Declaração de segurança contra incêndio: o que é e características

Uma declaração de segurança contra incêndio é um documento que comprova o cumprimento de todas as normas de segurança contra incêndio de um edifício ou instalação. O documento é elaborado pelo proprietário da instalação, de acordo com o decreto do Ministério de Situações de Emergência nº 123, sem o qual um novo prédio não pode receber alvará de funcionamento.
Mais informações sobre o que é uma Declaração de Segurança contra Incêndios podem ser encontradas no portal.

A lista de objetos que requerem uma declaração de segurança contra incêndio

O Decreto do Ministério de Situações de Emergência determinou a gama de objetos, durante a construção dos quais é necessário emitir uma declaração. Esses objetos incluem:

  • edifícios auxiliares;
  • furos;
  • garagens privadas;
  • edifícios não capitais;
  • casas particulares para uma família de um, dois e três andares;
  • casas de bloco para várias famílias com um único território;
  • edifícios capitais de um e dois andares.

Uma declaração para edifícios permanentes é necessária, independentemente do uso. É emitido para edifícios residenciais e industriais que não pertencem à categoria de únicos ou perigosos.

Atenção: durante a construção por um proprietário de vários objetos no mesmo ou em locais diferentes, uma declaração ou várias declarações separadas podem ser emitidas para cada estrutura.

Para que serve a declaração e o que é exibido nela

A introdução de declarações para objetos de construção foi necessária para otimizar o trabalho do departamento de controle de segurança contra incêndio de edifícios, bem como para fiscalizações mais eficientes.

O documento é elaborado pelo próprio proprietário, de acordo com os requisitos especificados na Resolução 123 do Ministério de Emergências. Reflete a avaliação do trabalho realizado para garantir a segurança contra incêndios. A avaliação também leva em consideração os riscos sociais dos incêndios.

Leia também:  Decoração de parede com painéis de PVC

Que sanções são possíveis para o proprietário em caso de recusa em emitir uma declaração

É proibido o funcionamento do prédio sem declaração. Caso seja detectada alguma infração, o proprietário é responsabilizado administrativamente na forma de multa. Pessoas físicas que utilizam prédios na ausência de declaração devem pagar multa de 1,5 mil rublos, empresários individuais 15 mil rublos, multa máxima para pessoas jurídicas é de 200 mil rublos.

Ao enviar dados iniciais incorretos ou quando são deliberadamente distorcidos, o valor da multa para pessoas físicas é de 300 rublos, para pessoas jurídicas - 5 mil rublos, para empresários individuais - 500 rublos. Após o pagamento, é necessário eliminar os erros na declaração, ou o inspetor aplicará novamente uma multa na nova verificação.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC