Telhado de cobre: ​​características e instalação

telhado de cobreA cobertura de cobre, no momento, é a mais confiável e durável. Embora o cobre seja considerado um metal não ferroso, este material de cobertura é bastante acessível. Sim, certamente é mais caro do que outras coberturas de telhado, mas suas características são muito superiores.

Cobertura de cobre é atemporal. Na Rússia e na Europa, ainda é possível encontrar edifícios que são monumentos arquitetônicos com telhados de cobre.

Muitos deles foram construídos nos séculos XVIII e XIX, há alguns que já têm cerca de 700 anos, mas ainda chamam a atenção pelo seu esplendor e beleza nobre do cobre.

Atualmente, as coberturas de cobre estão passando por um renascimento. Cada vez mais pessoas preferem telhados feitos desse metal. As tecnologias modernas permitem não apenas uma instalação rápida e de alta qualidade, mas também transformam o telhado em uma verdadeira obra-prima arquitetônica.

Por design, a cobertura de cobre é dividida em três tipos:

  1. Telhas de cobre.
  2. Tigela de cobre.
  3. Telhado falso.

A telha de cobre é material de peça. A partir de folhas individuais de cobre, são feitos fragmentos que parecem azulejos tradicionais. Na forma acabada, esse telhado pode se assemelhar a uma imitação de várias superfícies: pedra, madeira ou escamas.

Este tipo de cobertura é muito utilizado para cobrir torres e cúpulas. As telhas são colocadas em duas camadas. A camada superior cobre as juntas das inferiores. Desta forma, a estanqueidade do revestimento e a proteção contra vazamentos são criadas.

Verificador de cobre - placas especiais em forma de losango, quadrado ou trapézio. Para sua fabricação, é utilizada uma chapa de cobre para coberturas de até 0,8 mm de espessura, da qual é cortada a forma desejada.

As partes superior e inferior do verificador contêm fechaduras: direta e reversa. A instalação de placas adjacentes consiste em uma conexão confiável de peças e uma rebitagem especial. Gostaria de ressaltar que a maior parte do trabalho é feito manualmente, por isso tal cobertura é considerada demorada e cara.

Leia também:  Coberturas modernas: que materiais usar

Cobertura de costura: a própria tecnologia consiste em elementos de cobertura (pinturas). Eles são feitos de cobre laminado de até 0,8 mm de espessura. As pinturas são interligadas por costuras horizontais e verticais usando uma máquina de costura especial. As folhas são fixadas com grampos, localizados sob a superfície da folha.

O mais barato de todos os tipos de revestimentos de cobre são as telhas de cobre. Esta é uma telha de cobre. A plasticidade do cobre e a flexibilidade das telhas betuminosas se combinam perfeitamente, criando uma cobertura bonita e confiável. Este tipo de material está disponível em várias espessuras e formas.

Para sua informação: os telhados de costura são considerados os mais confiáveis ​​​​em termos de vedação. Isso se deve ao fato de não haver furos nas folhas de revestimento.

telhado de cobre
telhado de cobre

De acordo com a aparência dos revestimentos, as coberturas de cobre são divididas em:

  • Clássico. Imita azulejos tradicionais. A princípio, o telhado tem uma cor natural de cobre (brilhante, vermelho-dourado). Após 7 anos, a cor muda para marrom-bronze. E depois de 25 anos, o telhado de cobre será coberto com uma pátina de tons de verde malaquita.
  • Patinado. Folhas de cobre verde malaquita são usadas. Esta cor é mantida durante toda a vida útil do telhado.
  • oxidado. Mesmo antes da instalação, o cobre para coberturas passa por um processo de oxidação natural e adquire uma coloração marrom-avermelhada. E assim permanece.

Cobre para telhados - cobre produzido pela indústria moderna. Normalmente são feitas chapas de cobre, das quais serão feitas as coberturas dos telhados no futuro.

Mas nem todos são iguais. Alguns deles têm efeitos externos pronunciados. Por exemplo: cobre estanhado.

Tem um revestimento de estanho cinza fosco que não muda ao longo da vida útil do telhado. Ou telhado de cobre lacado.

Uma camada protetora de poliuretano é aplicada sobre as placas de cobre, o que confere ao material uma tonalidade clara. Mas independentemente da cor do telhado, as características do material permanecem as mesmas. Convidamos você a considerá-los.

Características de um telhado de cobre

Os cientistas há muito estabeleceram que o cobre tem um efeito benéfico no corpo humano.Ajuda a combater doenças e infecções, estabiliza o funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico, órgãos internos (fígado, coração) e interrompe o processo de envelhecimento.

telhado de cobre
MÁQUINA DE COSTURA

Claro, tudo isso não se aplica às características técnicas do cobre, mas como aspectos positivos adicionais na escolha de um telhado, eles também podem desempenhar um papel.

  • A característica mais importante de um telhado é a sua vida útil. Em cobre, é de 100 anos ou mais. Como mencionado anteriormente, alguns já têm 700 anos. . E este fato fala por si.
  • Resistência à corrosão. Com o tempo, o cobre da cobertura, sob a influência de fatores externos, é coberto por uma película verde malaquita, pátina. Sela naturalmente a superfície. Devido a isso, as propriedades anticorrosivas do telhado e sua resistência ao desgaste são aumentadas.
  • A ductilidade do metal garante a leveza e flexibilidade do telhado de cobre. Este material passa perfeitamente em todos os testes de flexão e resistência e também está em conformidade com GOST e TU. Fragmentos de um telhado de cobre pesam 5,3 kg/m2.
  • Segurança contra incêndios. Este material não queima, suporta temperaturas de até 150 graus.
  • Resistência ao gelo. Esse fator depende da condutividade térmica do metal, que permite organizar o aquecimento natural do telhado e não permite a formação de gelo. E assim o cobre é capaz de suportar geadas até -70.
  • Facilidade de manutenção. A cobertura de cobre não requer cuidados especiais, pintura e manutenção, o que reduz significativamente os custos de manutenção e não requer esforços adicionais.
  • Amizade ambiental. O cobre para telhados é um material natural que não emite substâncias nocivas para a atmosfera, é inofensivo para o corpo humano e para o meio ambiente.
  • esta cobertura material de cobertura pode ser usado para cobrir os telhados de quaisquer estruturas. Isso não requer reforço da estrutura treliçada.
  • Estética. Um telhado de cobre tem uma cor especial e uma riqueza de tons naturais. Devido à durabilidade do telhado e à aparência estética, esse tipo de telhado tornou-se prestigiado.

Para sua informação: o preço inicial de um telhado de cobre é muito mais caro do que outros tipos de materiais de cobertura, mas se você levar em consideração mais manutenção e vida útil, obtém uma imagem completamente diferente. Então a escolha é sua.

Entendi as características. Agora considere como é feita a instalação de um telhado de cobre.

Instalação de telhado de cobre

telhado de cobre
Instalação de telhado de cobre

Você terá que montar o telhado em várias etapas:

  1. Sistema de treliça de telhado.
  2. Ventilação do telhado.
  3. Colocando a caixa.
  4. Colocação de materiais de vedação.
  5. Telhado de cobre.
  6. Conexão do telhado e instalação de pontos de junção.

Agora vamos ver tudo em ordem

O dispositivo do sistema de treliça. Recomenda-se que a estrutura seja feita de toras e madeira de coníferas. Antes de iniciar o trabalho, todos os materiais de madeira são tratados com uma solução anti-séptica e retardante de fogo. O ideal é mergulhá-los um pouco nessa solução, mas nem sempre isso é possível.

Portanto, deve-se usar um borrifador ou pincel. Durante a construção do sistema de treliças, as cargas são calculadas de acordo com as regras e regulamentos do SNiP 2.01.07-85.

Ventilação do telhado. Esta etapa é muito importante na construção de qualquer telhado. O dispositivo de ventilação para telhados de cobre é feito de maneira especial. Para telhado quente são feitos orifícios que fornecem entrada e saída de ar no espaço sob o teto.

A entrada (entrada de ar) é feita no beiral, ponto mais baixo do telhado, a saída (saída) - na cumeeira, ponto superior do telhado. Nesses telhados, o isolamento deve ser protegido por uma camada de barreira de vapor.

Para telhados frios, uma base é instalada acima do sótão ventilado, que é colocada nas vigas. Depois disso, a camada intermediária é montada e, em seguida, o revestimento de cobre já está colocado.

Caixote. Para esses fins, você pode usar compensado à prova d'água, vigas ou placas com arestas. A caixa é montada sólida, sem lacunas. Todos os produtos de madeira devem ser tratados com soluções protetoras antes da colocação.

Colocação de materiais de vedação. Para isso, são utilizados materiais de rolo de revestimento.

A colocação é feita paralelamente ao cume, começando pelo fundo. A sobreposição entre as linhas deve ser de pelo menos 8 cm. O material é pregado nas ripas com pregos de telhado, com degrau de 12 cm.

Telhado de cobre. Para isso, é utilizado o método de dobragem. Mas primeiro, o telhado de cobre é colocado ao longo das encostas dos telhados e, depois disso, é conectado pelo método de uma costura dupla e vertical.

Conexão e instalação de unidades de telhado. Entre si, as pinturas são conectadas com a ajuda de dobras. Na forma acabada, tem uma altura de pelo menos 2,3 cm e são utilizados grampos de cobre para prender as placas à base.

Nas superfícies principais, recomenda-se o uso de 4 pçs/m2, em incrementos de 40 cm, ao longo do perímetro a quantidade aumenta para 5 unid./m2, com degrau de 35 cm O dispositivo de cornijas, cumeeiras, entroncamentos e vales é feito levando em consideração todos os cálculos técnicos. Além disso, todas as juntas devem ser seladas.

A cobertura de cobre é uma cobertura confiável e durável, mas para que o telhado dure muito tempo e não vaze, todas as regras e regulamentos devem ser rigorosamente observados durante a instalação.

Para realizar o trabalho, é melhor convidar especialistas experientes, pois o material é caro, e é melhor estudar em telhados mais baratos.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC