Cercas de telhado: estruturas para telhados operados e não operados, materiais para produção

cerca de telhadoUm requisito importante para qualquer telhado, independentemente do seu tipo, é a segurança da operação, que pode ser melhorada com a vedação do telhado. Este artigo falará sobre como escolher uma cerca de telhado - uma série e um modelo específico não serão considerados, bem como quais requisitos são impostos a essas estruturas.

As coberturas dos vários edifícios diferem significativamente entre si, sendo a principal diferença o tipo de construção da cobertura, que pode ser plana ou inclinada.

Independentemente do projeto específico escolhido para um edifício, acidentes podem ocorrer durante os trabalhos de manutenção e reparo - que podem ser uma série inteira - cercas de telhado podem reduzir significativamente o risco de tais acidentes.

Existem vários tipos principais de telhados inclinados, dependendo do desenho, número e localização das inclinações:

  • Uma, duas ou quatro inclinações, que são mais utilizadas na construção de casas de campo, chalés ou casas de veraneio;
  • telhado de mansarda, cujo telhado está localizado em um ângulo bastante íngreme, o que torna a instalação da cerca do telhado muitas vezes impossível;
  • Multi-gable, cujas inclinações estão localizadas umas em relação às outras em uma ordem bastante complexa, para tais telhados, as cercas (por exemplo, com grades) também são bastante difíceis de instalar.

Telhado padrão plano recentemente tem sido muito popular não apenas na construção de casas de painéis de vários andares, mas também na construção de casas de campo e vários escritórios. O design de tais telhados permite que você obtenha espaço adicional acima do solo e permite que você faça caminhadas ao ar livre.

Podemos dizer que se trata de uma espécie de varanda na cobertura. Portanto, ao erguer esse tipo de telhado, a altura da cerca do telhado, bem como sua aparência atraente, desempenham um papel importante.

Todos os tipos de telhados, independentemente do projeto, também são divididos em operados e não operados. . As cercas para essas variedades serão discutidas com mais detalhes.

grades de telhado

recorte de cerca de telhado
Esgrima do telhado explorado

A principal diferença entre os telhados operados é o equipamento de uma base rígida, na qual o material para cobertura é instalado.

Esta base deve fornecer uma oportunidade para acesso frequente ao telhado de pessoas que realizam vários reparos no telhado, instalação de vários equipamentos ou remoção de neve do telhado.

No caso em que a altura do telhado exceda 10 metros e o ângulo de inclinação não seja superior a 12º, a vedação do telhado - SNiP 21-01-97 - deve ser equipada sem falhas.

Também é obrigatória a instalação de vedação com inclinação superior a 12º, caso em que a altura mínima do telhado é de 7 metros.

Um documento que regula os requisitos que as cercas de telhado devem cumprir - GOST 25772-83 chamado "Corrimões de aço para escadas, varandas e telhados".

De acordo com esta norma, os mesmos requisitos se aplicam para guarda-corpos de telhados operados como para guarda-corpos de varandas:

  • Se a altura do prédio for inferior a 30 metros, a altura da cerca deve ser de cerca de 110 centímetros, com altura superior a 30 metros - 120 centímetros.
  • Ao instalar uma cerca de parapeito, sua altura deve ser reduzida pela altura do próprio parapeito.
  • No caso de preenchimento da moldura, a distância máxima entre os elementos da cerca do telhado localizados na vertical é de 10 cm e entre os localizados na horizontal -30 cm.
  • De acordo com o GOST, as cercas podem ser equipadas, além de uma estrutura metálica treliçada de aço, com uma tela articulada de vidro especial.

Vedação de coberturas não exploradas

cerca de telhado
Um exemplo de uma cerca em um telhado não utilizado

A construção de coberturas não exploradas não requer a instalação de uma base rígida, pois não está prevista a movimentação de pessoas ao longo de sua superfície.

No entanto, podem surgir situações não previstas inicialmente em que seja necessária a saída de uma pessoa para o telhado, para o que são instaladas cercas especiais na forma de pontes de transição e escadas especiais, que reduzem o risco de queda do telhado e distribuem o peso da pessoa uniformemente sobre a superfície da cobertura do telhado.

Leia também:  Quais são os telhados: tipos de estruturas

Para este tipo de telhado, os mesmos requisitos SNiP se aplicam, mas os parâmetros técnicos exigidos pelo GOST mudam ligeiramente:

  • A altura mínima da vedação é de 60 cm, independentemente da altura do edifício e do número de pisos;
  • A distância entre elementos de vedação, como balaústres e travessas, não deve ser superior a 30 cm.

Materiais para a produção de trilhos de telhado

Importante! O uso de tecnologias modernas na produção de trilhos de telhado permite fabricar suas estruturas e elementos individuais de metal, para proteger quais revestimentos especiais são pulverizados de influências externas nocivas.

série de trilhos de telhado
Guarda-corpo decorativo

O material mais eficaz para a fabricação de grades de telhado é o aço inoxidável, que, além de alta resistência, possui uma aparência atraente que, em combinação com um vidro especial, amplia significativamente a gama de soluções de design que podem ser utilizadas na instalação de grades.

Para trilhos de telhado, não apenas a confiabilidade é importante, mas também a aparência, que deve se encaixar no estilo geral do edifício e não ser notável.

A confiabilidade da estrutura é garantida pela fabricação de guarda-corpos de metal, que são cobertos com um revestimento protetor e decorativo especial com revestimento em pó, além de aumentar significativamente a vida útil do corrimão.

Além disso, a segurança das pessoas que realizam trabalhos no telhado é diretamente afetada pela alfabetização da instalação de cercas, durante a qual todas as normas e requisitos para esses elementos da estrutura do telhado devem ser rigorosamente observados.

Nos locais onde as grades são fixadas na base do telhado, elas devem ser tratadas com um selante especial - um agente anticorrosivo, as seções adjacentes do telhado são equipadas com tampões especiais.

Além de trilhos do telhado para aumentar a segurança, também é recomendável instalar passarelas no telhado, que não apenas reduzem o risco de queda ao se mover no telhado, mas também reduzem a quantidade de cobertura de neve no inverno.

A execução de trabalhos de reparo ou manutenção em um telhado que não esteja equipado com uma cerca pode representar um sério perigo para a vida e a saúde das pessoas.

Leia também:  Muleta de cobertura: finalidade e formas

A instalação corretamente executada da cerca e a seleção competente de materiais para sua fabricação podem reduzir significativamente o risco de queda ao realizar esse trabalho.

O artigo te ajudou?

Avaliação

Calhas de telhado de metal - instalação faça você mesmo em 6 etapas
Treliças planas de metal - descrição detalhada e guia de criação em duas etapas
Ruberoid - todas as marcas, seus tipos e características
Quão barato cobrir o telhado no país - 5 opções econômicas
Reparação do telhado de um prédio de apartamentos: o alfabeto legal

Recomendamos a leitura:

Decoração de parede com painéis de PVC