A ondulina é utilizada na construção e reparação de telhados de casas de campo, casas de campo, casas de campo, edifícios industriais, comerciais e administrativos, bem como vários galpões, dependências, marquises, etc. A cobertura de ondulina do tipo "faça você mesmo" está disponível para todos os "faça você mesmo".
Este material é caracterizado por:
apelo estético,
tamanho conveniente,
cores agradáveis,
facilidade de instalação e flexibilidade,
longa vida útil,
facilidade de manutenção.
Portanto, a cobertura Ondulin é muito popular entre as mais diversas camadas de desenvolvedores.
Além disso, esse material possui outro parâmetro importante, ao contrário da ardósia tradicional. Não contém substâncias nocivas, o que é muito importante na disposição de edifícios residenciais.
Ondulin leve - o teto pesa apenas 3 kg por 1 m2, muito conveniente para reparo. Este fato permite reparar o telhado antigo sem remover o revestimento antigo, o que reduz significativamente a quantidade de trabalho realizado.
O período de garantia padrão para este material é de 15 anos, mas o tempo real de operação é de até 50 anos e, em uso normal, nenhum reparo é necessário.
Características
O material de cobertura Ondulin contém quatro componentes principais:
fibras de celulose;
pigmentos minerais e resina para termofixo;
betume destilado;
enchimento (minerais).
cores de ondulina
A qualidade do Ondulin é confirmada por vários certificados: higiene, segurança contra incêndio, etc. O sistema de controle da empresa que produz este telhado está em conformidade com o padrão internacional ISO9001.
Com um trabalho de instalação adequado, a cobertura Ondulin é capaz de suportar cargas extremas de neve e ventos furacões de até 190 km por hora, sem reparos posteriores.
Uma variedade de materiais de cobertura é usada para telhados - Ondulin tem várias vantagens sobre outros telhados:
peso leve (significativamente menor que os análogos);
longa vida útil do telhado sem necessidade de reparos (resistência ao desgaste);
sem acúmulo de condensado no eurolate;
sem ruído mesmo durante chuva forte (insonorização);
a possibilidade de incluir o telhado no sistema de captação;
resistência aos efeitos negativos de gases industriais, ácidos, microorganismos agressivos, bactérias, fungos, etc.;
Este material é obtido pressionando as fibras de celulose em folhas com a forma e as dimensões desejadas.
Ao mesmo tempo, a camada superior é revestida com corantes minerais e resina, o que proporciona excelentes características de proteção durante a operação.
A sua escolha, a cobertura com ondulina tem as seguintes cores desta cobertura: verde, preto, castanho, vermelho.
Breves instruções para auto-montagem do telhado
Desvio de tubulação
Antes de iniciar o trabalho, é necessário calcular o telhado de ondulina, estimar o número de folhas e outros materiais. Ao calcular, é necessário levar em consideração a margem para linhas de sobreposição e deslocamento.
Conselho. Além disso, é necessário estabelecer uma margem em caso de erros no trabalho.
O Euroslate é muito fácil de fixar em quase todos os telhados, mesmo naqueles com grande inclinação.
Seguindo rigorosamente as instruções abaixo, você poderá realizar de forma independente toda a gama de trabalhos.
Para realizar a instalação deste telhado não requer habilidades e habilidades especiais, basta seguir com precisão as instruções:
Para pequenas inclinações do telhado (de 5° a 10°), as instruções para o assentamento do telhado requerem uma ripa maciça de OSB, contraplacado ou placa. Sobreposição final: 30 cm, sobreposição lateral: 2 ondas.
Se a inclinação do telhado variar entre 10 e 15 °, a colocação é realizada na caixa respeitando o intervalo de 45 cm ao longo dos eixos. Sobreposição no final neste caso: 20 cm, sobreposição nas laterais: 1 onda.
Em geral ângulos de inclinação do telhado (a partir de 15 ° e mais), a instalação de um telhado de ondulina requer uma caixa com intervalo de 60 cm. Sobreposição no final: 17 cm, sobreposição nas laterais: 1 onda.
As ripas devem ser fixadas uniformemente às vigas. Recomenda-se a utilização de gabaritos de madeira para manter a precisão do assentamento e o paralelismo em relação aos beirais.
Conselho. Recomenda-se marcar as folhas com um lápis de cor. Nesse caso, é conveniente usar um corte de chapa para trabalhar com superfícies onduladas.
Cortando a folha de acordo com a marcação
Para cortar as chapas com precisão, recomendamos o uso de serra de madeira, mas primeiro deve ser lubrificada com óleo. Também é possível usar uma serra elétrica ou uma serra circular.
Como o peso deste material do telhado muito pequeno, todo o trabalho pode ser feito por uma pessoa.
Para facilitar o processo de assentamento, vale a pena começar a colocar a segunda linha de folhas a partir da metade da folha da linha anterior. Assim, na junta de canto, será necessário trabalhar com 3 ao invés de 4 chapas, o que facilitará muito todo o processo.
Ao colocar as folhas, pregue-as no final de cada onda, bem como nos locais de sobreposição. Também é necessário anexar folhas a cada segunda barra da caixa. De acordo com a tecnologia de fábrica, cada folha deve ser fixada com pelo menos 20 pregos.
Para que a fixação e instalação das telhas ocorra exatamente ao longo da linha da viga, recomendamos o uso de corda esticada.
Fixação de elementos de cumeeira no telhado deve ser realizada com sobreposição de 12,5 cm, partindo do lado da cobertura que atualmente está menos exposto ao vento. Elementos de cumeeira devem ser anexados a cada onda, que é unida às barras das telhas de revestimento.
Use vales especiais Ondulin para o projeto e instalação de vales, e caixas adicionais são necessárias.
Elementos de empena ou cumeeira deste fabricante são usados para a instalação e posterior projeto da empena e nervura de inclinação do telhado. Você pode dobrar e prender a borda da folha na parte da empena da terça, mas essa operação é recomendada apenas em temperaturas acima de zero.
A junção da parede vertical e a lateral do telhado é feita usando a instalação do vale mencionado anteriormente, embora seja imperativo equipar impermeabilização confiável.
O avental de cobertura da Ondulin deve ser aplicado na junção da parede vertical com o topo da cobertura, sendo recomendado o seu tratamento com mástique impermeabilizante. A fixação do avental é realizada em cada onda.
Ao equipar uma janela de sótão, recomenda-se posicionar a folha superior de forma que tenha uma sobreposição significativa sobre a base desta janela.
Um enchimento de cornija especial do fabricante é usado para remover hermeticamente a folga entre o elemento de cumeeira e as folhas de material, bem como para remover a folga entre as folhas de telhado individuais. O uso desta composição pode ser proibido por requisitos de ventilação!
Para instalar um tubo de ventilação, deve-se fixá-lo em cada junção com as folhas localizadas neste local, a folha superior é sobreposta sobre a base do tubo.
Ao usar uma caixa de metal, use parafusos para telhados.
Conselho. As fitas autoadesivas isolantes Ondufschle facilitarão a impermeabilização da cornija do telhado, a junção entre a cobertura do telhado e o tubo do forno ou qualquer outra superestrutura no telhado, e também serão úteis durante a instalação ou posterior reparo do vale telhado.
O artigo discute o material de cobertura Ondulin e suas vantagens, indica os serviços oferecidos, fornece instruções para a autocolocação do telhado a partir desta eurolate.