Telhados: o que você precisa saber

dispositivo de telhadoDiante da construção de uma casa particular, no processo de projeto de uma estrutura, a maior atenção é dada à forma do telhado, pois dela depende o aspecto geral de todo o edifício. No âmbito deste artigo, analisaremos a estrutura do telhado, quais são as formas dos pisos, materiais e o que é melhor escolher.

O telhado é sempre um compromisso entre a beleza e as capacidades financeiras do proprietário do edifício. De toda a variedade de tipos de telhados, os telhados absolutamente planos e de inclinação única são bastante raros, principalmente opções de inclinação dupla e combinadas com diferentes ângulos de inclinação dos elementos do telhado.

Um telhado inclinado pode ser residencial ou sótão, ou seja. ou um espaço de estar com janelas amplas e bastante espaçoso é criado sob a estrutura, ou um sótão é simplesmente organizado de acordo com um esquema simplificado.

Considere os elementos estruturais do telhado usando o exemplo de um telhado de sótão simples.

O telhado consiste em uma estrutura e um telhado. A armação, por sua vez, consiste em (ver figura abaixo)

  1. Mauerlat. Serve de suporte para as vigas, é uma viga ou um tronco talhado por baixo. Se as paredes forem feitas de materiais leves (espuma, concreto aerado), o mauerlat deve ter uma forma contínua. Se as paredes forem monolíticas (tijolo, concreto), então, sob cada suporte de viga, é permitido colocar um Mauerlat com comprimento de pelo menos 50 cm.

    instalação de telhado de casa
    Os principais elementos da estrutura do telhado
  2. Viga. Este é o principal elemento de sustentação da estrutura do telhado, por isso o material escolhido para as vigas é de alta qualidade, sem falhas, com umidade não superior a 22%. O material pode ser tábuas e vigas grossas, a seção depende do tamanho do telhado, seu peso, largura do vão, ângulo de inclinação e carga de projeto. Se a largura do telhado for significativa, as vigas são usadas para ajudar:
  • Sopro.
  • Prateleira.
  • Strut.

Esses elementos estruturais aumentam a rigidez da estrutura e impedem que as vigas “se afastem”.

  1. Caixote. Este elemento foi especialmente concebido para a fixação do telhado. Dependendo do material e do ângulo da inclinação do telhado, o degrau da caixa é escolhido.

As vigas, por sua vez, são divididas em camadas e penduradas. As vigas laminadas também desempenham o papel de elementos do piso, só que não estão localizadas exatamente, mas em um determinado ângulo.

Essas vigas repousam com as pontas nas paredes da casa e com a parte central nos suportes internos, se houver. A figura abaixo mostra uma versão simples do dispositivo para vigas em camadas, onde 1 é uma viga, 2 é uma barra transversal, 3 é uma sobreposição.

Essas vigas são usadas para vãos pequenos, de até 6 metros, entre suportes.

As vigas suspensas repousam puramente nas paredes da casa, usando vários elementos adicionais para fortalecer a rigidez da estrutura (veja a figura abaixo).

dispositivo de telhado
Dispositivo de telhado

1-mauerlat, 2-rafter, 3-puff, 4-headstock, cinta. Essas vigas exercem apenas uma carga vertical no Mauerlat. Freqüentemente usado em edifícios sem suportes internos, bem como em combinação com paredes leves.

As pernas da viga, neste caso, são sempre combinadas com puffs. Esse projeto é sempre muito rígido, pois apenas as paredes externas são os suportes.

Local de apoio da viga

É muito importante que o telhado prenda de maneira adequada e confiável a perna da viga contra a parede da casa. Em casas com paredes diferentes, são utilizadas diferentes estruturas de suporte.

  1. Nas casas feitas de vigas de madeira ou toras, os caibros repousam sobre os elementos superiores, feitos com espigões para fixar o suporte.

    cobertura
    Apoio de barra. 1 espinho, 2 vigas
  1. Em edifícios de armação, o suporte repousa sobre a faixa de cintagem superior da armação.
  1. Para uma casa de tijolos, outros edifícios de pedra usam Mauerlat. Uma viga para ele é escolhida com 140-160 mm de espessura.

Dica: os locais onde a madeira e o tijolo (concreto, etc.) se tocam devem necessariamente ser revestidos com material impermeabilizante, caso contrário o condensado irá molhar constantemente as peças de madeira.

É muito importante que no local de apoio a perna da viga não escorregue ao longo do sopro. Para fazer isso, use elementos no design como dentes e pontas nas vigas e pare nas estrias.

No caso de grande carga nos elementos de ligação da estrutura, é aconselhável a utilização de dente duplo.

Com o objetivo de uma conexão mais apertada, a fixação com parafusos (3, 4) é frequentemente usada.

vídeo
Fixação com parafusos

Atenção! O uso de parafusos enfraquece a seção de elementos de madeira, são pontos fracos no futuro.

No ponto superior, as vigas são presas ao cume, o que é bastante complicado no design. A figura abaixo mostra uma cumeeira simples (topo), onde as vigas são simplesmente mantidas juntas com um lenço (8) e um nó de cumeeira complexo.

Vamos nos debruçar sobre isso com um pouco mais de detalhes. As pernas da viga (1) são presas ao rack (2) com o auxílio de elementos recortados (dente e sela), além disso, também são fixadas com braçadeiras de metal (7) para maior confiabilidade. A braçadeira (3) serve como suporte adicional. O aperto (4) assume parte da carga, e o suporte (2) é fixado a ele com parafusos (6).

Atenção! A cobertura deve proteger as paredes da casa das influências atmosféricas e meteorológicas, pelo que a sua extensão fora das paredes deve ser de pelo menos 50 cm.

caixote

casa de tijolos
Dispositivo de skate

A estrutura está quase pronta, resta apenas instalar a caixa para prender o material de cobertura a ela. A etapa da caixa é selecionada com base nas características do revestimento. Para fazer isso, uma viga é retirada e firmemente fixada nas vigas, e as juntas das vigas devem se separar em pistas diferentes.

No caso de uso de telhado macio, a caixa é coberta com um piso contínuo. Para fazer isso, pegue compensado resistente à umidade ou placa OSB. Às vezes, as placas são colocadas à moda antiga, com um espaço entre elas de no máximo 10 mm.

Isolamento

Se o dispositivo do telhado envolver um espaço sob o telhado usado para habitação, devido à ventilação natural, a umidade não se acumula sob o telhado, mas sai com as correntes de ar.

Se estivermos lidando com um sótão, existe um alto risco de acúmulo de umidade nele, porque. abaixo do sótão, a sala de estar é quente e o sótão não é aquecido, o que significa que a diferença de temperatura dará condensação.

O princípio do isolamento do telhado é o mesmo: a impermeabilização é primeiro colocada sob o telhado, depois uma camada de isolamento (cerca de 50 mm) e depois a barreira de vapor.

A barreira de vapor pode ser colocada diretamente no sótão, sua tarefa é evitar a evaporação da sala de estar para o sótão.

material de cobertura

Opção de isolamento
Opção de isolamento

Agora que tudo está pronto para cobrir o telhado com material de cobertura, vamos ver seus tipos.

O material mais popular para telhados inclinados hoje é o metal galvanizado em uma ampla variedade de formas, um excelente exemplo, telhado de galpão de papelão ondulado padrão. Esta é uma telha de metal e folhas perfiladas e um revestimento de costura.

Trabalhar com esse material é fácil e rápido, a área das folhas é grande, então o trabalho ocorre sem problemas. O custo é aceitável, o material é durável e não inflamável. Das deficiências, apenas isolamento acústico ruim e alto consumo de sucatas.

Ardósia de fibrocimento (ou apenas ardósia). Um excelente material barato que tem sido usado no campo há décadas. É verdade, cada vez mais para instalações técnicas não residenciais, pois não tem aparência apresentável e o amianto é um material ambientalmente sujo.

topo suave. São materiais à base de fibras impregnadas com betume. Isso inclui telhas, ondulina, várias subespécies de material de cobertura. Fácil de trabalhar, o material é flexível. Repete perfeitamente qualquer configuração complexa do telhado.

No final do artigo, sugerimos assistir a um vídeo sobre coberturas.

O artigo te ajudou?

Leia também:  Pintura do telhado: atualizando o design da casa
Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC