitada de dobras e alta densidade das costuras obtidas;
- Alto nível de isolamento acústico.
conclusões
Uma vez que a qualidade da cobertura não depende apenas do material escolhido, mas também da instalação competente, a instalação e reparação de coberturas de costura devem ser confiadas apenas a especialistas altamente qualificados.
O artigo te ajudou?