Não importa o quão confiável e durável seja o telhado, não importa de que materiais de alta qualidade seja feito, com o tempo ele ainda terá que ser reparado. Pequenas manutenções, correção de pequenos defeitos no telhado são bastante simples e óbvias, e há muitos artigos e outros materiais educativos mais visuais dedicados a isso em toda a Internet. No entanto, em alguns casos, esses reparos não resolvem o problema que surgiu, então é necessária uma intervenção mais séria. Em tal situação, existe apenas uma solução correta - uma grande reforma do telhado.
Tipos de reparos em telhados
Dependendo da situação, diferentes níveis podem ser necessários. consertos de telhado. Dependendo da complexidade, eles podem ser divididos nas seguintes categorias:
- Manutenção;
- pequenos reparos;
- reconstrução do telhado;
- revisão.
Cada tipo de trabalho tem características próprias e exige uma série de atividades específicas.
Por exemplo, os reparos atuais que exigem desempenho regular são os menos caros, mas ao mesmo tempo os mais inevitáveis. Com sua ajuda, pequenas falhas, causadas principalmente pelo tempo de operação, são eliminadas.
Assim, melhora-se o estado geral da cobertura, o que evita intervenções mais graves.
Pequeno conserto de telhado de casa de campo tem uma razão mais convincente para fazê-lo. Isso pode ser causado por corrosão ou danos mecânicos no telhado, causando vazamentos e outras consequências desagradáveis.
Para eliminá-los, você precisa fazer um pouco mais de esforço, mas na maioria dos casos, todos os pequenos reparos no telhado se resumem à substituição de elementos individuais do revestimento ou à aplicação de remendos apropriados.
A reconstrução da cobertura é necessária em casos especiais, quando os buracos que surgiram no telhado são tão grandes que a situação não pode ser corrigida com a substituição de suas partes individuais.
Nesse caso, toda a cobertura do telhado é totalmente substituída por uma nova, mas o restante do sistema de cobertura permanece o mesmo.
E, finalmente, o tipo mais sério de reparo em altura é uma revisão completa do telhado.
Este é o processo mais complexo e demorado de todos os mencionados, é projetado para corrigir radicalmente todas as deficiências do telhado existente e requer um investimento significativo de tempo e recursos.
Condições para a revisão

Um dos seguintes motivos pode levar à necessidade de uma revisão geral:
- Deterioração significativa do telhado ao longo do tempo.
- Danos graves ao telhado devido à corrosão, impacto mecânico súbito, incêndio ou outro fator tangível.
- Vários defeitos causados pelo design inicialmente incorreto do telhado como um todo ou de suas partes individuais.
Um pré-requisito para uma revisão geral pode ser cada um desses motivos individualmente, bem como qualquer combinação deles.
Obviamente, com o tempo, o telhado não fica mais novo. E se, durante todo o período de operação, não for devidamente tratado, no final chegará a um estado que só a intervenção mais séria pode corrigir.
Você pode fechar pequenos buracos que aparecem constantemente o quanto quiser, mas mais cedo ou mais tarde a condição geral de tal telhado se fará sentir.
Portanto, aos primeiros sinais de degradação geral do telhado, é necessária a reparação do telhado como um todo.
No entanto, o tempo não é o único fator que leva a sérios danos ao telhado. Essas coisas podem acontecer repentinamente, como resultado de circunstâncias imprevistas.
Pode ser um incêndio, uma árvore que caiu no telhado, um raio atingindo um telhado de metal, etc. Pode haver muitas situações que levam a uma escolha inevitável - um grande reparo no telhado.
E, finalmente, outro motivo frequentemente encontrado para a revisão forçada do telhado. Consiste em erros de projeto cometidos na fase de criação inicial do telhado.
Isso pode incluir um telhado ou sistema de isolamento incorretamente colocado ou sua total inconsistência, bem como muitos outros fatores.
Tais erros podem levar às consequências mais imprevisíveis, por isso é melhor corrigi-los imediatamente após a detecção e não levar a possíveis perdas.
Método de revisão
As principais etapas da revisão incluem:
- desmontagem da cobertura antiga;
- desmontagem da betonilha de cimento, ou outra estrutura de suporte existente;
- remoção do isolamento, bem como de todo o sistema de proteção;
- reparo ou substituição da camada inferior do material de barreira de vapor;
- restauração de todas as camadas subsequentes do telhado.
Assim, é realizada uma substituição completa de todos os componentes da estrutura do telhado, desde a camada isolante mais baixa até a cobertura externa.
A remoção da telha pode ser feita de várias maneiras, dependendo do tipo de fixação e material de cobertura. No caso de trabalhar com ladrilhos, todos os fixadores devem ser removidos gradativamente, removendo gradativamente todos os elementos do revestimento.

Tipos mais específicos de coberturas - como coberturas de costura ou coberturas com materiais laminados modernos - requerem o uso de dispositivos e dispositivos especiais para desmontagem.
Se um reparo parcial do telhado foi realizado anteriormente, todas as suas consequências também devem ser removidas.
Pode ser uma variedade de patches, inserções adicionais ou massas.Tudo isso é cuidadosamente removido junto com a massa total. coberturas de telhado.
Conselho. Se não se pretende reutilizar os elementos do telhado antigo, ao desmontá-lo, você não pode fazer cerimônia. No entanto, você ainda deve ter cuidado - os cantos afiados dos fragmentos podem ferir gravemente.
Depois disso, a estrutura de suporte sob a cobertura externa é desmontada. Seu papel é mais frequentemente desempenhado por uma mesa de cimento com estruturas de madeira, como caixotes localizados sobre ela.
Tudo isso também é cuidadosamente desmontado e removido do local de trabalho.
Então chega a vez bolo de cobertura - uma camada isolante que protege o interior de várias influências externas.
Se durante o período de operação a manutenção necessária do telhado foi realizada adequadamente, muitos elementos desta parte da estrutura podem permanecer completamente intactos.
Essas camadas podem ser reutilizadas para reparos posteriores, portanto, você precisa lidar com elas com o máximo de cuidado possível.
A parte destrutiva do reparo é concluída com a remoção da barreira de vapor, que é a camada inferior de todo o telhado.
No entanto, na ausência de defeitos significativos, essa camada pode ser deixada em paz, pois raramente é danificada e sua presença é uma necessidade de projeto.
Agora começa a estratificação de novos materiais, substituindo as camadas danificadas.
Aqui tudo acontece exatamente da mesma forma que durante a construção inicial do telhado - de acordo com todos os códigos de construção e de acordo com o novo projeto, um sistema de isolamento é montado, uma estrutura de suporte é montada sobre ela, à qual o exterior telhado é anexado.Com isso, a reforma do telhado pode ser considerada concluída.
O artigo te ajudou?