Um elemento importante na construção de uma casa de campo é o telhado metálico, cujo dispositivo e principais características, assim como a pintura, serão discutidos neste artigo.
O projeto do telhado requer custos financeiros e de tempo, por isso será útil familiarizar-se com as modernas tecnologias e materiais usados na construção antes de construir uma casa.
As chapas metálicas para telhados são um dos materiais oferecidos no mercado em uma ampla variedade e, merecidamente, gozam de grande popularidade entre os desenvolvedores nos últimos anos.
Isso é facilitado por fatores como a maior resistência e durabilidade dos produtos de metal em comparação com muitos outros materiais de cobertura usados para cobrir telhados no passado recente.
A cobertura metálica não só oferece segurança e eficiência econômica, mas também apresenta uma série de vantagens em relação a outros materiais.
Este revestimento possui longa vida útil, resistência aos efeitos da neve, granizo, chuva e fortes rajadas de vento, além de ser imune à ignição. Por exemplo, telhado de folha de galpão - uma ótima opção.
Benefícios de um telhado de metal

Outra razão pela qual a cobertura metálica se tornou tão difundida é que quase qualquer tinta pode ser escolhida para uma cobertura metálica, dependendo do gosto estético do dono da casa.
Quase qualquer cor é adequada para este material, o que permite que a casa pareça atraente e original por muitos anos, porque o telhado determina em grande parte a aparência de todo o edifício, e uma ampla gama de cores permite incorporar as soluções de design mais ousadas ao construindo um telhado.
Apesar de a cobertura metálica ser mais cara do que a maioria dos materiais mais tradicionais, o custo de sua construção é totalmente compensado durante a operação, pois esse material é muito durável e raramente é necessário consertar o telhado de ferro.
Os telhados metálicos podem durar mais de sessenta anos sem reparo, enquanto os materiais de cobertura mais tradicionais precisam ser reparados a cada 15 a 20 anos.
Para garantir a máxima confiabilidade e durabilidade do revestimento metálico, o trabalho deve ser realizado por especialistas qualificados que dêem garantia ao telhado resultante.
A alta popularidade desse tipo de cobertura permite que você sofra por um curto período de tempo com a escolha de como cobrir o telhado com metal: basta encontrar um empreiteiro confiável que possua os documentos e recomendações apropriados, que não apenas executará todos o trabalho de construção, mas também pode ajudar na escolha certa do material.
Você não deve escolher a primeira opção, a concorrência neste mercado é bastante alta e muitas vezes você pode encontrar uma equipe qualificada trabalhando por um preço bastante baixo.
A escolha de telhas metálicas como cobertura é determinada por uma série de qualidades positivas deste material:
- A vida média de uma cobertura metálica é de 30 a 50 anos, muito mais do que materiais mais tradicionais, como telhas betuminosas, que duram de 15 a 20 anos. As empresas de manufatura dão até cinquenta anos de garantia para esse material, consertando o telhado metálico às suas próprias custas, se necessário, o que reduz ainda mais os custos operacionais e também, se necessário, vende a casa por um preço mais alto (as garantias são transferidas para o novo proprietário). . Além disso, a cobertura metálica pode ser instalada diretamente sobre o material de cobertura previamente colocado, eliminando o custo adicional de reconstrução do telhado.
- Uma vantagem importante de uma cobertura metálica é a sua despretensão, que se expressa na luta contra o crescimento de fungos e várias algas nocivas.
- A cobertura metálica do telhado é um material incombustível, o que evita a ignição do telhado e reduz significativamente a probabilidade de incêndio.
- Este material também apresenta excelentes resultados em condições de influências externas significativas, como granizo ou chuva forte, altas e baixas temperaturas, ventos fortes e até terremotos.
- O mercado da construção oferece a mais ampla gama de diferentes estilos de revestimento metálico, inclusive na forma de imitação de outros materiais, como seixos, madeira, telhas, telhas espanholas e muitos outros, embora muitas vezes com um custo muito menor. As tecnologias modernas, com a ajuda das quais a pintura de um telhado de metal e o material para seu revestimento, permitem que o desenvolvedor pinte o telhado erguido em qualquer cor que desejar e escolha um material pré-fabricado da cor necessária .
- Uma vantagem importante é também uma redução significativa no aquecimento de um telhado metálico, o que também reduz o custo de sua operação. Assim, o revestimento metálico reflete a luz solar direta, o que pode reduzir significativamente os custos financeiros do resfriamento do telhado.
- Tanto o revestimento quanto a estrutura metálica da cobertura são produtos naturais, tornando o material ecologicamente correto. Além disso, o benefício ambiental das coberturas metálicas é que os resíduos metálicos costumam ser reciclados para sua fabricação.
Pintar telhados metálicos

Ao começar a pintar um telhado de metal, não se deve apenas escolher como pintar o telhado de ferro, mas também verificar o estado da própria superfície, eliminando possíveis falhas, substituindo folhas de estanho enferrujadas, calhas, calhas, etc.
Além disso, a área da superfície do telhado a ser pintada deve ser calculada para determinar a quantidade de tinta necessária.
O telhado de metal também deve ser limpo de sujeira, após o que a ferrugem também deve ser limpa com vários produtos químicos, como um conversor de ferrugem, que é aplicado com uma escova em uma superfície limpa e desengordurada.
Importante: ao trabalhar com conversor químico de ferrugem, é imprescindível o uso de luvas especiais de borracha e óculos de proteção para os olhos.
Em seguida, a pintura velha descascada é removida da superfície do telhado, para a qual são utilizadas lavagens especiais. A tinta para telhado de ferro é aplicada 4-5 dias após a secagem completa da composição aplicada.
Também deve ser levado em consideração que o telhado de metal enferruja não só por fora, mas também por dentro, pela lateral do sótão.
A parte de uma estrutura localizada na caixa, como telhado de metal faça você mesmo, acaba por ser protegida por tábuas, pelo que apenas as zonas do espaço entre as caixas estão expostas à ferrugem resultante da passagem de ar quente para o sótão através das lajes de cobertura.
Na prática, seções enferrujadas de um telhado de metal às vezes são encontradas sob a madeira da caixa, e não apenas entre as tábuas.
Para evitar ferrugem, limpe o aço entre as ripas com uma escova dura especial ou uma escova macia de aço, após o que o aço é pintado com tinta anticorrosiva destinada a telhados metálicos, o que pode aumentar significativamente a vida útil do telhado metálico .
A pintura de uma estrutura como um telhado de telhas metálicas padrão é feita com pincéis volantes grandes especiais, usando a mesma técnica de pintura usada na pintura de superfícies como tetos e paredes.
Nesse caso, a tinta para telhados metálicos deve ser sombreada ao longo da inclinação do telhado, devendo-se começar pela descida do telhado e depois passar da cumeeira para as descidas.
Útil: para evitar danos à camada de tinta aplicada, recomenda-se pintar um telhado de metal em botas de feltro ou em sapatos com solas de feltro amarradas. Também torna o processo de pintura mais seguro, pois o feltro não escorrega na superfície lisa do telhado e reduz significativamente o risco de queda do telhado durante o trabalho.
O artigo te ajudou?