Com toda a variedade de materiais de cobertura, muitos proprietários preferem coberturas metálicas. Considere a questão: o telhado de costura é uma tecnologia de construção.
- Um pouco de teoria
- Vantagens e desvantagens de telhados de costura
- Metais que são usados para construir telhados de costura
- Características do dispositivo de cobertura em juntas de costura
- Tecnologia tradicional utilizada na instalação de coberturas de costura
- Tecnologia de instalação moderna usada ao instalar telhados de costura
- Características do trabalho com coberturas de zinco-titânio e cobre
- Instalação de cercas ao instalar telhados de costura
- conclusões
- Fontes de informação
Um pouco de teoria
Antes de prosseguir com a descrição da tecnologia para criar telhados de costura, você precisa se familiarizar com os termos básicos que os construtores usam.
- A cobertura de costura é uma cobertura na qual a conexão de elementos adjacentes é realizada por meio de dobras;
- Pintura. Este é o nome de um elemento de material de cobertura, cujas bordas são preparadas para criar juntas de costura;
- Uma conexão de dobra ou costura é um tipo de costura com a qual as folhas de material de cobertura metálica são fixadas juntas.
Na construção moderna, um telhado de metal é montado em metal, cuja espessura pode variar de 450 a 800 mm e a largura - de 600 a 800 mm.
As juntas de costura podem ser reclinadas (usadas para conexão horizontal de folhas de material de cobertura) e em pé (usadas para costuras ao longo da inclinação).
Existem os seguintes tipos de dobras (nota de rodapé 1):
- solteiro reclinado;
- duplo reclinado;
- solteiro em pé;
- dupla de pé.
Para criar uma conexão de costura, é usada uma ferramenta manual ou um dispositivo eletromecânico. Além disso, hoje existe um material de cobertura equipado com costuras autotravantes.
Ao usar esse material, o uso de uma ferramenta não é necessário. O mais hermético é considerado uma costura dupla, que é uma conexão longitudinal de duas pinturas de cobertura, que se projeta acima do plano do telhado, e as bordas das pinturas têm uma dobra dupla.
Vantagens e desvantagens de telhados de costura

Deve-se notar que o dispositivo de cobertura de costura tem suas vantagens e várias desvantagens, assim como qualquer outro tipo de cobertura.
Os fabricantes de telhados destacam uma série de vantagens (nota de rodapé 2):
- Aperto. Para consertar a dobra, não é necessário fazer furos no material (ao contrário de telhas metálicas, papelão ondulado ou coberturas macias). O aperto é obtido devido à fixação oculta, uma superfície lisa do material, na qual a umidade não permanece, nas juntas das quais a condensação não se forma.
- A cobertura de costura com revestimento de polímero, feita de aço galvanizado (teor de zinco 275 g/m2), é apresentada em uma variedade de cores. Existem mais de 50 cores de coberturas de costura.
- É usado para telhados de configuração incomum (pináculos, torres, janelas salientes). Para isso, é utilizada uma conexão de costura dupla.
- Resistência a influências externas negativas (radiação UV, fortes rajadas de vento, carga de neve, precipitação).
- Resistência à corrosão (devido à galvanização e revestimento de polímero).
- A vida útil de um telhado dobrado é de mais de 50 anos.
- O material tem baixo peso e resistência suficiente, rigidez devido à presença de reforços adicionais.
As desvantagens incluem:
- Propriedades de isolamento acústico fracas (durante a chuva, ouve-se o som de gotas atingindo o metal).
- A complexidade da instalação (é bastante difícil encontrar um especialista que possa montar adequadamente esse telhado).
- Ao escolher o aço galvanizado como material, os indicadores estéticos do telhado são baixos. Coberturas de cobre ou coberturas de zinco-titânio parecem muito mais atraentes, mas esses materiais são muito caros.
- O telhado tem a capacidade de acumular tensão eletrostática. Durante sua construção, é necessário fazer um pára-raios.
Metais que são usados para construir telhados de costura

Para realizar a fabricação de coberturas de costura, são utilizados os seguintes tipos de metal:
- Cobertura de aço galvanizado com espessura de 0,45 a 0,70 cm Esse revestimento durará de 25 a 30 anos;
- Telhado de aço revestido com materiais poliméricos. Um material com altas propriedades anticorrosivas e decorativas. Vida útil - cerca de 30 anos.
- Telhado de cobre. Esse material é produzido em rolos e pode ter um relevo diferenciado, por exemplo, imitando ladrilhos. A cobertura de cobre é uma das mais duráveis, pode durar um século.
- Telhado de alumínio. Material durável, esse telhado pode durar 80 anos.
- Cobertura de zinco-titânio. Um dos materiais mais difíceis de instalar, mas sujeito à tecnologia de construção, um telhado feito desse material durará para sempre.
Características do dispositivo de cobertura em juntas de costura
Ao construir um telhado de costura, o dispositivo deve ser realizado em total conformidade com a tecnologia.
Ao usar a tecnologia de costura, é possível cobrir telhados com inclinação superior a 14 graus. É possível usar esse telhado em telhados mais suaves (inclinação de 7 graus), mas, neste caso, é necessário o uso de uma costura dupla e vedação adicional na forma de uma junta de selante de silicone.
Outra condição importante que deve ser atendida ao instalar um telhado de costura é que todas as peças de conexão (pregos, parafusos, braçadeiras, arame, etc.) devem ser feitas de aço revestido de zinco.
Caso contrário, os fixadores falharão antes do próprio material de cobertura e o telhado precisará ser reparado.
Ao instalar telhados rígidos, é extremamente importante realizar com competência o trabalho de instalação de calor e impermeabilização, bem como fornecer um sistema de ventilação suficientemente eficaz para o espaço sob o telhado.
O não cumprimento deste requisito fará com que o condensado se acumule no verso das chapas metálicas que cobrem o telhado. E isso contribuirá para processos de corrosão, que levarão ao rápido desgaste do telhado.
Esse telhado pode ser instalado tanto em uma caixa quanto em uma base sólida. Ao mesmo tempo, é extremamente importante que a caixa sob o teto da costura seja realizada de acordo com a etapa calculada.
Se esta condição não for atendida, as chapas de metal podem ceder, o que levará à deformação do revestimento e seu enfraquecimento. Em locais onde o telhado é contíguo a paredes ou tubos, bem como em locais onde são instaladas calhas e saliências em cornija, é necessária uma base sólida. E se o telhado tiver uma forma complexa, quase toda a área da base deve ser sólida.
Tecnologia tradicional utilizada na instalação de coberturas de costura

A tecnologia tradicional de instalação de telhado de costura ainda é usada na construção moderna, no entanto, está sendo cada vez mais substituída por uma técnica mais moderna. Considere as duas maneiras de criar telhados de metal.
Ao usar a tecnologia tradicional, o trabalho pode ser dividido em várias etapas.
- A primeira etapa é a produção das pinturas que servirão para cobrir os taludes e demais detalhes da cobertura (calhas, beirais, etc.). Para isso, de acordo com o desenho do telhado, são feitos moldes-quadros de metal, e as bordas dessas peças são dobradas, preparando-as para a criação de juntas de costura.
- A segunda etapa consiste em elevar as pinturas preparadas até o teto e conectá-las com uma costura vertical (geralmente simples, mas às vezes também é usada dupla).
- Em seguida, as pinturas instaladas são fixadas na caixa com o auxílio de grampos, uma das pontas das quais é conduzida para a dobra e a outra é fixada na viga da caixa.
- Na última etapa, aventais de aço galvanizado são instalados em todas as aberturas (em tubulações, produtos de ventilação, etc.).
Conselho! Ao usar chapas de cobertura metálica com comprimento superior a 10 metros, elas devem ser fixadas à caixa por meio de grampos "flutuantes". Nesse caso, o telhado não perderá sua estanqueidade durante as deformações de temperatura.
Tecnologia de instalação moderna usada ao instalar telhados de costura

Na construção moderna, cada vez com mais frequência, a tecnologia de telhados de costura laminada é usada. A diferença dessa técnica é que o metal é entregue no canteiro de obras em rolos e, já no local, com equipamentos especiais, é cortado em pinturas no comprimento necessário.
Isso evita a necessidade de fazer juntas de chapa horizontais, o que aumenta a estanqueidade do telhado.
A união das pinturas é realizada por meio de um dispositivo eletromecânico que realiza uma costura dupla de pé. O selante de silicone pode ser usado para vedação adicional.
Vantagens da tecnologia moderna:
- Possibilidade de fazer fotos de qualquer tamanho;
- O uso de um laminador móvel permite obter a conexão mais durável e firme;
- A fixação do metal com o auxílio de grampos ocultos sem o uso de outras ferragens serve como garantia da ausência de corrosão nos locais de fixação e aumenta a durabilidade do telhado.
Características do trabalho com coberturas de zinco-titânio e cobre
Ao instalar telhados de zinco-titânio, deve-se tomar cuidado para garantir que os instaladores manuseiem as folhas de material com cuidado. Este tipo de cobertura não deve ser lançada, marcada ou marcada por arranhões. Se você precisar marcar folhas de zinco-titânio, use um marcador.
Além disso, ao trabalhar com zinco-titânio, os trabalhadores devem ter ferramentas especiais - pinças de dobra, tesouras retas e modeladas, etc. É proibido montar este material se a temperatura ambiente for inferior a cinco graus Celsius.
Quase os mesmos requisitos se aplicam ao trabalhar com cobre. Além disso, você deve estar ciente de que as folhas de cobre só podem ser colocadas em uma caixa contínua.
Instalação de cercas ao instalar telhados de costura

Um detalhe como uma cerca para um telhado de costura é necessário para:
- Reduzir o derretimento do gelo e da neve, o que evitará o risco de danos à saúde das pessoas e seus bens, bem como o risco de danos aos espaços verdes localizados próximos ao edifício;
- Melhorar as condições de trabalho ao realizar trabalhos de manutenção de telhados;
- Evite possíveis danos ao sistema de drenagem.
As grades do telhado são instaladas de acordo com os requisitos fixados no documento regulamentar SNiP 21-01-9.
De acordo com este documento, a cerca deve ser instalada em todos os telhados com ângulo de até 12 graus e altura do beiral superior a 10 metros, bem como em telhados com inclinação superior a 12 graus e altura de mais de 7 metros do beiral.
Além disso, a vedação do telhado de costura deve ter uma aparência atraente para não prejudicar a aparência da casa. Como regra, tubos de perfil ou material semelhante são usados para a fabricação de cercas.
Para melhorar a aparência e aumentar a vida útil das peças da cerca, você pode pintá-las com tinta em pó de polímero.
conclusões
Assim, se todo o trabalho foi realizado de acordo com as regras da tecnologia e os requisitos do snip - o telhado de costura pode ser considerado um dos revestimentos mais duráveis e despretensiosos em operação.
Esse telhado pode ser recomendado para instalação tanto em casas particulares quanto em prédios públicos.
O artigo te ajudou?