O telhado de quatro águas é superior em complexidade de projeto a um telhado de duas águas comum, porque fazer quatro inclinações localizadas em ângulos iguais e coordená-las não é uma tarefa fácil. E, no entanto, com a preparação necessária, você pode construir um telhado de quatro águas por conta própria - se, é claro, abordar essa tarefa com responsabilidade e se armar com o conhecimento necessário.
Neste artigo vamos considerar os principais aspectos da construção de um telhado de quatro águas.
Características do telhado de quadril
Como mencionado acima, um telhado tipo quadril é um telhado de quatro inclinações, no qual duas inclinações longas são em forma de trapézio e duas inclinações curtas (quadris) são na forma de triângulos inclinados.
A principal dificuldade no projeto e construção de telhados de quatro águas é o sistema de treliças.
O telhado de treliça do tipo quadril inclui os seguintes tipos de vigas:
- Inclinar (diagonal)
- Privados (Central)
- Ao ar livre (canto)
Para as vigas do telhado do quadril, o mesmo material é usado para as vigas do telhado de duas águas - uma viga de madeira com uma seção de 150x150 ou uma placa de 50x150 mm.
Também é possível usar perfil metálico do telhadoNo entanto, será quase impossível construir esse telhado por conta própria.
Quanto ao trabalho de isolamento de telhados, criação de torneamento e instalação de materiais de cobertura, aqui os telhados de quatro águas praticamente não diferem dos telhados de outros tipos.
Portanto, a atenção principal será dada aos sistemas de treliça dos telhados de quatro águas.
estrutura do telhado quadril

A construção da estrutura do telhado de quatro águas é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- Para começar, montamos o bar-mauerlat de suporte ao longo do perímetro do edifício. Além do Mauerlat, instalamos uma viga transversal no meio do telhado.
- Instalamos racks para a cumeeira na viga transversal. Colocamos os racks estritamente na vertical e os fixamos com chaves.
- Nas estantes, com o auxílio de um nível e um fio de prumo, fixamos a cumeeira, mantendo rigorosamente sua posição tanto em nível quanto em altura. Toda a geometria do telhado do quadril depende em grande parte da precisão da instalação da cumeeira - portanto, esta etapa deve ser realizada com o maior cuidado possível.
- A próxima etapa na construção de um telhado de vigas é a instalação de inclinações (vigas de canto). Como resultado, todas as quatro inclinações do futuro telhado são formadas, portanto, a precisão da instalação deve ser muito alta. Para que as quatro inclinações sejam planas sem desvios, é necessário alcançar a igualdade nos comprimentos de todas as quatro vigas.
- Fixamos as vigas com a extremidade inferior nos cantos do Mauerlat e com a extremidade superior na viga da cumeeira. Para fixação, usamos suportes de aço e suportes especiais.
- Ao instalar as vigas, colocamos o tamanho da saliência - a saliência do telhado além do plano da parede. A saliência ideal é de cerca de 40-50 cm, no entanto, em áreas com ventos fortes, é possível uma saliência de até 1 m para proteger as paredes da umidade.
- Além disso, o dispositivo do telhado do quadril envolve a instalação de vigas intermediárias. A primeira etapa inclui a instalação de vigas comuns, que devem ser fixadas tanto no Mauerlat quanto na cordilheira. Instalamos todas as vigas comuns (centrais) paralelas umas às outras e fixamos com um entalhe com fixação adicional com suportes.
Observação! Na fase de instalação do sistema de vigas, os nós complexos do telhado de treliça, nos quais vários elementos são unidos, devem ser executados com muito cuidado. Um dos nós mais difíceis é a junção da cumeeira, duas vigas diagonais, duas vigas centrais e uma viga de quadril.
Para facilitar o encaixe, na viga da cumeeira fazemos uma guarnição em forma de chanfro duplo - o principal é que os planos coincidam com os planos dos chanfros nas vigas correspondentes.
- A próxima etapa é a instalação de vigas de canto (aranhas). É ideal se as encostas principais e do quadril se unirem a vigas diagonais em lugares diferentes.O encaixe pode ser realizado tanto com a ajuda de barras de suporte (cranianas) quanto com a ajuda de um corte.
Observação ! Montamos os galhos do telhado do quadril (destacados em verde na figura) estritamente paralelos às vigas intermediárias (destacadas em amarelo).
Em princípio, a criação de vigas para o telhado de quatro águas é concluída com a instalação de raminhos. No entanto, em alguns casos (especialmente se o telhado for grande), pode ser necessário reforçar o telhado.
tecnologia de reforço de telhado de quadril
Dependendo do tamanho do edifício, o telhado do tipo quadril é reforçado de várias maneiras:
- Nos cantos da estrutura, pode-se instalar a chamada treliça com suporte que suporta a viga diagonal. Sprengel é uma viga lançada entre os dois ombros do Mauerlat, formando um ângulo comum.
Observação! Se a treliça for instalada longe do canto, uma treliça é montada para maior confiabilidade. O estande, neste caso, é preso à treliça com duas barras inclinadas - escoras.
- Para apertar (e se o teto for de concreto armado, então no próprio piso), instalamos vários racks, conectados por uma barra na parte superior. A barra funciona como uma espécie de “prateleira”, que suporta as vigas no meio e garante uma distribuição uniforme de cargas na cobertura.
- Com um processo como instalação de vigas diagonais longas tamanho grande em vez de uma viga, instalamos vigas emparelhadas. Ao mesmo tempo, ganhamos não só em comprimento, mas também em resistência, pois as vigas diagonais devem suportar o nível máximo de carga.
Após a conclusão do trabalho de reforço do sistema de treliças para o telhado de quatro águas, você pode prosseguir para a construção da caixa e trabalhar no isolamento.
A propósito, ao isolar um telhado de quatro águas por dentro, definitivamente será necessário aparar. isolamento de telhado, pois não adianta economizar tempo calculando a distância entre as pernas da viga - algumas das placas precisarão ser cortadas em ângulo.
O mesmo se aplica aos materiais de cobertura em peça, especialmente os de grande porte, como ardósia e telhas metálicas.
E, no entanto, apesar de todas as dificuldades acima, os telhados do tipo quadril continuam sendo um dos mais populares.
Uma estrutura tão complexa do telhado garante seu alto desempenho - o que significa que o resultado final vale o esforço despendido.
O artigo te ajudou?