Muleta de cobertura: finalidade e formas

Um pico de telhado é um elemento de fixação que faz parte dos chamados materiais auxiliares para telhados.

muleta de telhado
Muleta plana em forma de T

Atualmente, muletas das seguintes formas são usadas na construção:

  • plana em forma de T;
  • Dupla face em forma de T;
  • dobrado;
  • Muletas dobradas de dois lados.

A maior aplicação e distribuição na prática de construção de coberturas, recebeu muletas planas em forma de T.

Fabricação de muletas para telhados

muleta de telhado
Gancho, muleta de cobertura

As pontas do telhado são feitas de tiras de aço carbono. A tira é tomada nos seguintes tamanhos: comprimento 450 mm, largura 25-35 mm, espessura 40-60 mm.

Útil: os tamanhos das bandas podem variar dependendo exatamente do tamanho das muletas necessárias.

A tira é cortada em pedaços de um determinado tamanho, depois dobrada, se tais muletas forem encomendadas, e soldadas, o que dá à muleta sua forma final. Três furos são feitos no lado comprido, de acordo com o tamanho das cavilhas, que são rebaixadas sem falhas.

Os furos são para fixação caixote. As muletas são pregadas com dois pregos nas partes de madeira da saliência da cornija. Por que precisamos de um terceiro, então? O terceiro buraco é sobressalente. É usado quando um dos orifícios fica entre as tábuas adjacentes da caixa, ou seja, no "ar".

Quando a muleta recebe a forma desejada, ela é revestida com um primer anticorrosivo e pintada com um polímero em pó colorido.

De acordo com as normas adotadas na construção, as muletas são fabricadas nos seguintes tamanhos: 20*4, 25*4, 40*4. Mas, claro, você pode pedir tamanhos fora do padrão, com os parâmetros que o cliente precisa.

Area de aplicação

Qual é a sua área de aplicação?

  1. Eles são usados ​​principalmente na construção de telhados metálicos.. O uso de tais telhados na construção de moradias modernas não é tão grande.
    Mas tais propriedades telhado de metal, pois leveza, resistência ao fogo e capacidade de instalar telhados das configurações mais complexas sempre encontrarão seu consumidor.
    Além disso, o antigo fundo de telhados metálicos requer manutenção constante. Portanto, a demanda por uma muleta sempre será.
    A muleta desempenha funções muito importantes na operação posterior do telhado:
    • Esta é uma função de rolamento - suporta o peso de uma chapa de aço ou chapa galvanizada.
    • E também, quando exposto a cargas de neve e vento no telhado, evita mudanças de deformação (desvios) na borda metálica do telhado.
Leia também:  Cercas de telhado: estruturas para telhados operados e não operados, materiais para produção
muletas de telhado
Elementos de telhado em chapa de aço
1 - muleta; 2 - gancho; 3 - calha; 4 - dobra em pé; 5 - dobra reclinada; 6 - barras da caixa; 7 - tábuas da caixa (sob as encostas, sob as dobras reclinadas, ao longo da cumeeira)

E isso é natural, porque as saliências da cornija assumem toda a carga de derretimento e água da chuva, neve e gelo formado, e são a zona de seu impacto máximo. .

Estruturalmente, borda de metal telhados de casas repousa sobre muletas em forma de T. Com a instalação, inicia-se todo o trabalho de cobertura.

Eles são fixados da seguinte forma: de acordo com a tecnologia de trabalho de cobertura, diretamente com pregos na base do telhado, mantendo um passo de fixação de 600-700 mm.

  1. A cobertura de parapeito é um dos elementos mais difíceis do trabalho de cobertura e, como você entende, também não podemos prescindir de muletas nessas obras.
    Para proteger a junção do telhado com os parapeitos, é necessário instalar um “teto” de aço para telhados sobre eles. Este telhado está equipado com gotejadores.
    Um conta-gotas é uma borda de aço para telhados, dobrada “em forma de gancho” para cima. Assim, com a ajuda de um avental de parapeito, o parapeito fica protegido da chuva.
    Isso acontece quando a água flui através de gotejadores diretamente para o avental do parapeito ou para o telhado. O avental é fixado com muletas em forma de T, que são instaladas em incrementos de 1 m e pregadas em tampões antissépticos de madeira.
  2. Da mesma forma, é realizada a instalação de junções de telhados com chaminés e poços de ventilação.
  3. O dispositivo de tais coberturas bem conhecidas de entradas em edifícios de vários andares não está completo sem o uso de muletas para telhados.
Leia também:  Bolo de cobertura para telhas metálicas: características de instalação

Existe uma substituição equivalente

Às vezes, as muletas de telhado são substituídas por tiras de metal retangulares.

Eles fazem isso por vários motivos:

  • Não confie na qualidade da soldagem. Alegadamente, havia tais precedentes que a muleta do telhado quebrou ao longo da costura, o que acarretou a deformação do beiral do telhado.
    Esse motivo pode ser descrito como ridículo. Porque, como todos sabem há muito tempo, a resistência da solda não só não é menor, mas também supera a resistência do metal que está sendo soldado.
  • Tira de metal é mais barato. Sim, se você pegar um produto separado, é claro que a tira fica mais barata. Mas se você calcular quantas tiras são necessárias para instalar todo o telhado de metal, a economia é condicional.
    Porque a tira deve ser pregada em incrementos de 300-400 mm, de preferência 300 mm. A etapa de colocação da muleta, como lembramos, é de 700 mm. Além disso, a tira de metal não pode dar ao telhado a estabilidade que o uso de uma muleta lhe dá.

Portanto, construtores experientes não são aconselhados a sucumbir ao primeiro desejo de economizar em um material auxiliar tão pequeno como uma muleta, cuja ausência pode ser uma grande e principal causa de instabilidade do telhado.

Importante: os construtores experientes são aconselhados a seguir a seguinte regra: se for usado aço galvanizado para coberturas, é necessário que todos os fixadores utilizados na cobertura: pregos, ganchos, muletas, também sejam galvanizados.

O que aprendemos com este artigo? Aprendemos que existe um tal fixador que pertence aos materiais de cobertura auxiliares - uma muleta de cobertura. Descubra em que formato e tamanho ele vem. Que o escopo de sua aplicação não se limita apenas à fixação de beirais de telhados metálicos. E que não haja reposição equivalente, esta pequena, mas tão necessária, para o bom funcionamento do telhado e seus elementos!

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC