Absolutamente qualquer edifício requer a construção de um telhado, e o resultado final, expresso em sua confiabilidade, durabilidade e capacidade de resistir a quaisquer caprichos do clima, depende de quão familiarizado o desenvolvedor está com os fundamentos da construção de tais estruturas. A estrutura do telhado não é tão simples quanto pode parecer à primeira vista. Consiste em muitos detalhes e elementos, requer cálculo competente e a mesma execução.
Características de alguns tipos de telhados
Existem 2 tipos principais de coberturas:
- arremessado;
- plano.
Tanto do ponto de vista da construção como do ponto de vista dos materiais utilizados, as diferenças entre estes tipos de coberturas são significativas.
Os telhados planos são geralmente dispostos no topo de edifícios industriais, bem como em arranha-céus, enquanto os telhados inclinados, via de regra, são coroados por prédios baixos - casas de 2 a 5 andares: chalés, chalés de verão, alguns Casas Khrushchev e outros tipos de estruturas. O tipo mais comum de telhados inclinados são os telhados de duas águas clássicos.
Com desejo e habilidades suficientes, telhados planos de pequenas estruturas, como casas de jardim, mandris e, às vezes, casas particulares, podem ser construídos à mão, mesmo que você decida realizar toda a lista de trabalhos sozinho.
Quanto ao dispositivo de telhado inclinado, será muito difícil operar aqui com um par de mãos e, se possível, seria melhor convidar 1-2 assistentes para ajudar.
Inclinação do telhado necessária
O dispositivo do telhado de uma casa particular, bem como edifícios de outro tipo, pressupõe a presença de uma inclinação. A inclinação do telhado é escolhida, guiada pelo seguinte conjunto de regras:
- Nas inclinações do telhado, a inclinação pode ser de 5 a 60 graus, dependendo do tipo de material de cobertura e da carga de neve calculada - quanto maior a carga de neve esperada, mais íngreme deve ser a inclinação, respectivamente.
- Como regra, em áreas com chuvas moderadas e altas, a inclinação é escolhida em torno de 45 graus.
- Em áreas onde são observados ventos fortes e frequentes, pelo contrário, grandes declives devem ser evitados devido ao fato de que a força do vento pode ter um efeito destrutivo no telhado.
- Entre outras coisas, a inclinação do telhado também depende do material de cobertura escolhido.Para materiais de peça (ardósia, ladrilhos e outros), é considerado igual a pelo menos 22 graus, caso contrário, a água pode infiltrar-se nas juntas de elementos individuais.
Dispositivo de telhado plano
- Não devemos esquecer que o valor da inclinação selecionada é diretamente proporcional ao custo total do telhado. Com o aumento da inclinação, aumenta também o consumo de materiais e, consequentemente, a estimativa geral. Portanto, ao escolher uma inclinação, é necessário encontrar um equilíbrio entre todos os requisitos e componentes. Para empena telhados de telha metálica os limites ideais para a inclinação do telhado são de 20 a 45 graus, para galpões - de 20 a 30 graus.
Estrutura externa do telhado
Os elementos de suporte de carga dos telhados são feitos de tábuas, vigas e troncos. Com base nos materiais utilizados, é determinado o método de conexão dos elementos individuais do telhado.
A estrutura externa de um telhado de quatro águas complexo consiste nos seguintes elementos:
- arraias;
- patim;
- quadril;
- sulcos;
- empenas;
- saliências de empena;
- calhas;
- Tubos de escoamento;
- tubos de chaminé.
Construção do telhado interno
Quanto à estrutura interna do telhado, aqui o papel principal é desempenhado pelo dispositivo da estrutura do telhado, que é representado pelo sistema de treliça de suporte do telhado, composto por vigas, ripas e Mauerlat.
Além disso, em uma estrutura como telhado de ardósia padrão, podem ser incluídos fixadores como racks, travessas, escoras, racks e outros. Todos eles são aplicáveis para tornar a treliça mais rígida.
A composição da estrutura de suporte do telhado é a seguinte:
- prateleiras;
- travessas;
- pernas de viga;
- sobreposições;
- escoras;
- Mauerlat;
- avós;
- espaçadores;
- corre;
- puffs;
- feixes.
O dispositivo do sistema de treliça

A necessidade de utilização de elementos estruturais adicionais surge com o aumento do vão. A treliça é formada por partes separadas do telhado, que são interligadas.
A treliça baseia-se na utilização de fixadores triangulares, uma vez que esta figura confere maior rigidez à estrutura.
Uma viga de madeira, que é colocada nos cortes das paredes externas, é chamada de Mauerlat. Serve de base para as vigas de sustentação. O mauerlat é preso às paredes por meio de suportes de metal e parafusos de acoplamento.
O esquema de construção do telhado pode envolver o uso de um dos dois tipos de caibros:
- pendurado;
- em camadas.
Vigas laminadas são aplicáveis em telhados de casas com paredes de suporte médias. O vão entre os suportes costuma ser de até 4,5 m e, com o aumento do comprimento dos vãos de até 6 m, são instaladas escoras sob as vigas.
As vigas do telhado do tipo faça você mesmo com suas extremidades inferiores repousam contra o Mauerlat, através do qual a carga do peso da estrutura do telhado é transferida para a parede.
Esse esquema de suporte prevê a transferência não apenas de cargas verticais, mas também horizontais para as paredes. A carga aparece devido ao trabalho das vigas de surpresa, portanto, o uso de vigas em camadas é recomendado em edifícios com paredes maciças que sejam capazes de perceber e suportar a carga de expansão emanada das vigas.
Vigas suspensas são usadas com menos frequência, pois exigem uma fabricação ainda mais cuidadosa de nós, especialmente mesas. A vantagem dessas vigas é a ausência de transferência de carga horizontal para as paredes, bem como sua capacidade de cobrir grandes vãos.
Isolamento e impermeabilização de telhados

Terminada a construção da estrutura da cobertura procede-se ao seu isolamento e impermeabilização. Atenção especial deve ser dada aos materiais utilizados para isolamento e impermeabilização do telhado e localizados no espaço sob o telhado.
Como aquecedor, podem ser usadas placas de basalto de algodão mineral, placas de poliestireno expandido e lã de vidro com pelo menos 15 cm de espessura. Eles manterão o sótão aquecido no inverno e evitarão o superaquecimento no verão.
Para proteger o isolamento da umidade, ele é coberto com um filme impermeável que forma uma camada contínua de impermeabilização. Com uma grande quantidade de umidade, ela poderá escoar pela película até a rua e, com uma pequena quantidade, ela evaporará e será removida com o fluxo de ar para a rua através do sistema de ventilação sob o teto.
Este sistema é muito eficaz no combate à humidade.
O espaço sob o teto condutor de ar é formado por elementos estruturais como uma ripa e uma contra-ripa.
A contra-treliça é pregada no sentido longitudinal sobre as vigas. No sentido transversal, é fixada uma caixa, necessária para a colocação da cobertura.
Sob materiais de cobertura do tipo rolo, a caixa é feita na forma de um piso contínuo, sob a peça - na forma de uma treliça.
cobertura
Regras de instalação de coberturas:
- Qualquer tipo de revestimento é aplicado em clima seco e quente (moderadamente quente).
- O material de cobertura é levantado cuidadosamente sobre o telhado, uma folha de cada vez.
- O piso começa na linha inferior, enquanto se move da direita para a esquerda.
- O material é reforçado por vários métodos, dependendo de suas propriedades. Para alguns tipos, são aplicáveis pregos, para outros, parafusos ou clipes especiais.
Conselho! Em nenhum caso você deve economizar na fixação, pois isso está repleto de vazamentos inevitáveis no telhado.
- Se não houver comprimento de material suficiente para colocar a última linha, as folhas geralmente são cortadas com uma retificadora no comprimento necessário.
- A colocação de material de cobertura implica a observância obrigatória de sobreposições de um determinado comprimento para cada material de cobertura. A quantidade de sobreposição depende não apenas do material, mas também da inclinação do telhado. Quanto menor a inclinação da inclinação do telhado, maior deve ser a inclinação.
Entre outras coisas, o esquema de construção do telhado pressupõe a presença de outros elementos: janelas, fogão, chaminé ou tubos de ventilação, vales, patins, grades de vedação, antenas, retenção de neve e sistemas de drenagem.
Cada um deles pode ser fornecido tanto para melhorar a aparência da estrutura quanto para proteger o telhado.
O artigo te ajudou?