Como qualquer outro telhado, o telhado de costura é uma cobertura de telhado que protege o interior de estruturas e edifícios dos efeitos negativos do ambiente externo.
Estruturalmente, consiste em cobre laminado ou laminado, aço galvanizado ou galvanizado revestido com uma composição polimérica. Elementos separados do telhado são conectados por dobras, daí o nome do tipo de telhado.
A dobra em si é uma espécie de junção de duas chapas de metal, em que suas bordas parecem se enrolar uma na outra.
De acordo com o método de embrulho, distinguem-se os seguintes tipos de dobras:
- solteiro em pé;
- solteiro reclinado;
- posição dupla;
- duplo reclinado.
Apesar da instalação complexa, a cobertura de costura é a melhor maneira de conectar as telhas metálicas.
Benefícios da cobertura de costura:
- Durabilidade (pode ser usado até 100 anos com alguns tipos de material de cobertura).
- Resistência à corrosão do material de cobertura.
- Possibilidade de escolha arbitrária de cores.
- Carga pequena na armação da treliça. Um metro quadrado de chapa metálica não pesa mais do que sete quilos.
- A superfície lisa praticamente não retém a precipitação, o que também reduz o peso total do telhado.
Imperfeições:
- a cobertura de metal é uma superfície ressonante em expansão e, durante chuva ou granizo, faz um ruído bastante alto;
- telhado de costura - cuja instalação não foi realizada com qualidade suficiente, requer um reparo bastante complicado;
- não importa o quanto você goste de telhados de costura, é muito problemático fazê-lo sozinho, pois requer habilidades, conhecimentos e ferramentas muito específicos. Na grande maioria dos casos, a instalação de telhado dobrado é realizada por profissionais, que no momento não são tantos nas organizações de construção;
- em termos de design - o aço galvanizado simples não tem uma aparência muito estética
Benefícios da cobertura de costura

As chapas de cobre ou zinco-titânio são muito mais interessantes para o projetista, mas seu custo é uma ordem de grandeza superior ao do aço galvanizado. Um metro quadrado deste último custará a partir de cinco dólares, e o cobre ou zinco-titânio custará até US $ 80 por quadrado.
Trabalhar com chapas de zinco-titânio é muito difícil devido à sua resistência insuficiente a danos mecânicos durante a instalação.Qualquer arranhão danifica o revestimento protetor e a chapa sofre corrosão prematura.
Portanto, é necessário trabalhar com chapas de zinco-titânio com uma ferramenta especial, não se pode andar e bater nas chapas.
Além disso, o material em questão não pode ser combinado com vários metais e certos tipos de madeira, o que também dificulta o trabalho. Outra desvantagem é o aumento da fragilidade em temperaturas abaixo de +5 graus - é impossível trabalhar com zinco-titânio no frio.
Dica: telhados de metal atraem e armazenam eletricidade atmosférica. Uma condição indispensável para o funcionamento normal dos telhados de costura é a instalação de um pára-raios.
Materiais de cobertura para telhados de costura:
- Aço tradicionalmente galvanizado. Ele fornece resistência à corrosão. Um telhado feito desse material tem servido por três décadas ou mais;
- Aço galvanizado revestido com polímero. A camada protetora de zinco é adicionalmente coberta por baixo com tinta protetora e por cima - com uma camada de polímero colorido. Além de uma função puramente decorativa, o polímero protege o metal da radiação ultravioleta;
- Rolo de cobre. As folhas de cobre geralmente têm uma superfície texturizada que imita ladrilhos, tijolos, favos de mel ou escamas. O cobre pode ser conectado não apenas com dobras, mas também com solda convencional, o que facilita a instalação e aumenta a confiabilidade do telhado. Telhados de cobre duram cem anos com manutenção mínima;
- Rolo de alumínio. Como o cobre, pode ter um padrão texturizado. O alumínio tem baixo coeficiente de expansão térmica e praticamente não está sujeito a deformação térmica. Telhados de alumínio duram até oitenta anos;
- Titânio zinco. Fornecidas em tiras ou folhas soltas. As desvantagens deste material já foram mencionadas acima.As vantagens incluem alta ductilidade e resistência à corrosão. Esses telhados duram até cem anos.
Como o telhado de costura é instalado no século 21?

A cobertura de costura de metal é montada em algumas etapas:
Estágio um:
Primeiro, a parte do solo do trabalho é feita. De acordo com desenhos pré-preparados, são cortadas chapas e rolos de metal, são feitos desenhos para encostas, saliências, calhas.
Em seguida, as imagens cortadas são unidas por uma dobra em uma imagem geral do comprimento de toda a inclinação e as bordas são dobradas nas laterais para criar dobras verticais.
Estágio dois:
As pinturas coletadas são levantadas na caixa, conectando-as umas às outras. Ao mesmo tempo, as pinturas são fixadas na caixa com grampos (kleimers).
A braçadeira de telhado de costura é uma tira de aço estreita, uma extremidade da qual é inserida na costura vertical e a outra é aparafusada à caixa.
Como resultado dessa fixação, não resta um único orifício tecnológico no telhado, o que aumenta significativamente sua confiabilidade e estanqueidade. Para isolamento adicional, a fita autoadesiva é colocada nas dobras.
Atenção! Observe que todos os elementos metálicos do telhado - braçadeiras, pregos, fios, parafusos e outras peças de conexão devem ser feitos do mesmo material que o próprio telhado. Caso contrário, a vida útil geral do revestimento será determinada pela vida útil do prego de ferro e é improvável que exceda dez anos.

Todas as saídas de ventilação e tubos no telhado também são cobertas com aventais galvanizados pelo mesmo motivo.Idealmente, todas as unidades de cobertura de costura devem ser feitas do mesmo material.
Recentemente, a cobertura de costura feita com tecnologia de rolo está ganhando popularidade. deck de metal no próprio telhado listras verticais de acordo com o princípio - uma faixa da crista até a borda da saliência.
Este método permite colocar todo o telhado sem uma única costura horizontal, o que reduz muito a probabilidade de vazamentos.
De acordo com a tecnologia do rolo, a conexão é feita em uma costura dupla e, via de regra, a conexão é adicionalmente selada com selante de silicone. O telhado dobrado, cujos nós são selados com selante, requer manutenção não mais do que uma vez a cada dez a quinze anos.
Vantagens da tecnologia de rolo:
- telhas no telhado pode ter comprimento quase arbitrário;
- uma máquina de rolamento móvel pode fazer perfis de metal imediatamente antes da colocação;
- não há juntas transversais que reduzam a confiabilidade da estrutura;
- todo o telhado não possui um único furo tecnológico, o que garante alta estanqueidade.

A opção de cobertura de costura mais popular é a cobertura de costura com travamento automático.
Na montagem dessas coberturas, são utilizadas chapas de aço perfiladas, perfuradas em um dos lados para aparafusar à caixa e uma dobra ondulada que imita uma dobra interna.
Por outro lado, há uma dobra externa com mola. A chapa do telhado é colocada verticalmente na caixa ao longo da inclinação e fixada com parafusos comuns de aço inoxidável.
Em seguida, a próxima folha é encaixada nela por cima. Esse teto de costura autotravante é muito rápido e fácil de montar.
Mais algumas nuances
Como qualquer outro telhado de costura, possui algumas nuances de instalação.
Dica Em geral, um telhado de costura pode ser feito com qualquer inclinação, mas se o ângulo for menor que 14 graus, o metal não será colocado na caixa, mas em uma base sólida.
O uso de selantes de silicone ao cravar dobras aumenta significativamente a confiabilidade do telhado.
Se você usar chapas de metal com mais de dez metros, instale o telhado usando braçadeiras flutuantes.
A cobertura de costura, cujos elementos são feitos de acordo com os padrões necessários, é capaz de proteger sua casa com segurança por muitas décadas, sem exigir manutenção frequente e complexa.
O artigo te ajudou?